Política Nacional

Beja foi preterida na instalação do futuro Centro Multinacional de Treino de Helicópteros

Apesar de Beja ter sido escolhida para exercício multinacional Hot Blade 2018, que consiste em exercícios de guerra com helicópteros e forças especiais, não foi Beja a escolhida para receber o Centro Multinacional de Treino de Helicópteros. A informação foi dada pelo ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, enquanto assistia ao exercício multinacional Hot Blade 2018, que decorre na Base Aérea Nº 11, em Beja.

Garraiada avança em Évora seja qual for o resultado do referendo

Apesar de ainda decorrer a esta hora o referendo à garraiada na academia eborense, os estudantes já têm marcada uma "Vacada Académica" para dia 26 de maio, em Évora. A iniciativa partiu do Núcleo de Estudantes de Agronomia, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Arquitectura Paisagística de Universidade de Évora e da associação Protoiro, uma organização nacional a favor das touradas.

Utentes da Rede Viária do Caia avançam para Marcha Lenta de protesto

A Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia foi recebida ontem em Elvas pelo Presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Gaspar Magarreiro, num encontro semelhante ao realizado na Câmara Municipal de Campo Maior, há uma semana atrás.
 

Alentejo e Ribatejo ganham estrutura para desenvolver atividades cinematográficas

O Alentejo e Ribatejo já têm uma estrutura para fins cinematográficos, a «Alentejo e Ribatejo Film Commission» (ARFC), a nona Film Commission, que foi criada no nosso país, em setembro de 2017, abarca 58 municípios (47 no Alentejo e 11 no Ribatejo), cobrindo cerca de 1/3 do território continental português e que foi fundada por pessoas ligadas ao mundo audiovisual e que está a operar desde março deste ano.

Alcácer do Sal inaugura nova Extensão de Saúde em Torrão

A nova Extensão de Saúde do Torrão, em Alcácer do Sal, é inaugurada amanhã, 23 de maio, pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos. A nova Extensão de Saúde funciona, desde a passada segunda-feira, na antiga cantina escolar do Torrão, edifício municipal cedido pela Câmara Municipal, que foi alvo de obras de adaptação para os novos efeitos pela Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Imagem de capa de 24.sapo.pt

Beja com grande exercício multinacional de helicópteros amanhã

O Ministro da Defesa Nacional (MDN), José Azeredo Lopes, visita amanhã, 22 de maio, o exercício multinacional Hot Blade 2018, que decorre na Base Aérea N.º11, em Beja para assistir no terreno às operações deste que é o maior exercício de helicópteros da Europa, com 1200 militares e 29 aeronaves.

No âmbito do programa de exercícios da Agência Europeia de Defesa, Portugal, Bélgica, Alemanha, Hungria, Holanda e Eslovénia treinam lado a lado para reforçar a interoperabilidade dos seus meios, num cenário exigente e adaptado aos Teatros de Operações atuais.

Investigadores reconhecidos por trabalho com Azulejos de Vila Viçosa

O Projeto “INVENTÁRIO DA AZULEJARIA CALIPOLENSE” foi galardoado com uma Menção Honrosa, nos Prémios SOS Azulejo 2017, na categoria “Contributos para Inventário”. Trata-se de um reconhecimento ao excecional património azulejar de Vila Viçosa, da autoria de Tiago Salgueiro, Ana Barradas, Paulo Pinto e Fernando Duarte.

Segundo aquela equipa, o projeto poderá vir a constituir "uma ótima ferramenta para a salvaguarda e gestão dos conjuntos de azulejos de Vila Viçosa".

A entrega dos galardões terá lugar no próximo dia 24 de Maio, no Palácio Fronteira, em Lisboa.

 

Beja e Évora recebem jornadas parlamentares do PS

O Tribuna Alentejo sabe em primeira mão que as próximas jornadas parlamentares do Partido Socialista vão decorrer em Beja e Évora, tendo como pano de fundo o Alqueva.

Fonte do grupo parlamentar do PS refere que as jornadas parlamentares do PS, que envolverão três grupos de deputados, vão decorrer em Beja e Évora, entre os dias 2 e 3 de julho, na Pousada do Alqueva.

Imagem de capa de noticias-acores.blogspot.pt

Novo bloco de rega em Alqueva abrange mais 4 500 hectares de terra

A EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva apresenta hoje nas suas instalações em Beja, o projecto do novo bloco de rega Cabeça Gorda-Trindade que vai beneficiar 650 prédios rústicos em 4 freguesias e que abangerá cerca de 4 500 hectares. Após esta apresentação o projeto irá para consulta pública.

BEI e BCE vão financiar os 236 milhões que serão necessários para concluir a segunda fase da expansão da área de regadio do Alqueva, que passará dos atuais 120 mil hectares para 170 mil hectares. Esta obra, prevê-se, estará concluída em 2023.

Beja vai ter nova Praia Fluvial

Hoje, 21 de maio, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja e Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, assinam o contrato de financiamento para a construção do futuro Parque Fluvial Cinco Reis, a instalar-se Albufeira Cinco Reis e que vai ser financiado em 90% pela Turismo de Portugal.

Páginas