Alentejo Central

Legislativas 2022: Sónia Ramos | Cabeça-de-lista do PSD por Évora

A cabeça-de-lista do PSD para o círculo eleitoral de Évora é Sónia Ramos, 48 anos, Técnica Superior de Reinserção Social no Ministério da Justiça.

"Novos Horizontes para o Distrito de Évora

O António e o João, amigos de infância desde que o nascimento os juntou no monte da mesma herdade no Alentejo, onde os seus pais se dedicavam aos cuidados da terra, reencontraram-se 40 anos depois e trocaram as suas experiências de vida.

Turismo do Alentejo e Ribatejo lança programa de apoio a eventos

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo abriu as candidaturas para o novo programa “Alentejo/Ribatejo Events”, destinado a apoiar financeiramente eventos de empresas ou associações que, de âmbito artístico, desportivo, cultural, animação, natureza ou negócios, contribuam para projetar turisticamente os 58 municípios que integram a instituição.

António Costa em Évora visita obras de novo Hospital Central

O secretário-geral do PS esteve esta quinta-feira em Évora a mostrar “obra desenguiçada” pelo Governo no Alentejo, num círculo eleitoral em que os socialistas querem manter dois dos três deputados em disputa com CDU e PSD.

Vila Viçosa apresenta Plano Estratégico de Marketing Territorial

A Câmara Municipal de Vila Viçosa vai apresentar, com o Vector Estratégico – Estudos e Consultoria, no próximo dia 20 de janeiro, o Plano Estratégico de Marketing Territorial de Vila Viçosa, no auditório da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, às 10:00.

Em comunicado, a autarquia refere que este plano identifica os pontos fortes e pontos fracos do concelho, visando “apontar caminhos para a valorização, promoção e divulgação das nossas potencialidades, corrigindo e requalificando as lacunas e os problemas detetados”.

Alentejo na linha da frente nos apoios à Comunicação Social

Os projetos que os órgãos de Comunicação Social alentejanos submetem, anualmente, ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, valeram à entidade quase 270 mil euros.

Em comunicado, a CCDR refere que estes projetos “apresentados ao Gabinete para os Incentivos à Comunicação Social (GICS) em março de 2021” fizeram com que o montate atribuído à comissão “seja, nos termos do despacho publicado no Diário da República do passado dia 14 de janeiro, de €269 151,92”.

Viana do Alentejo na direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

O Município de Viana foi eleito para a direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), na reunião da Assembleia Geral, que decorreu na cidade de Aveiro.

Universidade de Évora vai formar gratuitamente executivos das empresas

A Universidade de Évora, em parceria com o projeto INDUPYMES 4.0, vai promover uma formação online gratuita concebida para responder às novas necessidades e desafios decorrentes da implementação das tecnologias e metodologias da Indústria 4.0, a realizar-se a partir do dia 27 de janeiro de 2022. 

Este programa de formação que integra docentes da academia eborense organiza-se numa estrutura dividida em 4 partes: Princípios e tecnologias; Formas de aplicação e impacto nas empresas; Processos de implementação e Impacto nos modelos de negócio e desenvolvimento de empresas.

Viana do Alentejo precisa “captar investimento e atrair população”

O concelho de Viana do Alentejo “sofre hoje dos problemas associados ao envelhecimento e ao processo de perda de população resultante de décadas de políticas centralizadoras que penalizaram, no essencial, os territórios do interior”, disse o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, no discurso com que assinalou as comemorações do 124.º aniversário da restauração do concelho.

Évora promove encontros do seu meio artístico e académico

O Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) está a organizar uma série de encontros com pessoas do meio artístico, cultural e académico de Évora, que irão decorrer a partir de amanhã, quarta-feira, na cidade alentejana.

De acordo com a fundação, citada pela Lusa, o programa, intitulado “Duas ou três coisas…”, prolonga-se até dia 29 de janeiro e consiste em “encontros com saberes, vozes e perspetivas da cidade, procurando campos de debate que cruzam Évora com os seus horizontes atuais”.

Biblioteca Itinerante de Redondo percorre o país

A exposição “Bibliotecas Itinerantes – Lugares de Futuro”, com a curadoria de António Bento Ramires, responsável pela Biblioteca Itinerante de Redondo (BIR),  está a percorrer o país para mostrar “o nobre papel que as bibliotecas móveis desempenham junto das comunidades mais isoladas”.

Em comunicado, o município adianta que a organização da mostra se realizou em conjunto com Carlos Mata Ferreira e Rui Guedes, tendo surgido no âmbito da IX Maratona de Leitura da Sertã.

Páginas