Alentejo Central

Viana do Alentejo está a mobilizar população para comprar local

A campanha “Compre no Comércio Local – Vales Solidários”, que se encontra a decorrer até 31 de outubro no concelho de Viana do Alentejo, tem registado uma forte adesão por parte da população que se desloca aos vários estabelecimentos de comércio local aderentes, segundo aquele município alentejano.

A iniciativa, que tem como objetivo revitalizar o comércio local, estimulando os hábitos de consumo locais, conta com oitenta e cinco estabelecimentos aderentes em todo o concelho.

Resolução do surto em Reguengos de Monsaraz satisfaz União das IPSS de Évora

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Évora revelou-se satisfeita com o anúncio da Autoridade de Saúde Pública sobre a instauração de um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz.

Em comunicado citado pela Lusa, a UDIPSS refere que o anúncio feito pela Autoridade de Saúde Pública no sábado, sobre a “total resolução” do surto que eclodiu na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da sua associada Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), a “enche de satisfação”.

Festival de Dança Contemporânea realiza-se em Évora apesar da pandemia

O Festival Internacional de Dança Contemporânea vai realizar-se em Évora, entre 27 de setembro e 10 de outubro, apesar da pandemia.

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), citada pela Lusa, indicou que o festival vai ter “uma programação reestruturada, de forma a responder ao atual contexto de pandemia”, com espetáculos ao vivo e conteúdos online. Os espetáculos e performances de “pequeno formato” para “plateias reduzidas” serão apresentados ao ar livre e numa igreja, e terão “o objetivo de, através da dança contemporânea, devolver alguma normalidade à vida”.

Mourão investe na requalificação da biblioteca

Será com recurso a fundos comunitários que a Câmara Municipal de Mourão vai requalificar a biblioteca municipal.

O concurso já foi lançado, em Diário da República, pela autarquia liderada por Maria Clara Safara e prevê não só a requalificação da biblioteca, mas também da zona envolvente.

O investimento é pouco superior a 370 mil euros, e foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, tendo também obtido o parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR).

Entrada em museus e monumentos alentejanos com descontos

Até 30 de setembro, está em vigor um novo programa de descontos no acesso a museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos nacionais na região do Alentejo.

Resultante de um protocolo assinado entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e as Direções Regionais de Cultura (DRC), o programa permite visitar todos os monumentos e museus sob a dependência destas entidades, com condições especiais.

Corrida ao Convento da Cartuxa obriga a duplicar dias de visita

Revelado o grande interesse do público pelo Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli e a enorme adesão ao programa, a Fundação Eugénio de Almeida aumentou o número de visitas guiadas permitindo que mais pessoas conheçam um lugar único, de grande valor histórico e simbólico para a cidade de Évora e para o país..

Visitas temáticas no Alentejo mostram saber-fazer tradicional

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) vai promover o projeto “Alentejo, Patrimónios”, cuja estreia está marcada para dia 22 de agosto, e contempla quatro visitas temáticas que mostram o saber-fazer tradicional e a diversidade cultural alentejana.

Universidade de Évora realiza testes serológicos a todos os estudantes

A Universidade de Évora (UÉ), depois de ter testado trabalhadores e investigadores, vai também alargar a realização de testes serológicos à covid-19 aos estudantes do próximo ano letivo, adianta a Lusa.

A instituição referiu que esta medida se enquadra nas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da pandemia de covid-19, e que tem por objetivo “a promoção de um ingresso ou regresso seguro à universidade por parte de toda a comunidade académica”.

Bonecos de Estremoz, do Alentejo para o Mundo

Seguimos o nosso périplo pelas manifestações culturais, tão singulares e genuínas da nossa região. De modelação única e pelas mensagens simbólicas que contêm, o figurado em barro de Estremoz é uma curiosa e original forma de arte que, pela sua elegância, nos faz especar em busca da sua interpretação.

“O Medo” é o tema subjacente ao Prémio Literário Hernâni Cidade

O Prémio Literário Hernâni Cidade, estabelecido pelo município de Redondo, contará com modalidade livre na edição deste ano, subjacente ao tema “O Medo”.

Esta iniciativa visa homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila alentejana, assim como incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos.

De acordo com a Lusa, a edição 2020 deste prémio vai atribuir aos três primeiros classificados 750, 375 e 250 euros, respetivamente, prevendo-se ainda o regulamento a atribuição de menções honrosas.

Páginas