Está aqui

Tecnologia

Castro Verde vai distribuir fibra ótica por 2 854 casas

A Câmara Municipal de Castro Verde lançou uma parceria com a empresa DSTelecom, empresa de telecomunicações, para instalar naquela vila alentejana uma rede de fibra ótica. Ao todo o município, reserva da biosfera pela UNESCO e abrigo das abetardas, prevê a instalação de fibra ótica em 2 854 habitações da vila, cujos trabalhos deverão arrancar até ao fim deste ano.

Cabo atravessa atlântico para ligar Sines ao Brasil

Chamam-lhe Ellalink, tem qualquer coisa como cerca de 10 mil quilómetros de comprimento e vai custar 53 milhões de euros. Falamos do cabo de fibra ótica submarino, que vai ligar Sines a Fortaleza, no Brasil e que deverá estar operacional dentro de dois anos.

Um grupo de 11 redes de investigação e educação europeias e latino-americanas assinou ontem um acordo para a construção do cabo de fibra ótica submarino “Ellalink” no Atlântico, que ligará Europa e América Latina através de Portugal e Brasil.

Agenda Digital para o Alentejo lançada hoje em Évora

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), a Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a tecnológica DECSIS assinaram ontem um Protocolo de Cooperação que visa a "formulação e a implementação de uma “Agenda Digital para o Alentejo”.

Alqueva: EDIA lança novos ortofotomapas gratuitos

A EDIA disponibiliza a partir de hoje ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado.

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm atualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site desta Empresa, desde 2015 e é uma ferramenta útil na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Hospital de Évora pioneiro em novo sistema de informação clínica

O Hospital do Espírito Santo de Évora está a instalar a última geração de sistemas de informação orientados à gestão integrada e partilhada de documentação e informação clínica, habitualmente designada como VNA (Vendor Neutral Archive). O sistema resulta de uma parceria com a Siemens e está centrado no doente, ao permitir arquivar e disponibilizar centralmente toda a documentação e resultados clínicos, produzidos nas várias especialidades da Instituição, independentemente das fontes, origens e formatos da informação recolhida.

Projeto de Elvas contra pragas na agricultura tem nota máxima na avaliação internacional

O CoLab, um laboratório colaborativo em Elvas, que vai desenvolver soluções inovadoras contra pragas e doenças na agricultura, teve luz verde da Fundação para a Ciência e Tecnologia, após ter tido classificação máxima de um painel internacional que avaliou o projeto (15/15).

O InnovPlantProtect é um projeto da Universidade NOVA de Lisboa e nasce, assim, em Elvas, no Alentejo.

“Vidigueira Connected” com Wi-Fi gratuita

O município da Vidigueira, no Baixo Alentejo, já teve luz verde pelo Turismo de Portugal, com a aprovação da sua candidatura para disponibilização de Redes Wi-FI gratuitas, num investimento de cerca de 50 mil euros, com uma comparticipação de 45.000€, representando 90% do investimento total.

Ponte de Sor vai formar pilotos da Air France

Os pilotos da companhia aérea Air France vão ser formados em Ponte de Sor, na L3 European Airline Academy, da L3 Commercial Aviation.

A L3 dispões dos mais avançados simuladores de voo, incluindo o Airbus A350 RealitySeven Full Flight Simulator os jovens pilotos franceses farão parte da formação.

Serão, anualmente, cerca de 30 os jovens pilotos que receberão formação na escola alentejana, no Aeródromo Municipal da Ponte de Sor.

 

Imagem de wikimedia.org

 

Subtroço ferroviário Évora - Redondo de 65 milhões já tem 13 candidatos

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a apresentar as proposta recebidas para a construção do subtroço entre Évora Norte e Freixo (Redondo), que vai integrar o futuro Corredor Internacional Sul, e já tem 13 candidatos, que pretendem construir os 20,5 quilómetros de via-férrea, sobretudo organizados em agrupamentos de empresas.
 

Évora: Pulverizador inteligente de vinha vai reduzir uso de pesticidas

A Hexastep, uma PME tecnológica a operar em Évora, Almada, Holanda e Angola, já testou o CARTS, um pulverizador inteligente de vinha que é capaz de calcular o volume de pulverização de pesticidas em função do volume de folhagem. Os testes decorreram em Évora e envolveram a Universidade de Évora e a Fundação Eugénio de Almeida.

Páginas