Está aqui

Sociedade

GNR sinaliza idosos vulneráveis em todo o país em outubro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, durante todo o mês de outubro, a Operação “Censos Sénior 2022” em todo o território nacional, no âmbito do Policiamento Comunitário, que “visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa”.

GNR com novo comandante em Évora

Paulo Poiares, Comandante do Comando Territorial de Évora

O Comando Territorial de Évora realizou, no dia 30 de setembro, pelas 11 horas, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Évora, tenente-coronel Paulo Poiares, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando da Unidade.

Hospital Central de Évora: PSD questiona Governo sobre prazos e investimento

O PSD questionou hoje se o Governo pode garantir que a construção do Hospital Central do Alentejo, em Évora, está concluída no próximo ano e por que razão diminuiu o investimento nesta obra.

Numa pergunta endereçada ao ministro da Saúde, os sociais-democratas questionam se Manuel Pizarro consegue garantir que a obra do novo Hospital Central do Alentejo vai estar concluída no final de 2023, de modo a não se perder o financiamento do programa operacional regional do Alentejo.

Feira virada para o mar em Sines

A Feira do Mar está de regresso a Sines de 11 a 14 de Outubro. Esta será a 5ª edição e irá centrar-se em temas como Empreendedorismo, Turismo, Portos e Logística, Formação e Inovação.

Estão previstas quatro grandes conferências com oradores reconhecidos pelos contributos para o crescimento azul.

Em paralelo será realizada uma mostra empresarial profissional no espaço do terreiro do Castelo. Projetos, serviços e produtos ligados à Economia Azul terão a oportunidade de se promover no palco central do recinto.

Em Ourique o cante é ensinado na escola

A descentralização de competências na educação, do poder central para o Município de Ourique, permitiu o reforço do investimento municipal na educação, uma maior proximidade às dinâmicas da comunidade escolar e o aprofundamento de algumas marcas de identidade da comunidade e do território. Em 2022/2023, Ourique manterá no programa educativo o Cante Alentejano e lança o projeto da música, através de atividades que serão iniciadas a 3 de outubro.

“Alentejanos de gema” – Henrique Pousão

por Joana Casca

Henrique Pousão, foi um pintor português, pertencente à primeira geração naturalista. O alentejano, conhecido como o mais inovador pintor português da sua geração, destacou-se pela sensibilidade com que retratava os sítios por onde passava. Hoje em dia, as suas obras já chegam a cidades como Roma e Paris.

S. Cucufate recebe encontro internacional de Filosofia

A Villa Romana de São Cucufate, situada em Vila de Frades no concelho de Vidigueira, vai receber o I encontro da série internacional ANTROPOCÉNICA, no próximo dia 9 de outubro de 2022, com o apoio do Município de Vidigueira.

ANTROPOCÉNICA é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.

Évora: Câmara exige reposição de acessos e infraestruturas afetadas por obras da ferrovia

A Câmara de Évora exigiu à Infraestruturas de Portugal (IP) a reposição integral dos acessos e ligação de infraestruturas a dois bairros locais afetados pelas obras de construção da ferrovia entre Sines (Setúbal) e Elvas (Portalegre).

Em comunicado enviado, o município revela que, em reunião de câmara já realizada este mês, deliberou por unanimidade aprovar uma moção em que “assume forte preocupação pela perspetiva de incumprimento por parte da IP de um conjunto de preocupações e recomendações anteriormente manifestadas”.

Universidade de Évora recebe certificado de garantia de qualidade

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acaba de certificar o Sistema Interno de Garantia de Qualidade da Universidade de Évora (SIGQ-UÉ), por 6 anos, sem condições.

O relatório de follow up, elaborado pela atual equipa reitoral, com o apoio da Divisão de Planeamento e Garantia da Qualidade, submetido no final de julho de 2022, permitiu demonstrar o cumprimento, entretanto realizado, de todas as condições exigidas pela Agência, sendo, assim, possível ultrapassar a certificação provisória e garantir a certificação do SIGQ por 6 anos.

A profecia das três bolotas

No ano longínquo de 2198, após anos e anos de guerras nucleares e devastações naturais, cansadas por tudo o que é menos natural e menos humano. Foram anos seguidos de devastação. Portugal tinha deixado de existir e de ser conhecido como tal. Nas grandes cidades restavam escombros e cinza. Não crescia nada nelas. Além do castanho e do cinzento, nada mais havia.

Ninguém se lembrava das cores do mundo, das cores da natureza. Ninguém existia para se lembrar das cores, ou na vida em si.

Páginas