Política Nacional

Aljustrel exigiu variante ao Governo

O presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito, fez saber junto do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. Oliveira Martins Governo, que Aljustrel quer a construção da circular à vila.

Esta necessidade da vila alentejana está identificada como prioritária, pela autarquia, há décadas e Nelson Brito apresentou ao Governo um projeto para a construção da circular e que será analisado em nova reunião, a ter lugar em setembro, com a intenção de que esta obra venha a integrar o Programa Nacional de Investimentos.

Infraestruturas de Portugal quer fazer 2 milhões no Alentejo

É com a venda de 23 prédios que a Infraestruturas de Portugal (IP) quer fazer mais de cinco milhões de euros.

Através da IP Património, foram colocados à venda um conjunto de prédios por todo o país sendo o procedimento de venda pública por carta fechada e com o critério único de seleção a ser apenas o da proposta mais elevada.

O imóvel com o valor base mais elevado - 1.231.400 euro – é um prédio urbano, no centro histórico de Évora, e tem uma área total de terreno de 849 metros quadrados.

Costa Vicentina: prospeção de petróleo travada

O Tribunal de Loulé decidiu travar a licença de prospeção de petróleo ao largo de Aljezur, na Costa Vicentina e que abrange Alentejo e Algarve, ao deferir uma providência cautelar que exigia a suspensão das operações de prospeção.

Em comunicado, o Partido Ecologista Os Verdes congratulou-se com a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé e que, no entender do partido, vem dar força à luta que Os Verdes e associações ambientalistas e cívicas têm travado sobre esta matéria.

Serra de S. Mamede em Marvão "é das mais vulneráveis aos incêndios"

Depois do incêndio ocorrido há cerca de 10 dias e que "dizimou" as encostas de Marvão, e deixou o Castelo com um desolador enquadramento de paisagem, Os Verdes (PEV) alegam estar "ainda mais preocupados com os meios e condições existentes para prevenir e combater os incêndios na Serra de S. Mamede".

O PEV decidiu pedir uma reunião com carácter de urgência para abordar estas questões ao Parque Natural de S. Mamede, Câmara Municipal de Marvão, e Comando Distrital de Operações e Socorro de Portalegre - CDOS, encontros que decorrem hoje e amanhã, 17 de agosto.

Serpa: Olival intensivo ameaça Louva-a-deus raro e protegido

O louva-a-deus-dos-olhos-pontiagudos (Apteromantis aptera), raro e protegido, foi detetado durante uma sessão de educação ambiental, em junho, com alunos da Escola Secundária de Serpa, no Alentejo, organizada  pela Tagis e pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

Segundo o Diário de Notícias os investigadores encontraram um louva-a-deus, numa herdade em Serpa, que se prepara para plantar um olival superintensivo, e que, de acordo com o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal "é ameaçado pela redução dos ecossistemas tipicamente mediterrânicos".

Desligar ou não fora do trabalho? Na Corticeira Amorim desliga-se totalmente

Embora as mudanças no mundo laboral ocorram a um ritmo muito acelerado e as relações laborais tenham cada vez menos semelhanças com as do século passado, nem tudo são más notícias no que toca aos direitos laborais e ao direito ainda não generalizado de se poder desligar telefones, mails, etc, depois do horário de trabalho, ou no período de férias.

Há um novo movimento que defende mudanças no Alentejo

Organizações empresariais, destacados académicos, artistas, dirigentes da administração pública, empresários e outros cidadãos acabam de criar um novo movimento que defende mudanças no domínio das acessibilidades e transportes no Alentejo. 

Cabo atravessa atlântico para ligar Sines ao Brasil

Chamam-lhe Ellalink, tem qualquer coisa como cerca de 10 mil quilómetros de comprimento e vai custar 53 milhões de euros. Falamos do cabo de fibra ótica submarino, que vai ligar Sines a Fortaleza, no Brasil e que deverá estar operacional dentro de dois anos.

Um grupo de 11 redes de investigação e educação europeias e latino-americanas assinou ontem um acordo para a construção do cabo de fibra ótica submarino “Ellalink” no Atlântico, que ligará Europa e América Latina através de Portugal e Brasil.

Agenda Digital para o Alentejo lançada hoje em Évora

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), a Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a tecnológica DECSIS assinaram ontem um Protocolo de Cooperação que visa a "formulação e a implementação de uma “Agenda Digital para o Alentejo”.

Tribunal de Beja e Doutoramentos nos Politécnicos são “passos positivos”

O deputado socialista Pedro do Carmo – eleito pelo círculo de Beja – considera que os avanços para a construção do novo Tribunal de Beja e os Doutoramentos nos Politécnicos são “Passos positivos”.

Após a autorização da despesa de cerca de quatro milhões de euros para a construção do novo Palácio de Justiça de Beja, em comunicado enviado à redação, o deputado alentejano considera que “estão assim criadas condições para o lançamento do concurso público para a celebração do respetivo contrato de empreitada”.

Páginas