Baixo Alentejo

Chegou o frio e a chuva mas o Alentejo já prepara o Alqueva Sunset 2020

Foi no Alqueva, no maior lago artificial da Europa, que decorreu a 2ª edição do Alqueva Sunset. Aquele que é um dos melhores eventos para ver o pôr do sol acompanhado com um copo de vinho do Alentejo. O sucesso da última edição fez com que se reunissem, este ano, cerca de 100 pessoas que não quiseram perder a iniciativa. Realizado no dia 5 de outubro, o evento foi conquistado pela boa disposição, bons vinhos e pela paisagem surpreendente.

Baja TT Vindimas do Alentejo vai realizar-se fevereiro

Será já em fevereiro de 2020 – a 7, 8 e 9 - que se realizará a Baja TT Vindimas do Alentejo de 2019.

Cancelada pelas regras impostas pelo Governo - devido à onda de calor sentida que se fez sentir em setembro e que colocou o distrito de Beja em alerta laranja – e que visava impedir eventuais incêndios, interditando a utilização de qualquer caminho rural.

Beja: "Património(s) do Sul" até amanhã

Marcado pelo cante, a gastronomia, o vinho e o artesanato, a edição 2019 da feira "Patrimónios do Sul” decorre em Beja, desde ontem e até amanhã, domingo.

A iniciativa é da Câmara Municipal e pretende dar destaque à identidade do território do sul do país nos domínios económico, cultural e turístico.

Históricos The Danse Society dão concerto em Beja a 31 de outubro

Os britânicos The Danse Society vão dar um concerto dia 31 de Outubro (Halloween) pelas 22h00 na Casa da Cultura de Beja. A abrir o concerto estará a banda lisboeta Wildnorthe que irá apresentar o seu novo álbum Murmur.

Depois do concerto haverá uma afterparty de Halloween em A Casa - Oficina Os Infantes com os DJs Hang the DJ e Spooky M. Nos dias seguintes ambas as bandas apresentam-se novamente juntas. No dia 1 de Novembro será em Loulé, no Bafo de Baco, e no dia 2 de Novembro em Lisboa, no Sabotage Club.

Campo Arqueológico de Mértola premiado pela Universidade de Córdoba

O Campo Arqueológico de Mértola (CAM) recebeu ontem, dia 10 de outubro, o "IV Prémio Sísifo a la Investigación, Defensa y Difusión del Património Arqueológico" 2019, atribuído pela Associação Arqueología Somos Todos, da área de arqueologia da Universidade de Córdova.

PCP de Beja justifica perda de expressão eleitoral a "prolongada operação" de difamação contra si

Segundo o PCP de Beja os resultados eleitorais no distrito de Beja "acompanharam a tendência verificada a nível nacional. O resultado obtido pela CDU (PCP/Verdes) no distrito (14 655 votos e 1 deputado) traduziu-se numa redução de 2% da sua expressão eleitoral".

Macau compra 9 herdades em Alvito e Cuba por 40 milhões

Um grupo de investidores da Macau CESL Ásia adquiriu esta semana por 40 milhões de euros o Grupo Monte do Pasto, incluindo o pagamento de dívida que se encontrava no fundo de resolução do Novo Banco e de uma participação de 16% que o banco detinha também via fundo de capital de risco PME Growth.

Ao todo são 9 herdades distribuídas por Alvito e Cuba no Baixo Alentejo, numa área total de 3700 hectares da maior produtora de gado bovino do país, fundada em 1981.

Peixe do Rio e pão num festival gastronómico dedicado ao povo do Guadiana

O rio Guadiana, que percorre o Alentejo, nasce nas lagoas de Ruidera, em Espanha e percorre 810 quilometros até à sua foz no Oceano Atlântico. Os povos instalados no que é hoje o Alentejo fizeram da pesca no Guadiana e no Ardila, com redes de tresmalho e a tarrafa, uma atividade exclusivamente artesanal, essencialmente como meio de subsistência. A força motriz dos rios foi também aproveitada para a moagem dos cereais, em moinhos instalados nos cursos de água, onde se produzia o pão também para subsistência.

Jóias clássicas voltam ao rali 48 Horas Alentejo

Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, organiza a 24ª edição das 48 Horas Alentejo nos dias 01, 02 e 03 de Novembro, rali de regularidade histórico, inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

O percurso escolhido para este ano contempla os concelhos de Beja, Serpa, Moura, Vidigueira, Ferreira do Alentejo e Grândola.

Seis classes disputam Troféu Cidade de Moura de Vela

A 12 e 13 de outubro, o Troféu Cidade de Moura de Vela disputa-se a partir da Estação Náutica de Moura, no núcleo da Barragem de Alqueva.

A classe Optimist; classe Laser 4,7; classe Laser Radial; classe Radial Master e classe Solo. No sábado, 12, pelas 12:00 decorrerão os treinos de adaptação, seguindo-se entre as 13:00 e as 18:00 a realização das regatas de vela. Já no domingo, dia 13, os treinos de adaptação estão agendados para as 11:00, as regatas realizam-se entre as 12:00 e as 17:00, seguindo-se a entrega de prémios que encerrará o Troféu Cidade de Moura de Vela.

Páginas