Baixo Alentejo

TENSÃO ENTRE AGRICULTORES E EMPRESA GESTORA DO ALQUEVA

O novo modelo de gestão da água proposto pela EDIA, a empresa que gere Alqueva, não está a colher simpatias entre os agricultores alentejanos, que ameaçam mesmo abandonar o Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva.

BEJA: 10 FADISTAS EM CONCERTO PARA APOIAR AS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS

10 fadistas juntam-se na próxima quinta-feira, 30 de novembro, no Teatro Municipal Pax Julia, num espetáculo de solidariedade, cuja receita reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, para apoio das vítimas dos incêndios.

"Beja Ajuda" junta Ana Rato, António Cláudio, Carlos Filipe, Daniela Santos, Francisco Aires, Joana Santos, José Cantigas, Luis Saturnino, Mafalda Vasques e Sandra Reis, numa grande noite de fados solidária, que conta ainda com os músicos Rogério Mestre, na guitarra portuguesa, e Carlos Franco e José Pedro Grazina, na viola.

BEJA: MONDA, KATIA GUERREIRO E MIGUEL GAMEIRO EM CONCERTO SOLIDÁRIO

Os Monda, Katia Guerreiro e Miguel Gameiro juntam-se no próximo dia 8 de dezembro, às 21h00, em Beja, para um concerto solidário e cujas receitas revertem na totalidade para uma intituição centenária daquela cidade alentejana, o Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, cuja história começa em 1884 e que se dedica desde então a cuidar de crianças.

EURODEPUTADO JOÃO PIMENTA LOPES JUNTA-SE A GREVISTAS DAS MINAS DE ALJUSTREL

O eurodeputado João Pimenta Lopes, eleito pelo PCP no Parlamento Europeu, junta-se hoje aos trabalhadores grevistas nas Minas de Aljustrel, numa demonstração, segundo o PCP, de solidariedade com as suas reivindicações.

CONFRARIA DOS ENÓFILOS DO ALENTEJO ELEGE VINHAS DA IRA COMO MELHOR VINHO TINTO

O sugestivo Vinhas da Ira, tinto de 2011, da Herdade da Mingorra em Beja, acaba de ganhar o prémio de excelência no prestigiado concurso alentejano da Confraria dos Enófilos da região, como o melhor vinho tinto.

Produzido a partir de apenas um talhão de vinhas velhas da Herdade da Mingorra e com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês, Vinhas da Ira é um vinho singular, tendo-se tornado já num clássico alentejano, com vários prémios nacionais e internacionais.

ALQUEVA "NÃO PROMOVEU POVOAMENTO NEM REDUZIU DESEMPREGO"

A declaração é de João Ramos, deputado eleito por Beja pelo PCP, na sua intervenção parlamentar dirigida ao Ministro Adjunto, responsável político pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior, conforme avança a Rádio Pax.

ALQUEVA GANHA MAIS 13 BLOCOS DE REGA E VAI CHEGAR A MAIS 5 CONCELHOS ALENTEJANOS

As obras arrancam em 2018 e deverão estar concluídas em 2022. Ao todo o Alqueva vai expandir a área de regadio dos atuais 120 mil hectares para 170 mil hectares, num investimento de cerca de 210 milhões de euros e que farão nascer 13 novos blocos de rega distribuídos pelos distritos de Beja, Évora e costa alentejana.

Aljustrel, Beja, Cuba, Moura, Vidigueira e Serpa, no Baixo Alentejo, Alandroal, Évora, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz e Viana do Alentejo no Alentejo Central e em Santiago do Cacém, na costa alentejana, serão os locais de benefício dos novos blocos de rega.

MAIS UMA EMPRESA NO AEROPORTO DE BEJA

Pouco a pouco, o aeroporto de Beja vai crescendo no número de empresas que nele se vão instalando. Agora foi a vez da MESA, o uma empresa de engenharia e manutenção MESA, do grupo da companhia aérea HiFly.

O acordo entre a empresa e a ANA-Aeroportos de Portugal foi assinado esta semana, sendo que em abril do próximo ano começará a construção do hangar da MESA no aeroporto de Beja, estando terminado antes de 2019. A MESA, através de Paulo Mirpuri, presidente do Conselho de Administração da MESA e da HiFly, considera mesmo que o aeroporto de Beja tem uma localização privilegiada.

ANTOLOGIA SOBRE O ALENTEJO APRESENTADA EM BEJA

Será bem no meio do Alentejo, em Beja, mais concretamente na Herdade do Monte Novo e Figueirinha, que, esta tarde, pelas 15:30h, decorrerá a sessão de lançamento do primeiro volume da antologia “Do Mosto à Palavra”.

Na apresentação serão lidos alguns textos incluídos nesta Antologia que reúne cerca de 400 textos em torno da temática "Alentejo" e que abrange as categorias literárias de prosa e poesia.

OURIQUE COM 10 IGUARIAS PREMIADAS NO "GREAT TASTE AWARDS 2017"

Ao todo foram 10 os produtos do concelho de Ourique, no Baixo Alentejo, a serem distinguidos pelo “Great Taste Awards 2017”, no Reino Unido, o "Oscar" que premeia o mundo alimentar e cujo selo é uma garantia mundial de qualidade.

Páginas