Está aqui

Cinema

Odemira cria fundo de 50 mil euros para apoiar agentes culturais

A Câmara Municipal de Odemira criou um Fundo de Apoio Extraordinário aos Agentes Culturais do concelho, no valor total de 50 mil euros, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município anunciou a constituição do fundo e revelou que a fase de candidaturas está aberta e decorre até ao dia 30 deste mês.

De acordo com a autarquia, o objetivo é “minimizar o impacto da suspensão da atividade dos artistas e associações do concelho em consequência da pandemia da covid-19”.

Em setembro, as curtas metragens regressam a Évora

Em setembro, o icónico FIKE – Festival de curtas metragens regressa a Évora para comemorar o 20º aniversário.

De 20 a 25 de setembro decorrerá assim mais uma edição do FIKE, a 17ª,  e serão atribuídos prémios para a melhor ficção, documentário, animação e melhor curta-metragem portuguesa – Prémio Novos Talentos (prémio monetário). Serão ainda atribuídos Diplomas e Menções Especiais.

Castelo de Marvão acolhe gravações de nova série da RTP

O Castelo de Marvão foi escolhido para acolher, durante o mês de junho, parte das gravações da nova série “A Rainha e a Bastarda”, produzida pela “Fado Filmes”, de Luís Galvão Teles, com o apoio da RTP (Rádio Televisão Portuguesa), do ICA (Instituto de Cinema e Audiovisual) e do PIC (Cash Rebate).

Em nota de imprensa, a autarquia salienta a “importância do apoio a esta iniciativa, por se tratar de uma oportunidade única para promover e divulgar Marvão e o seu Castelo”.

Filmes promocionais do Alentejo conquistam prémios em festival internacional

Dois filmes promocionais sobre a região do Alentejo, promovidos pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, foram premiados no Festival Golden City Gate, em Berlim, na Alemanha.

Segundo a Rádio Pax, o filme “Alentejo – Caiado de Fresco” ficou em 2.º lugar, na categoria “Destinos Turísticos”, enquanto a película “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” conquistou um galardão idêntico, na categoria “Ecoturismo” desta competição internacional.

Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura lança ciclo de documentários

A Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 lançou, no passado dia 7 de fevereiro, um ciclo online de pequenos documentários que semanalmente, até novembro, vai dar a conhecer histórias sobre pessoas, projetos e instituições da comunidade, adianta a Lusa.

A iniciativa, designada de #SENDO, pode ser acompanhada através das páginas de Évora 2027 nas redes sociais Facebook e Instagram e no YouTube. O primeiro episódio é “protagonizado” por Zélia Parreira, diretora da mais antiga biblioteca pública portuguesa, a Biblioteca Pública de Évora.

Vila Viçosa investe 613 mil euros na reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, encerrado há nove anos, vai ser reabilitado por iniciativa da câmara, num investimento superior a 613 mil euros, com apoios comunitários.

A informação foi divulgada pelo vice-presidente do município, Luís Nascimento, que indicou à agência Lusa que a obra está prevista começar neste primeiro trimestre e ficar concluída em 2022.

Cinco artistas mudam-se para o Alentejo para dar asas à criatividade

O Craveiral Farmhouse, em São Teotónio, no Alentejo, vai ser a casa de uma residência artística por onde passarão cinco artistas de além-fronteiras, entre 5 e 26 de janeiro.

De acordo com a Marketeer, este programa, designado por Blank Residency, resulta de uma parceria com a plataforma londrina Blank100 e oferece aos artistas o alojamento necessário, mas também um estúdio sem local fixo de forma a garantir o desenvolvimento da criatividade.

Évora organiza ciclo de cinema em homenagem a realizador italiano Fellini

O grupo Cinema-fora-dos Leões (C-f-L), a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora estão a organizar um ciclo de cinema que vai homenagear o realizador italiano Federico Fellini (1920-2020), nos meses de novembro e dezembro, a propósito do centenário do seu nascimento.

O evento, denominado “Sob o Signo de Fellini”, tem início esta quinta-feira, 5 de novembro, no auditório Soror Mariana, na cidade de Évora.

Mulheres empresárias do Alentejo e Algarve reúnem-se em Sevilha

Empresárias alentejanas, algarvias e andaluzas vão reunir-se em Sevilha nos próximos dias 21 e 22 de outubro, no âmbito do I fórum INTREPIDA plus, adianta o portal Mais Algarve.

A iniciativa é organizada pela Fundación Tres Culturas del Mediterrâneo com o apoio do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), e visa permitir a troca de ideias, a criação de sinergias e a aprendizagem entre empresárias da Eurorregião (Andaluzia, Algarve e Alentejo).

Grândola recebe exibição do novo filme português “Golpe de Sol”

O mais recente filme do realizador Vicente Alves do Ó, “Golpe de Sol”, vai ser exibido no próximo dia 2 de setembro no Cine Granadeiro Auditório Municipal, em Grândola, adianta o portal infocul.pt.

Numa sessão especial às 21h, a projeção conta com a presença dos atores Oceana Basílio, Ricardo Pereira, Nuno Pardal, Ricardo Barbosa e ainda do realizador Vicente Alves do Ó.

Páginas