Está aqui

Artigos publicados

O PORTALEGRENSE DO GUITOLÃO

Guitolão é o nome dado ao instrumento sonhado por Carlos Paredes e construído por Gilberto Grácio. Existem apenas três exemplares no mundo, um no Algarve, outro em Portalegre e outro em Lisboa. Mas é sobretudo nas mãos de António Eustáquio, a partir de Portalegre,  que ganha vida em Portugal.

Começou por ser um sonho de Carlos Paredes que Gilberto Grácio se dispôs a tornar realidade. O objetivo era ter uma guitarra que tivesse uma escala maior e conseguisse atingir outras sonoridades e afinações, partindo da base da Guitarra de Coimbra.

O GAFETENSE NUNCA DESISTE

O Grupo Desportivo e Recreativo Gafetense (Gáfete, Crato, Alto Alentejo) tem ainda um longo caminho pela frente neste campeonato (Campeonato de Portugal Prio).

Garantir a manutenção é o principal objetivo do Gafetense neste campeonato nacional, onde estão a competir pela primeira vez.  António Louro, presidente do clube, reforça que “pela primeira vez na vida do Gáfete temos a equipa no nacional”. Um grupo que ficou em 2º lugar no distrital da época de 2015/2016 e que subiu para este campeonato devido à desistência da equipa que tinha ficado em 1º. 

ÉVORA: LUSITANO DERROTA CANAVIAIS

As duas equipas que disputavam o primeiro lugar na Liga Carmim debateram-se e o Lusitano Ginásio Clube saiu vencedor.

ESCOLAS POLITÉCNICAS DE PORTALEGRE ORGANIZAM FEIRA DE EMPREGO

O Instituto Politécnico de Portalegre volta a organizar o evento Enove+. Este ano em Estremoz nos dias 2 e 3 de novembro.

PRODUÇÃO DE VINHOS ALENTEJANOS CONTINUA EM CRESCIMENTO

O Alentejo está a chegar além-fronteiras através dos seus vinhos. Estas exportações são, em parte, responsáveis pelo aumento da produção.

No 1º semestre de 2016 os Vinhos do Alentejo colocaram no mercado nacional e internacional 55 milhões de litros de vinho, o que revela um aumento de 1,2% relativamente ao ano anterior. Contudo, no mercado internacional houve um decréscimo relativamente ao mesmo período em 2015.

ÉVORA: UNIVERSIDADE RECEBE 400 ALUNOS ESTRANGEIROS POR ANO

O Erasmus Student Network (ESN) é uma organização sem fins lucrativos. Presente em várias universidades do país e tem como principal objetivo ajudar à integração dos alunos estrangeiros.

O ALTO ALENTEJO ESTÁ MAIS EFICIENTE

As questões ambientais são um tema muito debatido na atualidade. O aumento do uso de energias renováveis tem vindo a ser cada vez mais visível nos últimos anos e o distrito de Portalegre tem acompanhado esse crescimento.

A AREANATejo, Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejo e Tejo, é quem promove e trabalha estes assuntos no distrito de Portalegre. Desde a sua criação, em 2002, já se desenvolveram mais de 50 projetos e diversas iniciativas de modo a darem resposta às necessidades regionais.

PRAXES SOLIDÁRIAS NO ALENTEJO

Setembro é o mês do regresso às aulas, o que para muitos significa um novo começo. Nas diferentes universidades do país chegam novos alunos vindos de diferentes cidades. A praxe é já um tema constante e de grande debate neste início do ano letivo.

IV TORNEIO DE FUTEBOL DA CIDADE DE ÉVORA

Realizou-se no Campo Estrela nos dias 17 e 18 de setembro o Torneio da Cidade de Évora organizado pelo Lusitano SAD, um torneio onde as principais equipas da cidade puderam demonstrar o seu nível de jogo para a época que se avizinha.

Iniciou-se pelas 16h da tarde o torneio que contou com 4 equipas, o Lusitano Ginásio Clube (LGC), o Juventude Sport Clube (JSC), o Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais (GDRC) e o Futebol Clube Mosteirense (FCM).

O JORNALISMO E O ALENTEJO

Ser jornalista não é fácil. Sê-lo no Alentejo é ainda mais complicado. Esta opinião cria consenso entre os jornalistas que trabalham nesta região.

Páginas