Está aqui

Cinema

Batalha de La Lys e 25 de Abril celebrados em Reguengos

“Raiva” faz parte das celebrações do 25 de Abril e do 101º aniversário da batalha de La Lys.

O filme do “alentejano” Sérgio Tréfaut será exibido a fechar o programa comemorativo, às 16h30, no auditório municipal, e contará com a presença do protagonista do filme o ator Hugo Bentes.

Caos ou Iluminação?

Pelos instantes iniciais de Spring Breakers (2012) e Dawn of the Dead (1978)

Tenho para mim que quanto mais uma sociedade se alinhar por valores conservadores mais se vai afastar do seu desígnio enquanto suporte da espécie. Mas também pode ser o caos! Não importa, desde que convenientemente filmado por gente com talento... Como bem sabemos, para os que acreditam no pior, é sempre dos adolescentes e dos que se recusam a permanecer mortos que vem o maior perigo...

Donnie Darko (2000): um pensamento súbito

Évora cria novo festival dedicado ao feminino

O Municipio de Évora prepara-se para lançar uma nova proposta cultural que aborda "não só os direitos e as conquistas e as desigualdades e os atos de discriminação relativos à Mulher, mas que o faz segundo a sensibilidade feminina nas artes". Falamos do Artística Festival, que vai decorrer ente 8 e 10 de março, no Teatro Garcia de Resende.

Segundo a organização o novo festival pretende divulgar a criação e o trabalho artístico de mulheres e de expressões do feminino e promover e praticar o livre acesso à cultura.

Festival Internacional de Curtas de Évora já está a receber filmes

O FIKE 2019 - 16º Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, que decorre este ano entre 10 e 15 de Setembro de 2019, com sessões de cinema, encontros e workshops na cidade património da Humanidade, acaba de abrir as inscrições para curtas-metragens de Ficção, Animação e Documentário.

12 dias com os melhores filmes de animação em Viana do Alentejo

O Município de Viana e o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo são parceiros da Monstrinha - 18º Festival de Animação para Miúdos e Graúdos que terá lugar de 20 a 31 de março, em diversos cinemas, auditórios e escolas pelo país.

Durante 12 dias serão exibidos os melhores filmes de animação que se realizam em Portugal e no mundo.

Alentejo criou comissão cinematográfica

Está feita a escritura pública da Cinecom Além Tejo, a Associação para a promoção audiovisual da região Alentejo e Lezíria do Tejo, uma comissão cinematográfica. Esta associação tem como sócios fundadores o Instituto Politécnico de Beja, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), o Núcleo Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) e o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR). 

"Cinanima" anima Viana do Alentejo

Foi numa colaboração entre o Clube de Cinema do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo e a Biblioteca Escolar e o Município de Viana do Alentejo que nasceu o Cinanima e que - até dia 18 - no Cineteatro Vianense e no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, vai exibir filmes de animação que estão fora do circuito comercial.

.

O programa pode ser visto aqui.

2019 é ano de "afirmação da candidatura" Évora Capital Europeia da Cultura 2027

Apesar de em 2018 já ter sido notória a quantidade (23 grandes eventos) de espectáculos, festivais e feiras promovidas na cidade de Évora, com os olhos postos na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, 2019 vai ser, segundo a autarquia alentejana, o ano da "afirmação" da candidatura.
 

O FIKE já tem vencedores e data para 2019

Já são conhecidos os vencedores do FIKE 2018: “Altas cidades de ossadas” de João Salaviza, “Surpresa” de Paulo Patrício e “Tracing Addai” de Esther Niemeier.

 A 15.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora decorreu de 12 a 23 de novembro com mais de duas semanas de programação de cinema para as Escolas, mostras de cinema e três dias de competição na sala histórica do Teatro Garcia de Resende.

Páginas