Está aqui

Ambiente

Santiago do Cacém inicia recolha de lixo porta-a-porta

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém acaba de investir 122 mil euros no projeto-piloto “Juntos Cuidamos da Nossa Terra!”, para a implementação do processo de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos.

Em comunicado, a autarquia explica que, nesta fase, o projeto “abrangerá parte da zona histórica da cidade de Santiago do Cacém”.

Fábrica de baterias de lítio em Sines com DIA favorável condicionada

O projeto de construção da fábrica de baterias de lítio para automóveis da chinesa CALB em Sines, recebeu Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada.

De acordo com a DIA, emitida este mês e consultada pela agência Lusa no portal Participa, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu parecer favorável condicionado ao projeto da unidade industrial considerado de Potencial Interesse Nacional (PIN).

Municípios alentejanos inauguram centro de biorresíduos em Cuba

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) vai inaugurar hoje, terça-feira, no concelho de Cuba, uma nova central de valorização orgânica de biorresíduos para os seus cinco municípios, num investimento de nove milhões de euros.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a AMCAL explica que este projeto junta as câmaras de Alvito, Cuba e Vidigueira, no distrito de Beja, e Portel e Viana do Alentejo, no de Évora, e foi cofinanciado por fundos europeus, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Odemira convida a plantar para assinalar o Dia Mundial da Árvore

O município de Odemira vai promover, entre os dias 21 e 24 de março, a iniciativa “Vamos plantar!”, na qual serão oferecidas plantas e árvores autóctones à população.

Em comunicado, a autarquia explica que a iniciativa surge para assinalar o Dia Mundial da Árvore, e tem como objetivo a “sensibilização para a importância a preservação do equilíbrio ambiental e ecológico e para a qualidade de vida dos cidadãos”.

Marinha recolhe 216 quilos de lixo subaquático em Tróia

Vários militares da Marinha associaram-se à organização não-governamental (ONG) Ocean Alive e participaram num mergulho para conhecer a pradaria marinha perto de Tróia, ajudando a recolher 216 quilos de lixo.

Em comunicado, a Marinha, citada pela agência Lusa, disse que esta iniciativa de limpeza subaquática e na praia envolveu duas das suas unidades, mais precisamente o seu Centro de Experimentação Operacional (CEOM) e a X31.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com

Lagoa de Santo André afinal irá ser aberta ao mar

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, recebeu ontem, terça-feira, contacto do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Carlos Pimenta Machado, garantindo que, afinal, a Lagoa de Santo André irá ser aberta ao mar.

Santiago do Cacém protesta contra a não abertura da Lagoa de Santo André

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André convocaram toda a população para protestar contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) da não abertura da Lagoa de Santo André ao mar.

Em comunicado, a autarquia refere que a ação se realiza hoje, terça-feira, pelas 17:00, junto à antiga Fragateira.

Montemor-o-Novo investe quase 202 mil euros em viatura de recolha de lixo

A Câmara de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, anunciou ter adquirido uma nova viatura de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, num investimento de quase 202.000 euros.

O novo veículo, com um volume de 16 metros cúbicos de carga traseira, vai “possibilitar uma maior eficácia e rapidez do serviço prestado ao nível da recolha dos resíduos sólidos no concelho”, possibilitando ainda “renovar a frota existente e substituir uma das viaturas que contabiliza mais de 30 anos de serviço”.

Alto Alentejo em projeto para usar hidrogénio verde em transportes

Um projeto que visa aproveitar excedentes da produção de energia fotovoltaica para gerar hidrogénio verde, a utilizar em transportes públicos, vai ser desenvolvido em Portugal, num investimento superior a 1,6 milhões de euros.

De acordo com a agência Lusa, a iniciativa é coordenada pelo Instituto Tecnológico de Castilla y León, juntamente com um consórcio onde se insere a AreanaTejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e a Agência Regional de Energia da Alta Estremadura (ENERDURA).

Montemor repovoa herdade com 100 azinheiras

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realizou, nos passados dias 22 e 23 de fevereiro, uma retancha, numa parcela de compensação na Herdade da Adua, em que foram plantadas 100 Azinheiras (Quercus rotundifolia), provenientes de uma candidatura ao Programa Floresta Comum.

Em comunicado, a autarquia explica que a ação foi realizada por diversos serviços da Câmara Municipal, entre eles o Planeamento Ambiental, o Gabinete Técnico Florestal e Jardins e Espaços Verdes.

Páginas