Está aqui

Ambiente

Mina de Aljustrel lança medidas para minimizar poeiras escuras

A empresa proprietária das Minas de Aljustrel, a Almina - Minas do Alentejo, empresa mineira de capitais portugueses detida pelo grupo I’M Minning, está a implementar medidas ambientais que minimizem a dispersão de poeiras na região. A iniciativa acontece depois do poder político local ter iniciado um debate em torno da qualidade do ar em Aljustrel.

Mértola com evento maior da Caça no final de outubro

Com a chegada efetiva do outono ao Alentejo chega também IX Feira da Caça, de Mértola. O evento, que atrai um número crescente de entusiastas, vindos de todo o país e até da vizinha Espanha, decorre de 26 a 28 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal e “pretende dar a conhecer várias perspectivas da actividade cinegética e proporcionar momentos de convívio e animação”, explica a Câmara de Mértola, entidade promotora.

Ciclovia unirá Castelo de Vide e Marvão

Serão 7 quilómetros de ciclovia que irão unir Castelo de Vide e a localidade de Portagem, em Marvão, num projeto que significa um investimento de 500 mil euros.

A ciclovia ligará Castelo de Vide a Portagem, e que se prevê esteja pronta em 2021, decorrendo já os trabalhos preliminares. Em preparação está também uma candidatura a financiamento comunitário.

Alerta: Furacão Leslie pode atingir Alentejo

O furacão Leslie está a chegar a Portugal continental e pode atingir o Alentejo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, já a partir das 18h de hoje, são 13 os distritos que estão em alerta vermelho da Proteção Civil com a aproximação do Furacão Leslie, entre eles o distrito de Setúbal.

O período que se prevê de maiores complicações será entre as 21h de hoje e as 6h de domingo e se vive nas zonas em alerta vermelho, as recomendações são as de que não saia de casa e evite completamente o trânsito em zonas costeiras.

Inspecção dita futuro de fábrica de transformação de azeitona de Ferreira do Alentejo

A fábrica de Fortes, em Ferreira do Alentejo, dedicada à transformação de bagaço de azeitona e encerrada por ordem do IAPMEI por problemas ambientais, recebe hoje vistoria técnica do mesmo IAPMEI e da CCDR Alentejo, para avaliar possível reabertura.

Segundo a Voz da Planície, o regresso à laboração desejado pela proprietária, a AZPO, ainda durante este mês de outubro, está dependente deste procedimento cujo resultado não será imediato.

Alqueva constitui associação de proprietários e beneficiários

Está constituída a Associação de Proprietários e Beneficiários do maior lago artificial da Europa.

A APBA – Associação de Proprietários e Beneficiários do Alqueva, é formalmente apresentada no próximo dia 11 de outubro, em Beja e surge, segundo a EDIA, "na sequência da série de sessões abertas" que a empresa que gere o Alqueva promoveu há 1 ano atrás para a apresentação do Modelo Participativo dos Perímetros de Rega de Alqueva aos proprietários e agricultores dos seus perímetros de rega.

Conferência Ibérica sobre a Bolota em Évora

O Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora está a organizar a II Conferência Ibérica sobre a Bolota. A organização conta com a participação de 14 investigadores e cerca de duas centenas de participantes, num evento que se divide entre Évora e Montemor-o-Novo, em pleno território de Montado.

1º Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal com participação da Universidade de Évora

Já foi lançada a versão online do primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal e contou com a colaboração técnica e científica da Universidade de Évora através do LabOr - Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, uma unidade integrada no Grupo de Investigação Paisagem, Biodiversidade e Sistemas Sócio-Ecológicos do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)

Beja e Portalegre em risco elevado e muito elevado de incêndio

O outono não está  a facilitar a vida à Protecção Civil e aos Bombeiros. Com temperaturas acima dos 30º celsius o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um alerta de risco máximo de incêndio para 60 concelhos do país, sendo que Beja e Portalegre são dois distritos alentejanos em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Odemira com duas provas a contar para o Campeonato Nacional de Pesca ao Achigã

A barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, vai receber no fim-de-semana de 6 e 7 de outubro as 5ª e 6ª provas do Campeonato Nacional de Pesca ao Achigã em Embarcação. Para esta prova espera-se uma participação de cerca de 30 embarcações e 60 tripulantes, de clubes de pesca de todo o país.

Estas provas do Campeonato Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã são organizadas pela Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva, com sede em Beja, e conta com os apoios do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha. 

 

Páginas