Está aqui

Saúde

Universidade de Évora realiza testes serológicos a todos os estudantes

A Universidade de Évora (UÉ), depois de ter testado trabalhadores e investigadores, vai também alargar a realização de testes serológicos à covid-19 aos estudantes do próximo ano letivo, adianta a Lusa.

A instituição referiu que esta medida se enquadra nas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da pandemia de covid-19, e que tem por objetivo “a promoção de um ingresso ou regresso seguro à universidade por parte de toda a comunidade académica”.

Avis investe 900 mil euros em novo centro comunitário e geriátrico

O Município de Avis já aprovou a proposta de adjudicação da Construção do Centro Comunitário e Geriátrico de Alcórrego e respetivos arranjos exteriores, num investimento de cerca de 900 mil euros, e com um prazo de execução de 365 dias.

Operação inédita realizada no Hospital de Évora

Uma equipa de profissionais de saúde, liderada pelo médico Lino Patrocínio, foi responsável pela realização de uma operação inédita no hospital do Espírito Santo de Évora, implantando num doente de alto risco uma válvula aórtica através de uma técnica minimamente invasiva, tendo o paciente recebido alta após 24 horas.

Previamente, o paciente já tinha realizado uma operação coronária anterior, com a colocação de dois bypass, o que inviabilizava uma reoperação de estenose aórtica.

Neuropsicologia e desenvolvimento cerebral

O desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC) inicia-se com a fecundação. A constituição do cérebro humano decorre deste desenvolvimento e as suas características particulares surgem da interação entre os fatores genéticos e ambientais. Este processo dinâmico de interação provém, inicialmente, de uma interconexão entre a componente genética e o ambiente intrauterino e, posteriormente, dos genes com o ambiente externo após o nascimento.

Universidade de Évora está a estudar pacientes que sobreviveram ao Covid-19

A Universidade de Évora está a investigar alterações na perceção sensorial e na capacidade de deglutição e ingestão aos pacientes recuperados do Covid-19, com o objetivo de conhecer melhor os sintomas da doença, nomeadamente no que respeita a alterações na perceção sensorial e na capacidade de deglutição e ingestão.

Setor Agroalimentar do Alentejo vê 4 novos projetos aprovados

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) tem quatro novos projetos aprovados na área da Transferência de Conhecimento e Tecnologia, financiados pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020 no Sistema de Apoio a Ações Coletivas “Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico”.

Alentejo e Algarve na zona laranja de vigilância à covid-19 da Bélgica

O Alentejo e o Algarve estão sinalizados para “maior vigilância” devido à pandemia de covid-19 na Bélgica, de acordo com o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) belga e o jornal online ECO.

O site, que não especifica as medidas a aplicar, refere que os viajantes oriundos do Alentejo e do Algarve são obrigados a fazer um teste à covid-19 e quarentena à chegada à Bélgica. Nesta zona laranja onde se encontram estas duas regiões, é exigida “maior vigilância”, mas o site não especifica que género de medidas estão previstas para os viajantes.

Será que nos dizem a verdade?

Por muito que queira dar asas à imaginação e tentar escrever sobre outros assuntos, eventualmente mais optimistas ou consensuais, é difícil escapar à questão da pandemia. Infelizmente, os dias passam e parece não haver uma luz ao fundo do túnel.

No Dia Mundial do Chocolate explicamos porque o deve comer

A história do chocolate remonta à civilização maia que produzia uma bebida amarga a partir das sementes de cacau – o xocoatl – à qual se atribuíam propriedades curativas e afrodisíacas. Com a conquista do império asteca pelos espanhóis, a bebida de cacau chegou à Europa. Durante 100 anos, permaneceu no segredo da aristocracia espanhola e só no século XVI chegou ao resto da Europa.

Ao cacau se atribuem 7 propriedades benéficas para a saúde, que vamos agora juntos descobrir:

Páginas