Está aqui

Saúde

Politécnico de Beja suspende aulas presenciais devido a surto de covid

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) passa a partir de hoje, segunda-feira, a ter atividades letivas apenas na modalidade de ensino à distância, devido a surto de Covid-19, que já regista 13 casos positivos naquela instituição de ensino superior alentejana, pelo menos nas próximas duas semanas.

O IPBEja suspende assim todas as atividades letivas presenciais de forma preventiva, embora preveja“algumas aulas de ensino clínico, de laboratório, de campo, de ginásio, entre outras”, desde que consideradas imprescindíveis, como defende em comunicado.

Hospital de Beja faz hoje 50 anos

Estávamos a 25 de outubro de 1970, quando na cidade de Beja era inaugurado o Hospital José Joaquim Fernandes.

O feito foi de tal relevo para o Alentejo e para o país que o então presidente da República, Américo Tomás marcou presença.

Universidade de Évora recebe prémio com estudo sobre recuperação clínica

A Universidade de Évora divulgou um estudo sobre a recuperação clínica e qual a melhor forma de evitar problemas cardiovasculares e outros nos doentes em recuperação, merecendo uma menção honrosa por parte do Comité Olímpico de Portugal nos Prémios Ciências e Desporto.

Médico alentejano escreve "Fake News na Medicina" para combater falsidades

O livro “Fake News na Medicina” vai ser apresentado no Auditório Municipal de Alcácer, no dia 25 de outubro (domingo), às 16h, pelo seu autor, André Casado.  

Natural de Alcácer do Sal, André Casado é médico especialista em Medicina Interna no Hospital da Luz em Lisboa, com 20 anos de experiência de Consulta, e especialista em Medicina Intensiva. É formador em diversos cursos de pós-graduação e instrutor de Simulação Clínica, integrando a coordenação dessa área, no mesmo Hospital. 

Alentejo tem o menor risco de transmissibilidade da covid-19 do país

Apesar do aumento do número de casos de infeção nas últimas semanas, o risco de transmissibilidade (Rt) da covid-19 no Alentejo é de 0,86, o mais baixo do país, avança a Rádio Pax.

Utentes do Alentejo Litoral queixam-se do SNS na região

Os utentes do Litoral Alentejano queixaram-se, esta segunda-feira, à Unidade de Saúde Local (USLLA) das condições do Serviço Nacional de Saúde naquela região, divulgou a Comissão de Utentes, numa nota enviada à agência Lusa.

Numa reunião mantida pela coordenação de utentes com o Conselho de Administração (CA) da USLLA, foram abordados temas como a “falta de profissionais de saúde”, as “extensões de saúde degradadas” e os “tempos máximos de resposta garantidos” superiores ao previsto pela lei.

Baixo Alentejo regista menos 19 mil atendimentos nas urgências em agosto

Em agosto, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) registou menos 19 756 atendimentos de urgência face ao período homólogo de 2019, avança a Rádio Pax.

Os dados são provenientes de uma análise aos indicadores estatísticos publicados no “Portal da Transparência” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde consta que em agosto foram efetuados 50 646 atendimentos na urgência, quando em 2019 havia registo de 70 705 atendimentos.

A díade sensorial e motora e o uso da telereabilitação

Durante o desenvolvimento normal da criança torna-se imprescindível que a mesma explore o ambiente à sua volta, tocando e sentindo os objetos que encontra. A perceção sensorial tátil, permite à criança contactar diretamente com os vários estímulos que a rodeia, desencadeando sobre eles uma ação motora que, de acordo com o feedback que recebe, ajusta ao seu organismo e ambiente. Nas primeiras fases de vida do bebé após o nascimento, o seu comportamento é involuntário, ou seja, este reage sobre os estímulos do meio de forma automática e sem controlo voluntário do seu comportamento.

Viana do Alentejo cancela todas as atividades até ao final do ano devido à pandemia

De modo a minimizar os riscos associados à pandemia COVID-19, o Município de Viana do Alentejo tem procurado cumprir todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, bem como as decisões do governo de Portugal.

Alandroal instala pórticos de desinfeção Covid em todas as escolas

O Município de Alandroal instalou Pórticos de Desinfeção nas Escolas do Concelho e disponibiliza vacinação contra a gripe a todos os profissionais da comunidade escolar .

Com País em estado de calamidade e a população em sobressalto por causa do aumento do número de infetados com o Covid-19, aquele município alentejano tem estado a investir na prevenção da pandemia de COVID-19 nas escolas do concelho.

Páginas