Baixo Alentejo

Obra de 2,2 milhões de euros vai concluir abastecimento de água em Ourique

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) consigna hoje, quarta-feira, uma empreitada de quase 2,2 milhões de euros que vai concluir o sistema de abastecimento de água a partir da albufeira de Monte da Rocha, em Ourique (Beja).

De acordo com a Lusa, o auto de consignação da empreitada de construção dos eixos secundários da adução ao eixo Almodôvar e Mértola sudoeste, no valor de 2.191.004,86 euros, é assinado, às 15:00 de hoje, na aldeia de Monte das Viúvas, no concelho de Almodôvar.

Baixo Alentejo volta a aumentar capacidade para doentes covid-19

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) voltou a aumentar a capacidade de camas destinadas a doentes covid, de forma a fazer face às necessidades de internamento de doentes infetados com a doença, avança a Rádio Pax.

Neste momento, no Hospital de Beja, existem 71 camas em Enfermaria e oito camas em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Das 71 camas em Enfermaria, estão ocupadas 68, o que corresponde a 95,7% de ocupação.

Já em relação à Unidade de Cuidados Intensivos, as oito camas existentes estão com ocupação plena.

Mértola anuncia construção de lar de idosos e estação biológica para 2021

A Câmara Municipal de Mértola anunciou que vai avançar com a construção de um novo lar para idosos e de uma estação biológica este ano, num investimento total de mais de sete milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia alentejana, Jorge Rosa, afirmou que a criação da Estação Biológica de Mértola nos antigos silos da EPAC da vila, junto ao rio Guadiana, irá custar cerca de 4,5 milhões de euros.

Número de desempregados inscritos sobe no Alentejo

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 29,6% em dezembro em termos homólogos e 1,0% face a novembro, segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com os dados do IEFP, citados pelo jornal A Planície, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 402.254 desempregados, um número que representa 69% de um total de 582.926 pedidos de emprego.

Marcelo Rebelo de Sousa ganha em todos os distritos do país

Nas eleições Presidenciais que ocorreram este domingo, Marcelo Rebelo de Sousa ganhou em todos os distritos, incluindo as duas regiões autónomas.

De acordo com o jornal Expresso, o distrito de Beja é onde Marcelo consegue o resultado mais fraco (51,3%) e onde o comunista João Ferreira tem a maior percentagem (15,02%), mas ainda assim atrás de André Ventura (16,19%).

Beja desligou a net

A Câmara Municipal de Beja decidiu desligar internet pública “Beja Wi-Fi” na cidade, por tempo indeterminado.

CIMBAL apoia micro e pequenas empresas com 770 mil euros

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai disponibilizar para apoiar projetos de micro e pequenas empresas com uma dotação global de 770 mil euros.

Esta verba é disponibilizada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Baixo Alentejo, e a sua aplicação prática pode gerar até 1,7 milhões de euros de investimento na região.

Volta ao Alentejo poderá realizar-se em junho

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo (CIMAC) mantém em aberto a possibilidade de realizar a Volta ao Alentejo, adiando o evento para o mês de junho desde que estejam reunidas as condições necessárias no que diz respeito à situação pandémica.

Ovibeja 2021 é cancelada e passa a feira virtual a 22 e 23 de abril

A edição da Ovibeja 2021 foi cancelada devido à situação pandémica que o país atravessa, transformando-se num evento online com diversas atividades agendadas para os dias 22 e 23 de abril de 2021.

Em nota publicada no seu website, a comissão organizadora refere que, embora saiba a “importância que este certame representa para a agricultura e para todas as atividades económicas e sociais da região”, viu-se “obrigada a reconhecer que não estão reunidas as condições para realizar a 37.ª Ovibeja nos moldes tradicionais que caracterizam este evento desde a sua génese”.

Apoio a empresas do Baixo Alentejo poderá gerar 1,7 milhões de investimento

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai disponibilizar 770 mil euros para apoiar projetos de micro e pequenas empresas que podem gerar até 1,7 milhões de euros de investimento na região, avança o Correio Alentejo.

O investimento é disponibilizado no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) e o aviso de concurso, lançado na sequência do programa operacional regional Alentejo 2020, está aberto até 15 de fevereiro.

Páginas