Está aqui

Sociedade

Governo suspende voos com o Brasil

O Governo decidiu suspender os voos de e para o Brasil, a partir das 00h00 do dia 29 de janeiro, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus.

Até ao dia 14 de fevereiro, estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido.

Avistadas caravelas-portuguesas nas praias de Sines e Odemira

Cerca de duas dezenas de caravelas-portuguesas foram avistadas em praias dos concelhos de Sines e de Odemira, no litoral alentejano, alertou a Capitania do Porto de Sines.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Capitania do Porto de Sines refere que “foi detetada a presença de caravelas-portuguesas, com a designação científica ‘Physalia physalis’ no espelho de água e nas praias dos concelhos de Sines e de Odemira, incluindo no rio Mira”.

O fim do pesadelo

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto tem o seu lugar a 27 janeiro.

Para que não se repita, não basta passar esta página negra da História da Humanidade e encerrar os acontecimentos no baú do passado.

Para que não se esqueça, é necessário relembrar os milhões de vítimas provocadas pelo genocídio levado a cabo pela Alemanha nazi em plena II Guerra Mundial.

Há 76 anos, a 27 de janeiro de 1945, o principal campo de concentração nazi, Auschwitz (a sul da Polónia) foi libertado do jugo nazi pelas tropas da União Soviética.

Estudantes de Psicologia e Enfermagem de Évora apoiam voluntariamente doentes Covid

São 46 os estudantes de Enfermagem e em Psicologiada da Universidade de Évora (UÉ) que estão a contribuir para reforçar tanto a monitorização dos contactos dos doentes de Covid-19, como o acompanhamento telefónico a estes doentes, em isolamento nas suas casas. Em causa está um centro de rastreio de contactos posto em funcionamento em tempo recorde, como resposta a um pedido de apoio da ARS Alentejo.

Sines alarga refeições escolares ao secundário e faz entregas em casa dos alunos

Em contexto de suspensão das atividades letivas pelo Governo, devido à pandemia, a Câmara Municipal de Sines determinou medidas excecionais sobre refeições escolares no concelho, abrangendo todos os níveis de ensino, ou seja, suportando também agora o apoio ao ensino secundário. O Município procederá também às entregas das refeições em casa dos alunos, evitando assim deslocações e a concentração de pessoas nas horas de levantamento das refeições.

Mértola anuncia construção de lar de idosos e estação biológica para 2021

A Câmara Municipal de Mértola anunciou que vai avançar com a construção de um novo lar para idosos e de uma estação biológica este ano, num investimento total de mais de sete milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia alentejana, Jorge Rosa, afirmou que a criação da Estação Biológica de Mértola nos antigos silos da EPAC da vila, junto ao rio Guadiana, irá custar cerca de 4,5 milhões de euros.

O Chega está a fazer no Alentejo o mesmo que fez o PCP nos anos 70

Está a dar algo em que acreditar a quem se sente explorado, esquecido, abandonado e desconsiderado, ainda que as suas soluções sejam intangíveis, fantasiosas, simplistas e insignificantes como eram as do PCP.

Alandroal lança-se em grande projeto de reflorestação no Alentejo

O município de Alandroal vai participar como parceiro estrutural no projeto “Além Risco” que procura combater as mudanças climáticas com a plantação de 50 mil árvores.

Desenvolvido por uma equipa liderada por Miguel Bastos Araújo, investigador da Universidade de Évora, o projeto tem como objetivo envolver os cidadãos na plantação de milhares de árvores nos aglomerados urbanos do Alentejo Central, permitindo não só reduzir o efeito de “ilha de calor” por eles criados, mas também reforçar a capacidade de adaptação das populações locais ao efeito das ondas de calor na saúde pública.

Bencatel divide-se na hora de votar em protesto pelo fecho da EN 254

A população de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, juntou-se este domingo para este votar nas eleições Presidenciais, com muitos outros a optarem pela abstenção como protesto pelo encerramento da Estrada Nacional (EN) 254.

De acordo com a Lusa, perto do pavilhão da junta de freguesia, onde foram colocadas as duas secções de voto, um grupo de pessoas juntou-se para, de forma discreta, sensibilizar outros habitantes a não votarem ou a escolherem o voto em branco.

Marcelo Rebelo de Sousa ganha em todos os distritos do país

Nas eleições Presidenciais que ocorreram este domingo, Marcelo Rebelo de Sousa ganhou em todos os distritos, incluindo as duas regiões autónomas.

De acordo com o jornal Expresso, o distrito de Beja é onde Marcelo consegue o resultado mais fraco (51,3%) e onde o comunista João Ferreira tem a maior percentagem (15,02%), mas ainda assim atrás de André Ventura (16,19%).

Páginas