Alentejo Central

Praça do Giraldo em Évora recebe Noite Europeia dos Investigadores

A "Noite Europeia dos Investigadores", é uma iniciativa pioneira em Évora e vai acontecer no dia 27 de Setembro de 2019, entre as 18 horas e meia-noite, na Praça do Giraldo.

Trata-se de um evento de divulgação científica, cujo tema é:  Qual a contribuição da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades nas próximas décadas, fazendo face às alterações globais e à degradação do património?  E propõe diferentes atividades, como as rodas conversas com investigadores (cafés de ciência), demonstração de experimentos e/ou equipamentos, atividades interativas, jogos e outros.

Gastronomia de inspiração japonesa e alentejana no Convento do Espinheiro

Jorge Peças, Chef do Divinus, vai preparar, em conjunto com o Chef Daniel Rente, um menu de assinatura, que pretende elevar a criatividade de ambos através de pratos criados especificamente para este sábado, dia 24, e que têm inspirações orientais e alentejanas.

Filipe Ramalho vai representar gastronomia alentejana no Rio Gastronomia 2019 no Brasil

Filipe Ramalho, Chef do restaurante Basilii, no Torre de Palma Wine Hotel, irá rumar ao Rio de Janeiro para participar na 9ª edição do Rio Gastronomia 2019, um dos maiores eventos gastronómicos do Brasil.

Filipe Ramalho vai tentar surpreender com o seu showcooking, inspirado na sua origem e essência alentejana, destacando a “Açorda de Poejo e Coentros Alentejana com Lombo de Bacalhau marinado em Mosto de Alicante Bouschet” e o “Arroz Doce”, pratos de assinatura do Restaurante Basilii do Torre de Palma Wine Hotel.

Évora estreia ópera sobre o amor impossível de Geraldo sem Pavor e Samira

A cidade de Évora vai ser o palco, e a sua história a protagonista, do espectáculo operático "Geraldo e Samira - Uma Ópera Para Évora".

Nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro o Jardim da Palmeira, em Évora, recebe este épico inédito que não é mais do que um tributo àquela cidade alentejana e à sua importância na independência de Portugal. Um tributo feito de ficção, música e dança que parte dos amores e desamores, alianças e traições de dois dos mais destacados personagens da iconografia eborense: Geraldo Sem Pavor e a moura Samira.

Vendas Novas com Virgul, Trio Odemira e Carolina Deslandes

Vendas Novas celebra o seu 57.º aniversário como Concelho no dia 7 de setembro com um programa de atividades, a decorrer entre os dias 6 e 8.
O Largo da Câmara Municipal recebe três dias de festa com os espetáculos principais a terem lugar pelas 22h00. Dia 6, tem lugar o hip-hop de Valas e a boa disposição de Virgul; dia 7, sobem ao palco o consagrado Trio Odemira e, dia 8, a jovialidade de Carolina Deslandes.

Alentejo vai ter noites tropicais nos próximos dias

Para amanhã, terça-feira, dia 20 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê subida acentuada da temperatura máxima entre os 4 e os 8 graus e mínimas nunca abaixo dos 20 graus, o que resultará em noites tropicais, sobretudo no sul do País, sendo que no interior do Alentejo as temperaturas vão variar entre os 35 e os 39 graus. A temperatura continuará a subir ao longo da semana, esperando-se uma descida em quase todo o território nacional a partir de sábado, a que escapa o Alentejo.

Imagem de capa de Rafael Marchante/Reuters

 

Em 30 ou 40 anos, grandes áreas no Alentejo já não terão condições para fazer vinho

Jorge Böhm é alemão, nascido em 1938 em Neustadt an der Weinstrasse, a viver em Montemor-o-Novo desde 1976, onde produz vinho. Numa entrevista dada hoje ao DN Böhm explica que visitou Portugal pela primeira vez em 1961, depois de o veleiro em que seguia com amigos a caminho das Seicheles ter sido abalroado por um barco de pesca em Cascais. Nunca mais quis deixa o país.

Eborense apita hoje Sporting com o Braga

O árbitro eborense Luís Godinho foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o jogo entre Sporting e Sporting de Braga, marcado para as 21h00 deste domingo no estádio de Alvalade.

O juiz da Associação de Futebol de Évora terá como assistentes André Campos e Valter Rufo, com Bruno Rebocho como quarto árbitro.

 

Imagem de capa de maisfutebol.iol.pt

 

Nasce mais um festival em Évora

Virgul, Criolo e os Sparks são as primeiras confirmações do cartaz do mais recente festival alentejano, o “Évora Urban Village”. Este festival decorrerá na Mata do Jardim Público de Évora de 18 a 21 de setembro e é um festival dedicado à música, dança e artes urbanas.

Virgul vai atuar no dia 20, o brasileiro Criolo e o grupo Sparks atuam a 21. Os preços variam entre os 10 euros (entrada diária) e os 15 euros (passe com campismo).

Lista de espera para cirurgias caiu 15% em Évora

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) diminuiu em 15% o número de doentes em lista de espera para cirurgia, graças ao aumento das intervenções programadas no primeiro semestre do ano, divulgou a unidade hospitalar.

"O aumento das intervenções cirúrgicas em 35% permitiu reduzir a lista de espera em 15% e este ano metade dos utentes que estavam em lista de espera foram atendidos em menos de três meses", afirmou a Presidente do Conselho de Administração (CA), Maria Filomena Mendes.

Páginas