Está aqui

Cinema

Alentejo: Casal de assaltantes torna-se comédia romântica

É pela mão e engenho do realizador alentejano Vicente Alves do Ó, que a história verídica de um casal de assaltantes do Alentejo chega ao cinema.

As rodagens duraram cerca de quatro semanas – uma delas em Serpa - já terminaram e a estreia de "Quero-te tanto", uma comédia romântica, está prevista para 13 de dezembro.

É alentejana, da Amareleja e faz 90 anos

A amarelejense Eunice Muñoz celebra hoje 90.o aniversário. A atriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português, celebra hoje o seu 90.o aniversário e a autarquia de Moura não quis deixar passar a data em claro. Nunca esquecendo a terra que a viu nascer, e onde viveu até aos 7 anos de idade, a atriz tem feito várias referências que deseja ser conhecida como uma “alentejana da Amareleja que é atriz”. Naquela vila há já uma rua com o seu nome e os amarelejenses têm por ela um carinho especial, diz o município em comunicado.

Splendor in the Grass (1961), de Elia Kazan

Eclesiastes, 11:9: Alegra-te, jovem, na tua mocidade. Mas para isso não te apaixones. E livra-te da intervenção dos teus pais sempre que possas. Sobretudo não te apaixones. Caso incumpras, espera-te uma de duas: desfalecimento ou loucura. Lá pelo meio, pela voz aflautada da fabulosa Barbara Loden, ouve-se algo assim: ”Um dia vais descobrir, e então que Deus te proteja.”

Claro que o percurso destes jovens se baseia naquele incumprimento específico, pois caso contrário não haveria filme. Natalie Wood e Warren Beatty. Qual deles vai enlouquecer primeiro?

Évora com 4 festivais culturais em simultâneo

Conta-se mais de 150 propostas artísticas no programa cultural de Évora e que arranca hoje, até 6 de setembro. O "Artes à Rua", um Festival de Arte Pública, promovido pelo município, oferece dança, cinema, teatro, música, exposições e performances, que vai animar culturalmente aquela cidade alentejana.

Todo o programa decorre em praças e ruas do centro histórico da cidade e cruza-se com com mais 3 festivais, que decorrem na mesma altura, o Evora Africa, o Alentejo Festival Internacional de Artes e o Art Fest Patrimónios.

Evolution

Evolution (2015), de Lucile Hadzihalilovic

Estranhamente nem crítica nem público prestaram o devido tributo a Evolution, a segunda longa-metragem de Lucile H (segunda de duas, por enquanto).

Estamos perante um projecto radical, é certo, mas que não nos empurra para um canto com um certo desdém, como tão bem (tão mal) (tão equivocadamente) o fazem outros, como Gaspar Noé ou Nicolas Winding Refn.

Prefere levar-nos pela mão. Pede vasto e dedicado culto, digamos.

Portugal e Espanha unidos pelo cinema

O cinema documental será o grande destaque da 6ª edição do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara e que se vai realizar de 10 a 20 de agosto.

Alentejo Central concentra cultura e criatividade numa plataforma eletrónica

Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central, uma plataforma eletrónica onde estarão concentradas as actividades e agentes culturais e criativos do Alentejo Central e que é uma iniciativa que envolve 14 municípios, agregados na CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, é um projeto de mapeamento, promoção e divulgação cultural e vai ser apresentado publicamente no próximo dia 21 de junho, em Évora

Alentejo quer aparecer nos filmes

O Alentejo quer ser o cenário de filmes e tem já um plano para atrair produções cinematográficas.

Foi apresentada esta semana, em Évora, a Alentejo e Ribatejo Film Commission e que será a responsável e grande impulsionadora destas duas regiões como cenários para produções de cinema, televisão e fotografia.

A ideia não é inédita em Portugal, uma vez que em Portugal já existem mais oito "Film Commission": Minho, Porto, Centro de Portugal, Lisboa, Arrábida, Algarve, Madeira e Açores.

Alentejo e Ribatejo ganham estrutura para desenvolver atividades cinematográficas

O Alentejo e Ribatejo já têm uma estrutura para fins cinematográficos, a «Alentejo e Ribatejo Film Commission» (ARFC), a nona Film Commission, que foi criada no nosso país, em setembro de 2017, abarca 58 municípios (47 no Alentejo e 11 no Ribatejo), cobrindo cerca de 1/3 do território continental português e que foi fundada por pessoas ligadas ao mundo audiovisual e que está a operar desde março deste ano.

Avis com nova estrutura para receber artistas de todo o mundo

Avis já inaugurou a “Officina Mundi”, um estúdio e galeria de arte instalados no edifício do Convento de São Bento de Avis, em pleno Centro Histórico, que pretende receber artistas de todo o mundo.

O espaço está preparado para uma grande diversidade de exposições, além do acolhimento de artistas nacionais e internacionais e encontros com agentes culturais, sessões de documentários e ficção, entre outros. A programação será definida anualmente  e tentará maximizar parcerias e a integrar iniciativas e programas culturais já existentes no Alentejo.

Páginas