Baixo Alentejo

Mértola dá a conhecer o lince ibérico através de novo centro interpretativo

O Centro de Interpretação e Observação do Lince-ibérico, em São João dos Caldeireiros, perto de Mértola, é a mais recente iniciativa que permite descobrir, conhecer melhor e ajudar a preservar a espécie que tem vindo a ser salva do perigo de extinção em Portugal.

IPMA emite aviso amarelo para Portalegre, Évora, Beja e Setúbal

Os distritos de Portalegre, Évora, Beja e Setúbal vão estar sob aviso amarelo até às 21h00 do próximo sábado, devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A entidade prevê, para os próximos dias, a continuação de tempo quente. A temperatura máxima deverá variar entre os 30 e 35 graus na generalidade do território, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus em algumas regiões do interior.

Morreu o alentejano António Saleiro

Faleceu António Saleiro aos 67 anos, vítima de doença prolongada.

António Saleiro foi presidente da Câmara de Almodôvar, deputado na Assembleia da República, membro efetivo na Conferência Permanente dos Poderes Locais e Regionais da Europa, em Estrasburgo, e governador civil de Beja.

António Saleiro era mestre em Direito, pós-graduado em Administração Pública e Direito Público Económico, jurista e professor universitário na Universidade Lusófona, em Lisboa.

 

Imagem de capa de Rádio Pax.

 

 

Choveu menos 75% do que o normal no Baixo Alentejo desde outubro

O Baixo Alentejo encontra-se em seca fraca ou moderada, depois de um mês de junho muito seco. A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que acrescenta que, desde outubro, choveu menos 75% do que o normal nesta região.

“No final do mês de junho verificou-se, em relação ao final de maio, uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território”, sendo que “no Baixo Alentejo e em algumas zonas do Algarve verificam-se valores inferiores a 20%”, refere o IPMA.

Abaixo-assinado pretende alargar o horário da Casa da Cultura de Beja

Um abaixo-assinado está a circular com o objetivo de alargar o horário de funcionamento da Casa da Cultura de Beja.

Os responsáveis são um conjunto de monitores, alunos e utilizadores do espaço, que dizem “não compreender” porque motivo a Casa da Cultura “tenha passado a encerrar às 17h30 e que se interrompam os ateliês durante os meses de junho, julho e agosto”, numa altura em que já terminaram “as medidas de confinamento” e o espaço está “aberto ao público”.

Portalegre, Évora e Beja sob aviso laranja devido ao calor

Os distritos de Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso laranja até às 21:00 do dia de hoje, devido à persistência de valores elevados na temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, a “situação de tempo seco e quente” deverá manter-se até meados da semana, prevendo-se “uma ligeira descida de temperatura na terça-feira”. Os valores da temperatura máxima podem aproximar-se de 40 e os 42 graus no interior do Alentejo.

Beja melhora informação aos turistas com 23 totens

A Câmara Municipal de Beja instalou 23 totens informativos e uma mesa interpretativa em várias locais de relevo do seu centro histórico.

O objetivo é melhorar a informação aos turistas e visitantes, e, em consequência contribuir para a dinâmica turística do concelho.

Alentejo pode atingir temperaturas de 42ºC no fim de semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que a temperatura deverá subir entre sexta e segunda-feira, com algumas regiões do interior do Alentejo a chegar aos 39 graus centígrados.

De acordo com o IPMA, esta “situação de tempo seco e quente” deverá manter-se até meados da próxima semana, prevendo-se “uma ligeira descida de temperatura na terça-feira”. No entanto, o pico de temperatura deverá ser atingido entre domingo e segunda-feira.

Beja é palco de ciclo de teatro nos fins de semana de julho

Neste fim de semana, as artes de palco vão regressar à cidade de Beja com o ciclo “1 Ator, 1 Músico”, promovido pela companhia Lendias D'Encantar.

Ao todo, estão previstos quatro espetáculos gratuitos no Parque Vista Alegre, no centro histórico da cidade, numa iniciativa que a companhia de teatro diz ter como objetivo “contribuir para a retoma da normalidade”.

Ourique avança com obras de requalificação da mata e do miradouro

Neste mês de julho, a Câmara Municipal de Ourique vai avançar com as obras de requalificação da mata e do miradouro da vila, num investimento avaliado em cerca de 350 mil euros e com um financiamento comunitário aprovado de mais de 160 mil euros.

Em declarações ao Correio Alentejo, Marcelo Guerreiro, presidente da autarquia, refere que “a intervenção no miradouro consiste na sua requalificação e valorização patrimonial, devolvendo-lhe toda a dignidade enquanto ex-libris de Ourique e tornando-o num espaço de disfruta para os ouriquense e visitantes”.

Páginas