Está aqui

Teatro

Mulheres tomam a seu cargo o governo da cidade em Évora

Ontem, domingo, 28 de julho, em Évora, as mulheres tomaram a seu cargo o governo da cidade. Poderia bem ser e pode um dia vir a acontecer, mas por enquanto, trata-se apenas, e não é pouco, da comédia grega de Aristófanes (450 aC), que tem como cenário Atenas na Grécia Clássica, onde as mulheres tomam a seu cargo o governo da cidade.

"A Assembleia das Mulheres" foi levada ontem à cena no Largo do Chão das Covas, naquela capital alentejana, e volta hoje, 29 de julho e uma vez mais a 31 de julho, primeiro na Praça do Sertório e depois na Praça 1º de Maio, ambas às 22h.

Bonecas em Évora

Gostava de ser essa pessoa mas não sou. Na capa do livro que imagino pousado na minha mesa de cabeceira está gravado o título Bonecas. Faço um esforço para me lembrar mas não consigo precisar o momento em que a história começa. Imagino-me a dançar uma música que adoro, a mexer o meu corpo, a pensar que não sou a única a ouvir esta música. Não sou a única a dançar e a pensar isto. E grito mais alto para que alguém me possa ouvir. No outro lado do mundo há outra rapariga como eu que neste palco quer falar sobre tudo isto.

Artes À Rua em Évora vai custar meio milhão de euros

O Município apresenta-o com um não festival. Falamos no Artes À Rua, que vai durar dois meses com espetáculos diários pelas ruas e praças da Cidade de Évora, de artistas vindos de 14 países e que vai custar aos cofres da Câmara qualquer coisa como meio milhão de euros.

O evento decorre entre 13 de Julho e 5 de Setembro e inclui música, artes plásticas, fotografia e performance e pretende diversificar-se e internacionalizar-se, no âmbito da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura.

Cartão Jovem faz 33 anos e passa a aplicação digital (app)

O Cartão Jovem celebra 33 anos. Os nascidos na década de 90  e de 2000 conhecem-no bem São três décadas de serviços à juventude na mobilidade, alojamento em todo o país e acesso à cultura e entretenimento em Portugal e na Europa.  
  
Ao chegar aos 33 anos o Cartão Jovem transforma-se em nova app, tendo atingido nos primeiros dias o primeiro lugar na categoria de similiares na Play Store e App Store. Agora, já não é necessário o cartão físico para aceder ao mundo de vantagens. Basta um smartphone, a app instalada e acesso à internet  
  

Em Beja os monumentos vão estar abertos até à meia-noite

O Festival B, em Beja, começa hoje, quinta-feira, 27 de junho e vai acontecer pelos espaços mais emblemáticos da cidade alentejana.

Hoje, amanhã e sábado, a Capela da Piedade, o Castelo de Beja e o Museu Regional Rainha D. Leonor vão estar abertos até à meia noite. No domingo, último dia do Festival, encerram às 21 horas.

Évora vai ter ópera épica dedicada à história de Geraldo e Samira

Quinta-feira, 27 de junho, é expectável uma grande azáfama em torno da Arena D'Évora, o espaço multiusos da cidade. Os artistas da região receberam um convite para aí comparecerem e se envolverem numa "grande produção", como atores, figurantes, cenários, guarda-roupa ou frente-de-casa. O objetivo? Estrear a 31 de agosto uma ópera dedicada à cidade com o sugestivo nome de Geraldo e Samira, heróis dramáticos do período da reconquista da cidade aos mouros.
 

"Entre o sonho e a realidade, entre a ilusão e a verdade" em Ponte de Sor

Não nos parece que se faça algo de semelhante no País ao que vai acontecer entre o próximo sábado, dia 22 de junho e dia 6 de setembro, em Ponte de Sor, naquele que é o festival internacional que convida o público a entrar num genuíno ambiente teatral do século XVII, no espetáculo de abertura inspirado no universo barroco "Bruits de Coulisses", da companhia francesa de circo aéreo acrobático Les P’tits Brás. Segundo a organização a peça é feita de histórias “entre o sonho e a realidade, entre a ilusão e a verdade, com fantasia, poesia e humor”.

Espanhóis da Extremadura voltam a celebrar o 10 de junho português

Para comemorar o Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas a região da Extremadura espanhola preparou novamente um programa de atividades ligadas à arte, ao cinema, à literatura, à música e à gastronomia portuguesas.

Começam hoje os Serões nos Claustros, em Portel

Procurar vencer implica sempre risco e a aposta que a Vila de Portel tem feito em matéria de investimento cultural comportaria sempre um risco, sobretudo quando se trata de levar artistas nacionais e internacionais para um concelho no interior do Alentejo, com pouco mais de seis mil habitantes. Mas feitas as contas o risco tem compensado.

Alcácer transforma lendas locais em teatro imersivo de horror

Alcácer do Sal tem lendas espantosas, grande parte delas desconhecidas do público, como "A luz da Caniceira", a "Moura Encantada" ou as "Bruxas de Salema". Todas elas vão sofrer uma abordagem inovadora de teatro imersivo, que as transforma em experiências sensoriais e que vão estar acessíveis ao grande público entre 21 e 23 de junho, no "Horror Fest", promovido pela Apocalypse – Associação de Teatro e Musicais (fundadora da Companhia de Teatro de Alcácer), com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

Páginas