Está aqui

Cinema

Évora: Cinema ao ar livre nas noites de verão, na Fundação Eugénio de Almeida

Ideal para aproveitar em pleno as noites mais quentes de verão e para a comunidade partilhar a felicidade pelo seu reencontro, entre 27 de junho e 12 de setembro, o Jardim do Centro de Arte e Cultura, em Évora, vai transformar-se numa autêntica sala de cinema ao receber o Cinema Paraíso, a programação cultural promovida pela Fundação Eugénio de Almeida que, respeitando todas as normas de higiene e segurança, terá lugares fixos e entrada livre limitada à lotação da plateia.

Estudantes de Portalegre arrebatam prémios para curta-metragem e tecnologia

A curta-metragem “Ode à infância”, realizada por João Monteiro e Luís Vital, alunos do ensino do cinema de animação do Politécnico de Portalegre, foi premiada na última edição do Festival MONSTRA, com o galardão de Melhor Curta de Estudantes Portuguesa.

O filme agora distinguido foi realizado no âmbito da Unidade Curricular “Projeto de Animação”, da licenciatura em Design de Animação e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPPortalegre.

Santo António e Monsaraz Museu Aberto só em 2021

O Município de Reguengos de Monsaraz não vai realizar as edições deste ano das Festas de Santo António e da bienal cultural Monsaraz Museu Aberto. A autarquia cancelou até ao dia 1 de julho todos os eventos que ia organizar e até essa data não vai emitir qualquer licença para iniciativas culturais, recreativas e desportivas das associações ou de particulares. A pandemia de covid-19 assim o impõe.

O Milagre na Cela 7: um carrossel de emoções

Por Guilherme Catarino

Era essencialmente com um sentimento de curiosidade que, no passado domingo, pretendia ver “O Milagre na Cela 7”. Questionava-me sobre o porquê de tanto alarido à volta do filme, de tanta revolta, indignação e tristeza da parte daqueles que o contemplaram. Não seria apenas mais uma “lamechice” como tantos outros? Afinal de contas “lágrimas não são argumentos” - Machado de Assis assim o afirmou - pelo que, o que o diferenciaria de tantos outros? Estava lançado o desafio.

Alentejo e Ribatejo Film Commission pede suspensão de rodagens no território

A Alentejo e Ribatejo Film Commission está a pedir a suspensão de todas as produções cinematográficas a decorrer nas regiões do Alentejo e Ribatejo, perante o cenário de pandemia do Covid-19.

Na sequência do Plano Nacional de Contenção da pandemia Covid-19 e em linha com as orientações da DGS e as directivas do Governo, aquela associação está a aconselhar todos os parceiros, produtores e profissionais do sector audiovisual, a suspensão de rodagens, visitas para reperages e/ou scouting na região do Alentejo e Ribatejo, pelo menos até ao dia 3 de Abril.

O herói alentejano Salgueiro Maia vai ter filme biográfico este ano

Nascido em Castelo de Vide, foi um dos capitães que protagonizaram a revolução de Abril de 1974 e terá agora um filme biográfico, realizado por Sérgio Graciano, de seu nome: “Salgueiro Maia – O implicado”, está a avançar a comunidadeculturaearte.com.

Moura abre concurso de Curtas-Metragens sobre o Contrabando

O Concurso de Curtas-Metragens, organizado pela Câmara Municipal de Moura, está de regresso para a sua segunda edição.

O tema central deste ano é “O Contrabando na Raia”, com o intuito de promover o debate à volta desta temática e contribuir para a preservação da memória.

O retorno do Abutre-Preto à paisagem alentejana retratado em filme

A Wildstep Productions, de Daniel Pinheiro e Luís Pinheiro, produziu para a Herdade da Contenda, EM um filme documental centrado na biodiversidade da Contenda, com recurso a tecnologia 4K.

O vídeo, co-financiado pelo Interreg V A Espanha-Portugal, no âmbito do Projeto Orniturismo, aborda a história, paisagem e biodiversidade da Herdade, com destaque para o Abutre-preto e para o projeto de conservação da espécie.

Noites mágicas nos Serões dos Claustros, em Portel

Depois de duas edições de sucesso, os Serões dos Clautros voltam pelo terceiro ano consecutivo com mais 3 dias intensos de programação ecléctica e assente numa diversidade de artes performativas entusiasmantes nas suas áreas de actuação e fora do circuito "main stream".

God Told Me To – parte 1

God Told Me To (1976), de Larry Cohen

Crentes ou não, nada nos prepara para um filme como God Told Me To, do hoje esquecido Larry Cohen. Filme que se dobra e desdobra sobre conceitos adquiridos e outros intuídos que, acreditem, ninguém ousou agregar deste modo.

Páginas