Está aqui

Ciência

Covid-19 - Estudo internacional revela que a compaixão e a conexão social reduzem o risco de stress pós-traumático

A compaixão e a ligação aos outros são fatores que reduzem o risco de desenvolvimento de stress pós-traumático no contexto da atual pandemia de Covid-19. Em oposição, a desconexão social, marcada pela solidão e pelo medo da compaixão, potencia esta perturbação psicológica. A conclusão é de um estudo internacional multicêntrico liderado por uma investigadora da Universidade de Coimbra (UC).

Filme “Não Olhem para Cima” visto pelos especialistas

Contribuir para o avanço do conhecimento é algo que todos os cientistas ambicionam. Mas para isso, é necessário que as suas descobertas sejam validadas por outros cientistas. Esta validação é feita através do processo de revisão entre pares, um dos pilares do processo científico, mencionado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrense no filme “Não Olhem Para Cima”.

Cerca de 93,7% do território continental está sob seca

No final do mês de dezembro, 93,7% do território continental estava sob alguma forma de seca – quase mais dois pontos percentuais do que acontecia no fim de novembro, adianta o Público.

Portalegre regista menor número de recém-nascidos

Cerca de 72 300 bebés nasceram em Portugal até final de novembro, o número mais baixo de sempre para igual período, revelam os dados do Programa Nacional do Rastreio Neonatal (PNRN), que cobre a quase totalidade dos nascimentos.

De acordo com a Lusa, os dados do PNRN, conhecido como “teste do pezinho”, indicam que nos primeiros onze meses deste ano nasceram 72 316 crianças, menos 6 058 face ao período homólogo de 2021 (78 374).

Escassa chuva prejudica pastagens no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral

As previsões agrícolas realizadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a 30 de novembro, apontam para “a manutenção, face à campanha anterior, da superfície de cereais praganosos, nomeadamente de aveia, o de instalação mais precoce”.

Universidade de Évora quer alterar rota de asteroide com NASA

Uma equipa de investigadores do Instituto Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora, e do IDMEC, do Instituto Superior Técnico, quer reforçar o seu conhecimento sobre o asteroide Didymos e a sua lua (Didymoon) e alterar a sua rota.

Sismo de 2.6 registado a 12 km do sul de Évora

Um sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter foi registado a cerca de 12 quilómetros a sul de Évora, na passada terça-feira, pelas 18:02.

A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que registou o sismo nas estações da Rede Sísmica do Continente.

 

Fotografia de sicnoticias.pt

Beja e Évora sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Évora e Beja, assim como outros cinco distritos do continente, o arquipélago da Madeira e o grupo Oriental dos Açores, estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A informação, citada pela Lusa, refere que os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 12:00 e as 21:00 de hoje, terça-feira.

Alentejo é única região onde o número de agregados familiares diminuiu

Os dados provisórios dos Censos 2021, das NUTS (Unidades Territoriais para Fins Estatísticos), indicam que o Alentejo é a única região com tendência contrária ao do resto do país, no que diz respeito à variação do número de agregados familiares.

De acordo com o jornal Expresso, o número de agregados aumentou 2,6 pontos percentuais em Portugal, mas mais no litoral do que no interior do país.

Programa Promove 2022 alarga apoio a Alentejo Central

A Fundação “la Caixa” renovou um acordo de colaboração com a Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT) para o lançamento da 4.ª edição do Programa Promove, dedicado a estimular iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável de regiões do interior do país.

Páginas