Está aqui

Sociedade

Viana do Alentejo na direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

O Município de Viana foi eleito para a direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), na reunião da Assembleia Geral, que decorreu na cidade de Aveiro.

Universidade de Évora vai formar gratuitamente executivos das empresas

A Universidade de Évora, em parceria com o projeto INDUPYMES 4.0, vai promover uma formação online gratuita concebida para responder às novas necessidades e desafios decorrentes da implementação das tecnologias e metodologias da Indústria 4.0, a realizar-se a partir do dia 27 de janeiro de 2022. 

Este programa de formação que integra docentes da academia eborense organiza-se numa estrutura dividida em 4 partes: Princípios e tecnologias; Formas de aplicação e impacto nas empresas; Processos de implementação e Impacto nos modelos de negócio e desenvolvimento de empresas.

Évora promove encontros do seu meio artístico e académico

O Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) está a organizar uma série de encontros com pessoas do meio artístico, cultural e académico de Évora, que irão decorrer a partir de amanhã, quarta-feira, na cidade alentejana.

De acordo com a fundação, citada pela Lusa, o programa, intitulado “Duas ou três coisas…”, prolonga-se até dia 29 de janeiro e consiste em “encontros com saberes, vozes e perspetivas da cidade, procurando campos de debate que cruzam Évora com os seus horizontes atuais”.

IEFP investe 1,5 milhões para formação aeronáutica em Ponte de Sor

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai investir mais de 1,5 milhões de euros em Ponte de Sor para formar trabalhadores na área industrial e no setor ligado à aeronáutica, avança a agência Lusa.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Ponte de Sor divulgou que hoje, terça-feira, pelas 11:00, vai ser assinado um protocolo com o IEFP para a cedência do espaço onde será criado este novo polo de aprendizagens.

Covid-19 - Estudo internacional revela que a compaixão e a conexão social reduzem o risco de stress pós-traumático

A compaixão e a ligação aos outros são fatores que reduzem o risco de desenvolvimento de stress pós-traumático no contexto da atual pandemia de Covid-19. Em oposição, a desconexão social, marcada pela solidão e pelo medo da compaixão, potencia esta perturbação psicológica. A conclusão é de um estudo internacional multicêntrico liderado por uma investigadora da Universidade de Coimbra (UC).

Legislativas 2022: Carlos Roquette | cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal por Portalegre

Carlos Roquette, empresário de 61 anos, é o cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo círculo eleitoral de Portalegre às eleições legislativas de 30 de janeiro.

“A IL – INICIATIVA LIBERAL estará sempre presente, sem hesitações, pela voz de todos, para contribuir com as soluções que retirem o Distrito de Portalegre do marasmo, estagnação e declínio, que os Partidos Socialista e Social-democrata, sozinhos ou em coligação, com maiorias sucessivas há 46 anos na AR, nunca se preocuparam em implementar.

Ourique aumenta em 20% bolsas para estudantes universitários

A Câmara Municipal de Ourique aprovou 38 bolsas de estudo para jovens a frequentarem estabelecimentos do ensino superior, aumentando 20% do valor atribuído a cada estudante.

Em comunicado, a autarquia refere que “as bolsas municipais para estudantes do ensino superior, que eram de 100 euros por mês, terão no presente ano o valor de 120 euros, um aumento de 20%, importante para apoiar as famílias e os jovens”.

O município adianta ainda que estas bolsas serão atribuídas por um período de dez meses, perfazendo um total de 1 200 euros para cada estudante universitário.

Número de enfermeiros a emigrar aumenta desde 2020

Mais de 2000 enfermeiros solicitaram à Ordem a declaração para efeitos de emigração em 2020, desde o início da pandemia, adiantam os dados da Ordem dos Enfermeiros (OE).

No total, a OE recebeu 2143 pedidos de declarações: 1230 em 2020 e 913 em 2021, especialmente no segundo semestre do último ano, altura em que milhares de enfermeiros saem das escolas para o mercado. Enquanto até junho se tinham registado 277 pedidos de emissão de declarações, entre junho e dezembro esse número ascendeu a 636.

Biblioteca de Évora promove uma noite com “Harry Potter: Viagens mágicas”

Decorrerá dia 4 de fevereiro, na Biblioteca Pública de Évora (BPE), a iniciativa Harry Potter: Viagens mágicas” e a leitura das obras desta saga, da autoria da britânica JK Rowlling.

A iniciativa insere-se na programação mensal da BPE e as sessões decorrem das: 18h30 às 20h e das 21h às 22h30 e as inscrições são limitadas e devem ser realizadas através do email bpevora@bpe.bnportugal.gov.pt. Só após receber um email de resposta a inscrição estará completa.

Filme “Não Olhem para Cima” visto pelos especialistas

Contribuir para o avanço do conhecimento é algo que todos os cientistas ambicionam. Mas para isso, é necessário que as suas descobertas sejam validadas por outros cientistas. Esta validação é feita através do processo de revisão entre pares, um dos pilares do processo científico, mencionado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrense no filme “Não Olhem Para Cima”.

Páginas