Está aqui

Cinema

Salão Central Eborense ganha nova vida a 14 de setembro

O Salão Central Eborense, encerrado desde 1988, vai voltar a abrir portas no próximo dia 14 de setembro, após a conclusão das obras de requalificação que representaram um investimento de 2,5 milhões de euros, com 70% do financiamento assegurado por fundos europeus.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Évora refere que a festa de inauguração será de entrada livre (com lotação limitada ao espaço existente), estando agendada para as 18:00 de sábado, 14 de setembro, com arruadas, animação de rua e um espetáculo de abertura com a participação de artistas locais.

Elvas recebe sessão de vídeo-dança nacional

A convite do Cineclube Ronca, o InShadow – Lisbon Screendance Festival propõe uma sessão de vídeo-dança composta por várias curtas-metragens nacionais que refletem o que de melhor e mais original se tem produzido em Portugal. O Shadow in Motion – Mostra de Filmes Nacionais vai passar no Auditório São Mateus, em Elvas, no dia 7 de Setembro, às 18h.

Filme “Lindo” ganha Festival Periferias em Marvão

O filme “Lindo”, de Margarida Gramaxo, venceu a 12.ª edição do Periferias – Festival Internacional de Cine(ma) de Marvão, no distrito de Portalegre, e Valencia de Alcántara, em Espanha.

O certame, promovido pela Associação Cultural Periferias (Portugal) e Gato Pardo (Espanha), começou no dia 09 deste mês, em Marvão, e terminou no passado sábado, em Malpartida de Cáceres, com a atribuição do prémio ao filme “Lindo”.

Festival Periferias exibe 15 filmes em Marvão e Valencia de Alcántara

A 12.ª edição do Periferias – Festival Internacional de Cine(ma) de Marvão e Valencia de Alcántara (Espanha), que se realiza de 9 a 17 de agosto, vai exibir um total de 15 filmes oriundos da Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, Itália, Palestina, Portugal, São Tomé e Príncipe e Tunísia.

De acordo com a agência Lusa, o evento é organizado anualmente pela Associação Cultural Periferias (Portugal) e Gato Pardo (Espanha), e conta com o apoio dos municípios de Marvão e Valencia de Alcántara.

A programação apresenta películas de ficção, documentário e animação.

Estremoz dá a escolher filme para ser exibido ao ar livre

No próximo dia 27 de julho, o Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, vai acolher uma sessão de “Cinema na Praça”, ao ar livre, às 21:30.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Estremoz revela que a iniciativa é oferecida pelo Continente mas que, antes, os habitantes deverão escolher qual o filme a ser exibido, entre as seguintes propostas:

- “Um Casamento Maravilhoso” (2024)

- “Bob Marley” (2024)

- “Indiana Jones” (2023)

- “Marvels” (2023)

- “Missão Impossível” (2023)

- “Pôr do Sol” (2023)

 

Cinema clássico português anima noites das freguesias de Elvas

O município de Elvas está a organizar, nas freguesias rurais do concelho, um espetáculo alusivo aos grandes momentos do cinema clássico português e a exibição do filme “A Canção de Lisboa”, a partir do dia 19 de julho.

De acordo com a Lusa, a iniciativa, promovida pela câmara municipal, em parceria com o Ronca – Cineclube de Elvas, vai percorrer todas as freguesias rurais daquele concelho raiano até ao dia 10 de agosto, sempre com espetáculos agendados a partir das 21:30.

Presidente da associação Évora2027 decidido a 1 de julho

O presidente da associação que vai gerir a Capital Europeia da Cultura Évora2027 deverá ficar decidido na assembleia geral marcada para o dia 1 de julho.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente do município de Évora, indicou que o processo de escolha do dirigente “teve o seu caminho e terá, em princípio, a sua fase final nessa assembleia geral”.

A assembleia geral vai realizar-se a partir das 14:00 do dia 1 de julho nas instalações municipais situadas no largo Alexandre Herculano, em Évora.

Montemor-o-Novo apoia associações culturais com 307 mil euros

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo assinou, no passado dia 13 de junho, quatro contratos programa com associações do concelho, nomeadamente Alma d’Arame, O Espaço do Tempo, Projecto Ruínas e Trimagisto, no âmbito da candidatura aos Apoios Sustentados da Direção Geral das Artes (DGArtes).

Em comunicado, a autarquia explica que irá comprometer-se, para este ano de 2024, atribuir a estas quatro associações um apoio no valor de cerca de 307 mil euros.

Série da RTP com filmagens em Elvas

A cidade de Elvas acolhe, até segunda-feira, 13 de maio, as gravações da nova série da RTP, “Daqui Houve Resistência”. Tendo em conta que estas se irão realizar em zonas exteriores da cidade, no Museu Militar, na Avenida de São Domingos e na Estrada das Alpedreirinhas, é esperado que o trânsito esteja temporariamente condicionado revela a Câmara Municipal.

Baseada em factos e personalidades reais da ditadura, e com estreia apontada para o fim do ano, esta nova série terá cinco episódios de 60 minutos cada e centrar-se-á nos 13 anos anteriores à queda do regime.

Universidade de Évora celebra 50 anos com espectáculo de Videomapping, Música e Teatro

O espectáculo de Videomapping, Música e Teatro, Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora, resulta do desenvolvimento de um projecto transdisciplinar, envolvendo diversas áreas científicas da Universidade de Évora, como História, Património, Arquitetura, Artes visuais e Design, Música, Teatro, Multimédia, contando com o envolvimento de estudantes, docentes e não docentes.

Páginas