Baixo Alentejo

GNR sinaliza idosos vulneráveis em todo o país em outubro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, durante todo o mês de outubro, a Operação “Censos Sénior 2022” em todo o território nacional, no âmbito do Policiamento Comunitário, que “visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa”.

Ourique comparticipa medicamentos de famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Ourique vai comparticipar, de 3 a 7 de outubro, os medicamentos de idosos e famílias carenciadas de todas as freguesias do concelho, num investimento que totaliza os 14 245,56 euros.

Em comunicado, o município adianta que a Comparticipação Municipal de Medicamentos, que teve início em 2008, “é um instrumento de intervenção municipal que contribui ativamente para a dignificação e melhoria das condições de vida dos idosos e de famílias com baixos rendimentos”.

Alentejo: saiba onde vão estar os radares da PSP em outubro

A Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibilizou, nas redes sociais, a calendarização e respetivo horário das operações de controlo de velocidade até ao final do mês de outubro.

Consulte onde vão estar os radares de velocidade no Alentejo:

 

BEJA

07-out-22    09H00    Rua Francisco Miguel Duarte – Beja

12-out-22    09H00    Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja

20-out-22    16H00    Rua Francisco Miguel Duarte – Beja

27-out-22    09H00    Av. Salgueiro Maia – Beja

 

ÉVORA

Baixo Alentejo espera aguaceiros, trovoadas e poeiras

A primeira semana de outubro arranca hoje, segunda-feira, com o céu pouco nublado ou limpo em quase todas as regiões de Portugal continental, com a exceção do Baixo Alentejo e do Algarve, onde são esperados aguaceiros e trovoada.

A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que, citado pela TSF, alerta ainda para poeiras em suspensão, “em especial na região Sul”.

Em Ourique o cante é ensinado na escola

A descentralização de competências na educação, do poder central para o Município de Ourique, permitiu o reforço do investimento municipal na educação, uma maior proximidade às dinâmicas da comunidade escolar e o aprofundamento de algumas marcas de identidade da comunidade e do território. Em 2022/2023, Ourique manterá no programa educativo o Cante Alentejano e lança o projeto da música, através de atividades que serão iniciadas a 3 de outubro.

S. Cucufate recebe encontro internacional de Filosofia

A Villa Romana de São Cucufate, situada em Vila de Frades no concelho de Vidigueira, vai receber o I encontro da série internacional ANTROPOCÉNICA, no próximo dia 9 de outubro de 2022, com o apoio do Município de Vidigueira.

ANTROPOCÉNICA é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.

48 Horas Alentejo brilha com velhas glórias e clássicos

A vigésima sétima edição do 48 Horas Alentejo, um dos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal, regressa em 14, 15 e 16 de Outubro.

Na sua edição de 2022, este rali de regularidade histórico, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, vai contar com um percurso que irá percorrer os concelhos de Beja, Portel, Moura, Mourão, Ferreira do Alentejo, Reguengos de Monsaraz e Vidigueira.

Beja promove Patrimónios do Sul com três dias de festa

Entre o dia de hoje, 30 de setembro, e o próximo domingo, 2 de outubro, decorre na cidade de Beja a iniciativa “Patrimónios do Sul”, um evento que procura difundir “a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico”, pode ler-se na agência Lusa.

Promovido pela Câmara Municipal de Beja, este evento está de volta depois de dois anos “em pausa” devido ao surgimento da pandemia de Covid-19 e realiza-se no Parque de Exposições e Feiras Manuel Castro e Brito. Esta feira inclui várias iniciativas, como a Vinipax, a Artes do Sul ou a Sul à Mesa.

Já começou a reabilitação da iluminação em Beja

A empreitada que visa reabilitar a iluminação do Centro Histórico da cidade de Beja já começou.

A Câmara Municipal de Beja, citada pela Rádio Pax, adiantou que, nesta empreitada, vão ser restauradas e recuperadas 188 lanternas em oficinas de serralharia. Além disso, 65 lanternas vão ser substituídas por outras novas, sendo que, no total, são 253 as que vão ser alvo de intervenção.

Tem uma ideia de negócio para o Alentejo? A melhor vale 2 000 euros

Decorre até ao dia 21 de outubro a fase de apresentação de candidaturas ao projeto intitulado “BUSINESS IN Alentejo”, uma iniciativa que vai premiar com 2 000 euros a melhor ideia de negócio no Alentejo e que junta a NERSANT (Associação Empresarial da Região de Santarém), a NERPOR (Associação Empresarial da Região de Portalegre), o NERE (Núcleo Empresarial da Região de Évora) e o NERBE/AEBAL (Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral).

Páginas