Alentejo Litoral

Mau tempo obriga Sines a cancelar fogo de artifício no 25 de Abril

A previsão de mau tempo para amanhã, 24 de abril, está a obrigar o Município de Sines a proceder a alterações na sua programação do 25 de abril, tendo já cancelado o espectáculo previsto de fogo de artifício e o set de Dj.

O espectáculo em Sines, que é encabeçado por um concerto de Miguel Araújo, foi também transferido do Castelo de Sines para o Pavilhão Multiusos de Sines.

Imagem de capa de Rádio Sines.

 

Odemira celebra Abril com Blaya, The Gift e Gisela João

Blaya, The Gift, Gisela João e o espetáculo de José Barros & Navegante com o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento preenchem o palco nas celebrações do 25 de abril em Odemira, para as noites de 24, 25 e 26, com entrada gratuita.

Antes de Alqueva a barragem de Santa Clara era a maior do país e faz 50 anos

A Barragem de Santa Clara, em Odemira, que já foi a maior do país, tendo sido destronada desse lugar pela barragem de Alqueva, faz este ano 50 anos. A sua relevância para a região continua tão grande que o município e a Associação de  Beneficiários de Mira resolveu assinalar a data.

Crise energética e chuva não afastam turistas da Páscoa do Alentejo. Hotéis quase nos 90%

Para Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo esta será uma "Páscoa excelente no contexto do que tem sido o crescimento do Alentejo" no que diz respeito ao turismo de famílias que só podem gozar pausas quando os filhos estão de férias, apesar do pânico gerado com a greve dos motoristas de transportes de matéria perigosa e da corrida aos postos de combustíveis, que estão a encerrar sucessivamente e à medida que vão esgotando os seus stocks de combustível.

Porto de Sines vai paralisar em 3 dias de greve

O Sindicato XXI,  Associação Sindical dos Trabalhadores Administrativos, Técnicos e Operadores dos Terminais de carga Contentorizadas do Porto de Sines, declarou greve na PSA Sines e Laborsines, numa paragem que arranca à meia-noite do dia 2 de Maio até 23:59 horas do dia 4, "com total paralisação das operações", anunciou o sindicato na sua página oficial.

A Revista Cargo avança ao mesmo tempo que o Sindicato XXI declarou também greve ao trabalho suplementar.

Mais de metade dos encerramentos dos balcões dos CTT foram no Alentejo

Os CTT encerraram no ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos pela ANACOM e tratados pelo JN.

Contas feitas os CTT – Correios de Portugal e da Caixa Geral de Depósitos (CGD) encerraram respetivamente 65 balcões e 70 estações de correios, embora os CCT defenda que mantém lojas ou postos em todos os concelhos do País.

Semana começa chuvosa e quente no Alentejo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana começa com chuva passando a aguaceiros fracos, acompanhados de uma descida da temperatura. O céu vai estar geralmente muito nublado, diminuindo a nebulosidade a partir do fim da manhã. Períodos de chuva no Alentejo, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do fim da manhã. O vento vai estar de fraco a moderado (até 30 km/h). Mas a chuva vai ameaçar o território durante toda a semana.

«Da Terra ao Céu» o documentário que honra os mastros

«Da Terra ao Céu» é o nome do documentário que honra os mastros, essa marca tão típica das festas populares alentejanas e que, ao longo dos tempos, tantas histórias tinham para contar.

Com estreia marcada para 3 de Maio, em Odemira, o mastro surge de uma mescla de conceitos como o de fé, o sagrado, o ritual, a promessa, a tradição ou a celebração.

Uma “sopa de artistas” em Odemira

Em Odemira, há uma sopa diferente, com tintas, criatividade, imaginação e arte. A iniciativa é da Associação Local de Artistas Plásticos, a Sopa de Artistas que, em colaboração com o município de Odemira, vai comemorar o 25 de Abril com uma Exposição Coletiva de Artes Plásticas, patente de 13 a 30 de abril, na Igreja da Misericórdia.

Sabe o que são Alcôncoras de Odemira? São candidatas às 7 Maravilhas Doces de Portugal

O Município de Odemira candidata as Alcôncoras de Amoreiras-Gare ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, na categoria de Biscoitos e Bolos Secos. A participação na iniciativa pretende promover este doce regional e o território onde é confecionado, bem como contribuir para um processo que conduza ao registo desta receita antiga.

Páginas