Política Nacional

Avis: Governo vai investir 1 milhão de euros em novo posto da GNR

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, presidiu hoje, quinta-feira, à cerimónia de assinatura do Contrato de Cooperação Interadministrativo com a Câmara Municipal de Avis, para a construção de raiz das novas instalações do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR).

80 milhões de Bruxelas para encerrar centrais de carvão de Sines e Pego

Bruxelas tem disponíveis cerca de 80 milhões de euros para que o país feche as centrais a carvão.

O encerramento daquelas centrais pode custar 650 empregos irá afetar sobretudo Sines e Abrantes (Pego).  A Comissão Europeia sinalizou ontem, quarta-feira, que Portugal poderá contar com verbas de um novo fundo para a descarbonização para compensar o impacto económico e social do encerramento das centrais termoelétricas a carvão de Sines e Pego por serem poluentes, dando quase 80 milhões de euros ao país para fazer esta transição.

Sines em reuniões do Comité das Regiões em Bruxelas

O Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, vai participar em duas reuniões do Comité das Regiões Europeu, um dos mais relevantes órgãos consultivos da Comissão, do Conselho e do Parlamentos europeus. Nuno Mascarenhas integrará a delegação portuguesa que participará nas reuniões da Comissão da Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais e Externos (CIVEX) e na Comissão de Assuntos Económicos (ECON).

Crianças de Alcácer do Sal vão ter acesso gratuito a "Escola Virtual" da Porto Editora

O Município de Alcácer do Sal vai assegurar o acesso à plataforma digital “Escola Virtual”, da Porto Editora ao longo de três anos letivos, um investimento da autarquia na ordem dos 11.461,17 euros que garante a disponibilização de recursos e ferramentas educativas de promoção e suporte de aprendizagens online.

Delta lança campanha de apoio ao Desporto Adaptado

A Delta Cafés e IPDJ lançaram esta semana uma campanha de Pacotes de Açúcar sobre o Centro de Recursos Desporto Inclusivo. A campanha de sensibilização para o Desporto Adaptado é feita através da informação em Pacotes de Açúcar relativa ao Centro de Recursos Desporto Inclusivo, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017, na área do desporto inclusivo.
 

Afinal sempre há quem queira cobrar IMI no Centro Histórico de Évora

Para quem ainda tinha algumas dúvidas sobre a posição do Partido Socialista (PS) em relação à cobrança de IMI no Centro Histórico de Évora (classificado como Património da Humanidade pela UNESCO), ficou muito clara na discussão e votação do Orçamento de Estado (OE) para 2020. O PS quer mesmo que os eborenses sejam sujeitos à tributação de IMI no Centro Histórico de Évora.

João Dias em Beja para discutir culturas intensivas

O PCP de Beja organiza na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, ao fim da tarde, uma sessão pública com o deputado eleito por Beja, João Dias, para discutir as culturas intensivas na área de influência da barragem de Alqueva.

João Dias já havia declarado no início do ano que a água de Alqueva está a ser usada para valorizar a monocultura, que apelida de "exploração predadora".

Aljustrel recuperou o seu posto de CTT

Depois de no início desta semana Redondo reabrir o seu posto dos CTT, é a vez de Aljustrel reaver o seu, o que vai acontecer na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro.

Os CTT encerraram o ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos na altura pela ANACOM.

A Anacom recomendou em 2018  aos CTT, que suspendessem os encerramentos de estações, ou quando tal fosse inevitável, que passasse a encontrar um entendimento prévio com as autoridades locais.

Sines: Construção de central de hidrogénio de 3 mil milhões arranca em 2021

O Ministro do Ambiente Matos Fernandes adinatou hoje no Parlamento que a construção da central de hidrogénio em Sines arranca no início do próximo ano.

Com um investimento superior a 3.000 milhões de euros até 2030, apoiado “por fundos europeus e por financiamento do Banco Europeu de Investimento”, para “produzir um máximo anual de 175 mil toneladas de hidrogénio”, a central de hidrogénio em Sines vai posicionar Portugal como “exportador de energia verde”.

Perdemos ou ganhamos com a vinda de turistas!?

É hoje reconhecido o papel do turismo em termos de desenvolvimento económico. Sabemos que o seu contributo pode ser determinante para a revitalização de áreas mais desfavorecidas, mas com um grande potencial por descobrir em termos turísticos. 

Páginas