Alentejo Litoral

S. Teotónio mantém viva a tradição dos Mastros

Desde dia 12 – e até final do mês – S. Teotónio é a casa do Festival de Mastros.

Nesta 19ª edição do festival a vila de S. Teotónio, no concelho de Odemira já está ornamentada por milhares de flores de papel preparadas pela população. Não faltam os inevitáveis mastros e que marcam o centro de muitos bailes, muita música, marchas populares e espetáculos.

“Patas de Cavalo” tornam-se esculturas em Alcácer do Sal

Em Alcácer do Sal, as “patas de cavalo” - um dispositivo metálico que impede o estacionamento de automóveis, deram origem a 3 obras de arte urbana pela mão de alunas da Escola Secundária de Alcácer do Sal.

A ideia surgiu com a vontade de reciclar ditas “patas de cavalo” que haviam sido retiradas pela autarquia e as jovens artistas Maria do Carmo Carraça e Joana Cachopo, reutilizaram-nas e realizaram as obras na disciplina de Oficina das Artes, sob coordenação do professor Nélson Latas.

 

Animação e arte une reclusos e idosos em Odemira

Há, em Odemira, um projeto que une reclusos e idosos. Trata-se do “Sem Rede” um projeto artístico, de animação comunitária, construído em parceria pela associação local TIC TAC e pelo Estabelecimento Prisional de Odemira.

Hoje vamos saber quem são os premiados do Turismo do Alentejo 2018

Amanhã, 15 de junho, é dia de saber quem são os distinguidos pelos prémios "Turismo do Alentejo" e "Turismo do Ribatejo", promovidos pela Entidade Regional de Turismo, que é presidida por Ceia da Silva e cujo júri integra José Manuel Simões, do Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa, António Lacerda da Agência Regional de Promoção Turística, José Manuel Santos, da Turismo do Alentejo / Ribatejo, Armando Rocha, da Neoturis, Carina Monteiro da Publituris, José Luís Elias da Turisver, Pedro Chenrin da Ambitur; Joana Emídio dO Mirante, José Miguel Piçarra do Diário do Sul, Jaime

Arranca obra de requalificação de 1,1 milhões em Vila Nova de Santo André

Arrancaram as obras de requalificação de espaço público no Bairro do Pinhal, em Vila Nova de Santo André, Concelho de Santiago do Cacém, uma intervenção orçada em um milhão e cem mil euros.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o objetivo desta empreitada é “dar uma nova cara àquele bairro à semelhança do que estamos a fazer no Bairro das Flores e iremos fazer no Bairro do Serrotes, dar mais condições de mobilidade às pessoas e melhor ambiente urbano qualificando o espaço público”.

Parceria de Santiago do Cacém e Grândola recupera acessos ao Lousal

As obras de requalificação do troço da estrada municipal 545, entre a localidade de Faleiros e a ponte sobre a Ribeira de Corona, que permite o acesso ao Lousal, estão concluídas, segundo comunicado do Município de Santiago do Cacém. A intervenção, orçada em 150 mil euros, resultou de um acordo estabelecido entre o Município de Santiago do Cacém e o Município de Grândola que dividiram os procedimentos e os custos da obra.

CTT promete reabrir estações de correios encerradas no Alentejo

Ainda não se sabe que estações dos CTT vão reabrir das 33 que foram encerradas pela anterior administração dos correios mas uma coisa parece certa, nenhum concelho vai ficar sem Estação de CTT, a crer nas declarações de João Bento, novo presidente executivo dos CTT, dadas ontem no Parlamento.

Os CTT encerraram no ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos pela ANACOM.

Praias de Odemira com 12 bandeiras azuis, 6 de Ouro, 5 acessíveis e 2 naturistas

Mais três dias e as praias de Odemira abrem oficialmente a época balnear com doze Bandeiras Azuis, seis praias com Bandeira de Qualidade Ouro, cinco Praias Acessíveis e duas Praias Naturistas, a "maior qualificação e diversidade de sempre", segundo a autarquia alentejana. Além de três novas praias com Bandeira Azul, outras novidades na presente época balnear em Odemira incidem numa nova Praia Naturista e a preparação de outra onde a presença do melhor amigo do homem, o cão, é autorizada, num processo que ainda está em curso.

Álvaro Beijinha quer discutir Orla Costeira Alentejana

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) reuniu esta semana com a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, para discutir as propostas de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).

Páginas