Alentejo Litoral

Vaccum Flasher de 67 toneladas transportado de Sines para a Refinaria da Galp

Uma peça de grandes dimensões foi transportada do Porto de Sines para a Refinaria Galp através da empresa nacional de transportes especiais, a LASO. A peça, um "vacuum flasher" de alta tecnologia, que serve para aumentar a produção no processo de refinação de combustíveis e que foi desenvolvida pela SHELL, teve que ser transportada por transporte especializado, dadas as suas dimensões e peso.

Sines ligado à Ásia por Ferrovia

A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Santiago do Cacém: Primeiro automóvel pisou solo português há 123 anos

Em Outubro de 1895, há precisamente 123 anos, desembarcava em Portugal o primeiro carro importado. Era um Panhard & Levassor e a uma velocidade máxima de 15km/h, levou três dias a chegar a Santiago do Cacém, numa viagem cheia de peripécias, nas mãos de  D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém.

Em 2015 a efeméride foi marcada em Santiago do Cacém com um retorno do mesmo carro, que é propriedade do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Equipa da CARMIM apurada para a Final Nacional Açores de Golfe

Já estão apuradas as duas empresas que vão disputar a Final Nacional Açores de golfe. São elas a equipa da Mercedes-Benz C. Santos VP Margem Sul e a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), que disputaram as Meias Finais Alentejo no campo de Tróia.

A equipa da Carmim, constituída pelos pares Manuel Letras da Luz e João Escudeiro e João Fernandes, Manuel di Pietro chega pela primeira vez à fnal da prova, com 86 pontos, podendo mesmo vir a ser vencedora, ao fim da participação em 12 edições.

Mais de 600 vinhos do Alentejo à prova no CCB

Se admira o Alentejo, aprecia particularmente os seus vinhos e vive na região de Lisboa, tem uma boa desculpa para visitar o CCB no próximo fim-de-semana. É que o Centro Cultural de Belém recebe uma mostra de mais de 600 vinhos do Alentejo, de um total de 75 produtores da região.

Entre hoje e domingo Grândola dedica 4 dias à música de intervenção e de protesto

O Município de Grândola, na Costa Alentejana, dedica entre hoje, 11 de outubro e o próximo domingo, quatro dias dedicados à música de intervenção e de protesto, num programa que inclui exposições, concertos de música e o lançamento de um CD-Livreto dedicado a Zeca Afonso.

Bombeiros do Torrão recebem mais apoios para ampliação do quartel

A Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Torrão viu reforçado o apoio do município de Alcácer do Sal, para as obras de ampliação do quartel daquela corporação. O município acaba de atribuir uma comparticipação financeira no valor de 21.678,00 euros, para apoiar as obras, depois de já ter apoiado o projeto de arquitetura e outras especialidades.

“Mais uma vez, o Município de Alcácer do Sal apoia as associações do concelho e esta expansão é um apoio que assumimos com muito agrado e satisfação”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença.

150 km desafiam atletas do Odemira Bike Race

Ao todo são cerca de 150 quilómetros que vão por à prova os atletas que vão disputar em duas etapas o "Odemira Bike Race".

A prova, que tem características únicas com a geografia e beleza natural de Odemira, e que decorre nos dias 13 e 14 de outubro, é aberta não só à competição como também ao lazer, segundo a organização.

Os participantes, que podem fazer a prova em equipas de dois elementos ou a solo, vão ser guiados com recurso ao GPS e em termos de classificações existirão classificações por escalões e uma classificação à geral.

Porto de Sines atinge 56,1% da carga movimentada no País

No ano de 2017, os portos comerciais do continente movimentaram 89,2 milhões de toneladas de mercadorias, o que constitui o valor mais elevado de sempre, representando um acréscimo de 1,3% face a 2016. Os números são adiantados pelo mais recente relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, que já foi analisado pela especialista Revista Cargo.

Para estes números contribui uma espantosa quota de 56,1% que cabe ao Porto de Sines.

Cidadãos controlam o espaço público em Alcácer

O Município de Alcácer do Sal lançou uma aplicação a que chamou “Alcácer @tenta”, e que permite ao cidadão ser parte ativa na resolução de pequenos problemas no espaço público, através da sua participação à autarquia de forma simples e rápida. Águas, saneamento, equipamentos municipais, espaços verdes, limpeza urbana, rede viária, proteção civil, iluminação pública são algumas das áreas que podem ser tratads por esta via e o munícipe pode inclusive escolher se deseja receber uma confirmação quando a mesma for resolvida.

Páginas