Alentejo Central

Reciclagem Porta-a-Porta em Viana do Alentejo

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

Separar Sem Parar é o nome do Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta apresentado no passado dia 16 de junho, no Cineteatro Vianense, na qual estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, Rute Candeias, da Índice Consultores, Tânia Delgado, técnica da Câmara Municipal, Carlos Monteiro e Vitor Picado, em representação da AMCAL.

PCP e PS defendem mais investimento público em Beja

PCP e PS estão de acordo nas necessidades de investimento em Beja, pelo menos a ver pela última Assembleia Municipal de Beja, a 21 de junho de 2022, onde o PCP apresentou uma moção que foi aprovada por unanimidade, o que inclui o PS, que governa aquela câmara alentejana.

Alandroal sai “Fora da Casca” e convida a provar caracóis

O Festival Fora da Casca está de regresso ao castelo de Alandroal, de 1 a 3 de julho, após dois anos de interregno devido à pandemia.

Segundo o portal Evasões, dentro das muralhas do castelo da vila, os petiscos ganham destaque, nomeadamente em três frentes: os caracóis, as caracoletas e os lagostins. Além disso, o evento conta com uma programação que contempla concertos, atuações de uma tuna local e de um grupo de Cante Alentejano, além de uma zona dedicada às crianças, com insufláveis.

O festival é de entrada gratuita e foca-se nos finais de tarde e noites.

 

SNS “é vítima do seu sucesso”, diz investigador de Évora

Investigadores nacionais que assinam o Relatório da Primavera 2022, publicado na passada terça-feira pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde, afirma que a rede pública de saúde garantiu maior sobrevivência à nascença e no fim de vida dos portugueses, e agora precisa de “uma nova abordagem”.

Ministra assina contratos PARES 3.0 em Évora e Beja

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai participar nas sessões de assinatura de 13 contratos PARES 3.0 relativos aos distritos de Beja e Évora, que vão acontecer hoje, sexta-feira, em Moura e Évora.

De acordo com o jornal Região Sul, a agenda da governante tem início às 10:00, numa cerimónia de agradecimento a cerca de 70 entidades pelos serviços prestados no combate à pandemia Covid-19 à população do concelho de Moura, a propósito das comemorações do feriado municipal da cidade.

Herdade em Monsaraz promove Festival Barrocal Sound

O festival Barrocal Sound vai ter lugar em São Lourenço do Barrocal, uma herdade localizada na freguesia de Monsaraz, de sexta-feira a sábado, com seis espetáculos no seu programa.

Segundo a organização do evento, citada pela Lusa, o cartaz do festival, com dois palcos, inclui três atuações diárias, com concertos de Islandman, Sílvia Pérez Cruz & Farsa Circus Band e ainda Carlita, no primeiro dia, enquanto, no sábado, estão previstos espetáculos de Joep Beving, Anouar Brahem Quartet e Michael Mayer.

Évora: Feira de São João assinala candidatura a Capital Europeia da Cultura

A Feira de São João de Évora começa hoje, quinta-feira, no Rossio de São Brás, sob o tema da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027, e prolonga-se até dia 3 de julho.

Em declarações à Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente do município, revelou que “haverá um espaço central onde procuraremos transmitir o que tem sido a candidatura, o que já foi feito, o que se pretende fazer e apelar à participação de todos”.

Évora vai ter novo Holiday Inn Express em 2023

A Mercan Properties, em parceria com a IHG Hotels & Resorts, vai investir 16,8 milhões de euros na construção de um hotel Holiday Inn Express no centro histórico da cidade de Évora.

A empresa, citada pela agência Lusa, refere que este novo hotel se vai situar “na zona de Portas de Avis”, e “tem abertura prevista para o verão de 2023 em vários edifícios renovados perto da praça central em Évora – uma cidade que detém o estatuto de Património Mundial da UNESCO”.

Reitor de universidade de Macau visita Évora para reforçar parceria científica

O presidente da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) vai visitar, a partir de 27 de junho, quatro universidades portuguesas para reforçar a parceria científica, entre elas a Universidade de Évora.

Parque Natural da Serra de S. Mamede tem 4 novos guias

A Universidade de Évora (UÉ) produziu 4 novos guias do Parque Natural da Serra de São Mamede dedicados ao Microbiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, da autoria de Celeste Santos e Silva, Bióloga (Botânica/Micologista) Professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e de Rita Azedo e Rogério Louro, ambos investigadores do MED, da academia eborense.  

Páginas