Está aqui

Teatro

Cineteatro em Vila Viçosa reabriu após 10 anos fechado

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, reabriu, no passado dia 8, depois de cerca de 10 anos de portas fechadas, graças a obras de reabilitação que envolveram um investimento de 3 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, disse que “esta vai ser a primeira obra no Alentejo a ser inaugurada que foi financiada pelo [programa] Alentejo 2030”.

Encontro de Teatro Ibérico apresenta 6 espetáculos em Évora

A cidade de Évora acolhe, até sexta-feira, o Encontro de Teatro Ibérico, que contempla seis espetáculos apresentados por outras tantas companhias de Portugal e Espanha, conversas e uma conferência.

Segundo a agência Lusa, a iniciativa é promovida pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev) e irá decorrer ao longo da semana, no centenário Teatro Garcia de Resende.

O encontro ibérico arrancou este domingo com a apresentação da recém-estreada “Florbela, Florbela”, uma coprodução do Cendrev e da Éter – Produção Cultural.

Évora recebe Festival de Teatro de Amadores

Um total de nove grupos vai participar na 26.ª edição do FESTAE – Festival de Teatro de Amadores de Évora, que se realiza a partir de hoje, sexta-feira, e até ao final de novembro.

Segundo a agência Lusa, o evento é organizado pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António de Aguiar, com sede na cidade, sendo considerado “o mais antigo festival de teatro de amadores realizado em Portugal”.

Alentejo atribui 10 mil euros de bolsa de apoio à criação artística

As candidaturas para a atribuição da bolsa de apoio à criação artística do projeto Sementeira, no Alentejo, no valor de 10 mil euros, já estão abertas e prolongam-se até 20 de dezembro.

De acordo com os promotores, citados pela agência Lusa, o projeto Sementeira, da associação cultural Antípoda, é copromovido pelo Espaço do Tempo e coproduzida pela Alma d’Arame, Pó de Vir a Ser e Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre (CAEP), em parceria com Um Coletivo e as câmaras de Viana do Alentejo, Mértola e Portalegre.

Serpa vai ter teatro para todas as idades

Pelo 10 º ano, o Cineteatro Municipal de Serpa acolhe, pela mão da Baal17 – Companhia de Teatro, o encontro Cenas de Novembro. Sete espetáculos de teatro para todas as idades e (quase) todos os gostos, apresentados por companhias de norte a sul do País. Às sextas-feiras os espetáculos são dirigidos ao público adulto; e aos domingos, a tarde é dedicada às crianças e às suas famílias.

Luís Montenegro garante apoio do Governo a Évora_27

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou que Évora não ficará sozinha na organização da Capital Europeia da Cultura em 2027 e prometeu o apoio permanente do Governo, na medida das “possibilidades” e daquilo que “é razoável”.

Segundo a agência Lusa, o governante falava na cerimónia de tomada de posse da direção da associação gestora da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27, realizada esta quarta-feira no Palácio de D. Manuel, na cidade alentejana.

Projeto Ruínas apresenta novo espetáculo em Montemor-o-Novo

O espetáculo “Verde”, da Companhia Projeto Ruínas, sediada em Montemor-o-Novo, vai subir ao palco do Cine-Teatro Curvo Semedo, de 28 a 30 de novembro.

Em comunicado, a companhia refere que a peça estará antes em cena no Teatro Ibérico, em Lisboa, de 22 a 24 de novembro.

Fazem parte do elenco as atrizes e atores Catarina Caetano, Yana Katunina (da Ucrânia), Francisco Campos e Miguel Antunes.

Este projeto, com encenação de Francisco Campos, é baseado “na improvisação e procura fazer uma pesquisa à volta da irracionalidade humana”.

Évora acolhe peça de teatro que homenageia Florbela Espanca

O espetáculo teatral “Florbela, Florbela” vai estrear-se em Évora, na quinta-feira, para homenagear a poetisa alentejana Florbela Espanca (1894-1930).

Esta é uma criação conjunta do Centro Dramático de Évora (Cendrev) e da Éter – Produção Cultural, sendo um original de Filomena Oliveira e Miguel Real.

De acordo com o Cendrev, citado pela agência Lusa, a peça vai subir ao palco do centenário Teatro Garcia de Resende, em Évora, às 19:00 de quinta-feira.

O Espaço do Tempo atribui bolsas de criação de 25 mil euros

A associação cultural O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, acaba de abrir o período de candidaturas para a atribuição de quatro bolsas de criação no valor de 25 mil euros cada.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, O Espaço do Tempo indicou que a 5.ª edição das Bolsas de Criação na área das artes performativas contemporâneas, com um montante global de 100 mil euros, tem candidaturas abertas até ao dia 08 de novembro.

Grândola comemora 480 anos da Carta de Foral em outubro

O município de Grândola vai assinalar, a 22 de outubro, 480 anos da atribuição de Carta de Foral (1544) com um programa direcionado a todas as faixas etárias, que decorre ao longo deste mês e que engloba desporto, cultura, arte e tradição.

Em comunicado, a autarquia refere que o Dia do Concelho tem início com a cerimónia do Hastear da Bandeira, pelas 11:00, seguindo-se, no Lousal, a inauguração da escultura de Moisés Preto Paulo.

Páginas