Está aqui

Saúde

Redondo vai ter duas novas ETAR num investimento de 2.2ME

David Fialho Galego, presidente da Câmara de Redondo

A construção de duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) vai avançar no concelho de Redondo, distrito de Évora, num investimento global de cerca de 2,2 milhões de euros, revelou o presidente da câmara municipal.

O anúncio da abertura do procedimento para a denominada “Empreitada de conceção e construção da ETAR de Foros da Fonte Seca e da ETAR de Falcoeiras (Redondo)” foi publicado este mês em Diário da República (DR).

‘Legionella’ detetada em quatro equipamentos de Redondo

A bactéria ‘legionella’ foi encontrada nos balneários de dois campos de futebol e dois pavilhões gimnodesportivos, em Redondo, que encerraram temporariamente, divulgou, no dia de ontem, a Câmara Municipal.

Num comunicado divulgado na sua página de internet, citado pela agência Lusa, o município explicou que a deteção da bactéria nos quatro equipamentos se deu “no decorrer do normal processo de monitorização”.

Projeto da CIMAC reconhecido como boa prática

“Prescrição Cultural” é o nome do inovador projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) que tem captado a atenção dos principais órgãos de comunicação social nacionais, destacando-se pela adoção de uma abordagem pioneira na promoção da saúde e do bem-estar, através da cultura. Esta abordagem foi recentemente reconhecida pela Universidade do Porto, que desafiou a CIMAC a fazer a apresentação deste projeto no 1.º Encontro Nacional de Prescrição Cultural, uma iniciativa que tem como objetivo lançar a prescrição cultural nesta instituição de ensino.

Unidade de Saúde em Évora implementa atendimento automático

A Unidade de Saúde Familiar SALUS, em Évora, integrada na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), iniciou um projeto-piloto de atendimento automático aos utentes: o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (S.A.R.A.).

Em comunicado, a ULSAC refere que o S.A.R.A. foi concebido para “facilitar o acesso aos pedidos por parte dos utentes”, num sistema que “permite reduzir o tempo de espera no atendimento e o registo das necessidades dos utentes”.

Évora envia SMS para acompanhantes de utentes na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), em Évora, implementou, no princípio deste mês, um novo meio de comunicação que envia mensagens de telemóvel ao familiar ou acompanhante do doente que esteja em observação no Serviço de Urgência.

De acordo com a ULSAC, “no momento da admissão do utente, deverá ser indicado o número de telemóvel do seu acompanhante ou familiar, que fica definido como ‘acompanhante de referência’, para que receba informação sobre o seu atendimento neste serviço”.

Misericórdia de Beja alarga apoio domiciliário em saúde mental

A Santa Casa da Misericórdia de Beja alargou o apoio domiciliário em saúde mental à infância e adolescência, no âmbito de uma candidatura já aprovada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado, a instituição, citada pela agência Lusa, explicou que já dispõe, desde 2021, de apoio domiciliário em saúde mental para adultos com doença mental e que submeteu uma candidatura ao PRR para alargar a sua abrangência a crianças e adolescentes.

Habitantes de Avis protestam contra falta de médicos

Dezenas de habitantes do concelho de Avis manifestaram-se esta quarta-feira em frente ao hospital de Portalegre contra a falta de médicos e serviços de saúde no município, nos últimos anos, exigindo a resolução do problema.

De acordo com a Lusa, o protesto, promovido pela Câmara de Avis e juntas de freguesia daquele concelho, terminou com a entrega de uma moção aprovada por todos os órgãos autárquicos locais à administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, a reivindicar mais médicos para a zona.

Hospital de Évora já tem especialidade de Cirurgia Maxilofacial

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), integrado na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), já conta com a especialidade de Cirurgia Maxilofacial na sua carteira de serviços.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a ULSAC explicou que a Cirurgia Maxilofacial é a especialidade que trata alterações que ocorrem nas estruturas da face, da cavidade oral e da região cervical, com o objetivo de reabilitar e preservar funções em conjunto com a reconstrução.

Habitantes de Avis protestam contra falta de médicos

Habitantes de Avis vão manifestar-se, no próximo dia 3 de julho, em frente ao hospital de Portalegre, contra o que alegam ser a falta de médicos nos serviços de saúde daquele concelho.

Segundo a agência Lusa, o protesto, agendado para as 10:30, é promovido pela Câmara Municipal de Avis e juntas de freguesia daquele concelho do distrito de Portalegre.

Inês Fonseca, vereadora do município, explicou que os utentes, a maior parte idosos e sem médico de família, chegam a esperar “dois meses” por uma consulta no centro de saúde e nas extensões de saúde do concelho.

Hospital de Évora atinge “situação crítica” de reservas de sangue

O hospital de Évora lançou um apelo à dádiva de sangue para fazer face aos baixos níveis das reservas, numa situação considerada “crítica”, mas que ainda não está a limitar a realização de tratamentos ou cirurgias.

Páginas