Está aqui

Sociedade

Mina de Aljustrel lança medidas para minimizar poeiras escuras

A empresa proprietária das Minas de Aljustrel, a Almina - Minas do Alentejo, empresa mineira de capitais portugueses detida pelo grupo I’M Minning, está a implementar medidas ambientais que minimizem a dispersão de poeiras na região. A iniciativa acontece depois do poder político local ter iniciado um debate em torno da qualidade do ar em Aljustrel.

Vaccum Flasher de 67 toneladas transportado de Sines para a Refinaria da Galp

Uma peça de grandes dimensões foi transportada do Porto de Sines para a Refinaria Galp através da empresa nacional de transportes especiais, a LASO. A peça, um "vacuum flasher" de alta tecnologia, que serve para aumentar a produção no processo de refinação de combustíveis e que foi desenvolvida pela SHELL, teve que ser transportada por transporte especializado, dadas as suas dimensões e peso.

Mértola com evento maior da Caça no final de outubro

Com a chegada efetiva do outono ao Alentejo chega também IX Feira da Caça, de Mértola. O evento, que atrai um número crescente de entusiastas, vindos de todo o país e até da vizinha Espanha, decorre de 26 a 28 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal e “pretende dar a conhecer várias perspectivas da actividade cinegética e proporcionar momentos de convívio e animação”, explica a Câmara de Mértola, entidade promotora.

Novo orçamento, novos ministros

É hoje entregue na Assembleia da República o Orçamento de Estado de 2019, aprovado em conselho de ministros este fim-de-semana.

Com a notícia da entrega do Orçamento, chega também a notícia de novas remodelações no Governo, nas áreas da defesa, da cultura, da saúde, da economia e da energia.

Serão sem dúvidas novos desafios para o Governo e para os novos governantes.

A nível do Governo, pertence-lhe continuar a conduzir as negociações do Orçamento à Direita e à Esquerda.

"Super Juiz" Carlos Alexandre reúne com autarcas independentes em Portalegre

O célebre Juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, participa no próximo dia 20 de outubro em Portalegre num encontro da plataforma MAIS, a associação que reúne autarcas independentes, para falar da Justiça em Portugal.

A Plataforma Mais, que está em fase de constituição, junta presidentes de câmara, vereadores e autarcas de freguesia eleitos como independentes, que nas últimas eleições autárquias já conseguiram vencer 17 Câmaras Municipais no País e que se prepara para concorrer nas próximas eleições legislativas.

Temporal faz ruir tecto do Convento da Saudação em Montemor-o-Novo

O temporal que se abateu no país neste fim-de-semana, fez ruir uma parte considerável do Convento da Saudação, um dos mais importantes monumentos de Montemor-o-Novo e que acolhe o "Espaço do Tempo", uma estrutura transdisciplinar que serve de apoio a inúmeros criadores nacionais.

Beja: Politécnico com mais de metade das vagas vazias

Nas três fases de Concurso Nacional de Acesso 2018, o Instituto Politécnico Beja ficou com mais de metade das vagas disponibilizadas no concurso nacional de acesso ao ensino superior vazias.

Os dados foram revelados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o mesmo aconteceu com o Instituto Politécnico de Bragança.

Alentejo quer Montado como Património da UNESCO

A proposta parte da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) que está a preparar uma candidatura do Montado a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Neste sentido, já decorreu uma reunião de trabalho preparatória, em Ourique, e quer o edil local, Marcelo Guerreiro, quer a ERTAR, veem o montado como parte da identidade alentejana, tal como o Cante e os Chocalhos, sendo esta mais uma oportunidade de valorizar o mundo rural.

 

Imagem de corktrekking.com

 

 

 

Passagem da Força Aérea de Montijo para Beja custa 115 milhões

Já existe um plano de transferência dos C295 da base aérea do Montijo para a base de Beja e dos helicópteros de busca e salvamento para Sintra.

Na base do Montijo ficarão os helicópteros Lynx, da Marinha. Os helicópteros EH101, - especialistas em missões de busca e salvamento - vão para Sintra e os C295, de transporte de tropas e carga, vêm para a base alentejana de Beja, tal como os Epsilon, aviões de instrução, que deixam Sintra para regressar ao Alentejo.

Ciclovia unirá Castelo de Vide e Marvão

Serão 7 quilómetros de ciclovia que irão unir Castelo de Vide e a localidade de Portagem, em Marvão, num projeto que significa um investimento de 500 mil euros.

A ciclovia ligará Castelo de Vide a Portagem, e que se prevê esteja pronta em 2021, decorrendo já os trabalhos preliminares. Em preparação está também uma candidatura a financiamento comunitário.

Páginas