Alentejo Central

Bairro islâmico/árabe do século X descoberto em Évora durante construção de hotel

O antigo Convento do Carmo, em Évora, está prestes a ser transformado num hotel com 51 quartos, alguns dos quais serão subterrâneos. Durante os trabalhos de construção, uma obrigatória prospeção arqueológica revelou um tesouro arquitetónico e histórico: um bairro islâmico/árabe que remonta aos séculos X e XI, quando os povos do Norte de África ocuparam a região.

Salão Central em Évora deve reabrir no final de maio

A antiga sala de cinema Salão Central Eborense, no centro histórico de Évora, fechada há mais de 30 anos, deverá reabrir no final de maio, um ano e meio após a conclusão das obras de requalificação.

“Infelizmente, não conseguimos ainda abrir o Salão Central Eborense, mas será aberto, esperamos nós, no final de maio”, realçou o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, em declarações à agência Lusa.

Redondo promove III Encontro de Tunas Seniores

O município de Redondo promove amanhã, sábado (27), o III Encontro de Tunas Seniores, que tem início marcado para as 15:30 e decorre no Auditório do Centro Cultural.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Redondo salienta que o trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito da Universidade Popular Túlio Espanca tem o ensino da música como uma das suas áreas de atuação.

Borba junta vinho e pintura em tarde criativa

O evento Drink n’Paint, que junta a pintura e o vinho alentejano, decorre no dia 12 de maio (domingo), pelas 18:00, na Casa Museu Interativa de Borba.

Esta iniciativa pretende levar cada um dos participantes a "criar a sua própria arte, conviver com o grupo e beber vinho enquanto desliga da vida quotidiana e estimula a sua criatividade”, pode ler-se no portal New in Town (NiT).  

Estremoz inaugura FIAPE a 1 de maio

O município de Estremoz vai inaugurar, no próximo dia 1 de maio, a FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, em paralelo com a 40.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Projeto Grande Rota do Montado edifica ecopista em Reguengos

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) deu a conhecer, no passado dia 22 de abril, a primeira fase de implementação da Grande Rota do Montado – Ecopista de Reguengos.

Em comunicado, a CIMAC refere que este é um projeto “considerado estruturante e de referência para outros territórios que equacionem a sua replicabilidade”, e que consiste no “processo de reconversão do antigo ramal ferroviário de Reguengos em ecopista pedonal e ciclável, que liga Évora a Reguengos de Monsaraz, passando pelo município de Redondo, ao longo de 37km”.

Arquivo de Montemor-o-Novo guarda memórias da Reforma Agrária

As memórias sobre a Reforma Agrária estão guardadas graças ao Centro de Documentação e Arquivo da Reforma Agrária, projeto integrante do Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo.

Em declarações à agência Lusa, Idalete Lebre, coordenadora do arquivo, refere que o espaço alberga “cerca de 600 metros lineares de documentação” de antigas Unidades Coletivas de Produção (UCP), além de autocolantes, cartazes e jornais do início da Reforma Agrária.

Comissão Vitivinícola Alentejana garante que não há vinhas a mais

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) considerou que o país não possui vinhas em excesso, após o ministro da Agricultura ter declarado ao jornal Público que pretende colocar “um travão” nos apoios à plantação de vinhas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CVRA, Francisco Mateus, recordou que as vinhas são plantadas por iniciativa dos empresários e dos produtores, que “certamente farão as contas necessárias” para chegarem à conclusão se devem ou não plantar mais nos terrenos.

Corrida da Cidade de Vendas Novas realiza-se a 18 de maio

A tão esperada Corrida da Cidade de Vendas Novas vai realizar-se no próximo dia 18 de maio, com uma variedade de provas planeadas para atender os diversos perfis de participantes.

Em comunicado, a autarquia de Vendas Novas revela ainda que estão programadas algumas novidades, como um fórum sobre Atividade Física e Saúde e um concerto com uma banda de tributo aos Coldplay, sem deixar de haver a tradicional Bifana de Vendas Novas.

Obra de alentejano combatente pela liberdade exposta em Lisboa

A obra gráfica e de pintura de Henrique Ruivo, “um artista comprometido com a causa da liberdade” e natural do Alentejo, já está exposta até 18 de maio na galeria e livraria Tinta nos Nervos, em Lisboa.

Segundo a galeria e livraria, citada pela agência Lusa, “nascido em plena ditadura, no Alentejo, Henrique Ruivo (1935-2020) deu voz no seu trabalho gráfico e plástico ao combate pela liberdade, à resistência e à aspiração por dias melhores”.

Páginas