Está aqui

Ambiente

Moura: Atividade de Yoga na Praia do Lago promove sustentabilidade

"Yoga e Ambiente" é o nome da atividade que se vai realizar na próxima terça-feira, 23 de julho, às 09:30, na Praia do Lago. Promovida pela Câmara Municipal de Moura, a iniciativa está integrada no Programa Bandeira Azul, hasteada na Praia do Lago.

Mértola inaugurou Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Guadiana

A Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Guadiana foi inaugurada ontem, às 18:00 horas. O evento, aberto ao público, teve lugar no Antigo Posto da Guarda Fiscal, junto à Foz da Ribeira de Oeiras.

EDIA agrava prejuízos para 40 milhões em 2023

A EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) apresentou um resultado líquido negativo de 40,04 milhões de euros em 2023, superando em muito o planeado (-10,71 milhões de euros) e resultando numa variação desfavorável de 273,8%. Em termos homólogos, os resultados foram piores em 29,51 milhões de euros, um desvio negativo de 280,2%, conforme comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Grupo Nabeiro cria primeira Comunidade Energética em Elvas

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em parceria com a empresa Greenvolt Comunidades, inaugurou, esta quinta-feira, a Comunidade Energética da Galeria Alentejo, em Elvas.

Segundo a Executive Digest, a energia obtida a partir da irradiação solar produzida nas Galerias Alentejo vai passar a partilhar o excedente de energia limpa gerada com outros consumidores locais.

Universidade de Évora cria Observatório do Restauro da Natureza

Dois centros de investigação da Universidade de Évora (UÉ) uniram esforços para criar o Observatório do Restauro da Natureza, que pretende desenvolver “estratégias eficazes para a conservação da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade ambiental”.

Em comunicado, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento refere que este observatório resulta de uma parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, também integrado na UÉ.

PSD pede Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e Mourão

O PSD apresentou, no parlamento, um projeto de resolução em que recomenda ao Governo a construção do Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respetivo bloco de rega e a realização de estudos para o de Mourão.

Segundo a agência Lusa, este projeto de resolução, subscrito por 14 deputados sociais-democratas, entre os quais a parlamentar do partido eleita pelo círculo de Évora, Sónia Ramos, foi divulgado pela comissão política do PSD deste distrito alentejano.

Odemira disponibiliza kits de redutores de caudal com apoio do Fundo Ambiental

O Município de Odemira, em colaboração com o Fundo Ambiental, está a disponibilizar kits de redutores de caudal. Esta iniciativa tem como objetivo promover a poupança de água, permitindo uma redução de consumo de até 30% em cada torneira onde os redutores sejam instalados, sem comprometer a pressão da água.

Évora: V Congresso Ibérico da Dehesa e do Montado a 29 e 30 de outubro

Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Évora será palco do V Congresso Ibérico da Dehesa e do Montado. Este fórum reunirá gestores, proprietários, associações de produtores, investigadores, administração pública e outras entidades ligadas a este ecossistema único.

Universidade de Évora promove atividades científicas no Festival Músicas do Mundo em Sines

A Universidade de Évora (UÉ) marcará uma presença significativa no Festival Músicas do Mundo em Sines, promovendo uma série de atividades científicas que se realizarão de 21 a 27 de julho de 2024. Esta iniciativa, intitulada "Entremarés", é organizada pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR), o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e o Laboratório Associado ARNET - Aquatic Research NETwork.

Programa Alentejo 2030 com 122,5ME para apoiar projetos em áreas estratégicas

António Ceia da Silva, presidente da CCDRA

O programa regional Alentejo 2030 lançou um conjunto de “avisos importantes” para desenvolver e requalificar infraestruturas municipais, numa dotação total de 122,5 milhões de euros, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Em comunicado, a CCDR do Alentejo indicou que foram lançados seis avisos de concurso, para “apoiar projetos em várias áreas estratégicas”.

Páginas