Está aqui

Curiosidades

Infraestruturas de Portugal quer fazer 2 milhões no Alentejo

É com a venda de 23 prédios que a Infraestruturas de Portugal (IP) quer fazer mais de cinco milhões de euros.

Através da IP Património, foram colocados à venda um conjunto de prédios por todo o país sendo o procedimento de venda pública por carta fechada e com o critério único de seleção a ser apenas o da proposta mais elevada.

O imóvel com o valor base mais elevado - 1.231.400 euro – é um prédio urbano, no centro histórico de Évora, e tem uma área total de terreno de 849 metros quadrados.

Évora: Corrida e Caminhada pelas crianças com cancro

“Acreditar faz-me mais forte” é o lema do Projeto Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, criada em 1994, e que no próximo dia 30 de agosto (quinta-feira) vai ser ajudada, em Évora, através de uma caminhada e corrida, a partir das 21h30, na Praça de Giraldo.

Viana do Alentejo exibe as faces da pintura cerâmica

É no Castelo de Viana do Alentejo, que, até dia 26 de agosto, pode apreciar a exposição “As faces da pintura cerâmica de Viana do Alentejo”.

Promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, esta a exposição convida o visitante a um novo olhar sobre a olaria de Viana, cuja decoração da cerâmica conta por traços e cores muito característicos a evolução dos barros locais em direção à modernidade.

A exposição é resultado das obras do acervo cerâmico municipal e foi desenvolvida no âmbito das iniciativas do “Bom dia Cerâmica” e do 2018 – Ano Europeu do Património Cultural.

Em Portel, a festa não para

Em Portel, agosto é sinónimo de festa, ou melhor dito, festas. Este mês, na vila alentejana, decorre, desde dia 9, o Festival Internacional de Folclore, com danças e cantares de todo o mundo, e que animará Portel até ao final da noite de hoje.

Futebol: I Liga com todos... menos o Alentejo

A edição 2018/19 da I Liga de futebol – a 85ª edição do Campeonato Nacional - teve ontem o pontapé de saída com o jogo entre Benfica e Vitória de Guimarães e, nesta edição - confirmada que foi, esta semana, pelos Tribunais, a subida do Santa Clara dos Açores – estão representadas todas as regiões nacionais exceto uma: o Alentejo.

Baixo Alentejo troca tampas por equipamento médico e cuidados de saúde

A população do Baixo Alentejo tem sido desafiada a juntar tampas e caricas e a entregá-las à empresa que faz a gestão de resíduos naquela região alentejana, a Resialentejo. O "Dê uma Tampa", é assim que se chama o programa de responsabilidade social, está a crescer, segundo Aníbal Reis Costa, o diretor executivo.

Águia-imperial-ibérica alarga domínio no Alentejo

A águia-imperial-ibérica (“Aquila adalberti”) é uma espécie de águia endémica do sudoeste da Península Ibérica e norte de África e é uma espécie em risco de extinção.

A população total desta ave, em 2013, era de somente 407 casais reprodutores em toda a Península Ibérica; em Portugal existem só 15 casais e 9 deles estão no Alentejo, mais concretamente na região de Moura/Barrancos e na região do Vale do Guadiana/Castro Verde, mas, também agora na reião de Serpa, como revelou a Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

Elvas tem folclore de todo o mundo

Este fim de semana, Elvas será a capital do folclore internacional com a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Elvas.

Com início hoje, sexta-feira, vai animar a cidade raiana até 12 deste mês, e nele participam dez grupos de seis países, entre eles Portugal.

Promovido pelo município, esta é a 28ª edição deste festival e os espetáculos estão marcados para as 21:30h, sendo o Rancho Folclórico de Elvas e os polacos Beskid, que atuarão já hoje.

Costa alentejana anda a “roubar” turistas ao Algarve

Um recente estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), conclui que os portugueses preferem passar férias na praia e que o litoral alentejano está a subir nas preferências, face à diminuição do Algarve, tendo em comparação os dados de 2017 e os deste ano.

A opção Algarve detinha em 2017 52% das preferências e este ano fica pelos 48%, enquanto que litoral alentejano subiu dos 23% em 2017 para os 32% este ano.

Alerta Vermelho para Évora, Beja e Portalegre. Poeira do Norte de África vai cobrir Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a alertar para a chegada de poeiras em suspensão vindas do Norte de África, que vão atingir a partir de amanhã, quarta-feira, o Algarve e o Alentejo e por cá ficarão pelos menos até dia 5 de agosto. Ao mesmo tempo emitiu alerta vermelho para Évora, Beja e Portalegre, devido à previsão de temperaturas muito altas, que poderão passar dos 45º graus celsius.

Páginas