Está aqui

Curiosidades

Festa das Maias: Tradição romana com 2 mil anos anima cidade de Beja

A tradição romana da Festa das Maias, com mais de 2 mil anos e que Beja soube recuperar, vai voltar a animar as Portas de Mértola, amanhã, sábado, 19 de maio. Hoje, as sacerdotisas são substituídas pelas crianças, que costumam pedir “um tostãozinho para a Maia que não tem saia”, continuando a trajar de branco e usando as flores silvestres, neste júbilo da fertilidade da terra.

Ponte de Sor lança prova inédita em pista de aviação

Ponte de Sor prepara uma prova única enquadrada num dos mais importantes eventos da região. Falamos da Corrida Portugal Air Summit, que decorre a 26 de maio e que tem a particularidade de, pela primeira vez em Portugal, deorrer numa pista de aviação, uma experiência inédita e única, como defende a organização.

Bonecos de Estremoz ganham centro interpretativo em 2019

Os bonecos de Estremoz ou figurado em Barro de Estremoz, declarados património da humanidade pela UNESCO, vão ter um centro interpretativo durante o próximo ano, segundo o município. Este centro vai ser instalado no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Estremoz.

 

Beja recria por 4 dias "grandeza e imponência" dos tempos romanos

Beja vai recriar, entre 17 e 20 de maio, os seus tempos de grandiosidade e imponência, quando se chamava Pax Julia. O Centro Histórico daquela cidade do Baixo Alentejo vai receber a 5.ª edição do Festival Beja Romana com cortejos históricos, mercado antigo, gastronomia, espectáculos de fogo e as inovadoras oficinas que decorrem no festival, que envolvem a comunidade escolar e que vão ensinar escrita romana, destilaria de perfumes, cerâmica, mosaicos romanos, tecelagem, marcenaria, ferraria, jogos de mesa do período romano, dança, peddy paper, treino de armas e jogos de destreza.

Nabeiro oferece máquina de café personalizada a Fátima Lopes

Fátima Lopes, a estilista, tem uma amizade de longa data com Rui Nabeiro e já trabalhou para o Grupo Nabeiro algumas vezes. Através da sua página de facebook a estilista dá conta que recebeu esta semana um presente original, enviado por Rui Nabeiro: uma máquina de café Delta Q personalizada com a imagem dela própria.

Crianças aprendem a fazer pão tradicional alentejano em Santiago do Cacém

O município de Santiago do Cacém lançou o programa "Dança de Cereais", um programa pedagógico que ensina as crianças a compreender o ciclo dos cereais e a fazer o pão tradicional alentejano.

A iniciativa, feita com o Museu da Farinha, explica às crianças entre os 2 e os 12 anos o percurso dos cereais, desde a eira, passando pela moagem até à transformação em pão e a prova da tiborna, uma delícia que consiste em pão acabado de fazer, azeite e polvilhado com sal ou açucar.

Cidade de Portalegre comemora 468 anos

Para comemorar os seus 468 anos como cidade, Portalegre organiza festejos entre 18 a 23 de maio.

Com um conjunto de atividades variadas - centradas no Jardim da Corredoura – pelo palco passarão nomes como Micaela, Jorge Guerreiro, Só Xutos, CAEP Voices, Orquestra Ligeira do Exército, “Dança com a Cidade” pela Escola Silvina Candeias e Sociedade Musical Euterpe com “Filmes em Concerto”.

Rita Ferro Rodrigues com projeto de igualdade de género no Alentejo

A associação feminista Capazes – que tem como presidente Rita Ferro Rodrigues – tem um novo projeto centrado no Alentejo, o “Clubes Capazes” e que pretende debater a igualdade de género.

Assim, durante o mês de maio, em Odemira, Portalegre, Elvas, Ponte de Sor e Évora, a associação debaterá o tema; os primeiros ciclos de conferências, decorreram em Odemira, a 4 de maio, e em Portalegre a 10. A 17 acontecerá em Elvas, e a 29, em Ponte de Sor.

Encontro de Carochas junta entusiastas no Alto Alentejo

A 8.ª edição do Encontro de Volkswagen Carocha acontece em Cabeço de Vide a 26 de maio e promete voltar a juntar os amantes daquele modelo alemão.

O encontro inclui uma concentração na vila, um desfile, uma visita histórica e um almoço no Hotel Convento d'Alter. A participação no evento é gratuita e pode serr realizada até dia 21 de maio através do número de telefone: 968 076 319 ou do e-mail: ribeirinho.leal@hotmail.com.

Campo Maior leva ruas floridas a Hiroshima, no Japão

A tristemente célebre cidade de Hiroshima, vítima de uma bomba nuclear norte-americana na Segunda Guerra Mundial, está a aprender a arte centenária das flores de papel de Campo Maior, com o apoio de uma equipa de técnicos enviados pelo município para o Japão.

A iniciativa pretende ensinar os japoneses a florir as ruas para as comemorações do 10.º aniversário do Mazda Zoom Zoom Stadium, o estádio de basebol do Hiroshima Toyo Carp, um dos maiores clubes de basebol.

Páginas