Alentejo Central

Temporal faz ruir tecto do Convento da Saudação em Montemor-o-Novo

O temporal que se abateu no país neste fim-de-semana, fez ruir uma parte considerável do Convento da Saudação, um dos mais importantes monumentos de Montemor-o-Novo e que acolhe o "Espaço do Tempo", uma estrutura transdisciplinar que serve de apoio a inúmeros criadores nacionais.

Fecho de estações dos CTT em Évora revolta PCP

O PCP insurgiu-se contra o encerramento de cinco estações dos CTT no distrito de Évora e que na sua opinião causará problemas graves às populações.

Pela voz do seu deputado pelo distrito, João Oliveira, o PCP exige a intervenção do Governo contra o fecho das estações dos CTT de Viana do Alentejo, Mora, Cabeção, Redondo e Arraiolos.

Em declarações à Lusa, o também líder parlamentar comunista disse que esta ação vem dar razão aos que consideram que a privatização dos CTT – feita pelo overno anterior - foi uma tragédia e que a inércia do governo face à situação não é melhor.

Governo admite rever passagem da ferrovia em Évora

Parece estar para durar o problema levantado com a passagem da ligação ferroviária Sines-Caia por Évora.

O debate dura há pelo menos três anos e teve um novo desenvolvimento recentemente. O Estudo de Impacte Ambiental considera uma das hipóteses colocadas em discussão como a melhor, a chamada solução 2, mas essa opção tem pelo menos a oposição da Câmara (CDU) e do PSD, que chegaram a propor uma quarta solução, mais afastada da cidade, mas que já foi considerada "inviável".

Sines ligado à Ásia por Ferrovia

A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Equipa da CARMIM apurada para a Final Nacional Açores de Golfe

Já estão apuradas as duas empresas que vão disputar a Final Nacional Açores de golfe. São elas a equipa da Mercedes-Benz C. Santos VP Margem Sul e a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), que disputaram as Meias Finais Alentejo no campo de Tróia.

A equipa da Carmim, constituída pelos pares Manuel Letras da Luz e João Escudeiro e João Fernandes, Manuel di Pietro chega pela primeira vez à fnal da prova, com 86 pontos, podendo mesmo vir a ser vencedora, ao fim da participação em 12 edições.

Mais de 600 vinhos do Alentejo à prova no CCB

Se admira o Alentejo, aprecia particularmente os seus vinhos e vive na região de Lisboa, tem uma boa desculpa para visitar o CCB no próximo fim-de-semana. É que o Centro Cultural de Belém recebe uma mostra de mais de 600 vinhos do Alentejo, de um total de 75 produtores da região.

Vendas Novas entrega 385 tablets a alunos e professores

Vendas Novas está a implementar um programa de sucesso escolar que abrange o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo e envolve o recurso às novas tecnologias.

Évora avança com obra de acesso à Porta da Traição, assinada por Carrilho da Graça

A Câmara Municipal de Évora deu já início à obra de construção de um acesso à chamada Porta da Traição, localizada no pano amuralhado do Paço de São Miguel sobre o Largo dos Colegiais, no Centro Histórico, cujo projeto de arquitetura tem a assinatura de Carrilho da Graça.

Viana do Alentejo homenageia Combatentes que perderam a vida no Ultramar

O município de Viana do Alentejo vai inaugurar no próximo dia 20 de outubro o Monumento aos Combatentes do Ultramar, numa homenagem aos combatentes da freguesia das Alcáçovas e que perderam a vida na mais recente guerra que envolveu o país e que ainda marca as famílias que perderam entes na guerra em África. O monumento está instalado no Jardim Público, em Alcáçovas, e vai ser inaugurado numa cerimónia presidida pelo Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes.

Exposição em Monsaraz defende integração cultural de Portugal e Espanha

Augusto Andrade, artista de Olivença, vai apresentar a partir de 12 de outubro a exposição itinerante “Ibéria” na vila medieval de Monsaraz. 

O artista considera que “Ibéria” é uma proposta artística que “quer defender a ideia de integração cultural de Espanha e Portugal como uma ponte para fortalecer as relações transfronteiriças. É uma declaração de intenções que desfigura a fronteira, dilui as diferenças e aproxima as semelhanças de uma história compartilhada”.

Páginas