Baixo Alentejo

Arrancou a construção dos novos blocos de rega do Alqueva de 23,2 milhões

A construção dos dois novos blocos de rega de Alqueva, o de Évora e o de Cuba-Odivelas (Beja), já estão em construção, num investimento global que ultrapassa os 23,2 milhões de euros, revelou a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em comunicado.

Estes dois novos blocos de rega abragem cerca de seis mil hectares sendo que o bloco de rega de Évora tem cerca de três mil hectares e abrange as freguesias de Horta das Figueiras, Nossa Senhora de Machede e Torre de Coelheiros.

Serpa: Exposição sobre Anne Frank lembra o horror e as vítimas do nazismo

Serpa tem uma extraordinária exposição sobre a história de Anne Frank, desenhada pela Anne Frank House de Amsterdão, Holanda, e que leva-nos, através da perspetiva da família da adolescente alemã de origem judaica, a compreender ou pelos menos aproximarmo-nos disso, à história das vítimas do Holocausto, perpetrado pelo regime nazi, na Alemanha da II Grande Guerra.

Aprender barranquenho, ouvir violoncelo e conhecer o Ardila

Barrancos vai ser o cenário perfeito para o segundo fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra. A língua barranquenha, traço identitário daquele concelho raiano, é o mote para o encontro de Património, no sábado (1 de Fevereiro, 15h). Esta é uma boa ocasião para o conhecer e aprender os rudimentos da fala de Barrancos.

Tigres de todo o mundo vão voar em Beja

De 10 e 22 de maio, Beja vai ser a casa da 56ª edição do NATO "Tiger Meet", o maior encontro mundial de Esquadras de voo Tigres.

Na base aérea 11, são esperados cerca de três mil militares e 100 aeronaves de 20 esquadras, numa iniciativa que se realiza pela terceira vez em Beja, e pela quarta em Portugal, numa organização da Esquadra 301-Jaguares, da base aérea 5, em Monte Real.

Estarão representados 14 países, 12 da NATO e dois convidados: a Suíça e a Áustria.

PCP opõe-se ao crescimento das monoculturas intensivas em Alqueva

O PCP tem manifestado uma preocupação com o crescimento de áreas reservadas às monoculturas intensivas e superintensivas de olival e amendoal  sobretudo na área de influência de Alqueva, como são os casos dos concelhos de Serpa, Moura, Beja, Ferreira do Alentejo e Aljustrel.

Beja vai receber encontro anual de ministros e comissários europeus

A cidade de Beja recebe este ano a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia.

O encontro decorre no próximo dia 1 de fevereiro, com a participação dos primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália. Para além destes governantes europeus participarão ainda no encontro os Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

Maior feira mundial de azeite em preparação em Beja

Portugal recebeu, pela primeira vez, o evento preparatório da maior feira mundial dedicada ao azeite. Neste encontro, que decorreu em Beja, na sede da OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, participaram algumas das personalidades mais influentes do setor. 

A World Olive Oil Exhibition (WOOE), o maior encontro a nível mundial dedicado ao azeite, que vai decorrer em Madrid nos dias 18 e 19 de Março, começou, assim, a aquecer os motores neste evento preparatório, realizado em parceria com o grupo editorial de Mercacei.

Moura oferece à população serviços de psicologia, terapia da fala e psicomotricidade

O Município de Moura acaba de firmar um protocolo que oferece aos beneficiários do Subsídio de Educação Especial daquele concelho alentejano, serviços de psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e psicomotricidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura e a Psicoespaço – Consulta Psicológica Apoio Psicopedagógico, que vai instalar em Moura a Psicoespaço Alentejo.

Vila Galé vai investir 1,5 milhões em nova central de fruta no Alentejo

O Grupo Vila Galé vai construir uma nova central de fruta no Alentejo.

O grupo hoteleiro está a apostar no setor agrícola, com a construção de uma central de fruta nas herdades que detém no Alentejo. O grupo já produz fruta há vários anos, em várias herdades no concelho de Beja, através da empresa SV Frutas. Agora, segundo avançou Jorge Rebelo de Almeida ao Jornal de Negócios, irá investir cerca de 1,5 milhões de euros para a construção de uma nova central, que deverá ser inaugurada ainda este ano.

Moura levou 69 alunos a fazer batismos de vela em Cascais

A ideia estava prevista no 2.º Torneio SB20 Alqueva – Regata dos Campeões, realizado em novembro de 2019, mas as condições atmosféricas adversas então impediram que se concretizasse. Mas os 69 alunos do Agrupamento de Escolas de Moura e do Agrupamento de Escolas de Amareleja viajaram ontem, terça-feira, 21 de janeiro, até Cascais para realizar o seu batismo de Vela.

Esta atividade resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a SailCascais e a Tradewinds, tendo contado também com o apoio da Turismo do Alentejo – ERT e Turismo de Portugal.

Páginas