Baixo Alentejo

Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito lança um “Syrah Solidário”

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito lançou um “Syrah Solidário”, uma campanha de solidariedade.

Assim, até ao dia 30 de novembro, cada vez que for vendida uma garrafa de Vidigueira Syrah, parte do valor dessa venda reverte a favor dos Bombeiros de Vidigueira, Cuba e Alvito.

O Vidigueira Syrah destaca-se pela sua singularidade típica de um monocasta – uma casta reconhecida mundialmente – e com grande procura dos consumidores; é um dos vinhos mais medalhados e procurados pelos turistas.

 

Imagem de jumbo.pt

 

Mina de São Domingos ganha Centro de Estudos

Com o intuito de colocar anos de história de uma mina e das suas gentes ao alcance de todos, nasceu o Centro de Estudos da Mina de São Domingos.

Serpa investiu 500 mil euros para recuperar o Jardim Municipal

Foi com base na segurança e conforto dos utilizadores que a Câmara Municipal de Serpa procedeu à reabilitação do jardim Municipal.

O investimento representou um investimento de 500 mil euros e a intervenção tornou-se mais morosa que o expectável devido à dimensão da intervenção ao nível da vegetação já existente, no entanto, este verão, as pessoas já vão poder usufruir das novas valências e espaços do jardim.

Aljustrel exigiu variante ao Governo

O presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito, fez saber junto do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. Oliveira Martins Governo, que Aljustrel quer a construção da circular à vila.

Esta necessidade da vila alentejana está identificada como prioritária, pela autarquia, há décadas e Nelson Brito apresentou ao Governo um projeto para a construção da circular e que será analisado em nova reunião, a ter lugar em setembro, com a intenção de que esta obra venha a integrar o Programa Nacional de Investimentos.

Costa Vicentina: prospeção de petróleo travada

O Tribunal de Loulé decidiu travar a licença de prospeção de petróleo ao largo de Aljezur, na Costa Vicentina e que abrange Alentejo e Algarve, ao deferir uma providência cautelar que exigia a suspensão das operações de prospeção.

Em comunicado, o Partido Ecologista Os Verdes congratulou-se com a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé e que, no entender do partido, vem dar força à luta que Os Verdes e associações ambientalistas e cívicas têm travado sobre esta matéria.

Serpa: Olival intensivo ameaça Louva-a-deus raro e protegido

O louva-a-deus-dos-olhos-pontiagudos (Apteromantis aptera), raro e protegido, foi detetado durante uma sessão de educação ambiental, em junho, com alunos da Escola Secundária de Serpa, no Alentejo, organizada  pela Tagis e pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

Segundo o Diário de Notícias os investigadores encontraram um louva-a-deus, numa herdade em Serpa, que se prepara para plantar um olival superintensivo, e que, de acordo com o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal "é ameaçado pela redução dos ecossistemas tipicamente mediterrânicos".

Quem é Marie Inkster, a nova patroa das minas de Castro Verde?

A sucessão foi discreta e planeada. Tão discreta que aconteceu a 25 de julho e só agora damos por ela. Tão planeada que a transição da direção da multinacional Lunding Mining das mãos de Paul Conibear, para Marie Inkster, a gestora de 46 anos vai durar até ao final do ano. Nessa altura Marie Inkster passará então a dirigir aquela empresa de mineração canadiana, dona da Somincor, que gere a mina Neves-Corvo, em Castro Verde.

Castro Verde vai distribuir fibra ótica por 2 854 casas

A Câmara Municipal de Castro Verde lançou uma parceria com a empresa DSTelecom, empresa de telecomunicações, para instalar naquela vila alentejana uma rede de fibra ótica. Ao todo o município, reserva da biosfera pela UNESCO e abrigo das abetardas, prevê a instalação de fibra ótica em 2 854 habitações da vila, cujos trabalhos deverão arrancar até ao fim deste ano.

Há um novo movimento que defende mudanças no Alentejo

Organizações empresariais, destacados académicos, artistas, dirigentes da administração pública, empresários e outros cidadãos acabam de criar um novo movimento que defende mudanças no domínio das acessibilidades e transportes no Alentejo. 

Agenda Digital para o Alentejo lançada hoje em Évora

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), a Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a tecnológica DECSIS assinaram ontem um Protocolo de Cooperação que visa a "formulação e a implementação de uma “Agenda Digital para o Alentejo”.

Páginas