Alentejo Central

Investigador da Universidade de Évora venceu Prémio Pessoa 2018

O investigador Miguel Bastos Araújo, da Universidade de Évora é o vencedor do Prémio Pessoa 2018. Tem 49 anos é um dos maiores especialistas mundiais em alterações climáticas e biodiversidade. "A atribuição do Prémio Pessoa 2018 a Miguel Bastos Araújo constitui um sinal claro de que o conhecimento, a ciência com consciência e as políticas públicas nela inspiradas, são indispensáveis para alimentar a esperança num futuro sustentável”, justificou o júri. 

Programa espacial europeu "deve reforçar segurança dos cidadãos"

“Os cidadãos europeus devem poder sentir que com estes programas a sua segurança económica, tecnológica e também física, é reforçada”, afirmou o eurodeputado eborense Carlos Zorrinho na sessão plenária de Estrasburgo sobre o Programa Espacial Europeu, evidenciando também que “a visão integrada sobre o espaço é uma mais-valia para a Europa”.

Universidade de Évora vai transformar refeitório e Fábrica dos Leões em residências

O Estado prepara-se para transformar palácios, quartéis, escolas secundárias e pousadas da juventude em residências para estudantes universitários, um pouco por todo o país. Ao todo são 17 os edifícios públicos listados para o efeito e que venham a funcionar já no início de setembro de 2019 como alojamento para estudantes.

Manuel Guerra hoje no Teatro Garcia de Resende em Évora

Manuel Guerra apresenta hoje "em casa" o seu último trabalho discográfico, "'Sem porquês', um disco composto por uma série de canções "que espelham diferentes aspetos e vivências da minha vida". O músico eborense tem o Teatro Garcia de Resende esgotado para ouvir o seu trabalho, influenciado particularmente pelo falecimento do seu irmão, num acidente aéreo em 2014, que o marcou profundamente.

Neto de Aristides de Sousa Mendes apresenta livro de memórias em Viana do Alentejo

António Moncada de Sousa Mendes, neto do célebre cônsul que salvou a vida a pelo menos 30 000 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, vai apresentar o seu livro de memórias sobre o avô, amanhã, dia 14 de dezembro, em Viana do Alentejo.

9,2 mil milhões de euros em programa chave para o futuro da União Europeia

“O Europa Digital tem que ser um programa de conexão e não de exclusão. Essa será a medida do seu sucesso ou do seu insucesso”, afirmou o Eurodeputado Carlos Zorrinho ao intervir no ponto da ordem de trabalhos relativo ao Programa Europa Digital, “um programa chave para o futuro da UE na nova sociedade digital” que vai mobilizar entre 2021 e 2027 mais de 9 mil milhões de euros.

Secretário de Estado do Ambiente em Évora para discutir economia circular

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, participa na próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro, numa sessão conjunta organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo (CCDRA) e pelo Fórum da Economia Circular do Alentejo, para debater precisamente a economia circular, no âmbito da Agenda Regional para a Economia Circular do Alentejo.

Viana do Alentejo com selo de Qualidade Exemplar da água para consumo humano

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR atribuiu ao Município de Viana do Alentejo o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”.

A iniciativa “Prémios e Selos de Qualidades dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR 2018” visa identificar, distinguir e divulgar casos de referência no que toca à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos e distinguiu aquele município alentejano pela qualidade da sua água.

TESLA instala dois Supercarregadores em Évora

A partir de agora já é possível alimentar o seu veículo elétrico em Évora com dois supercarreadores da TESLA. Eles estão instalados no Convento do Espinheiro, juntos a um terceiro carregador universal.

Os carregadores são exclusivos para os clientes do Hotel de 5 estrelas e dos restaurantes daquela unidade turística de luxo.

"Guerra" entre Bombeiros e Governo estende-se ao Alentejo

A maioria das corporações de bombeiros do Alentejo não está a reportar informações operacionais aos comandos distritais de operações de socorro (CDOS). Em 44 corporações de bombeiros alentejanas, 33 não passam informação aos respetivos CDOS. Apenas uma corporação de bombeiros em Évora e dez no distrito de Portalegre, continuam a transmitir informações operacionais aos CDOS. Segundo Inácio Esperança, presidente da Federação Distrital de Bombeiros a corporação de Reguengos de Monsaraz não aderiu ao protesto por ainda estar a avaliar a situação.

Páginas