Está aqui

Exposições

Canção de Protesto volta a ecoar em Grândola

O município de Grândola vai receber, entre 21 e 23 de junho, nova edição do Encontro da Canção de Protesto, dedicada à canção de protesto em Portugal ante as ditaduras de ontem e a democracia de hoje.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola adianta que o programa do certame inclui exposições, sessões testemunhais, cinema, apresentação de livros e concertos com Marco Oliveira, Xullaji, Luís Varatojo – Luta Livre, SÉS, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires.

Portugal Air Summit realiza-se em Ponte de Sor em outubro

A cimeira aeronáutica Portugal Air Summit vai decorrer, este ano, entre os dias 10 e 12 de outubro no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, sob o tema “Flying 4 Change”.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a organização do evento revela que a sétima edição do Portugal Air Summit vai voltar a reunir líderes e especialistas para discutir tendências e inovações recentes no setor da aeronáutica.

Ourique recebe exposição sobre lince-ibérico

A Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo (CIMBAL) vai inaugurar, esta quinta-feira, pelas 18:30, na Biblioteca Municipal de Ourique, a exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Ourique refere que apoia esta iniciativa promovida pela CIMBAL, no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT.

Segundo a mesma fonte, a exposição tem como principal objetivo “dar a conhecer o trabalho desenvolvido, em andamento e projetado para o futuro, na conservação do lince-ibérico”.

Castro Verde faz 7 anos como Reserva da Biosfera

 

O município de Castro Verde vai inaugurar, no próximo dia 14 de junho, a exposição de fotografia “Castro Verde, Reserva da Biosfera”, da autoria de Diniz Cortes, no âmbito do 7.º aniversário da Classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Em comunicado, a autarquia explica que esta mostra vai ficar patente no Museu da Ruralidade, em Entradas, sendo resultado de uma parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza. 

Richie Campbell, António Zambujo, Sara Correia e Raya nas Festas de Reguengos

As músicas de Richie Campbell, António Zambujo, Sara Correia e Raya vão ser a ‘banda sonora’ das Festas de Santo António, que começam, na quarta-feira, em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

Organizadas pela câmara municipal, as festividades em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz, que se prolongam até ao dia 16 deste mês, realizam-se no centro da cidade alentejana.

Festas de Mértola com Xutos & Pontapés, Nininho Vaz Maia e Sérgio Rossi

Xutos & Pontapés, Nininho Vaz Maia e Sérgio Rossi são os cabeças-de-cartaz musicais da edição deste ano das tradicionais Festas de Mértola, no distrito de Beja, que vão decorrer entre os dias 14 e 24 deste mês.

Em comunicado, a câmara municipal explicou hoje que o evento, que vai ter lugar no Parque Desportivo e de Lazer Municipal e no Cais do Guadiana, conta com “um cartaz diversificado para todas as idades” e promete “muita música, dança e celebração”.

“O Tapete está na Rua!” volta a Arraiolos para promover arte secular

O município de Arraiolos tem a decorrer, até dia 10 de junho, a iniciativa “O Tapete está na Rua!”, com uma programação que inclui exposições, artesanato, recriações históricas, produtos locais e espetáculos.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Arraiolos refere que, no plano musical, estão agendados os concertos de Carolina de Deus (sexta-feira), Pedro Abrunhosa (sábado), Rita Rocha (domingo) e Sara Correia (segunda-feira).

Montemor-o-Novo veste-se a rigor para Feira Medieval

O Castelo de Montemor-o-Novo vai receber, de 14 a 16 de junho, a Feira Medieval de Montemor-o-Novo.

Em comunicado, a autarquia explica que a última edição deste certame foi em 2005, “num evento que transporta os visitantes para uma época em que a vila dentro de muralhas se enchia de vida com os seus habitantes, artesãos, almocreves, nobres e membros do clero”.

Assim, nos dias 14, 15 e 16 de junho, “o burburinho das multidões, os aromas exóticos das especiarias, a música de alaúdes e flautas vão voltar a inundar o nosso Castelo”, acrescenta a mesma fonte.

Évora Pride começa hoje a sua 2.ª edição

A 2.ª edição do Évora Pride tem início hoje, segunda-feira, e irá decorrer até dia 9 de junho em vários pontos da cidade alentejana.

Segundo a Câmara Municipal de Évora, a semana vai ser “cheia de cor, de amor e de partilha onde se celebra a diversidade, a igualdade e a empatia”.

Entre a programação diversificada da iniciativa contam-se exposições, performances, concertos, rodas de conversa, cinema e “muita festa”. Além disso, está ainda programada a 2.ª marcha de orgulho de Évora, a ter lugar no dia 8 de junho, pelas 17:00, na Praça do Giraldo.

Redondo celebra 500 anos do nascimento de Luís de Camões

A exposição bibliográfica “500 anos do nascimento de Luís de Camões” vai estar patente ao público, a partir de terça-feira e até 30 de junho, na Biblioteca Municipal de Redondo, no distrito de Évora.

Organizada pela câmara municipal, a mostra realiza-se no âmbito das celebrações dos 500 anos do nascimento do poeta e dramaturgo Luís Vaz de Camões, indicou a autarquia alentejana.

“Considerada uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa, Camões é o autor da obra ‘Os Lusíadas’, sendo aclamado como uma das principais vozes da literatura épica mundial”, realçou.

Páginas