Alentejo Central

Estremoz estende contrato para mediação intercultural

O Ministério da Administração Interna (MAI) prorrogou o Protocolo de Colaboração com o Município de Estremoz e a Associação Letras Nómadas e que faz a gestão e mediação intercultural no concelho com as comunidades nómadas.

Esta reunião decorreu na passada semana e o MAI decidiu prorrogar o contrato por um período de 6 meses. Esta parceria decorre desde 2018 e tem apresentado resultados muito positivos, de acordo com a autarquia, no que concerne à situação social e de sentimento de segurança no concelho.

Évora acolhe cimeira mundial de turismo

É a “A World for Travel”, uma cimeira mundial da área do turismo e que, a 5 e 6 de novembro, decorrerá em Évora.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na apresentação do evento, esta semana, considerou tratar-se de “uma oportunidade única” para Portugal num momento desafiante como o atual”.

A Herdade dos Delgados, em Mourão, volta a abrir

A Herdade dos Delgados – Dark Sky View Hotel & SPA, em Mourão, vai voltar a abrir após 5 de junho, após estes meses de quarentena.

Com 4 estrelas, a unidade hoteleira alentejana é agora gerida pela Amazing Evolution, empresa que foi considerada pelos World Travel Awards como a melhor gestora de Boutique Hotéis da Europa e do Mundo em 2018 e 2019.

Com Alqueva ali aos pés, a unidade hoteleira é composta por 24 quartos e três apartamentos com dois quartos cada com acesso privado e jardim, piscina exterior e interior, um restaurante, SPA com sala de massagens, ginásio.

Norte-americana Deanna Sirlin escolhe Alentejo para a sua primeira apresentação nacional

A partir do dia 6 de junho, o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida apresenta Strata, a primeira apresentação da artista norte-americana Deanna Sirlin em Portugal.

Vá para fora, no Alentejo

Sei bem o risco que corro ao escrever sobre o Alentejo para alentejanos, eu que a ligação que tenho à terra, para além da familiar, é a de apenas algumas semanas de férias por ano. Mas porque acredito que a região tem algum do melhor turismo português, e porque em tempos de pandemia se mostrou a mais segura do país, penso que a melhor opção para quem tenha a oportunidade de passar alguns dias fora de casa este ano será mesmo a de ir para fora, lá dentro. E é por isso que vou arriscar.

Évora: Petição pública pede menos carros e mais vias cicláveis e pedonais

Está a circular uma petição pública dirigida à Assembleia Municipal de Évora para que lance um debate público urgente "sobre a necessidade de apoiar e fomentar o uso dos modos ativos de deslocação no combate à pandemia de COVID-19".

Segundo o texto daquela petição, promovida "por um conjunto de cidadãos" e que está a recolher assinaturas no concelho de Évora "em 2011, os dados do INE indicavam que 66% das deslocações em Évora se faziam em transporte individual.Hoje, a nossa percepção é a de que a dependência do transporte individual em Évora se tem acentuado ainda mais".

Ferrovia Évora/Badajoz: Joacine Katar Moreira defende ligação aos mármores

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira questionou o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, acerca da ligação ferroviária que vai ligar Évora a Badajoz.

A deputada defende a existência de uma estação de passageiros em Elvas, que permita a ligação direta a Lisboa e transforme mais tarde esta linha em alternativa à linha da Beira Alta, numa futura ligação Lisboa - Madrid.

Joacine Katar Moreira defende ainda a ligação desta linha com um ramal à zona de extração dos mármores, para escoamento das empresas ali instaladas. 

 

 

Associação de Cardiologia de Macau faz doação a Arraiolos

A Unidade de Saúde Familiar Matriz – Centro de Saúde de Arraiolos recebeu uma doação de material médico considerável da Associação de Cardiologia de Macau.

Nesta doação está incluído equipamento de proteção individual como máscaras, luvas, óculos e fatos de proteção.

O responsável por esta doação ao centro de saúde alentejano foi o presidente da associação macaense, o cardiologista Mário Évora, que enviou este material essencial no combate dos profissionais de saúde à pandemia e garantir também uma maior segurança para os utentes.

Pré-escolar reabre em Portel com todos os profissionais testados ao Covid-19

O Município de Portel garante que o pré-escolar vai reabrir no próximo dia 1 de junho "em máxima segurança", depois de ter assegurado testes a todos os profissionais envolvidos em creches do Concelho e cujos resultados foram negativos.

A Câmara Municipal, com a colaboração da Unidade de Saúde Familiar de Portel, assumiu a realização de testes a todos os profissionais de educação dos vários estabelecimentos envolvidos e encara este regresso às actividades educativas "com a máxima confiança e segurança para crianças, profissionais e famílias".

Tapetes de Arraiolos, um tesouro artístico do Alentejo

De entre profusas manifestações artísticas do Alentejo, os Tapetes de Arraiolos são uma conhecida arte de manufatura própria e imagem de marca da Vila que os baptizou. Pese embora a sua notoriedade em território nacional, esta verdadeira jóia da tapeçaria é também ela de amplo reconhecimento mundial.

Páginas