Política Nacional

Alentejo Litoral já tem Comando de Emergência e Proteção Civil

O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral entrou em funcionamento na passada quarta-feira, numa sessão presidida pela Secretária de Estado da proteção Civil, Patrícia Gaspar, com a participação do presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, e do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa.

Associação de Municípios do Alqueva integra rede transfronteiriça

A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva acaba de integrar a Rede Portugal-Espanha de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT), com o objetivo de reforçar a cooperação em zonas de fronteira, numa cerimónia que decorreu no Museu dos Coches em Lisboa, no passado dia 1 de fevereiro.

Linha férrea entre Évora e Elvas é a “maior obra do século”

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, afirmou que está em curso no Alentejo aquela que “será uma das maiores obras ferroviárias em Portugal provavelmente do último século”.

De acordo com a Planície, o governante falava durante a abertura da IV Energy and Climate Summit, sobre Mobilidade e Transporte Ferroviário, que aconteceu nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, nos dias 26 e 27 de janeiro.

PS do Baixo Alentejo exige construção de hospital em Beja

O PS do Baixo Alentejo afirma que é “urgente dotar a região de melhores condições de saúde” e defendeu “a construção imediata da segunda fase do Hospital José Joaquim Fernandes”, na cidade de Beja.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS sublinhou que é “consensual” entre os socialistas do distrito que é “urgente dotar a região de melhores condições de saúde”.

“É um direito fundamental das pessoas e condição para a qualidade de vida e aspeto crítico para a fixação de nova população”, acrescentou a federação.

Moura celebra 35 anos de elevação a cidade

A Câmara Municipal de Moura celebra, hoje, quarta-feira, 35 anos da elevação de Moura a cidade, com a realização de diversas iniciativas.

Em comunicado, a autarquia refere que será publicado um vídeo comemorativo da efeméride nas redes sociais do município, além de estar previsto um concerto do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Moura no Cine-Teatro Caridade, pelas 19:15. O dia de festejos termina pelas 20:00 com o lançamento de fogo-de-artifício.

Turismo do Alentejo regista “crescimento assinalável”

O secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, destacou a “trajetória de crescimento muito assinalável” do Alentejo em camas, dormidas, receitas e taxas de ocupação turística, afirmando que a região ainda tem “enorme potencial” por aproveitar.

Segundo a agência Lusa, o governante discursava na sessão pública de discussão e reflexão “+ Interior - Roteiro de uma Agenda para o Turismo no Interior”, que decorreu ontem em Évora.

Reguengos de Monsaraz passa a acompanhar beneficiários do RSI

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai passar a celebrar e acompanhar os contratos de inserção dos beneficiários que pedirem Rendimento Social de Inserção (RSI), a partir de dia 1 de fevereiro, no âmbito da descentralização das competências na área da Ação Social.

Ministra inaugura Residências Autónomas em Castro Verde

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, vai estar presente, no próximo dia 6 de fevereiro, na cerimónia de inauguração das Residências Autónomas da CERCICOA, em Castro Verde, cuja empreitada representou um investimento de 450 mil euros, financiado a 85% por fundos comunitários e em 15% por verbas da CERCICOA.

Em comunicado, a autarquia refere que a sessão de inauguração irá decorrer pelas 15:30 e contará também com a presença do presidente do Conselho de Administração da CERCICOA, António Matias, e do presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito.

Jornadas do PCP arrancam hoje em Beja

As jornadas parlamentares do PCP começam hoje, segunda-feira, em Beja. Com uma duração de dois dias, o evento focar-se-á nos direitos laborais, sociais e culturais, com iniciativas ligadas à ferrovia, saúde, produção agrícola ou infraestruturas.

De acordo com a agência Lusa, o PCP começa as suas jornadas parlamentares com uma viagem de comboio entre o Pragal e Beja, durante a qual os deputados comunistas Paula Santos e Bruno Dias vão conversar com utentes e trabalhadores sobre “o plano nacional da ferrovia e os investimentos que são necessários realizar”.

Portel investe 7.5 ME em abastecimento de água e saneamento

José Manuel Grilo - presidente da Câmara Municipal de Portel

Várias empreitadas para melhorar o abastecimento de água e saneamento estão em curso ou arrancam este ano em Portel (Évora), num investimento global de 7,5 milhões de euros, revelou o presidente da câmara.

Estas obras, realçou à agência Lusa o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, foram adjudicadas pela empresa Águas do Vale do Tejo (AdVT), do Grupo Águas de Portugal (AdP), no âmbito do contrato de concessão com o município.

Páginas