Está aqui

Tecnologia

Castro Verde com escola de verão de programação

A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover de 25 a 29 de julho, a Academia de Verão "InCode”, que irá decorrer na Sala de Co-working do IN Castro, entre as 14h30 e as 18h30.

Dirigida a jovens maiores de 16 anos, esta iniciativa pretende promover uma maior aproximação dos jovens à área tecnológica, nomeadamente, à programação em Phyton, adquirindo e aprofundando novos conhecimentos neste domínio.

A tecnologia por detrás da tecnologia

Quando pensamos em tecnologia, é impossível não associar a tudo o que está relacionado com o digital. É um pensamento válido e que linearmente está correto. Contudo, para esse digital funcionar, existem muitas outras tecnologias por trás a fazer com que tudo faça sentido.

Assim, é importante ressalvar algumas das tecnologias mais solicitadas para a construção de um universo que só tem tendência a crescer diariamente.

 

Cloud

Universidade de Évora e Microsoft lançam curso de Inteligência Artificial

A Universidade de Évora (UÉ), em parceria com a Microsoft Portugal, acaba de lançar um curso de Inteligência Artificial (IA) para executivos, intitulado “AI for Business”, com início em setembro.

Em comunicado, a academia alentejana refere que o curso pretende “preparar executivos e líderes de negócio com conhecimento prático para a definição e implementação de estratégias e soluções de IA nas suas organizações”.

Aljustrel recebe 4 pontos de carregamento elétrico na A2

A Brisa e a Galp, parceiros no projeto Via Verde Electric, acabaram de anunciar a inauguração de mais quatro pontos de carregamento elétrico em Aljustrel, na A2 – Autoestrada do Sul, que liga Lisboa ao Algarve.

Em comunicado, citado pela Motor24, as empresas revelam que, a partir de agora, os utilizadores de veículos elétricos já podem parar para carregar as baterias nas duas áreas de serviço de Aljustrel, situadas ao km 148 da A2, em ambos os sentidos de circulação.

Investigadores portugueses desenvolvem substituto biodegradável do plástico

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um substituto do plástico a partir de nanocelulose combinada com um mineral fibroso, totalmente biodegradável e biocompatível, com várias aplicações, por exemplo, em embalagens alimentares e impressões eletrónicas, abrindo portas à fabricação de plásticos mais sustentáveis.

Museu de Grândola é “único” em acessibilidade universal

O Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola, assinalou o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de novos equipamentos que oferecem soluções de acessibilidade, tornando este museu “único a nível regional”.

Em comunicado, o município adianta que estes equipamentos foram desenvolvidos pela empresa Realizasom, para dotarem o Núcleo Museológico com “acessibilidade digital e universal, para que todos possam interagir de maneira efetiva e independente”.

Rui Nabeiro dá nome a nova aceleradora de empresas do Alentejo

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) prepara-se para lançar concurso público para a construção de uma nova Aceleradora de Empresas a quem atribuiu o nome do fundador da Delta Cafés, Rui Nabeiro.

A nova infraestrutura obteve um financiamento de cerca de um milhão de euros e, segundo João Grilo, presidente do Conselho de Administração da ADRAL, o processo encontra-se em fase de licenciamento na Câmara Municipal de Évora, que "não deve tardar a emitir licenças para que possamos arrancar com a obra ainda este verão".

O que é um nómada digital e porque procuram tanto o nosso País?

Valerie, Ronise e Matti fazem parte dos estrangeiros qualificados que nos últimos anos se mudaram para Portugal trabalhando à distância para outras partes do mundo, atraídos por fatores como clima, segurança, custo de vida e fáceis ligações a outros países.

Habitualmente designados de ‘nómadas digitais’, em geral, estes cidadãos estrangeiros passaram já por vários países, procuram a mudança e têm bons rendimentos, diferindo dos tradicionais imigrantes que buscam melhores condições financeiras, laborais e estabilidade.

Alqueva estreia maior parque solar flutuante na Europa

A EDP acaba de construir um novo parque solar no meio da albufeira do Alqueva, que irá começar a funcionar em julho, tornando-se na maior central fotovoltaica flutuante da Europa colocada numa barragem hidroelétrica.

De acordo com a agência Reuters, este projeto, que engloba 12 000 painéis solares flutuantes do tamanho de quatro campos de futebol, faz parte de um plano nacional da empresa para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis importados, cujos preços aumentaram desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

Nova incubadora em Évora é o “caminho” para desenvolver o interior

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, deu o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) em Évora como exemplo do “caminho” para desenvolver o interior, assente no conhecimento, na inovação e nas pessoas.

A inauguração do Centro Infante Dom Henrique, o primeiro dos quatro novos edifícios da ampliação do PACT, aconteceu na passada segunda-feira. Em declarações à Lusa, a governante afirmou que “o exemplo deste projeto é aquilo que tem que ser o caminho em todos os territórios do interior”, mesmo que respeitando as especificidades de cada um.

Páginas