Está aqui

Sociedade

É Dia Mundial da Alimentação, mas há um retrocesso na luta contra a fome

Hoje, 16 de outubro, comemora-se o dia Mundial da Alimentação e do Pão, além da coluna, mas é um alerta Índice Global da Fome 2021 que chama à atenção: há um retrocesso na luta contra a fome.

O relatório revela que o mundo não está no bom caminho para alcançar a Fome Zero até 2030 devido aos conflitos violentos, às alterações climáticas e à pandemia da COVID-19.

Houve retrocessos na luta contra a fome e são já cerca de 50 países os que não conseguirão atingir a Fome Zero até 2030, de acordo com relatório divulgado pela ONG Ajuda em Ação.

Os portugueses estão a comer o dobro daquilo que deviam

Esta sexta, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu a conhecer a “Balança Alimentar Portuguesa 2016-2020” e que mereceu de imediato a reação da Ordem dos Nutricionistas: “os portugueses estão a comer o dobro do necessário e de forma ainda mais desequilibrada”.

Salvador Sobral sobe ao palco em Portalegre

O reconhecido Salvador Sobral sobe hoje ao palco em Portalegre, no Centro de Artes do Espetáculo, pelas 21h30.

É o “Janeiro Sessions Live Tour” e que tem um conceito simples que pretende recriar o ambiente de receber amigos na sua sala de estar, para uma noite de música e conversa descontraída.

Salvador Sobral irá trazer alguns dos seus temas e histórias, para partilhar com todos os que se juntarem a eles, nesta noite especial, numa organização do município.

 

 

Foto de impresa .pt no Jornal Blitz

Monsaraz reúne instrumentos musicais e tradicionais de todo o mundo

É o Museu Coleção Vintém e foi inaugurado Igreja de Santiago, em Monsaraz, esta semana.

O espaço reúne agora a coleção de instrumentos musicais e tradicionais do mundo do professor e produtor musical Fernando Vintém.

Cantar o Alentejo, hoje, em Viana do Alentejo

Esta noite, com entrada gratuita, no cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo, vai-se “Cantar o Alentejo”.

Em palco, pelas 21:30h, estarão “Os Alentejanos” e o “Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo”, para um espetáculo cheio de tradição, alma e muito Alentejo.

 

Imagem do Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo de amusicaportuguesaagostardelapropria. org

Dores nas costas afetam 80% da população

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Coluna. É estimado que cerca de 80% da população terá pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da sua vida.

De acordo com a campanha “Olhe pelas Suas Costas”, a dor nas costas afeta cerca de 150 mil portugueses e não pode ser desvalorizada.

Alto Alentejo firma acordo de cooperação de Taiwan

O NERPOR na continuidade do que tem desenvolvido no processo da internacionalização das empresas e produtos do Alto Alentejo, convidou a Representante Diplomática de Taiwan a visitar a região numa agenda que tem percorrido vários locais, como Portalegre, Estremoz, Elvas, Campo Maior, Marvão, Castelo de Vide e Ponte de Sor, onde decorre neste momento o Portugal Air Summit.

A «Bazuca» já esgotou os alvos?!

É verdade! A propagandeada chuva de dinheiro, solução para todos os males, a famigerada «bazuca» ou PRR, vai ficar toda contratualizada, ou seja, comprometida, antes do próximo NATAL! Bem sei que «comprometida», é uma coisa, e «executada» é outra! Na execução é que, como se costuma dizer, «a porca torce o rabo»! É que para cumprir com os compromissos com a UE as obras, todas as obras, têm de estar concluídas até 2026! O Pisão, por exemplo, tem de estar cheio de água e a funcionar, dentro de 3 a 4 anos...

Repsol e EDP apostam no hidrogénio renovável em Sines e Espanha

A Repsol e a EDP, através da filial EDP Renewables (EDPR), vão trabalhar em parceria na avaliação de novas oportunidades de investimento em projetos de hidrogénio renovável na Península Ibérica.

De acordo com o Dinheiro Vivo, os CEO das duas empresas, Josu Jon Imaz e Miguel Stilwell d'Andrade, assinaram esta semana um memorando de entendimento que marca o início das conversações entre as duas entidades para implementar estes projetos na Península Ibérica.

Grândola celebra 477 anos com gastronomia da caça

Canja de pato, lebre com feijão branco, javali no tacho com batata doce frita, veado em cama de cenoura, perdiz frita, açorda coelho bravo ou javali estufado são algumas das iguarias gastronómicas da caça com que o município de Grândola pretende assinalar os 477 anos do Concelho.

A oferta gastronómica decorre em 7 dos mais prestigiados restaurantes daquele concelho alentejano, onde se incluem A Coutada, Sal Grosso, A Taberna ou o Café do Zuca.

Páginas