Alentejo Litoral

Avistadas caravelas-portuguesas nas praias de Sines e Odemira

Cerca de duas dezenas de caravelas-portuguesas foram avistadas em praias dos concelhos de Sines e de Odemira, no litoral alentejano, alertou a Capitania do Porto de Sines.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Capitania do Porto de Sines refere que “foi detetada a presença de caravelas-portuguesas, com a designação científica ‘Physalia physalis’ no espelho de água e nas praias dos concelhos de Sines e de Odemira, incluindo no rio Mira”.

Sines alarga refeições escolares ao secundário e faz entregas em casa dos alunos

Em contexto de suspensão das atividades letivas pelo Governo, devido à pandemia, a Câmara Municipal de Sines determinou medidas excecionais sobre refeições escolares no concelho, abrangendo todos os níveis de ensino, ou seja, suportando também agora o apoio ao ensino secundário. O Município procederá também às entregas das refeições em casa dos alunos, evitando assim deslocações e a concentração de pessoas nas horas de levantamento das refeições.

O Alentejo com uma equipa na primeira liga em 21/22?

Desde o Campomaiorense, em 2000/01, que o Alentejo não tem uma equipa na primeira liga de futebol nacional, no entanto, a temporada 21/22 pode significar o regresso de uma equipa “alentejana” ao escalão primodivisionário.

Grândola será a casa da SAD do Belenenses já próxima época de 2021/22, como adiantou o presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, ao desportivo “A Bola”, esperando que o protocolo esteja terminado já em fevereiro.

Odemira vê aprovado projeto de voluntariado jovem internacional

O projeto “Regenerar Odemira” é uma iniciativa de voluntariado jovem internacional da Câmara Municipal, que vai fazer com que o concelho alentejano receba jovens europeus, a partir de abril, e envie voluntários do concelho para outros países.

De acordo com autarquia, Odemira receberá, a partir de abril e durante um ano, seis jovens de vários países da Europa, sendo que outros tantos jovens odemirenses participarão em projetos europeus durante os meses de verão.

Odemira quer medidas para proibir pernoita e aparcamento de autocaravanas

A Câmara Municipal de Odemira aprovou por unanimidade, em reunião de câmara, uma moção sobre a proibição de pernoita e aparcamento de autocaravanas, onde é solicitado ao Governo a aplicação de “medidas adicionais” para a simplificação dos processos de licenciamento das Áreas de Serviço de Autocaravanas e o reforço dos meios de fiscalização.

Porto de Sines pode receber interposto de exportação de fruta e carne brasileira

Após contatos diretos entre os dois Ministérios da Agricultura, está em cima da mesa a possibilidade de implantação em Sines de um terminal para exportação de frutas e carnes brasileiras para outros países europeus, para o norte de África e para o Médio Oriente.

Dois novos parques de estacionamento na Comporta

A aldeia da Comporta vai ter dois novos parques de estacionamento.

Estes dois novos parques, segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, vêm dar resposta a uma necessidade da aldeia e que, nos últimos anos, conheceu um grande aumento de turistas.

Estão localizados na Rua das Laranjeiras (junto ao Centro Paroquial da Comporta) e na Rua Manuel Fonseca.

Alcácer vai investir meio milhão de euros em renovação de piscina municipal

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal já assinou o contrato da empreitada de adaptação e criação de novas funcionalidade na Piscina Coberta de Alcácer do Sal.

Orçada em 491.416,00 euros, e cofinanciada a 85% por fundos da União Europeia, esta obra advém da necessidade de reabilitação das instalações da Piscina Municipal Coberta de Alcácer do Sal, em resposta ao estado de progressiva degradação que decorre da antiguidade e intensidade de uso deste equipamento. 

EDP investe no Alqueva para compensar encerramento da central de Sines

À meia-noite do dia de hoje, 14 de janeiro, a central a carvão da EDP em Sines finalmente fechou as suas portas. Ao todo, são 1.256 MW de potência instalada que saem do sistema elétrico nacional, pelo menos dois anos antes do que chegou a estar previsto pelo Governo.

Sines e Santiago do Cacém vão receber ações de sensibilização ambiental

A Quercus e a Águas de Santo André (AdSA), do Grupo Águas de Portugal, assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a sensibilização ambiental junto da comunidade, avança a Greensavers.

O programa tem como área de atuação os municípios de Sines e Santiago do Cacém, onde serão realizadas várias atividades em locais como o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André da Quercus, em escolas e outros estabelecimentos.

Páginas