Está aqui

Tecnologia

Programa espacial europeu "deve reforçar segurança dos cidadãos"

“Os cidadãos europeus devem poder sentir que com estes programas a sua segurança económica, tecnológica e também física, é reforçada”, afirmou o eurodeputado eborense Carlos Zorrinho na sessão plenária de Estrasburgo sobre o Programa Espacial Europeu, evidenciando também que “a visão integrada sobre o espaço é uma mais-valia para a Europa”.

9,2 mil milhões de euros em programa chave para o futuro da União Europeia

“O Europa Digital tem que ser um programa de conexão e não de exclusão. Essa será a medida do seu sucesso ou do seu insucesso”, afirmou o Eurodeputado Carlos Zorrinho ao intervir no ponto da ordem de trabalhos relativo ao Programa Europa Digital, “um programa chave para o futuro da UE na nova sociedade digital” que vai mobilizar entre 2021 e 2027 mais de 9 mil milhões de euros.

TESLA instala dois Supercarregadores em Évora

A partir de agora já é possível alimentar o seu veículo elétrico em Évora com dois supercarreadores da TESLA. Eles estão instalados no Convento do Espinheiro, juntos a um terceiro carregador universal.

Os carregadores são exclusivos para os clientes do Hotel de 5 estrelas e dos restaurantes daquela unidade turística de luxo.

Boeing sem barreiras para entrar em Évora

O jornal espanhol “El Confidencial” avançava em maio deste ano que a gigante norte-americana Boeing poderia estar prestes a dar o “abraço do urso” à gigante brasileira Embraer e ficar com as duas fábricas de Évora – além da OGMA, em Lisboa, e do polo aeronáutico da companhia brasileira em Casablanca, Marrocos.

Mértola conseguiu nova estação meteorológica

O MeteoAlentejo, uma associação sem fins lucrativos que se dedica, com muita dificuldade, a instalar e gerir estações meteorológicas no Alentejo, lançou no início do mês uma campanha para angariar 500 euros, com o intuito de comprar uma nova estação (DAVIS VUE) para a vila de Mértola, uma vez que a estação que aí tem instalada desde 2015, atingiu o limite de via útil de 3 anos.

Alentejo com pouco acesso à internet

Em Portugal, o acesso à internet em casa segue a tendência de aumento gradual e, em 2018, abrangia já 79% dos agregados familiares, uma subida de 2% face a 2017, segundo o “Inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação pelas famílias”, levado a efeito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já no Alentejo, os números fixam-se abaixo da média nacional, pois segundo o mesmo inquérito, o Alentejo apresenta ainda os níveis de acesso à internet e banda larga mais baixos do país: 71% dos agregados familiares têm acesso à internet e 67% à banda larga.

Serpa vai ter centro tecnológico agroalimentar

Será um investimento de cerca de dois milhões de euros aquele que é necessário para a criação, em Serpa, do Centro Tecnológico Agroalimentar do Alentejo (CETAA).

Este será um centro que pretende dinamizar e apoiar atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação empresarial no setor agroalimentar e tem várias instituições já a querer investir neste projeto.

Serpa precisa de 2 milhões de euros para novo Centro Tecnológico Agro-alimentar

O município de Serpa apresentou uma candidatura a fundos comunitários, através do PO Alentejo 2020, para a criação do Centro Tecnológico Agro-alimentar do Alentejo (CETAA). O projeto visa “dinamizar e apoiar as actividades de investigação aplicada, de desenvolvimento tecnológico e de inovação empresarial junto da fileira alargada do sector agro-alimentar, bem como desenvolver valências tecnológicas e de gestão de apoio às PME do sector, promover formação técnica e tecnológica e prestar serviços especializados”, e vai custar 2 milhões de euros.

Porto de Sines recebe quatro novas gruas de última geração

A PSA Sines, empresa que explora o Terminal XXI do Porto de Sines, acaba de receber quaro novas gruas de última geração, que deveráo estar operacionais no início do próximo ano, após uma fase de testes.

As gruas RTG "E-One", são híbridas, isto é, têm uma combinação entre a tecnologia diesel e a eléctrica, com consumo de combustível optimizado e baixa emissão de dióxido de carbono.

Todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ponte de Sor vão receber "tablets"

O Município de Ponte de Sor, no âmbito de um plano integrado de combate ao insucesso escolar, focalizado predominantemente no 1º Ciclo do Ensino Básico e que pretende atuar de forma a prevenir o insucesso escolar, vai entregar aos alunos "tablets" como nova ferramenta de trabalho de  auxílio para o aumento do seu rendimento escolar.

A data da entrega dos equipamentos decorre a 20 de novembro, dia em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos das Crianças e o Aniversário do Kiitos - Um projeto de iniciação à língua inglesa e orientação musical na educação pré-escolar.

Páginas