Alentejo Litoral

Cuca Roseta, Expensive Soul e Rui Veloso na Feira de Agosto de Grândola

A Feira de Agosto de Grândola vai ter lugar de dia 25 a 29 de agosto no Parque de Feiras e Exposições, com os concertos de Maninho, Cuca Roseta, Expensive Soul e Rui Veloso.

Em comunicado, o município de Grândola refere que o evento arranca no dia 25 de agosto com a Festa M80 - Tour 15 Anos, “uma das festas mais lendárias de todo o país” que traz “uma banda ao vivo, bailarinos, os fantásticos djs M80 e muitas outras surpresas”.

Arroz do Vale do Sado perde 1500 hectares devido à seca

Os produtores de arroz do Vale do Sado, no Alentejo, contabilizam, este ano, 20% de perdas em relação à campanha de 2021, com uma redução da área de cultivo na ordem dos 1 500 hectares devido à seca.

Em declarações à agência Lusa, João Reis Mendes, presidente do Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado (APARROZ), afirma que, a nível nacional, a área cultivada de arroz diminuiu “cerca de 2 000 hectares” em relação à campanha anterior, sendo que, destes, “1 500 hectares são no Litoral Alentejano”.

Governo vai melhorar eficiência hídrica da rega do Mira

O Ministério do Ambiente adiantou que foi feito o rebaixamento da cota de captação na albufeira de Santa Clara, em Odemira, na bacia hidrográfica do rio Mira, num total de seis milhões de euros.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o Governo referiu que, “para aumentar a eficiência hídrica do perímetro de rega do Mira, em cerca de 35%, será aberto um aviso PDR2020, até final de junho, no valor de quinze milhões de euros”.

 

Fotografia de radiosines.sapo.pt

Nova rede de alta tensão em Grândola vai abastecer 3 700 casas

A E-REDES, empresa do grupo EDP, anunciou que está a investir quatro milhões de euros na construção da nova subestação e rede de alta e média tensão, no concelho de Grândola, para abastecer 3 700 casas e 46 empresas.

De acordo com fonte da empresa, citada pela agência Lusa, as obras para a construção da nova subestação de Arregota Nova, na freguesia de Santa Margarida da Serra (Grândola), “arrancaram no final de abril” deste ano, “prevendo-se a sua conclusão no primeiro semestre de 2023”.

Santiago do Cacém lança campanha para poupar água

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém acaba de lançar uma campanha, intitulada “A água é de todos. Cada gota é essencial!” para sensibilizar os munícipes para a poupança e valorização da água.

Em comunicado, a autarquia explica que, “numa altura em que se enfrenta uma situação de seca por todo o país”, o município “reforça o apelo junto da população para o uso consciente deste recurso tão precioso e limitado, que é a água”.

Alcácer do Sal promove concelho na PIMEL a partir de 5.ª feira

A PIMEL – XXX Feira de Turismo e Atividades Económicas tem início já na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, e prolonga-se até dia 26 de junho, no Parque Urbano de Alcácer do Sal.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal refere que o evento contempla “exposição de gado e máquinas agrícolas, expositores diversos, concursos de mel, doçaria e petiscos, tasquinhas, wine bar, espaço criança, atividades equestres, tasquinhas, comboio turístico e muita animação”.

Odemira com protestos contra a "degradação" de Extensão de Saúde

A falta de profissionais e a degradação da Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes, em Odemira, foram os motivos que levaram ontem, sábado, a comissão de utentes do concelho a lançar uma ação de protesto na inauguração da FEITUR – Feira de Turismo do SW, que está a decorrer na sede de freguesia.

Comporta é o destino tendência de verão na Airbnb

Comporta, Odeceixe e Sines lideram a lista de destinos tendência em Portugal durante 2022, segundo revelam os dados da plataforma Airbnb.

De acordo com a informação do Airbnb, citada pelo jornal ECO, as reservas de férias estão a ser feitas cada vez mais cedo e preferencialmente em zonas costeiras. São localidades das regiões do Algarve, Alentejo e Madeira que estão no top 10 dos lugares tendência na Airbnb para escapadinhas para este verão de 2022, em Portugal.

Investimento de 1,5M€ para reforçar água potável em Sines

A Águas de Santo André (AdSA) vai investir 1,5 milhões de euros no reforço do abastecimento de água potável à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), avança a agência Lusa.

A empresa divulgou, em comunicado, que foi lançado o concurso público internacional para a execução da empreitada, que prevê a “substituição parcial de uma das condutas existentes e a implantação de novas condutas junto aos atuais traçados, numa extensão total de cerca de 4,5 quilómetros”.

Vila Nova de Milfontes é sol, mar, gastronomia e aventura numa feira

Atividades na natureza, gastronomia, cultura, desporto e animação são os pontos fortes da FEITUR – Feira de Turismo do SW, agendada para os dias 17, 18 e 19 de junho, junto ao Estuário do Rio Mira, em Vila Nova de Milfontes. Serão três dias intensos, com entradas livres, a partir das 14.00 horas de sexta e a partir das 11.00 de sábado e domingo.

 A FEITUR aposta na promoção de Odemira e do Sudoeste Alentejano como destino privilegiado para o turismo ativo e de natureza e é promovida em parceria entre o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Páginas