Está aqui

Curiosidades

Corrida ao Convento da Cartuxa obriga a duplicar dias de visita

Revelado o grande interesse do público pelo Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli e a enorme adesão ao programa, a Fundação Eugénio de Almeida aumentou o número de visitas guiadas permitindo que mais pessoas conheçam um lugar único, de grande valor histórico e simbólico para a cidade de Évora e para o país..

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim obtêm certificação em Portugal

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim ganharam o selo de certificação em Portugal. A informação foi avançada pelo município, que considera ser um “reconhecimento da genuinidade” e uma “mais valia económica e turística”.

Bonecos de Estremoz, do Alentejo para o Mundo

Seguimos o nosso périplo pelas manifestações culturais, tão singulares e genuínas da nossa região. De modelação única e pelas mensagens simbólicas que contêm, o figurado em barro de Estremoz é uma curiosa e original forma de arte que, pela sua elegância, nos faz especar em busca da sua interpretação.

Viva a Cerveja

A Confraria da Cerveja junta-se à data comemorativa com a apresentação de um hino interpretado pela banda portuguesa The Lucky Duckies e com a criação do movimento #VivaCerveja que desafia todos os portugueses, na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, à partilha de Brinde à Cerveja no seu local preferido, como forma de apoio à categoria e ao canal Horeca, uma iniciativa que conta também com o apoio da AHRESP.

Chaparrito, o abutre-preto de Moura

A votação do nome do abutre-preto nascido na Herdade da Contenda em Moura encerrou ontem e os nomes mais votados foram Tomina (73 votos), Chaparrito (69 votos), St. Aleixo (64 votos), Esteva (56 votos) e Medronho (46 votos).

Convento da Cartuxa em Évora vai ser aberto pela primeira vez a visitas

O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli recebe um ciclo de visitas guiadas orientadas para a descoberta dos rituais, dos hábitos e dos exercícios espirituais que pontuaram o quotidiano da vida dos monges que o habitaram

Pela primeira vez desde a sua reconstrução como eremitério, em 1960, a Fundação Eugénio de Almeida promove um ciclo de visitas guiadas ao Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli – a Cartuxa de Évora – que decorrerá até 19 de setembro, com entrada gratuita.

Nova campanha de escavações expõe mais da cidade romana em Marvão

Decorre na antiga cidade romana de Ammaia, em Marvão, nova campanha de escavações e que quer deixar à vista parte do antigo anfiteatro desta cidade romana, no coração da Serra de São Mamede.

Esta nova campanha – que decorrerá durante cerca de três anos - é composta por arqueólogos portugueses e espanhóis que centram a escavação na identificação do perímetro do edifício e escavação e estudo dos compartimentos associados à arena, como os locais onde se guardavam os animais para as célebres lutas contra humanos, ou onde os gladiadores se preparavam os combates.

Moura desafia população a dar nome a cria de abutre-preto

A Herdade da Contenda, E.M. deu início ao processo de escolha do nome de um abutrepreto em que será colocado um emissor GPS/satélite fornecido pela associação Vulture Conservation Foundation.

O processo de marcação será coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza. Assim, através do formulário que se disponibiliza na página de internet da Herdade da Contenda – www.herdadedacontenda.pt - é possível, a todos os interessados, enviarem sugestões de nomes associados à toponímia local, até ao dia 3 de agosto de 2020.

Um Secretário de Estado, uma bicicleta e Bragança a Sagres em 10 dias

Chamou-lhe “Portugal Diagonal”. José Gomes Mendes, Secretário de Estado do Planeamento, vai hoje na quarta etapa da sua travessia a Portugal em bicicleta, pelo interior, e fará cerca de mil quilómetros, de Bragança a Faro, repartidos por dez etapas.

O governante – que quer mostrar que Portugal é seguro - prevê terminar este périplo a termine a 2 de agosto, com a chegada a Sagres.

Nisa quer ganhar um “novo brilho”

A Câmara de Nisa quer a vila com nova cara e criou a iniciativa "Vamos, juntos, dar um novo brilho à Vila!".

O objetivo é que, em consonância com os residentes, se possa melhorar a aparência dos edifícios através da recuperação de fachadas e revitalizar assim o centro histórico da vila através.

Páginas