Está aqui

Internacional

Eurodeputada do PCP em ronda política, amanhã em Évora

A eurodeputada do PCP, Sandra Pereira, promove amanhã, 25 de setembro, uma ronda de contactos políticos no Distrito de Évora. Sandra Pereira inicia o dia de trabalhos pelas 9h00  numa reunião com a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freita.

Um pouco mais tarde a eurodeputada reúne com a administração da GESAMB, empresa intermunicipal da gestão de resíduos. Da parte da tarde Sandra Pereira visita a Cooperativa Agrícola S. Pedro em Portel e encerra o dia de visitas com um encontro com oleiros de S. Pedro do Corval.

Sines no centro do acordo do hidrogénio verde entre Portugal e os Países Baixos

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, da República Portuguesa, e o Ministro dos Assuntos Económicos e da Política Climática, dos Países Baixos, assinaram, ontem, 23 de setembro, um Memorando de Entendimento para afirmar a sua intenção de ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países Baixos para 2030. O memorando prevê o desenvolvimento de uma cadeia de valor estratégica de exportação-importação, garantindo a produção e o transporte de hidrogénio verde de Portugal para os Países Baixos e o seu hinterland, através dos portos de Sines e de Roterdão.

Universidade de Évora pesquisa solução para baterias de veículos elétricos em fim de vida

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Betteries estão a ensaiar as melhores respostas para o que fazer com todas as baterias usadas dos veículos elétricos, numa intervenção integrada no projeto POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework.

Vinhos do Alentejo ganham certificado restrito na China

Esta semana, foi firmado entre a China e a União Europeia um acordo que concede ao vinho alentejano uma certificação de qualidade no mercado chinês, um acordo do agrado da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Este acordo confere a proteção a 100 indicações geográficas europeias e a 100 chinesas, estando os vinhos do Alentejo entre as seis iguarias portuguesas que fazem parte da lista europeia.

Dom Borba, o azeite alentejano que acaba de vencer ouro e prata lá fora

A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada, através de um azeite da sua marca, em dois dos mais importantes concursos de azeites do mundo

“Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, recebeu o Prémio Prestige Gold para azeite virgem extra no concurso internacional Terraolivo , que se realizou em Israel e que reconheceu a qualidade deste azeite produzido em Borba.

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Vinhos alentejanos protegidos no acordo entre a UE e a China

Os vinhos com indicação geográfica do Alentejo, entre tantos outros produtos nacionais, passaram a ser protegidos no acordo fechado entre a União Europeia e a China, que pretende combater a imitação e usurpação de 100 indicações geográficas europeias no mercado chinês e 100 indicações geográficas chinesas no mercado europeu.

Alentejo é palco do Festival Terras sem Sombra entre outubro e dezembro

A 16.ª edição do Festival Terras sem Sombra, que foi interrompida em março devido à covid-19, vai ser retomada em outubro, em vários concelhos do Alentejo, para mais sete fins de semana com concertos e ações sobre património e biodiversidade, anunciou a organização.

Ursula von der Leyen faz discurso do Estado da União aos europeus

O dia 16 de setembro, a partir das 8h00, vai ser marcado pelo Discurso do Estado da União 2020, pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Trata-se do seu primeiro discurso sobre o estado da União, um discurso anual que o Presidente da Comissão Europeia profere, em setembro, perante o Parlamento Europeu e este ano pode ser seguido em direto pela página de Facebook do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo (CIED).

Escritor Afonso Cruz recebe Bolsa de Residência Literária em Berlim

O escritor Afonso Cruz é o selecionado para a quinta Bolsa de Residência Literária, a decorrer em Berlim, por iniciativa da Embaixada de Portugal na Alemanha e do Camões – Centro Cultural Português, avançou a Lusa.

De acordo com o comunicado da embaixada portuguesa, na capital alemã, “Afonso Cruz propõe-se escrever o terceiro livro da sua coleção Geografias”. A obra deverá remontar à Berlim dividida pelo Muro e contar a história de um casal de namorados, separado no momento da divisão da cidade.

Páginas