Política Nacional

Incêndio de Castro Verde: explorações podem pedir apoio até fevereiro

O prazo para apresentação de candidaturas para a atribuição de apoio às explorações atingidas pelo incêndio que atingiu o concelho de Castro Verde, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020, foi prolongado até dia 1 de fevereiro.

Catarina Martins em Évora

A Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, estará em Évora na próxima segunda-feira, 18 de janeiro.

Fonte eborense do Bloc de Esquerda revela que Catarina Martins reunirá com a Diretora Executiva do ACES Alentejo Central no edifício dos Centros de Saúde Sol e Lusitânia (no Largo de Avis), pela 10h e que falará aos jornalistas no local cerca das 11:30h.

 

Imagem de bloco. org

EDP investe no Alqueva para compensar encerramento da central de Sines

À meia-noite do dia de hoje, 14 de janeiro, a central a carvão da EDP em Sines finalmente fechou as suas portas. Ao todo, são 1.256 MW de potência instalada que saem do sistema elétrico nacional, pelo menos dois anos antes do que chegou a estar previsto pelo Governo.

Autarca alerta que recolha de votos em lares é “complicada” de concretizar

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Jorge Rosa, disse à Lusa que o processo para a recolha de votos em lares para as presidenciais devido à covid-19 foi concebido à pressa, sem contactar autarquias, e será “complicado” de concretizar.

“Foi um processo que foi feito algo apressado e até sem o adequado contacto com as autarquias, quer numa fase preliminar, quer agora para comunicação das várias regras”, afirmou o responsável.

Anta Grande do Zambujeiro é o maior monumento megalítico de Portugal

O Governo definiu a zona especial de proteção (ZEP) da Anta Grande do Zambujeiro, situada no concelho de Évora, o maior monumento megalítico de Portugal e um dos maiores da Península Ibérica e de toda a Europa, avança a Lusa.

A portaria do Governo foi publicada esta quarta-feira, em Diário da República, e assinada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira, com data de 18 de dezembro de 2020.

Forças Armadas reforçam equipas de rastreio Covid-19 no Alentejo

Na resposta à pandemia no Alentejo, e a pedido da Administração Regional de Saúde, as Forças Armadas vão reforçar o apoio à realização de rastreios epidemiológicos com uma segunda equipa de 26 militares da Marinha Portuguesa.

Este grupo deverá entrar em funções já esta quinta-feira e junta-se a uma outra equipa composta por 26 elementos da Marinha Portuguesa, que se encontra a operar desde 19 de novembro, tendo já efetuado o acompanhamento de mais de 1.200 casos ao longo de quase 2 meses.

Imóveis públicos em Portalegre e no país garantem 2,5 milhões ao Estado em rendas

A vice-presidente do Turismo de Portugal, Teresa Monteiro, anunciou que a concessão de 18 imóveis públicos para fins turísticos garante ao Estado cerca de 2,5 milhões de euros em rendas por ano, dando como exemplo o Convento de São Paulo em Elvas e a Coudelaria de Alter, em Alter do Chão.

Em declarações ao jornal ECO, a responsável garantiu que “já temos 18 imóveis com as concessões adjudicadas, o que representa cerca de 138 milhões de euros de investimento associado. Em resultado das concessões atribuídas o valor em rendas anuais é de aproximadamente 2,5 milhões de euros”.

Programa do Governo vai erradicar amianto de 38 escolas alentejanas

O programa nacional para a remoção de amianto de edifícios escolares, cujo prazo de candidaturas encerrou a 31 de dezembro de 2020, recebeu candidaturas provenientes de 149 municípios, para intervenções em 486 escolas de todo o país, divulgou o Ministério da Coesão Territorial.

De acordo com a Renascença, citando o comunicado do Governo, as candidaturas “foram recebidas pelas Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020”. No Alentejo, estão contempladas 38 escolas em 23 municípios.

Alentejo: 16M€ para diminuir o fosso digital entre áreas urbanas e rurais

Já está em curso em 4 localidades alentejanas o projeto que pretende para diminuir fosso digital entre áreas Urbanas e Rurais europeias.

Com um investimento de cerca de 16 milhões de euros, o “Auroral – Architecture for Unified Regional and Open digital ecosystems for Smart Communities and wider Rural Areas Large scale application” é liderado, a nível europeu, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDR-A.

Ministro da Ciência e do Ensino Superior elogia a visão da Universidade de Évora

O Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou a visão que a Universidade de Évora tem para o seu desenvolvimento, elogiando o seu potencial de desenvolvimento e a visão clara para o futuro numa abrangência variada de áreas que vão das Artes à Saúde, passando pela Inteligência Artificial e a Agricultura.

Páginas