Está aqui

Exposições

Semana Santa no Crato

O Crato, no Alto Alentejo, tem um calendário único da semana santa, convidativo a passar por lá uma santa semana.

Apesar de religioso o programa celebrativo da Quaresma e Semana Santa no Crato inclui ao mesmo tempo um conjunto de iniciativas de carácter cultural.

Praso, Holly Hood, Môce dum Cabréste e outras coisas em Sines

Sines organiza em março mais uma edição da Quinzena da Juventude. O programa inclui concertos por duas figuras do hip hop nacional (Praso e Holly Hood), stand-up comedy (pelo humorista Môce dum Cabréste), arte urbana, sessões informativas e outras atividades.

Entre os destaques do programa, está, já a 8 de março, a pintura de um mural no Pavilhão Desportivo da Escola Vasco da Gama pela artista Tamara Alves, iniciativa de dá continuidade ao projeto de arte urbana Walls Project.

Still Heaven em Vidigueira

O Museu Municipal de Vidigueira vai acolher a Exposição de Fotografia “Still(H)e(a)ven”, de Sérgio Braz d’Almeida, entre 6 de março (inauguração às 17 horas) e 5 de abril.

Mulheres pescadoras destacadas em Alcácer do Sal

A sala de exposições da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal vai ter patente a exposição de pintura “Mulheres pescadoras de Portugal – passado e presente”.

Da autoria de Stella Maris Vallejo, com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e o patrocínio dos Seguros Mútua, a mostra de pintura vai ser inaugurada dia 7 de março (sábado), pelas 16h, e poderá ser visitada até 11 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h.

Feira de S. Marcos em Alter do Chão a 24, 25 e 26 de abril

A Feira de São Marcos 2020 realiza-se entre os dias 24 e 26 de abril em Alter do Chão, sendo que o município, que promove o evento, prepara-se para lançar publicamente o cartaz musical do certame deste ano, o que deverá acontecer nos primeiros dias de março. Abril é ali dedicado às tradições equestres e agropecuárias da região, sendo para o Município de Alter do Chão um mês de promoção turística do Concelho.

Alqueva: Extinção, guerras e alterações climáticas numa exposição única no Museu da Luz

As alterações climáticas, o crescimento demográfico, as espécies em extinção e as guerras, são os desafios globais que, segundo os especialistas,  enfrentaremos pela primeira vez na história e que poderão colocar em risco a sobrevivência do homem.

A EDIA e o Museu da Luz, em colaboração com a Bienal Fotografia do Porto, apresentam a exposição SURVIVING HUMANITY, que explora o futuro da humanidade e indaga o que a ciência está a fazer para enfrentarmos os desafios que aí vêm.

Casa do Alentejo recebe gala solidária com doentes de São Tomé e Príncipe

A Casa do Alentejo em Lisboa está a organizar uma gala solidária com os doentes de São Tomé e Príncipe com junta médica em Portugal e que tem o apoio institucional da embaixada daquele país africano e que conta com a artista caboverdiana Lura como madrinha do evento.

Beja já tem confirmados nomes grandes da BD no seu festival internacional

A décima sexta edição do Festival Internacional de BD de Beja deu já a conhecer alguns dos grandes nomes nacionais e internacionais que vão expor e participar no festival em Beja, entre 29 e 31 de maio. Pudemos contar 19 exposições de BD, 17 autores que vão participar no evento e 10 países envolvidos.

Jovens cientistas reúnem-se em congresso em Estremoz

O 15.º Congresso Nacional Cientistas em Ação vai decorrer em Estremoz entre 23 e 25 de abril próximo. O grande evento é promovido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, e pretende valorizar as actividades experimentais realizadas no espaço lectivo, desenvolvendo o espírito crítico e científico nos jovens alunos, desde o 1.ºciclo do ensino básico até ao ensino secundário e procurando atrair os mais jovens para a ciência e tecnologia.

Entrudanças, um carnaval no Alentejo, sem paralelo no mundo

Há tradições remotas que persistem tanto tempo que vamos esquecendo o que esteve na sua origem.

Um exemplo é o Carnaval ou o mais ancestral Entrudo, uma tradição hoje estranha à religião mas que surgiu pela religião, enquanto celebração popular e que acontecia nos três primeiro dias antes da Quaresma.

Páginas