Alentejo Litoral

Ambiente marinho de Sines revela elevada qualidade ecológica

O relatório final do Programa de Monitorização do Ambiente Marinho revela que o meio aquático onde é efetuada a descarga proveniente da ETAR de Ribeira dos Moinhos, via Emissário Submarino, na zona costeira de Sines, tem uma elevada qualidade e diversidade ecológica dos habitats em todos os locais amostrados.

Médico alentejano escreve "Fake News na Medicida" para combater falsidades

O livro “Fake News na Medicina” vai ser apresentado no Auditório Municipal de Alcácer, no dia 25 de outubro (domingo), às 16h, pelo seu autor, André Casado.  

Natural de Alcácer do Sal, André Casado é médico especialista em Medicina Interna no Hospital da Luz em Lisboa, com 20 anos de experiência de Consulta, e especialista em Medicina Intensiva. É formador em diversos cursos de pós-graduação e instrutor de Simulação Clínica, integrando a coordenação dessa área, no mesmo Hospital. 

Alentejo tem o menor risco de transmissibilidade da covid-19 do país

Apesar do aumento do número de casos de infeção nas últimas semanas, o risco de transmissibilidade (Rt) da covid-19 no Alentejo é de 0,86, o mais baixo do país, avança a Rádio Pax.

Utentes do Alentejo Litoral queixam-se do SNS na região

Os utentes do Litoral Alentejano queixaram-se, esta segunda-feira, à Unidade de Saúde Local (USLLA) das condições do Serviço Nacional de Saúde naquela região, divulgou a Comissão de Utentes, numa nota enviada à agência Lusa.

Numa reunião mantida pela coordenação de utentes com o Conselho de Administração (CA) da USLLA, foram abordados temas como a “falta de profissionais de saúde”, as “extensões de saúde degradadas” e os “tempos máximos de resposta garantidos” superiores ao previsto pela lei.

Grândola promove semanas gastronómicas do javali

O município de Grândola vai promover, nos fins de semana de 22 a 25 de outubro e de 30 de outubro a 1 de novembro, a edição das semanas gastronómicas do javali, animal associado à lenda da origem do nome da vila alentejana.

Sines bate Évora e vence Iberian Festival Awards 2020

A 5.ª edição da gala dos Iberian Festival Awards 2020, que reconhece e premeia toda a indústria dos festivais de música, atribuiu o prémio de Best Cultural Programme ao FMM Sines.

O Festival Músicas do Mundo, de Sines, (FMM Sines) que foi cancelado este ano devido à pandemia de Covid-19, tinha confirmadas atuações de Nitin Sawhney, Amadou & Mariam com os Blind Boys of Alabama e a chilena Mon Laferte, entre outros. O prémio diz respeito a 2019 e na mesma categoria concorria o Artes à Rua, um festival cultural de Évora.

Alentejo com chuva forte nas próximas horas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o território de Portugal em aviso amarelo “devido à previsão de chuva forte e persistente” causada pela depressão Bárbara, e o Alentejo não é exceção.

Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, avisa: "para segunda-feira está prevista precipitação contínua, persistente, por vezes forte, e um aumento gradual da intensidade do vento. São situações típicas de outono com características mais severas, ou seja, precipitação forte e vento forte e provavelmente acompanhado também de agitação marítima forte".

Espécies em risco no Parque Natural do Sudoeste Alentejano

A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) fez um alerta sobre a gestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) e onde aponta para falhas graves e que podem mesmo pôr em causa espécies e paisagens únicas.

Castelo e Igreja Matriz de Alcácer do Sal propostas para Zona de Proteção

A Direcção-Geral do Património Cultural propôs ao Governo a fixação da Zona Especial de Proteção (ZEP) do Castelo e da Igreja Matriz de Alcácer do Sal, avança a Lusa.

De acordo com o anúncio que consta em Diário da República, a Direcção-Geral do Património Cultural propõe à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a fixação da ZEP do Castelo de Alcácer do Sal, classificado como monumento nacional, e da Igreja Matriz da mesma cidade alentejana, também chamada Igreja de Santa Maria do Castelo, classificada como imóvel de interesse público.

Inscrições para a prova mais dura na Serra de Grândola esgotaram

Estão esgotas as inscrições para a prova mais dura da Serra de Grândola. Falamos da 6.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola, organizada pelo Município de Grândola e pelo Clube Amiciclo com o apoio do movimento associativo do concelho, realiza-se a 08 de novembro de 2020.

Páginas