Está aqui

Sociedade

Helicóptero de combate a incêndios rurais regressou a Moura

Um helicóptero de combate a incêndios rurais regressou, na passada quarta-feira (24), ao Centro de Meios Aéreos (CMA) de Moura, de onde havia saído por alegada falta de certificação, fez saber o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Azedo.

Em declarações à agência Lusa, o autarca indicou que a aterragem do helicóptero, no CMA da cidade, aconteceu pelas 13:30 de quarta-feira.

“Se calhar, a certificação foi emitida e o aparelho já está em Moura, que é o mais importante”, afirmou.

Castelo de Vide vai ter Centro Interpretativo Garcia de Orta a partir de setembro

Prevê-se que seja inaugurado em setembro, em Castelo de Vide, um centro interpretativo dedicado ao médico e botânico Garcia de Orta, projeto que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Desenvolvido pelo município, o Centro Interpretativo Garcia de Orta vai surgir nas instalações do antigo balneário termal de Castelo de Vide.

‘Legionella’ detetada em quatro equipamentos de Redondo

A bactéria ‘legionella’ foi encontrada nos balneários de dois campos de futebol e dois pavilhões gimnodesportivos, em Redondo, que encerraram temporariamente, divulgou, no dia de ontem, a Câmara Municipal.

Num comunicado divulgado na sua página de internet, citado pela agência Lusa, o município explicou que a deteção da bactéria nos quatro equipamentos se deu “no decorrer do normal processo de monitorização”.

Novas fábricas da Repsol Polímeros em Sines devem arrancar no final de 2025

O diretor-geral do Complexo Industrial de Sines da Repsol Polímeros, Salvador Ruiz, revelou que o projeto de expansão deverá estar concluído no último trimestre do próximo ano, com o início da atividade das duas novas unidades fabris.

“Estamos a manter as datas [previstas no projeto], com um nível de construção na ordem dos 30 a 35% e podemos afirmar que, no final do próximo ano, vamos começar com as atividades de arranque das duas fábricas”, indicou o responsável.

Noites de Verão regressam a Elvas entre 14 e 25 de agosto

As Noites de Verão estão prestes a regressar à Praça da República, em Elvas, com diversos espetáculos durante o mês de agosto.

De acordo com o município alentejano, esta iniciativa, que vai “animar as noites quentes de verão”, decorre entre os dias 14 e 25 de agosto, proporcionando ao público “concertos e música para todos os gostos”.

Castro Verde tem requalificação da Igreja dos Remédios praticamente concluída

A requalificação da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, também conhecida como Igreja das Chagas do Salvador, em Castro Verde, está praticamente concluída.

Os trabalhos de manutenção passaram pela pintura geral do monumento, pela conservação e limpeza do telhado, que incluiu a substituição de telhas partidas, e pela impermeabilização de caleiras e algerozes, revela, em comunicado, o município.

Fica no Alentejo a cidade com a maior diferença de preço entre casas com e sem piscina

Em Portugal, uma casa com piscina tem, em média, um preço 61% mais elevado do que uma sem esta comodidade, concluiu um estudo promovido pelo portal imobiliário Idealista, citado pelo Dinheiro Vivo.

É na cidade de Évora que é maior a diferença entre adquirir um apartamento com ou sem piscina, uma vez que os apartamentos com piscina custam mais 86%. Seguem-se Setúbal, com uma diferença de 85,7%, Lisboa, com 65,4%, Castelo Branco, com 55,3%, Coimbra, com 49%, Ponta Delgada, com 46,2%, Braga, com 40,4%, Aveiro, com 36,4%, e Beja, com 33,8%.

Ativos da Cooperativa Agrícola de Vidigueira vão a leilão

Os ativos da Cooperativa Agrícola de Vidigueira (CAV), centrada na produção de azeite, que entrou em insolvência no final do ano de 2020, vão ser leiloados, noticia o jornal ECO.

O leilão, que começa em setembro, inclui o armazém industrial, o edifício e os equipamentos para a produção de azeite. A responsável pelo leilão de insolvência, Leilosoc, revela que os imóveis da cooperativa ainda estão em avaliação, mas que os seus bens móveis se encontram avaliados em 288 mil euros.

Odemira revela que 32.ª FACECO recebeu 40 mil visitantes

O balanço da 32.ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, promovida pelo município de Odemira, em São Teotónio, de 19 a 21 deste mês, revela que esta foi a “maior feira de sempre”, com 40 mil visitantes e 278 expositores, indica a Câmara Municipal, em comunicado, revelando ainda que alguns dos pontos fortes deste certame, “uma verdadeira montra do território”, foram a pecuária, a agricultura, o turismo, o artesanato, a gastronomia e um vasto programa de animação.  

Estão de regresso os Sunsets de Verão do Vila Galé

Com a chegada do tempo quente, chegam também as habituais sunset parties promovidas pela Vila Galé, que regressam para animar os finais de tarde com música e uma carta de bar exclusiva, composta por propostas para petiscar e beber.

Segundo a empresa, citada pela revista Marketeer, algumas das opções que podem ser encontradas na carta são o gin, o vinho a copo, os mojitos ou as caipirinhas. 

Estes sunsets são abertos a todos os clientes, mesmo que não se encontrem alojados nos hotéis do grupo, que, no entanto, não recebem todos em simultâneo esta iniciativa.

Páginas