Alentejo Central

Costa da Silva critica cativações do Governo ao Turismo do Alentejo

O deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva criticou hoje o Governo por ter cativado 60% da verba a transferir para a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, segundo alegações do próprio.

Costa da Silva considera que uma cativação desta monta inibe a atividade de um entidade que "tem tido um papel muito relevante no desenvolvimento da região". Para aquele deputado de Évora a dimensão da cativação à ERT põe mesmo em causa o funcionamento daquela entidade pública.

Portel faz obras de 1,7 milhões em piscinas municipais

Já arrancaram as obras que visam uma "profunda recuperação e ampliação das piscinas municipais descobertas", em Portel.

Espanhóis vão investir mais 17 mil milhões no corredor que ligará Sines a Badajoz

O Governo espanhol vai investir quase mais 17 mil milhões no Corredor Atlântico, o projeto de infraestruturas de transporte que atravessa as fronteiras espanhola, portuguesa, francesa e alemã, onde aliás já investiu mais de 41 mil milhões.

Grande Lago Alqueva vai ter sinalização turística inteligente

O projeto de sinalética turística inteligente para os municípios do Grande Lago Alqueva foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho Reguengos de Monsaraz na semana passada e vai beneficiar as autarquias portuguesas que integram a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Alandroal, Viana do Alentejo, Barrancos, Serpa, Moura, Portel e Mourão.

Alentejo com calor no fim-de-semana

O IPMA adianta que as temperaturas máximas no Alentejo neste fim-de-semana vão variar entre os 20º e os 22º. "Prevê-se para os próximos dias um aumento gradual da temperatura máxima. No fim de semana, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 20 a 26°C e entre 17 a 20°C nas regiões do interior Norte e Centro", refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Alandroal manda a gastronomia do Peixe do Rio

Açorda de Sável, Caldeta de Barbo, Lúcio grelhado com molho de peojo, Arroz de Lampreia, Achigã no forno, Migas de ovas com peixe frito são algumas das iguarias que podem ser apreciadas na X Mostra Gastronómica Peixe do Rio. E agora regue tudo isto com os maravilhosos vinhos do Alentejo. É o que tem para oferecer Alandroal entre 8 e 17 de março, em mesas distribuídas por 15 restaurantes e 6 cafés aderentes de todo o concelho, que volta a contar com a colaboração do Chef José Júlio Vintém.

Sismo de 2.7 na escala de Richter volta a fazer tremer o Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 20-02-2019 pelas 21:29 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Sul de Évora. Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Vinhos de Estremoz compram Casa da Tapada em Braga

Os proprietários da célebre Herdade das Servas, em Estremoz, preparam-se para adquirir a Casa da Tapada em Braga, com vista a produzir vinho. Carlos e Luís Serrano Mira, cuja família produz vinho há 350 anos, adiantam que a Casa da Tapada possui 24 hectares de área total, 12 dos quais de vinha, dez de mata e dois de casario e que os seus enólogos já têm preparados vinhos de nova geração daquela propriedade na zona dos vinhos verdes, que funcionará também com enoturismo, uma loja de vinhos da Casa da Tapada, e provas.

Auditório de Portel recebe Manuel Guerra em concerto de entrada gratuita

O eborense Manuel Guerra sobe ao palco do Auditório Municipal de Portel no próximo sábado, para um concerto com entrada gratuita. Manuel Guerra interpreta o seu mais recente trabalho discográfico - Sem Porquês -  que sucede ao EP “Dá-lhe Asas”, editado em 2014.

9 Confrarias alentejanas em encontro gastronómico e vínico em Évora

Se é admirador da gastronomia e vinhos alentejanos, este evento tem o maior interesse. Falamos do III Encontro das Confrarias Enogastronómicas do Alentejo, que vai decorrer a 23 de fevereiro em Évora e que, para além de uma conferência em torno da sua importância para o desenvolvimento local e regional, que decorre nas instalações da CCDRA, inclui um almoço de partilha onde cada Confraria apresenta um conjunto de iguarias que serão partilhadas por todos, no Monte Alentejano do Rossio de S. Braz.

Páginas