Está aqui

Sociedade

Dias Abertos: Politécnico de Beja recebe 883 alunos do secundário

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) promove, a partir de hoje, terça-feira, e até quinta-feira, a iniciativa “Dias Abertos”, que irá receber um total de 883 estudantes do ensino secundário, acompanhados por 94 professores.

De acordo com o IPBeja, durante estes três dias “os estudantes acompanhados pelos professores terão oportunidade de vivenciar o campus do IPBeja e o centro Experimental da ESA, desenvolvendo atividades experimentais nos diferentes laboratórios, nos estúdios e outros espaços dedicados ao ensino”.

Fluviário de Mora discute alterações climáticas em simpósio

As inscrições para o III Simpósio Fluviário de Mora, a ter lugar no dia 6 de abril sob o tema “Alterações climáticas, Escassez Hídrica, e os seus impactos nos ecossistemas aquáticos”, já se encontram abertas até dia 4 de abril.

Alqueva simula situação de cheia no rio Guadiana

A barragem de Alqueva vai libertar 45 hm3 de água a partir da barragem de Pedrógão, numa simulação de caudal de cheia, uma medida essencial para limpeza e manutenção dos ecossistemas ribeirinhos no leito do rio Guadiana até à foz.

Em comunicado, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) adianta que a operação terá início no final do dia de amanhã, terça-feira, “atingindo o pico nos dias 28 e 29 de fevereiro, com uma média de 300 m3 de água libertada por segundo”.

Mariana Mortágua está hoje em Évora

Mariana Mortágua, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, vai participar num jantar-comício em Évora hoje, segunda-feira, a partir das 19:45.

Em comunicado, a Comissão Coordenadora Distrital de Évora do Bloco de Esquerda adianta que o evento terá lugar no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Évora.

Na sessão, irão intervir, além de Mariana Mortágua, o mandatário distrital, José Eliseu Pinto, e o primeiro candidato do Bloco à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Évora, Manuel Canudo.

 

Fotografia de parlamento.bloco.org

Évora: Tiago Salgueiro apresenta livro na Galeria de Exposições da Casa de Burgos

Tiago Passão Salgueiro, Historiador

A obra "Do Japão para o Alentejo - A embaixada Japonesa Tenshö em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584", da autoria de Tiago Passão Salgueiro, será apresentada no próximo dia 29 de fevereiro pelas 18 horas, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos.

Este livro lança luz sobre a visita de quatro jovens nobres japoneses a Évora e Vila Viçosa no século XVI, numa iniciativa organizada pela Companhia de Jesus. Convertidos ao Cristianismo pelos Jesuítas, estes jovens integravam uma delegação que se dirigia a Roma para prestar homenagem ao Papa.

Odemira promove 2º ciclo de formação desportiva

O Município de Odemira vai promover o 2º Ciclo de Formação Desportiva, a decorrer de março a outubro, dirigido a todos os treinadores, técnicos de exercício físico, diretores técnicos, pais/encarregados de educação e dirigentes, com o objetivo de proporcionar o acesso a formação diversificada em várias áreas de interesse e qualificar a base técnica e associativa.

Marinha auxiliou navio e evitou catástrofe ecológica na orla costeira alentejana

A Marinha auxiliou na madrugada de ontem um navio à deriva carregado de fertilizante, evitando uma "catástrofe ecológica" e salvaguardando a navegação e a proteção do ambiente marinho e da orla costeira alentejana, a 22 quilómetros do Cabo Espichel.

Em comunicado hoje divulgado, a Marinha refere ter coordenado "uma importante operação de salvaguarda da segurança da navegação e de proteção do ambiente marinho e da orla costeira alentejana", com o NRP Viana do Castelo e com a colaboração da Autoridade Marítima Nacional.

Alqueva acima de 85% de capacidade, mas com limitações para reforçar Algarve

José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)

A Albufeira de Alqueva está “acima de 85% de capacidade” e beneficiou de “um inverno produtivo normal”, revelou, em Ferreira do Alentejo (Beja), o presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

“Hoje de manhã a albufeira estava perto da cota 150, na cota 149,91. Isto tem algumas pequenas flutuações diárias, mas o que importa é que o sistema está acima dos 85% e beneficiou, naturalmente, das chuvas deste outono e inverno”, afirmou José Pedro Salema.

Évora expõe imagens de Alfredo Cunha com "olhar de quem era criança no 25 de Abril"

Alfredo Cunha, fotojornalista

Um total de 36 fotografias do fotojornalista Alfredo Cunha que mostram “o olhar de quem era criança no 25 de Abril” de 1974 vai estar exposto em Évora, a partir de 16 de março.

A mostra, intitulada “O Tempo de Todas as Perguntas”, com inauguração marcada para o dia 16 de março, poderá ser visitada até outubro, no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

Montemor-o-Novo: Contrato da Empreitada da nova ETAR do Ciborro já está assinado

Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, na sede da Junta de Freguesia do Ciborro, foi assinado o contrato da Empreitada de Conceção-Construção da ETAR de Ciborro, um marco significativo para a comunidade local. Este contrato, celebrado entre a AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S. A. e a empresa AMBIÁGUA – Gestão de Equipamentos de Águas, S.A., representa um passo importante na resolução de questões de saneamento há muito aguardadas pelos residentes da aldeia do Ciborro.

Páginas