Está aqui

Tecnologia

Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia em Évora vai ser ampliado

O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, vai adjudicar já este mês a construção do primeiro edifício que permita ampliar o espaço, e já há interesse de empresas para quase toda a área.

O gestor do PACT, João Assunção, disse à Lusa que o concurso público para a construção deste edifício foi lançado no início de fevereiro, com um valor de 2,2 milhões de euros, e a obra vai ser adjudicada “até final deste mês”.

Baixo Alentejo participa em projeto europeu de faturação eletrónica

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) candidatou-se ao projeto europeu de faturação eletrónica denominado European Hospitals adopting the e-invoicing Directive, no âmbito do SNS sem papel.

Em declarações à Rádio Pax, o responsável pelo serviço de informática da ULSBA afirma que o objetivo é “implementar soluções de faturação eletrónica em 22 hospitais, repartido por entidades portugueses e húngaras, que pretendem facilitar a implementação da Norma Europeia de faturação eletrónica”.

Chão dos Meninos lança app para ajudar jovens e crianças em perigo

A Associação Chão dos Meninos lançou uma app móvel que pretende ajudar as crianças e jovens em perigo, no período de confinamento.

Em comunicado enviado a este jornal, a associação refere que a elaboração desta app, designada “StressLess”, surgiu na sequência do projeto “Caixa Mágica: a caixa que previne, a caixa que protege”, submetido aos Prémios Caixa Social 2021, promovidos pela Caixa Geral de Depósitos.

Alandroal a produzir hidrogénio verde num projeto superior a 300 milhões

O Alandroal para vir a produzir hidrogénio verde para exportação, num projeto de investimento entre os 300 e 400 milhões de euros.

Essencialmente com o objetivo de exportar - via Espanha ou porto de Sines - mas também de fornecer o consumo nacional, o “Jornal Económico” avança que a empresa portuguesa Hyperion pretende produzir hidrogénio no Alentejo e Setúbal com recurso a fontes renováveis.

Águas de Beja permite gestão através do telemóvel

De modo a permitir a gestão do serviço de água no smartphone, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja aderiu à aplicação “myAQUA”.

Esta aplicação criada pela EPAL, após ser descarregada no Google Play ou na App Store, permite a gestão do consumo de água que passa a ser mais simples e cómoda, permitindo gerir os dados de cliente, comunicar leituras, receber avisos e notificações de serviço, reportar anomalias, entre outros.

 

Imagem de ppic .org

Governo garante fibra ótica e infraestruturas no Baixo Alentejo

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu a construção do IP8 até Beja até junho de 2026, o avanço da cobertura de todo o Alentejo com fibra ótica e ainda a Circular a Aljustrel, avança a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

De acordo com o portal Sul Informação, Jorge Rosa, presidente da CIMBAL, esteve reunido com o ministro no passado dia 15 de fevereiro, online, onde “foram discutidos vários temas relacionados com a habitação e as acessibilidades físicas e digitais”.

Universidade de Évora cria mecanismo inovador de combate a pragas no olival

A ideia partiu de Fernando Rei, quando o investigador no MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, que é também professor do Departamento de Fitotecnia da UÉ, começou a estudar a forma de limitar a mosca-da-azeitona recorrendo a metodologias de captura em massa (ou captura massiva), em alternativa à luta química. Os dispositivos propostos pelo investigador, têm como objetivo capturar um elevado número de indivíduos da praga e reduzir significativamente a sua população e consequentemente o seu impacto nos olivais.

Santiago do Cacém com mil milhões de investimento e um parque de baterias da Tesla

São mil milhões de euros de investimento. Chama-se “projeto de 1 GW”,  terá lugar em Santiago do Cacém, e é o maior e mais ambicioso projeto solar fotovoltaico em Portugal.

Quase entrar na fase de licenciamento, este projeto, segundo avança artigo do Jornal “Expresso” prevê que seja criado um parque de baterias da Tesla, algo inédito em Portugal.

Altice ajuda GNR a chegar à população mais isolada; a estreia foi no Alentejo

A Altice Portugal reforçou o apoio à GNR com equipamentos e comunicações para todos os Comandos Territoriais do Continente.

O objetivo é dotar todos os comandos territoriais da GNR com os equipamentos e serviço de dados necessários para que milhares de idosos em todo o país possam manter-se próximos das suas famílias, sobretudo nesta fase de confinamento devido à pandemia.

Reguengos já tem postos de carregamento para carros elétricos

O primeiro posto de carregamento de veículos elétricos já está a funcionar em Reguengos de Monsaraz. O equipamento está instalado no Largo 25 de Abril, junto à praça de táxis da cidade.

O posto de carregamento está inserido na rede nacionale quem pretender utilizar o equipamento terá de aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, que fornecerá um cartão de acesso a todos os postos de carregamento de acesso público da rede.

Páginas