Está aqui

Ciência

Eis a primeira imagem do buraco negro da nossa Galáxia

Astrónomos divulgam primeira imagem do buraco negro no coração da nossa Galáxia

Professor da Universidade de Évora vai liderar Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Pedro Raposo de Almeida, Professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora eleito no passado dia 11 de maio de 2022, diretor nacional da unidade de I&D MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, materializando desta forma a importância crescente que a área científica das Ciências do Mar e dos Ecossistemas Aquáticos possui na Universidade de Évora.

Temperaturas atingem “valores acima da média” este fim de semana

As temperaturas vão subir já a partir de hoje, sexta-feira, em Portugal continental para valores “acima da média”, ainda que normais para a época de maio, sempre marcada por grandes variações, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à TSF, a meteorologista Paula Leitão garantiu que, para este fim de semana, esperam-se “dias de sol”, com “vento geralmente fraco” e uma “subida gradual da temperatura”.

Nova mulher-forte da Universidade de Évora toma posse a 10 de maio

A tomada de posse da nova Reitora da Universidade de Évora (UÉ), Hermínia Vasconcelos Vilar, está agendada para o dia 10 de maio (terça-feira), dia em que também assume funções a nova equipa reitoral.

A cerimónia vai ter lugar durante a tarde, a partir das 14h30, na Sala de Actos do Colégio do Espírito Santo (CES) da academia eborense, a iniciar com a intervenção da Reitora cessante, Ana Costa Freitas, seguindo-se as intervenções do Presidente do Conselho Geral, João Carrega e do Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, Henrique Gil.

Alentejo pode chegar aos 28ºC este fim de semana

As temperaturas começam a subir hoje, quinta-feira, com aumentos entre os quatro e os oito graus, podendo mesmo chegar aos 28ºC no Alentejo.

De acordo com a meteorologista do IPMA Patrícia Gomes, citada pela CNN, é esperada uma subida da temperatura máxima, que deverá oscilar entre os 20ºC e os 24Cº. As mínimas poderão variar entre os 6ºC e os 13ºC.

Agricultura gera menos riqueza desde anos 80

A riqueza gerada pela agricultura ascendeu a 3 500 milhões de euros em 2021, valor que está em queda desde os anos 80, década em que gerava mais do dobro da riqueza atual, segundo os dados da Pordata.

Em comunicado, citado pela Lusa, a Pordata revela que “a riqueza criada pela agricultura em 2021 foi de 3,5 mil milhões de euros. Descontando a inflação acumulada ao longo dos anos, este valor tem vindo a diminuir desde o início dos anos 80. Nessa década, a agricultura gerava mais do dobro da riqueza atual”.

Ana Costa Freitas preside a Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas

Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, foi eleita presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET), que tem como principal objetivo promover a igualdade e participação completa das mulheres cientistas residentes em Portugal em todos os aspetos da ciência.

Citada em comunicado, Ana Costa Freitas refere que “foi um desafio que me foi colocado, o de me candidatar. É aliciante, espero dar um contributo para o reconhecimento da ciência em Portugal e do valor das mulheres na ciência que é cada vez maior e cada vez mais desafiante”.

Seca severa mantém-se e aumentou no Alentejo

O Algarve já quase não tem zonas em seca severa e nenhuma está em seca extrema, mas, no Alentejo, a área afetada pela severidade da seca aumentou, de acordo com os dados de monitorização do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes dados, citados pelo portal Sul Informação, mostram que, no Alentejo, tal como no Algarve, já não há zonas em seca extrema, mas a área de seca severa expandiu-se, ocupando agora quase todo o litoral, mas também uma parte significativa do interior do distrito de Beja.

Setúbal e Beja sob aviso amarelo devido a vento e ondulação

Os distritos de Setúbal e Beja vão estar sob aviso amarelo a partir das 21:00 de hoje, segunda-feira, e as 00:00 de quarta-feira, devido ao vento e à ondulação, avança a Lusa.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira, atendendo à previsão de vento forte, temporariamente com rajadas da ordem de 70 quilómetros por hora (km/h).

“Energy & Climate Summit” reúne especialistas internacionais em Portalegre

O ciclo de conferências “Energy & Climate Summit” vai realizar-se pela primeira vez no próximo dia 21 e 22 de abril, no Campus do Politécnico de Portalegre, sob o mote “Educação e Conhecimento”, com a presença de especialistas no setor da educação, ciência e ambiente, nacionais e membros do espaço da CPLP.

O evento é organizado pelo Projeto GUARDIÕES, uma iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), e em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Páginas