Está aqui

Teatro

Beja recria por 4 dias "grandeza e imponência" dos tempos romanos

Beja vai recriar, entre 17 e 20 de maio, os seus tempos de grandiosidade e imponência, quando se chamava Pax Julia. O Centro Histórico daquela cidade do Baixo Alentejo vai receber a 5.ª edição do Festival Beja Romana com cortejos históricos, mercado antigo, gastronomia, espectáculos de fogo e as inovadoras oficinas que decorrem no festival, que envolvem a comunidade escolar e que vão ensinar escrita romana, destilaria de perfumes, cerâmica, mosaicos romanos, tecelagem, marcenaria, ferraria, jogos de mesa do período romano, dança, peddy paper, treino de armas e jogos de destreza.

Portel estreia espectáculo invulgar

“Porque não rirmos do que a vida tem de mais invulgar para nos oferecer?” é o mote e será ao serão que, em Portel, a arte, o humor e os petiscos se vão juntar, entre 30 de maio e 3 de junho.

Com entrada gratuita, os “Serões dos Claustros” vão abrir portas ao improviso e à descoberta de novos sons, novas representações e interpretações.

Nos Claustros da Cerca de S. Paulo, em Portel, performances de música, dança, teatro, fotografia, artes plásticas, comédia ou artes de rua, prometem um bom espetáculo.

Mur quer devolver "alma" ao Centro Histórico de Mértola

Houve um tempo em que os centros das cidades ainda não eram históricos e fervilhavam de gente e de atividade. Com a dinâmica populacional a transferir-se para novos centros dentro da cidade, os velhos centros ganharam a condição de "históricos" e têm vindo a perder as suas características originais e população, o que acelera "processos de perda de redes de vizinhança e de solidariedade familiar, contribui para a degradação do património e aumenta a probabilidade de perda de identidade".

“Boa Noite Madrugada” abre as comemorações do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz

As comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz vão abrir com o espetáculo “Boa Noite Madrugada”. O evento realiza-se no dia 24 de abril, a partir das 21h30, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições da cidade, e terá em palco Hugo Sofio, Carolina Trindade, João Amaro, Sara Sérgio, Manuel Sérgio e José Manuel Farinha.

Mafalda Veiga, Sérgio Godinho e Ricardo Ribeiro em Castro Verde

A quinzena cultural Primavera no Campo Branco, em Castro Verde, conta com as participações de Mafalda Veiga, Sérgio Godinho e Ricardo Ribeiro.

Para além da música a iniciativa conta ainda com um ciclo de cinema português, uma feira de artes, uma feira do livro, teatro e exposições. A quinzena começa na sexta-feira, às 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, com o concerto de Mafalda Veiga.

Alentejo Central lança Plataforma Cultural e Criativa

A Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central que está a ser apresentada aos agentes culturais e criativos da região e é uma iniciativa que envolve 14 municípios, agregados na CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, é um projeto de mapeamento, promoção e divulgação cultural e pretende vir a concentrar e promover as atividades culturais e criativas do Alentejo Central.

Brasileiros levam a "A Arte de Enterrar seus Mortos" a Évora

Uma mulher grita. Com o que resta de suas forças, joga um punhado de terra sobre o corpo morto de seu irmão. E assim, se faz uma criminosa. A história é a de Antígona, a princesa banida, que retorna à sua terra natal para cumprir os rituais fúnebres de seu irmão. Mas sua manifestação de amor fraterno a torna uma fora da lei, e como tal, será julgada. 

Hoje é Dia Mundial do Teatro e o Alentejo celebra-o

O Dia Mundial do Teatro é celebrado anualmente a 27 de março. A data foi instituída em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro e celebrada pela primeira vez em 1962. O objetivo da data é promover a arte do teatro, sendo por isso disponibilizados inúmeros espetáculos gratuitos ou a preços mais acessíveis por esse mundo fora. O Alentejo não é exceção.

Brecht sobe ao palco para despertar consciências

Será pela mão do Grupo Cénico da SOIR Joaquim António d’Aguiar que a peça “As espingardas da senhora Carrar” de Bertolt Brecht, se vai estrear no próximo dia 23 de março, pelas 21:30h.

Com encenação de Luís Varela, a peça trata sobre a Guerra Civil de Espanha, quando se assinalam quase 80 anos do seu fim, e a sua exibição pretende a reflexão sobre o papel do teatro na sociedade e contrariar a tendência para a desagregação da comunidade teatral, contribuindo para a reflexão sobre o estado do mundo.

FLORBELA QUEIROZ SOBE AO PALCO EM PORTEL

O Município de Portel assinala a 27 de Março o Dia Mundial do Teatro, com a revista à portuguesa " Que Grande Caldeirada ", onde se destaca no elenco, a actriz, Florbela Queiroz.

O espectáculo terá lugar no Auditório Municipal de Portel, a partir das 21h30 e os bilhetes estão disponíveis para reserva na Loja do Munícipe.
 
Imagem de capa de TIAGO SOUSA DIAS

Páginas