Alentejo Litoral

Santo André angaria bens para centro de apoio a animais selvagens

Já ouviu falar do CRASSA? Trata-se de um dos três centros de recuperação que integram a rede nacional de centros sob tutela do Instituto da Conservação da Natureza. O CRASSA é o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André e os outros dois são o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM) e o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus, em Castelo Branco (CERAS).

Advogados organizam concerto para angariar fundos para os idosos de Zambujeira do Mar

A iniciativa de 2019 da Rock'n'Law vai este ano angariar fundos para apoiar a Associação de Solidariedade Social Nossa Senhora do Mar, em Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, através de um concerto solidário agendado para o dia 22 de Novembro, no espaço Kais, em Lisboa. O Rock'n'Law deste ano conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

Várias bandas de escritórios de advogados vão subir ao palco do espaço Kais para uma noite de música e animação, com a finalidade de angariar fundos para a Associação Nossa Senhora do Mar

Odemira está a recolher alimentos e brinquedos para o Natal dos que têm menos

Decorre até ao final do mês de novembro a 17ª campanha de solidariedade “Aliados no Natal”, para recolha de brinquedos e bens alimentares que serão oferecidos às famílias mais carenciadas do concelho de Odemira.

Alcácer do Sal decorada para o natal vista a partir do rio

Há locais que se tornam um presépio natural na época natalícia e Alcácer do Sal é, sem dúvida, um deles. Para se admirar a beleza da cidade iluminada por mil cores, como um postal de Natal real, pelo segundo ano consecutivo o Município de Alcácer do Sal irá promover os passeios “Natal no Sado”, a bordo do galeão Pinto Luísa.

Com ponto de encontro no cais da margem sul, os passeios terão a duração de cerca de 60 minutos, ao som de músicas de Natal e enquanto o participante se delicia com uma bebida quente e bolachinhas alusivas à época. 

Frialdade das fortes a caminho do Alentejo

Uma massa de ar muito frio vai provocar nos próximos dias temperaturas baixas e vento forte pelo Alentejo, condições que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê manterem-se até domingo.

A massa de ar frio tem origem na Islândia e vai atingir sobretudo as terras altas do Alentejo, onde se prevê queda de neve em alguns pontos mais alto da Serra de S. Mamede, prevendo-se para Portalegre temperaturas mínimas de entre os 0 e 4 graus celsius.

Quem fundou o Ceará foi um militar alentejano apaixonado por uma índia

Martim Soares Moreno é filho de Santiago do Cacém, foi nomeado 1.º capitão-mor do Ceará, por D. Filipe II de Portugal (III de Espanha) há 400 anos, e considerado o fundador desse Estado.

Sines vai investir 1,4 milhões em expansão de zona industrial

A Câmara Municipal de Sines abriu um concurso público para execução da empreitada de expansão nascente da ZIL II - Zona de Indústria Ligeira. A empreitada, com um preço-base de 1,3 milhões de euros, tem como objetivo criar condições para receber mais 43 empresas na principal zona sob gestão municipal para acolhimento de atividades económicas.

Alentejo Litoral com festa da batata doce

A batata doce tem uma festa própria e acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro, sábado e domingo, na Carrasqueira.

Esta localidade - do concelho de Alcácer do Sal – é conhecida pelas magníficas fotos que se tiram no seu cais palafítico e convida-o a provar e descobrir pratos com base neste tubérculo originário da América Central, e com uma enorme riqueza nutricional e inúmeros benefícios para a saúde.

Não há água suficiente para a produção de arroz em Alcácer do Sal

Vale do Gaio e Pego do Altar estão novamente com um nível de armazenamento de água demasiado baixo para poderem fornecer de água as plantações de arroz em Alcácer do Sal, o que está a deixar os produtores de arroz da região alarmados, apesar dos transvases garantidos pela barragem de Alqueva, que estes se queixam de ter de pagar.

Troia demonstra que Romanos foram os primeiros a esgotar as quotas de pesca da sardinha

Sabiam que os Romanos foram os primeiros a esgotar as quotas de pesca da sardinha? Parecendo um problema atual a verdade é que já nos tempos do Império Romano as quotas de pesca de sardinha eram uma questão sensível. Para falar sobre esta e outras curiosidades nada como aproveitar a feira ObservaNatura e fazer uma visita guiada gratuita às Ruinas Romanas de Troia, descobrindo estas e outras histórias contadas pela equipa de arqueologia que estará a organizar a iniciativa.

Páginas