Política Nacional

Eduardo Cabrita em Portalegre. Novo centro de formação da GNR vai avançar

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside hoje em Portalegre à Cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração tendo em vista a Celebração de Contrato Interadministrativo para a construção de novas Instalações para o Centro de Formação e Comando Territorial de Portalegre da GNR. 

Compromisso de Honra de novos guardas em Portalegre

Decorre hoje a Cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares do Curso de Formação de Guardas 2018. A cerimónia conta com a participação do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O Compromisso de Honra é prestado por Guardas que terminaram com aproveitamento o 40.º Curso de Formação de Guardas. A cerimónia marca o final de um período de formação e o início da atividade profissional dos novos Guardas e decorre no Estádio Municipal de Portalegre.

 

Universidade de Évora vai transformar refeitório e Fábrica dos Leões em residências

O Estado prepara-se para transformar palácios, quartéis, escolas secundárias e pousadas da juventude em residências para estudantes universitários, um pouco por todo o país. Ao todo são 17 os edifícios públicos listados para o efeito e que venham a funcionar já no início de setembro de 2019 como alojamento para estudantes.

Breves: Ferreira do Alentejo com investimento de 2 milhões em Parque de Empresas

A Câmara de Ferreira do Alentejo conseguiu ver aprovado financiamento comunitário para o projecto de expansão do Parque das Empresas daquela vila alentejana, num total de 2 milhões de euros.

O projecto, que aumentará o parque em mais de 7 hectares e 38 novos lotes, vai ser comparticipado pelo FEDER em 85%.

 

9,2 mil milhões de euros em programa chave para o futuro da União Europeia

“O Europa Digital tem que ser um programa de conexão e não de exclusão. Essa será a medida do seu sucesso ou do seu insucesso”, afirmou o Eurodeputado Carlos Zorrinho ao intervir no ponto da ordem de trabalhos relativo ao Programa Europa Digital, “um programa chave para o futuro da UE na nova sociedade digital” que vai mobilizar entre 2021 e 2027 mais de 9 mil milhões de euros.

Beja inaugura hoje incubadora de inovação social

A incubadora de inovação social, a segunda no Alentejo, é inaugurada hoje, 14 de dezembro, em Beja, pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial. O projeto é cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e o município de Beja, e pretende vir a criar "condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores nesta região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento".

Secretário de Estado do Ambiente em Évora para discutir economia circular

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, participa na próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro, numa sessão conjunta organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo (CCDRA) e pelo Fórum da Economia Circular do Alentejo, para debater precisamente a economia circular, no âmbito da Agenda Regional para a Economia Circular do Alentejo.

Viana do Alentejo com selo de Qualidade Exemplar da água para consumo humano

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR atribuiu ao Município de Viana do Alentejo o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”.

A iniciativa “Prémios e Selos de Qualidades dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR 2018” visa identificar, distinguir e divulgar casos de referência no que toca à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos e distinguiu aquele município alentejano pela qualidade da sua água.

Festas do Povo de Campo Maior podem ser classificadas pela UNESCO

As Festas do Povo de Campo Maior passaram a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) justificou a decisão favorável alegando um dos fundamentos foi a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial, enquanto “reflexo da identidade” da comunidade em que a tradição se originou e se pratica.

"Guerra" entre Bombeiros e Governo estende-se ao Alentejo

A maioria das corporações de bombeiros do Alentejo não está a reportar informações operacionais aos comandos distritais de operações de socorro (CDOS). Em 44 corporações de bombeiros alentejanas, 33 não passam informação aos respetivos CDOS. Apenas uma corporação de bombeiros em Évora e dez no distrito de Portalegre, continuam a transmitir informações operacionais aos CDOS. Segundo Inácio Esperança, presidente da Federação Distrital de Bombeiros a corporação de Reguengos de Monsaraz não aderiu ao protesto por ainda estar a avaliar a situação.

Páginas