Está aqui

Cinema

ALUNOS DO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE VENCEM CINANIMA 2017

O maior e mais antigo festival de animação nacional e o terceiro mais antigo do mundo, o Cinanima, premiou com o galardão "Jovem Cineasta" três estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre com a curta-metragem "A viagem". Falamos de João Monteiro, Luís Vital e Ricardo Livramento, alunos da licenciatura em Design e Animação Multimédia do Instituto Politécnico de Portalegre.

FILME DO TURISMO DO ALENTEJO VENCE PRÉMIO INTERNACIONAL

O filme promocional “Switch Off And Come Visit Alentejo And Ribatejo” – um filme promocional do turismo no Alentejo e Ribatejo – foi distinguido pelo júri internacional do 10º ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, num evento decorrido ontem, 3 de novembro, em Vila Nova de Gaia.

Neste evento, o filme que evidencia o Alentejo como como um destino para relaxar, de natureza, e como sendo o cenário perfeito para se desligar da rotina, venceu o 1º prémio na categoria Turismo de Aventura e o 2º prémio na categoria Região de Destinos Turísticos.

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO DE PORTALEGRE VENCE PRÉMIO NACIONAL

João Monteiro, Luís Vital e Ricardo Livramento, alunos da licenciatura de Design e Animação Multimédia (DAM) do Instituto Politécnico de Portalegre, foram distinguidos com o Prémio Nacional da Animação 2017 com a curta-metragem de cinema de animação “A viagem” (3'41, 2017), que obteve o prémio de melhor filme na categoria “Estudantes”.

FIKE2017 JÁ TEM SELEÇÃO OFICIAL

O FIKE 2017 – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora – 3 a 12 de novembro - já tem a seleção oficial de filmes em competição.

A lista é composta por:

O MAIOR PROBLEMA DO ALENTEJO É O DESPOVOAMENTO

Luís Godinho, tem 47 anos, é jornalista, correspondente da SIC no Alentejo e colaborador do Diário de Notícias. Realizador dos documentários "O Salto", melhor filme português a concurso no Festival Internacional de Curtas Metragens de Faro (2017), "Chainho", "Aldeia Eterna" e "Marfim". Coautor do livro "António Arnaut Biografia", sobre o "pai" do Serviço Nacional de Saúde. Motivos de sobra para uma conversa com ele.

ROMARIA A VIANA DEU FILME

A tradicional e ancestral Romaria anual entre Moita e Viana do Alentejo deu origem a filme.

O documentário “Romeiros”, da autoria do jornalista da SIC, Luís Godinho, já estreou no Cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo, e será também exibido na Moita, entre outros locais.

TRAÇO - UM FESTIVAL DE DESENHO DO ALENTEJO

O TRAÇO – Festival de Desenho do Alentejo, é um evento temático sobre a Cultura do Desenho realizado em Elvas e Castelo de Vide de 13 a 21 de Outubro, com workshops e master classes com artistas conceituados e rodeada de inúmeras exposições de Desenho, que envolve áreas com o Design, a Banda Desenhada, a Arquitectura, o Cinema de Animação e o Urban Sketching.

A FUGA DE INTELECTUAIS ALENTEJANOS À GUERRA COLONIAL NUM DOCUMENTÁRIO DE LUÍS GODINHO

Em 15 minutos "O Salto", o mais recente documentário do jornalista eborense Luís Godinho, revela-nos a Évora dos finais da década de 60, e de como um grupo de jovens, para escapar à Guerra Colonial, prepara o "salto" para França ou para a Holanda.

COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS E ARQUITETURA – UMA INVASÃO DE CINEMA EM ÉVORA

Évora será a tela de projeção de várias iniciativas que visam a promoção vários temas através do cinema.

De 21 a 23 de setembro, decorrerá o Festival de Cinema Heritales que celebra os Patrimónios Cultural da Humanidade, este ano sob a temática das “Comunidades Sustentáveis”.

DESAPARECEU A EBORENSE FERNANDA BORSATTI

A atriz portuguesa Fernanda Borsatti morreu ontem aos 86 anos no Hospital da CUF, em Lisboa, vítima de doença prolongada, conforme anunciou a Casa do Artista.

Nasceu em Évora a 1 de setembro de 1931 e interpretou os mais diversos géneros teatrais, desde revista a comédia e o drama.

Páginas