Está aqui

Exposições

Mértola com evento maior da Caça no final de outubro

Com a chegada efetiva do outono ao Alentejo chega também IX Feira da Caça, de Mértola. O evento, que atrai um número crescente de entusiastas, vindos de todo o país e até da vizinha Espanha, decorre de 26 a 28 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal e “pretende dar a conhecer várias perspectivas da actividade cinegética e proporcionar momentos de convívio e animação”, explica a Câmara de Mértola, entidade promotora.

Santiago do Cacém: Primeiro automóvel pisou solo português há 123 anos

Em Outubro de 1895, há precisamente 123 anos, desembarcava em Portugal o primeiro carro importado. Era um Panhard & Levassor e a uma velocidade máxima de 15km/h, levou três dias a chegar a Santiago do Cacém, numa viagem cheia de peripécias, nas mãos de  D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém.

Em 2015 a efeméride foi marcada em Santiago do Cacém com um retorno do mesmo carro, que é propriedade do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Mais de 600 vinhos do Alentejo à prova no CCB

Se admira o Alentejo, aprecia particularmente os seus vinhos e vive na região de Lisboa, tem uma boa desculpa para visitar o CCB no próximo fim-de-semana. É que o Centro Cultural de Belém recebe uma mostra de mais de 600 vinhos do Alentejo, de um total de 75 produtores da região.

Entre hoje e domingo Grândola dedica 4 dias à música de intervenção e de protesto

O Município de Grândola, na Costa Alentejana, dedica entre hoje, 11 de outubro e o próximo domingo, quatro dias dedicados à música de intervenção e de protesto, num programa que inclui exposições, concertos de música e o lançamento de um CD-Livreto dedicado a Zeca Afonso.

220 artistas participam na Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira

Nacionais e internacionais, os 220 artistas que vão participar na XI Bienal Salão de Artes na Vidigueira, vão expor 330 obras a concurso, entre pintura e escultura. A bienal, que se estende por vários locais daquela vila alentejana
 

Exposição em Monsaraz defende integração cultural de Portugal e Espanha

Augusto Andrade, artista de Olivença, vai apresentar a partir de 12 de outubro a exposição itinerante “Ibéria” na vila medieval de Monsaraz. 

O artista considera que “Ibéria” é uma proposta artística que “quer defender a ideia de integração cultural de Espanha e Portugal como uma ponte para fortalecer as relações transfronteiriças. É uma declaração de intenções que desfigura a fronteira, dilui as diferenças e aproxima as semelhanças de uma história compartilhada”.

Obras de arte de Elvas expostas em São Bento

São cinquenta obras da coleção António Cachola, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, que estão expostas desde sexta-feira passada, na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, o Palacete de São Bento.

A mostra foi inaugurada na tarde da passada sexta-feira, 5 de outubro, feriado nacional, com a presença do primeiro-ministro António Costa; do ministro da Cultura, Luís Castro Mendes; do ministro do Planeamento e Infraestruturas Pedro Marques; do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do colecionador António Cachola e do curador João Pinharanda.

Feira Nova de Outubro começa esta semana em Alcácer

Sexta-feira, feriado do 5 de outubro, arranca a Feira Nova de Outubro, um certame anual de essência tradicional de grande relevância para o concelho de Alcácer do Sal, que vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições da cidade até domingo.

Odemira celebra Amália Rodrigues em outubro

Odemira prepara-se para voltar a celebrar Amália Rodrigues, que tinha uma ligação forte ao Brejão, onde tinha a sua casa de férias. O município, responsável pela organização das celebrações, tem preparadas visitas à casa de férias da fadista, inauguração de pinturas murais e noite de fados.

Património Mundial Alentejano vai estar exposto no Museu do Côa

Durante os três dias das Jornadas Europeias do Património – 28, 29 e 30 de setembro – que, nesta edição, se subordinam ao tema ‘Partilhar Memórias’, a Arte Pré-Histórica do Vale do Côa, Património Mundial, vai juntar-se ao Património Cultural Imaterial português, também detentor da chancela UNESCO e o Alentejo vai fazer-se representar pelos Bonecos de Estremoz, os Chocalhos de Alcáçovas e o Cante, expostos nas salas de exposição temporária do Museu do Côa.

Páginas