Baixo Alentejo

Autarcas de Moura, Mourão e Barrancos querem reunir com o Governo

Os autarcas alentejanos de Moura, Mourão e Barrancos querem reunir com o Governo e com os Grupos Parlamentares para puderem apresentar as suas ideias e contributos para a Zona de Proteção Especial Mourão/Moura/Barrancos.

Neste sentido, estes municípios avançaram com pedidos de audiência ao Gabinete do Primeiro-Ministro, do Ministro do Ambiente, do Ministro da Agricultura e a todos os Grupos Parlamentares.

Árvore alentejana luta com russa pelo título de Árvore Europeia do Ano

Após ter sido escolhida a nível interno com 3.445 votos, levando a melhor sobre o Plátano do Rossio, em Portalegre – das 10 árvores nomeadas, 6 eram alentejanas – a azinheira secular do Monte do Barbeiro, em Mértola, na localidade de Alcaria Ruiva foi a eleita para representar o país no concurso da Árvore Europeia do Ano 2019, que junta os vencedores dos diferentes países.

Neste momento, a árvore alentejana – com cerca de 150 anos e muitas histórias para contar – já ultrapassou os vinte mil votos, mas segue atrás "Carvalho Abramtsevo" que representa a Rússia.

Mais dois linces libertados no Alentejo

Foram libertados no Alentejo, no Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola, mais duas fêmeas de lince-ibérico – com 11 meses - e que foram criadas em cativeiro.

Desde 2014, são agora já 37 os linces libertados na área de abrangência do parque natural alentejano.

As duas fêmeas - a Paprika e a Puntilla, provenientes do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro em Silves (CNRLI), e do Centro La Granadilla, em Espanha, respetivamente – foram libertadas na Herdade da Bombeira, à beira do Rio Guadiana, e onde terão refúgio e alimento.

Beja: árvore do tempo dos dinossauros… secou

A árvore, uma Conífera, conhecida como “a árvore dos Dinossauros”, no Jardim Público de Beja era um clone de uma espécie que se julgou extinta desde há dois milhões de anos, até 1994, quando foi descoberta no Parque Nacional de Wollemi, na Austrália.

Costa da Silva critica cativações do Governo ao Turismo do Alentejo

O deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva criticou hoje o Governo por ter cativado 60% da verba a transferir para a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, segundo alegações do próprio.

Costa da Silva considera que uma cativação desta monta inibe a atividade de um entidade que "tem tido um papel muito relevante no desenvolvimento da região". Para aquele deputado de Évora a dimensão da cativação à ERT põe mesmo em causa o funcionamento daquela entidade pública.

"Prato Quente" em Moura distribui por quem precisa alimentos que sobram nos restaurantes

 A medida social dá pelo nome "Prato Quente" e responde a dois problemas: o dos que têm pouco par acomer e o desperdício gerado com as sobras de alimentos em restaurantes, supermercados, padarias, cafés, pastelarias e hotéis e Moura. 

O Entrudanças em Castro Verde não é um Carnaval como os outros

O Entrudanças regressa a Entradas, concelho de Castro Verde, de 1 a 3 de Março, evocando a Lucerna, numa homenagem à luz e à história da região. O folk europeu predomina e o cartaz deste ano é composto por projetos como os belgas Duo de Schepper-Sanczuk e os franceses La Base Duo, que nos brindam com repertório da Gasconha. De Portugal chegam Delicatessen, Forró Power Trio, Ledok, Nat-u-Ra e Parapente700 com Juan de La Fuente.

Velha tradição alentejana põe Comadres e Compadres "à bulha" antes do Carnaval

Elas num dia e eles no outro. A celebração dos "Dias das Comadres e dos Compadres" tem origem numa tradição remota, espalhada não só pelo Alentejo mas também na Madeira, e que marca na Freguesia de Aldeia Velha, Avis, no Alto Alentejo, a proximidade da quadra carnavalesca, anunciando o entrudo de uma forma, no mínimo, ortodoxa. Primeiro as mulheres percorrem as ruas da freguesia munidas de chocalhos a chamar os populares. Ao ouvir a "Chocalhada" o povo junta-se no largo para assistir à "queima das comadres e dos compadres".

Avis junta-se à rota da mítica Estrada Nacional 2

A histórica rota 66, nos Estados Unidos, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, foi imortalizada por Hollywood. Esta estrada museu norte-americana começa em Chicago, Illinois, e atravessa os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona terminando em Santa Mónica, na Califórnia, totalizando 3 755 km. Mas o país, particularmente o Alentejo, também tem um dos mais belos troços de estrada do mundo, a EN2.

Grande Lago Alqueva vai ter sinalização turística inteligente

O projeto de sinalética turística inteligente para os municípios do Grande Lago Alqueva foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho Reguengos de Monsaraz na semana passada e vai beneficiar as autarquias portuguesas que integram a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Alandroal, Viana do Alentejo, Barrancos, Serpa, Moura, Portel e Mourão.

Páginas