Está aqui

Ciência

Baixo Alentejo espera aguaceiros, trovoadas e poeiras

A primeira semana de outubro arranca hoje, segunda-feira, com o céu pouco nublado ou limpo em quase todas as regiões de Portugal continental, com a exceção do Baixo Alentejo e do Algarve, onde são esperados aguaceiros e trovoada.

A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que, citado pela TSF, alerta ainda para poeiras em suspensão, “em especial na região Sul”.

Mértola é um exemplo de como se deve usar o dinheiro europeu

Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas

O projeto, desenvolvido em parceria pelo município de Mértola e pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO InBio), representa um investimento global de 4,2 milhões de euros e tem financiamento comunitário, através do programa operacional Alentejo 2020.

A comissária europeia da Política de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, referiu que a futura estação biológica de Mértola ilustra como utilizar os fundos de coesão e fazer a convergência europeia.

Évora com ciência à noite

Sob o mote “Ciência para Todos”, a Sustentabilidade e a Inclusão são os dois grandes temas de reflexão e sensibilização do público na Noite Europeia dos Investigadores 2022 e 2023.

Este grande evento de ciência realizar-se-á a 30 de setembro em Lisboa, Coimbra, Braga e Évora.

A Noite Europia dos Investigadores envolve nove parceiros de peso na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade nas quatro cidades através do consórcio ‘Science for Everyone (SCIEVER) – Sustainability and Inclusion”.

Projeto Outeiro do Circo apresentado na sexta-feira

O projeto Outeiro do Circo, grande povoado fortificado da Idade do Bronze Final (1250-850 a.C.) localizado no concelho de Beja, vai ser apresentado publicamente na próxima sexta-feira, no Centro de Arqueologia e Artes de Beja.

Segundo a Rádio Voz da Planície, este projeto já teve início e irá decorrer até 2023, tendo por objetivos trazer mais conhecimento científico sobre o sítio e levar o Outeiro do Circo às escolas.

País sob aviso amarelo devido a chuva e trovoada

Os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Setúbal e Santarém estão hoje, segunda-feira, sob aviso amarelo até às 00:00 de terça-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada e rajada. Todos os restantes distritos de Portugal continental também se encontram sob aviso amarelo esta segunda-feira.

A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emite aviso amarelo sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Universidade Itinerante do Figo da Índia chega a Mértola

A vila de Mértola vai acolher, nos dias 17 e 18 de setembro, a IV Universidade Itinerante Internacional do Figo da Índia, “um evento que visa fomentar a partilha de conhecimentos entre investigadores, produtores, indústrias, consumidores e demais”.

Estremoz oferece formação em Arqueologia

O município de Estremoz está a promover, entre os dias 17 e 21 de outubro, uma formação em Arqueologia, a ter lugar em Santa Vitória do Ameixial.

De acordo com a autarquia, citada pela Lusa, esta formação do Campus-Escola de Arqueologia em Santa Vitória do Ameixial é dirigida preferencialmente a estudantes e profissionais com formação nas áreas da Arqueologia.

Esta é uma iniciativa resultante da colaboração entre a Universidade de Évora e o Instituto de Arqueologia de Mérida (Espanha), e as suas inscrições decorrem até ao dia 3 de outubro, estando disponíveis 10 vagas.

Évora no caminho da produção de eletricidade despachável

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de testar, com sucesso, o coletor Advanced Linear Fresnel Reflector (ALFR), com uma potência de cerca de 15kWth, para a produção de eletricidade despachável a preço competitivo.

Astronauta por um dia na base aérea de Beja

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space irá celebrar a Cerimónia de Graduação dos Astronautas por Um Dia, que se realiza no dia 16 de setembro de 2022, na Base Aérea n.º 11, em Beja, às 13h00.

A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, pretende replicar o processo de recrutamento dos astronautas profissionais através de uma campanha de voos parabólicos — que resultam num ambiente de microgravidade – a mesma que os astronautas sentem no Espaço, tornando-se assim Astronautas por Um Dia.

Céu de Alqueva junta investigadores e amadores

Os investigadores e astrónomos amadores que querem partilhar as suas experiências de observação e de fotografia astronómica vão encontrar-se de 2 a 4 de setembro no MonsarAstro. Esta iniciativa do Observatório do Lago Alqueva e do Município de Reguengos de Monsaraz vai mostrar a todos os participantes o céu noturno que se pode observar nesta região.

Páginas