Está aqui

Negócios e Empresas

Évora vai discutir impacto da imigração no setor agrícola no Alentejo

A migração dos trabalhadores, tanto em termos geográficos como em termos ocupacionais de atividades relacionadas com a agricultura, consiste numa das maiores transformações neste sector no século XX.

Azeite alentejano vence medalha de ouro em certame nacional

Foi na Feira Nacional de Olivicultura que o azeite alentejano “O Amor é Cego” conquistou o prémio para melhor azeite de azeitona galega.

A Feira Nacional de Olivicultura – que decorreu em Valpaços, numa organização da Câmara Municipal de Valpaços, a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, o CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro e a CAP - reúne, exposição de produtores e fornecedores e a realização do concurso de azeite virgem.

Turismo distingue projetos e promotores do Alentejo

A Entidade Regional de Turismo entregou ontem, sábado 15 de junho, os Prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2018.

Numa cerimónia que decorreu no Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a concurso estavam 114 projetos, divididos por regiões e categorias.

 

No que se refere ao Alentejo, os vencedores foram:

Melhor Evento - Festival B – Beja e Portugal Air Summit em Ponte de Sor

Melhor Enoturismo - Herdade do Freixo II - Redondo

Melhor Evento Gastronómico - Menção – Mês das Migas - Mora

Cultura do Alentejo criou guia de boas práticas para agricultores

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) - após os incidentes arqueológicos registados nos últimos anos, sobretudo durante o processo de transformação da agricultura que o Alentejo tem vindo a assistir, fruto do regadio do projeto Alqueva - criou e vai lançar um guia de boas práticas a seguir pelos agricultores.

Alentejo promove-se na Índia

O Alentejo está a promover-se na Índia, numa missão que pretende promover o contacto com potenciais investidores de forma a reforçar o ecossistema de inovação no Alentejo.

Durante 6 dias, no âmbito do projeto Alentejo Global Invest – financiando pelo prorama operacional Alentejo 2020 - e que tem o seu foco nos setores da inovação e das tecnologias de informação, esta missão tem o seu principal objetivo na promoção de contactos com potenciais investidores, startups, entidades e empresas, cujos serviços possam vir a reforçar o tecido empresarial alentejano na área da inovação.

Hoje vamos saber quem são os premiados do Turismo do Alentejo 2018

Amanhã, 15 de junho, é dia de saber quem são os distinguidos pelos prémios "Turismo do Alentejo" e "Turismo do Ribatejo", promovidos pela Entidade Regional de Turismo, que é presidida por Ceia da Silva e cujo júri integra José Manuel Simões, do Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa, António Lacerda da Agência Regional de Promoção Turística, José Manuel Santos, da Turismo do Alentejo / Ribatejo, Armando Rocha, da Neoturis, Carina Monteiro da Publituris, José Luís Elias da Turisver, Pedro Chenrin da Ambitur; Joana Emídio dO Mirante, José Miguel Piçarra do Diário do Sul, Jaime

Central Fotovoltaica de 55 hectares em Évora começa a produzir hoje

A central fotovoltaica de Vale de Moura, no concelho de Évora – uma das primeiras em toda a Península Ibérica a ser explorada sem qualquer tipo de subsídios públicos – entra em funcionamento hoje, dia 14 de junho, anunciou hoje o grupo energético Axpo. 

Com uma área de 55 hectares e uma capacidade total instalada de 28,8 megawatts (MW), a nova central estará a funcionar em pleno a partir de sexta-feira, para produzir mais de 52 gigawatts-hora de energia limpa por ano – o equivalente ao consumo médio anual de quase 10.000 habitações.

CTT promete reabrir estações de correios encerradas no Alentejo

Ainda não se sabe que estações dos CTT vão reabrir das 33 que foram encerradas pela anterior administração dos correios mas uma coisa parece certa, nenhum concelho vai ficar sem Estação de CTT, a crer nas declarações de João Bento, novo presidente executivo dos CTT, dadas ontem no Parlamento.

Os CTT encerraram no ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos pela ANACOM.

Norberto Patinho acusa PEV de "alarmismo injustificado" em relação às culturas intensivas no Alentejo

O deputado socialista eleito por Évora Norberto Patinho intitulou o debate de urgência, proposto pelo PEV - Partido Ecologista Os Verdes, sobre as culturas agrícolas intensivas e super intensivas como “um alarmismo injustificado e não comprovado”, que coloca em causa o contributo à dinamização da agricultura, ao desenvolvimento da região e também ao combate das alterações climáticas

Páginas