Está aqui

Sociedade

Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito lança um “Syrah Solidário”

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito lançou um “Syrah Solidário”, uma campanha de solidariedade.

Assim, até ao dia 30 de novembro, cada vez que for vendida uma garrafa de Vidigueira Syrah, parte do valor dessa venda reverte a favor dos Bombeiros de Vidigueira, Cuba e Alvito.

O Vidigueira Syrah destaca-se pela sua singularidade típica de um monocasta – uma casta reconhecida mundialmente – e com grande procura dos consumidores; é um dos vinhos mais medalhados e procurados pelos turistas.

 

Imagem de jumbo.pt

 

Companhia de Dança de Évora vai atuar na Dinamarca

A CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai dar início à nova temporada com a apresentação de Tristão e Isolda, a mais recente criação da coreografa Nélia Pinheiro,.

Em setembro, a obra será apresentada em Oeiras e no Posthus Teatret, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Esta criação estreou.se em maio, em Castelo Branco, por ser uma encomenda do Município de Castelo Branco à coreógrafa Nélia Pinheiro, numa parceria com a CDCE como entidade co-produtora.

Vendas Novas em festa com Miguel Gameiro e Diogo Piçarra

É a celebrar o seu 56.º aniversário – a 7 de setembro - que Vendas Novas vai receber Miguel Gameiro e Diogo Piçarra nas Festas da Cidade, que decorrem de 6 e 9 de setembro.

São quatro dias de animação sendo que os espetáculos principais terão lugar pelas 22h.

No dia 6, sobem ao palco Cantigas do Festival, um projeto musical que faz uma viagem por temas vencedores do Festival da Canção; dia 8, o consagrado músico Miguel Gameiro e dia 9, a jovialidade de Diogo Piçarra.

Tudo se passa à volta de um mastro

“Um mastro por um dia” é uma proposta artística da Associação PéDeXumbo.

“O mastro como um pau que se ergue para chegar ao céu e assim agradecer, sabe-se lá a quem, uma boa nova que aconteceu ou que aí vem…

O momento de dançar à volta desta marca, a celebração do que é o trabalho em comunidade para um fim, o derrubar o mastro…

O fecho de uma promessa de festa que não acaba!...”

Mina de São Domingos ganha Centro de Estudos

Com o intuito de colocar anos de história de uma mina e das suas gentes ao alcance de todos, nasceu o Centro de Estudos da Mina de São Domingos.

Serpa investiu 500 mil euros para recuperar o Jardim Municipal

Foi com base na segurança e conforto dos utilizadores que a Câmara Municipal de Serpa procedeu à reabilitação do jardim Municipal.

O investimento representou um investimento de 500 mil euros e a intervenção tornou-se mais morosa que o expectável devido à dimensão da intervenção ao nível da vegetação já existente, no entanto, este verão, as pessoas já vão poder usufruir das novas valências e espaços do jardim.

Beja: 15 anos de Palavras Andarilhas

Beja recebe mais uma edição - a décima quinta - das Palavras Andarilhas | Encontro dos Aprendizes do Contar, de 23 a 26 de agosto.

Já é conhecida a programação desta edição e propõe OLHARES diversos sobre a arte da palavra dita e impressa, em oficinas, tertúlias e conferências, apoiando a formação dos mediadores de leitura que acorrem a Beja, nestes dias um lugar de RESPIRAR.

Escritores como Viale Moutinho, Eugénio Roda, Rita Taborda Duarte vão participar, além de outros criadores convidados que vão partilhar os seus universos.

Turismo aumenta no Alentejo, outra vez

O país apresentou dados muito díspares em relação à evolução do Turismo – sobretudo em termos de evolução das dormidas – segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) – só o Norte e o Alentejo aumentaram os turistas em junho, sendo que, por cá, o aumento – face ao mesmo período de 2017 – foi de 2,4%.

O aumento nas dormidas justificou um aumento de 4,7% nos proveitos relativos ao aposento e 5,4% nos proveitos totais.

Ao todo, neste primeiro semestre, o Alentejo teve um aumento de 6,6% nas dormidas, enquanto que o total nacional caiu 2,9%.

 

Aljustrel exigiu variante ao Governo

O presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito, fez saber junto do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. Oliveira Martins Governo, que Aljustrel quer a construção da circular à vila.

Esta necessidade da vila alentejana está identificada como prioritária, pela autarquia, há décadas e Nelson Brito apresentou ao Governo um projeto para a construção da circular e que será analisado em nova reunião, a ter lugar em setembro, com a intenção de que esta obra venha a integrar o Programa Nacional de Investimentos.

Infraestruturas de Portugal quer fazer 2 milhões no Alentejo

É com a venda de 23 prédios que a Infraestruturas de Portugal (IP) quer fazer mais de cinco milhões de euros.

Através da IP Património, foram colocados à venda um conjunto de prédios por todo o país sendo o procedimento de venda pública por carta fechada e com o critério único de seleção a ser apenas o da proposta mais elevada.

O imóvel com o valor base mais elevado - 1.231.400 euro – é um prédio urbano, no centro histórico de Évora, e tem uma área total de terreno de 849 metros quadrados.

Páginas