Está aqui

Saúde

Hospital Central do Alentejo ganha reforço de 32 milhões

A empreitada do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, acaba de ganhar um reforço de 32 milhões de euros para “revisões de preços e trabalhos complementares” da obra, cujo contrato foi prorrogado até final deste ano.

De acordo com a agência Lusa, as informações constam de uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira em Diário da República, que autoriza a “reprogramação temporal e financeira do encargo” com a construção da futura unidade hospitalar, em curso na cidade.

Redondo investe 200 mil euros em nova extensão de saúde de Montoito

David Galego, presidente da Câmara de Redondo

As obras da nova extensão de saúde de Montoito, no concelho de Redondo, distrito de Évora, estão a decorrer, envolvendo um investimento de cerca de 200 mil euros.

Segundo o município, a nova extensão de saúde, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), consiste “num equipamento sustentável” que pretende “melhorar a qualidade, o acesso e o conforto dos cuidados de saúde primários prestados aos utentes e beneficiar as condições de trabalho dos profissionais”.

Curso de Medicina na Universidade de Évora é “chumbado”

A proposta da Universidade de Évora (UÉ) para abrir um curso de Mestrado Integrado em Medicina foi “chumbada” pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), mas a academia vai reformular e submeter novo projeto.

Em declarações à agência Lusa, Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da academia, disse que “esta não acreditação não nos surpreende, porque, na verdade, é normal, infelizmente, que as formações em Medicina nunca sejam aprovadas à primeira”.

Universidade de Évora lança concurso para projeto do novo Polo de Saúde

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de lançar o concurso para apresentação de projeto de arquitetura do novo Pólo de Saúde, a construir junto ao Hospital Central do Alentejo.

Em comunicado, a UÉ refere que o procedimento concursal decorre até dia 19 de abril na plataforma Acingov, e que este novo Pólo de Saúde irá integrar a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus e a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano.

Obras do novo Hospital Central do Alentejo com reforço de 32ME

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, congratulou-se com o anúncio do reforço de 32 milhões de euros para as obras do novo hospital, desejando que parte das verbas seja para acessos e infraestruturas.

“Espero, sinceramente, que seja para fazer a atualização do protocolo entre o Município de Évora e o Governo que permita construir os acessos e a rede de abastecimento de água e saneamento”, afirmou à agência Lusa o autarca.

Évora vai ter novo Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de lançar o novo Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde, que irá abrir no próximo ano letivo 2025-26, com 20 vagas.

Em comunicado, a academia refere que as candidaturas começam a 27 de fevereiro.

Para Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da UÉ, o novo ciclo de estudos está alinhado com os recentes desenvolvimentos da saúde na região Alentejo, nomeadamente com a construção do novo hospital na cidade de Évora.

Barrancos procura em Portugal e Espanha alternativas ao centro de saúde local

Com apenas um médico durante a semana e outro aos fins de semana, a população de Barrancos, distrito de Beja, tem de procurar alternativas quando não tem clínico e até recorre a Espanha, ali a dois passos.

Inaugurado há pouco mais de 10 anos no edifício de uma antiga escola primária, o Centro de Saúde de Barrancos funciona apenas durante os dias de semana, das 08:30 às 17:30, com o médico cubano Diosdado Matias a assegurar consultas abertas e por marcação.

ULS Litoral Alentejano instruída a adaptar normas de transferências de utentes

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) instruiu a Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano (ULSLA) a adaptar os procedimentos de transferências de utentes entre hospitais, após uma grávida de risco ter passado por três hospitais em cidades diferentes.

Esta foi uma das instruções dadas pelo regulador à ULSLA, em Santiago do Cacém, numa decisão datada de 15 de novembro de 2024 e divulgada na publicação das deliberações referentes ao quarto trimestre do ano passado.

Primeiro-Ministro inaugura Unidade de Cuidados Continuados e Residência em Évora

Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal

A Santa Casa da Misericórdia de Évora vai inaugurar, no próximo dia 12 de fevereiro, a nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) e a Residência Nossa Senhora da Visitação, localizadas no Complexo Ramalho Barahona. A cerimónia contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que presidirá à sessão a partir das 11h30, na Avenida Sanches de Miranda.

Alentejo Central investe 275 mil euros em Gastroenterologia

O Serviço de Gastroenterologia da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) recebeu um financiamento de 275.938 euros da Direção Executiva do SNS para a aquisição de novos equipamentos.

Em comunicado, a ULSAC refere que este apoio financeiro resultou de uma candidatura apresentada ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Serviços de Gastroenterologia do Serviço Nacional de Saúde.

Neste sentido, entre os equipamentos adquiridos, a entidade destaca duodenoscópios, endoscópios e colonoscópios, “essenciais para a modernização e otimização dos serviços”.

Páginas