Política Nacional

Autarcas de Moura, Mourão e Barrancos querem reunir com o Governo

Os autarcas alentejanos de Moura, Mourão e Barrancos querem reunir com o Governo e com os Grupos Parlamentares para puderem apresentar as suas ideias e contributos para a Zona de Proteção Especial Mourão/Moura/Barrancos.

Neste sentido, estes municípios avançaram com pedidos de audiência ao Gabinete do Primeiro-Ministro, do Ministro do Ambiente, do Ministro da Agricultura e a todos os Grupos Parlamentares.

Costa da Silva critica cativações do Governo ao Turismo do Alentejo

O deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva criticou hoje o Governo por ter cativado 60% da verba a transferir para a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, segundo alegações do próprio.

Costa da Silva considera que uma cativação desta monta inibe a atividade de um entidade que "tem tido um papel muito relevante no desenvolvimento da região". Para aquele deputado de Évora a dimensão da cativação à ERT põe mesmo em causa o funcionamento daquela entidade pública.

Luís Testa defende classificação do Teatro Portalegrense

O deputado eleito pelo círculo de Portalegre, Luís Moreira Testa, avançou com um projeto de resolução na Assembleia da República tendo em vista a classificação do “Teatro Portalegrense”.

O deputado sustenta que este espaço “constitui um imóvel de valor histórico, patrimonial, cultural e social incalculável para Portalegre, tendo sido o primeiro teatro a ser construído na cidade e tratando-se, atualmente, do sexto teatro mais antigo a nível nacional”.

Nisa: Menir descoberto por caçador que lia Astérix e Obélix ganhou proteção do Estado

Nisa: Menir descoberto por caçador que lia Astérix e Obélix ganhou proteção do Estado

O menir de Patalou, na Tapada da Bajanca, em Nisa, vai ganhar estatuto de património classificado e, com ele, uma zona de proteção. O monumento é, segundo o arqueólogo Jorge Oliveira, um dos menires mais volumosos da Península Ibérica, explicitamente fálico e encontrava-se tombado, até que em 2015 foi estudado e reerguido por uma equipa de especialistas da Universidade de Évora.

Lobos em pele de Cordeiro

Sempre pelas piores razões, o Partido Comunista Português tem sido empurrado para o centro dos holofotes do escrutínio público ao longo das últimas semanas, reagindo com nítido desconforto à natural exposição mediática a que está sujeito.

Espanhóis vão investir mais 17 mil milhões no corredor que ligará Sines a Badajoz

O Governo espanhol vai investir quase mais 17 mil milhões no Corredor Atlântico, o projeto de infraestruturas de transporte que atravessa as fronteiras espanhola, portuguesa, francesa e alemã, onde aliás já investiu mais de 41 mil milhões.

Jacinto-de-água fez desaparecer fauna aquática nativa em Mora

O jacinto-de-água (Eichornia crassipes), espécie exótica invasora, originário das regiões quentes da América do Sul levou já ao “desaparecimento da fauna aquática nativa” no Açude do Furadouro, Ribeira da Raia em Mora, bem no centro do Alentejo.
 

Governo devolve a última herdade ocupada no 25 de Abril no Alentejo

Chama-se Herdade dos Machados, em Moura, tem mais de 200 hectares e vai ser devolvida aos proprietários que dela foram expropriados em 1975, e ocupada por trabalhadores movidos pelo lema "a terra a quem a trabalha". A terra estava arrendada pelo Estado desde 1980 a responsáveis pela sua gestão. que deixaram de ter interesse na sua exploração.

Ingleses interessados na Fábrica Solar de Moura

A garantia é dada pelo Deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, e pelo Presidente do Município de Moura, Álvaro Azedo, que defendem estar a procurar "encontrar eventuais interessados em retomar o funcionamento de um dos pilares da economia local e do emprego no concelho de Moura".

Autarca exige construção de bermas na EN 253, entre Alcácer do Sal e a Comporta

Não é a primeira vez que Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, pede intervenção na EN253 entre Alcácer e a Comporta, a que o autarca associa a acidentes graves, como o que aconteceu a 30 de janeiro com o capotamento de uma viatura pesada carregada de madeira” sendo que o motorista “ficou encarcerado durante quatro horas, encontrando-se hospitalizado com prognóstico preocupante”.

Páginas