Está aqui

Sociedade

Viana do Alentejo está a mobilizar população para comprar local

A campanha “Compre no Comércio Local – Vales Solidários”, que se encontra a decorrer até 31 de outubro no concelho de Viana do Alentejo, tem registado uma forte adesão por parte da população que se desloca aos vários estabelecimentos de comércio local aderentes, segundo aquele município alentejano.

A iniciativa, que tem como objetivo revitalizar o comércio local, estimulando os hábitos de consumo locais, conta com oitenta e cinco estabelecimentos aderentes em todo o concelho.

Comprei lá uma panela de barro, que ainda uso.

(Eu) Olá, como estás hoje?

(Espelho) Bem, percebes que é a primeira vez que me perguntas?

(Eu) E tens razão. Reconhece que costumas-me dizer coisas irritantes ou desagradáveis.

(Espelho) Refletir sobre o que nos irrita nos outros pode ajudar-nos a entender melhor a nós mesmos.

(Eu) Eu já ouvi essa frase.

(Espelho) Sim, nos livros que estás a ler, mas que não compreendeste.

E@D - Uma equação onde falta o verbo aprender

O E@D tão constantemente mencionado e discutido nestes difíceis tempos ganhou por estes dias um enorme destaque em função dos momentos de pandemia que temos vivido mas, na verdade, está regulado já há algum tempo através da Portaria n.º 359/2019 de 8 de outubro.

Resolução do surto em Reguengos de Monsaraz satisfaz União das IPSS de Évora

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Évora revelou-se satisfeita com o anúncio da Autoridade de Saúde Pública sobre a instauração de um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz.

Em comunicado citado pela Lusa, a UDIPSS refere que o anúncio feito pela Autoridade de Saúde Pública no sábado, sobre a “total resolução” do surto que eclodiu na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da sua associada Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), a “enche de satisfação”.

Alunos, diplomados e docentes já podem submeter ideias ao Poliempreende

As candidaturas para a 17.ª edição do Poliempreende, um concurso de ideias que pretende avaliar e premiar projetos desenvolvidos por alunos, diplomados ou docentes das instituições que compõem esta rede, já estão abertas e decorrem até 10 de setembro. A iniciativa está marcada para dia 18 de setembro.

Este concurso regional, além de entregar prémios monetários, oferece ainda aos vencedores três meses de incubação gratuita na BioBIP (Bioenergy and Business Incubator of Portalegre), a incubadora de empresas do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Nova certificação dos vinhos alentejanos pode aumentar vendas em 5% a 10%

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai iniciar a atribuição de certificados de produção sustentável, um selo inédito no setor, que será atribuído aos produtores que cumpram com requisitos de gestão de solos, água e rega, diminuição de produção de resíduos ou monitorização da fertilização, entre muitos outros critérios.
 

EDIA com terreno para arrendamento

São 184 parcelas de terreno que a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) tem disponíveis para arrendamento.

Estas parcelas de terreno localizam-se nos concelhos de Alandroal, Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Évora, Ferreira do Alentejo, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa e Vidigueira, podendo consultar os dados das parcelas e no site da EDIA ou na sua sede em Beja, nas Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia e respetivas.

Elvas vai ser tomada de (as)Salto

Será a quarta edição do festival A SALTO – Tomada Artística de Elvas, e que terá lugar de 28 a 30 de agosto, em Elvas.

Este festival quer promover apresentação pública de projetos artísticos contemporâneos transdisciplinares, que se envolvam e se adapatem à topografia social e arquitetónica da cidade raiana alentejana que, durante 3 dias, vai estar cheia de teatro, instalações artísticas, exposições e performances.

 

Fique com o programa:

28 de agosto - sexta-feira

21h30 - ROMEU ROMEU, de LAMA TEATRO (teatro) - Castelo (a confirmar), M/12

Chega! ... de fake news

Ao entrar num dos vários grupos de apoio a André Ventura, surge destacada uma publicação onde se lê “Se Portugal fosse um país racista, como é que seria possível a eleição do primeiro ministro?”. Em resposta um utilizador escreve “O indiano não ganhou as primeiras eleições em que foi primeiro ministro ele e os outros crápulas, arranjaram a tal geringonça para correr com o coelho...”. O grupo em causa tem aproximadamente 17 mil membros. Mesmo admitindo que uma cota parte são mirones como eu própria, é um número que assusta e que tudo indica que vai crescer nos próximos tempos.

Mourão investe na requalificação da biblioteca

Será com recurso a fundos comunitários que a Câmara Municipal de Mourão vai requalificar a biblioteca municipal.

O concurso já foi lançado, em Diário da República, pela autarquia liderada por Maria Clara Safara e prevê não só a requalificação da biblioteca, mas também da zona envolvente.

O investimento é pouco superior a 370 mil euros, e foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, tendo também obtido o parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR).

Páginas