Baixo Alentejo

Mel, Queijo, Pão, Enchidos e Vinho: tudo numa Feira em Mértola

As gentes, os sabores, os aromas, as vidas, a cultura e os ofícios reunidos num evento genuinamente tradicional e popular, como a descreve o município de Mértola, promotor da Feira do Mel, Queijo e Pão, que decorre entre 27 e 29 de abril naquela vila alentejana.

Alentejo fica com quase metade das novas vinhas que vão nascer no país

Notoriedade e reconhecimento internacional são os critérios que levaram o governo a autorizar a plantação de novas vinhas no país num total de cerca de 2 mil hectares, em que 42% serão destinados aos vinhos alentejanos.

Odemira com 3,8 milhões para investir em rede de abastecimento de água

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA ) prepara-se para investir 3,8 milhões de euros na rede de abastecimento de água que vai servir 8 povoações no concelho de Odemira e a população de Santa Luzia, em Ourique. Segundo aquela empresa, o investimento vai abranger cerca de 2 mil pessoas, a partir da estação de tratamento do Monte da Rocha e permitir desativar vários sistema de abastecimento autónomas de "origens subterrâneas pouco fiáveis".

Vieira da Silva em Évora para Campeonato Nacional das Profissões

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva participa no próximo domingo na sessão de abertura do 43.º Campeonato Nacional das Profissões, em Évora e que vai decorrer de 25 de fevereiro a 2 de março repartida por Évora (abertura), Beja (provas de competição) e Sines (encerramento).
 

Moura quer requalificação urgente de escola

Em nota enviada à redação o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azevedo, avança que vai ter uma reunião com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, para lhe pedir intervenção urgente na Escola Básica com 2.º e 3.º ciclos de Moura, "cujas infraestruturas se encontram degradadas, não estando em condições para servir a comunidade escolar".

Moura e Barrancos batem recorde de produção de azeitona

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, no Baixo Alentejo regista já uma campanha recorde ainda antes desta ter terminado, com a entrada de 45 milhões de quilos de azeitona recolhida e que significa uma taxa de "crescimento de 95% face à produção" da campanha anterior.

Comboios de Beja geram irritação e protesto do movimento Beja Merece +

Com composições com uma média de idades superior a 50 anos e com atrasos frequentes, a CP tem suprimido várias ligações que fazem o trajeto Beja/Casa Branca/Beja substituindo-as por ligações feitas em autocarros, o que está a gerar descontentamento e protestos dos passageiros, particularmente os que usam aquele meio de transporte para irem trabalhar. O problema agudizou-se o ano passado e é justificado pela CP com os problemas naquela linha, que decorrem da falta de eletrificação e limitam a utilização de automotoras "velhas, lentas e de manutenção cara".

Alentejo exportou 3,4 milhões de litros de vinho para Angola

Angola importou em 2017, 3,4 milhões de litros de vinhos alentejanos engarrafados, o que faz daquele país africano o segundo maior mercado de importação de vinhos do Alentejo, a seguir ao Brasil e antes dos Estados Unidos.

O Alentejo terminou o ano com 112 mercados internacionais de exportação sendo que os cinco maiores importadores de vinho do Alentejo representam 57% do valor e 55% da quantidade vendida para o estrangeiro.

Brasil, Angola, Estados Unidos, Suíça e França constituem assim o top 5 de importadores de vinho alentejano.

Mértola com Feira do Mel, Queijo e Pão

As gentes, os sabores, os aromas, as vidas, a cultura e os ofícios reunidos num evento genuinamente tradicional e popular, como a descreve o município de Mértola, promotor da Feira do Mel, Queijo e Pão, que decorre entre 27 e 29 de abril naquela vila alentejana.

ATLA recebe 130 novos projetos para Alqueva

A recém denominada Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) já recebeu 130 novos projetos no âmbito da sua candidatura aos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Destes 130 projetos, públicos e privados e que vão desde novas praias fluviais, unidades de turismo, desenvolvimento de produtos regionais e transformação agroalimentar, vão agora ser selecionados pela ATLA 5 projetos âncora e 35 projetos complementares.

Páginas