Está aqui

Internacional

Porto de Sines quer atingir "crescimento de dois dígitos" nos contentores

É o porto líder em Portugal e é o que mais cresceu na Europa nos últimos cinco anos: o porto de Sines e espera, em 2020, conseguir chegar a um crescimento de dois dígitos, no que diz respeito à carga de contentores.

Em 2019, o Porto de Sines teve uma pequena quebra no número de contentores de cerca de 12%, mas a administração do porto de Sines espera que, em 2020, o porto alentejano possa recuperara e garantir um crescimento de dois dígitos.

Jovem alentejana marca golo de vitória da seleção frente ao País de Gales

A jovem jogadora alentejana Maria Ferreira, natural de Montemor-o-Novo (Cortiçadas de Lavre), a jogar atualmente no Sporting Clube de Portugal, marcou o golo da vitória das sub-15 portuguesas, no segundo jogo de preparação frente ao País de Gales, que terminou 2-1.
Duas partidas, duas vitórias, assim terminou o estágio de preparação das jovens lusas, na Cidade do futebol, como está a avançar a página Alentejo na Rede.

A equipa das quinas já tinha vencido o primeiro jogo por 3-0.

Esporão lança vinho comemorativo dos 20 anos da Transferência de Administração de Macau

A Herdade do Esporão produziu uma edição limitada de vinho de gama alta para comemorar os 20 anos da Transferência de Administração de Macau, ocorrida em 20 de dezembro de 1999. O vinho escolhido foi o Reserva Tinto de 2017 com o lançamento de 42900 garrafas de 750ml, 50 garrafas de três litros e 50 garrafas de cinco litros. O rótulo é da autoria de James Chu, depois do artista de Macau ter arrecadado o primeiro lugar num concurso de gravura lançado pelo importador local do vinho - Great Time Limited - no início de 2019.

Alentejo é quem mais cresce nas dormidas em alojamento turístico

As dormidas em alojamento turístico aumentaram 7,2% em Novembro, para 4,1 milhões, tendo Portugal contabilizado 1,8 milhões de hóspedes, o que representa um aumento de 12,5% em relação ao mês anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre Janeiro e Novembro de 2019, os país obteve 25,4 milhões de hóspedes, mais 7,1% do que no ano anterior, totalizando 66,3 milhões de dormidas.

Marvão vai lançar gabinete de apoio à comunidade estrangeira

O município de Marvão, no Alto Alentejo, vai inaugurar a 21 de janeiro um gabinete de apoio à comunidade estrangeira, com atendimento em várias línguas com o intuito de facilitar a integração de novos moradores naquele concelho alentejano.

Segundo a Rádio Portalegre o gabinete, que ficará situado no ninho de Empresas, em Santo António das Areias, vai permitir ajudar os estrangeiros em várias questões relacionadas com licenciamentos, certificados e finanças.

Final do Festival da Canção vai ser em Elvas

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, vai receber a final do Festival da Canção agendada para 7 de março, segundo avança a airinformacao.pt

O anúncio oficial está a ser feito na sede da RTP, em Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e por representantes da direção e administração da Televisão pública. A última vez que o Alentejo recebeu este evento foi em 1989 em Évora.

Música Checa abre em Vidigueira a temporada do Festival Terras sem Sombra

O grupo Tiburtina Ensemble apresenta-se na Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades (Vidigueira), no próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h30.

Alqueva vai testar sistemas de turbinas e bombas mais amigas do ambiente

Sete países, 18 milhões de euros e 15 instituições de outros cinco países, sustentam um consórcio que procura desenvolver e testar tecnologia para melhorar a eficiência de centrais hidroelétricas como o colosso de Alqueva.

As centrais hidroelétricas de Frades, Alqueva, Alto Lindoso e Caniçada vão testar novos sistemas de turbinas e bombas num projeto conhecido por Xflex Hydro, que tem um orçamento de 18 milhões de euros, é financiado pela Comissão Europeia e está a ser liderado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça.

Odemira dedica dois meses à Banda Desenhada

A 14ª edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira decorre entre os meses de janeiro e março de 2020, na Biblioteca Municipal José Saramago, numa iniciativa promovida pelo Município de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos.

Preço da carne de porco dispara 97% na China e beneficia produtores alentejanos

A subida do preço da carne de porco em 97%, em dezembro, manteve a inflação na China ao nível mais alto em sete anos, apesar dos esforços para reduzir a escassez causada por um surto de peste suína.

Páginas