Está aqui

Curiosidades

CONFRARIA DOS ENÓFILOS DO ALENTEJO ELEGE VINHAS DA IRA COMO MELHOR VINHO TINTO

O sugestivo Vinhas da Ira, tinto de 2011, da Herdade da Mingorra em Beja, acaba de ganhar o prémio de excelência no prestigiado concurso alentejano da Confraria dos Enófilos da região, como o melhor vinho tinto.

Produzido a partir de apenas um talhão de vinhas velhas da Herdade da Mingorra e com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês, Vinhas da Ira é um vinho singular, tendo-se tornado já num clássico alentejano, com vários prémios nacionais e internacionais.

ÉVORA: FACHADA DE SANTO ANTÃO RECUPERADA COM CORES ORIGINAIS

A Igreja de Santo Antão, na emblemática Praça do Giraldo em Évora, está a sofrer obras de restauro, particularmente na sua fachada e com a descoberta dos "stucco", que são altos-relevos e decoração feita com massa, com cores originais como o cinza, o vermelho e o azul, talvez não vá ficar como a conhecemos.

ODEMIRA SÓ VÊ MEDRONHO

Vem aí uma semana em que Odemira, e por quem lá passar, só vai ver medronho, pois inicia-se dia 20 a “Semana Gastronómica de Odemira” e a estrela será o medronho.

Até dia 26 de novembro, vai poder provar diversos pratos ou petiscos e sobremesas com medronho nos diversos restaurantes.

AS 24 HORAS MAIS CASTIÇAS DO TT PORTUGUÊS

Já se sente a ansiedade quando falta menos de uma semana para a 20ª edição das 24 Horas de Fronteira, as 24 horas mais castiças do Todo-o-Terreno português e que assinala o fim da época competitiva nacional.

A prova decorre de 23 e 25 de novembro, e tem início marcado, no Parque Urbano do Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, entre as 21:30h e as 23h do dia 23.

ALENTEJO NA LISTA MUNDIAL DOS 100 DESTINOS DE SONHO

Não importa em quantos países já esteve porque há sempre um novo lugar para descobrir. E a escolha é tão grande entre culturas, paisagens e países, que se torna impossível escolher quais os melhores destinos de sonho.

CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA: CIDADES EURO MEDITERRÂNICAS APOIAM ÉVORA

No início do mês, Évora anunciou oficialmente, em Paris, a intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A cidade que comemora o 31.º aniversário da classificação como Património Mundial, pela UNESCO, recebeu esta semana um forte apoio.

Em carta enviada ao presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, a AVEC - Aliança das Cidades Culturais Euro Mediterrânicas declarou o seu apoio à possível candidatura de Évora para Capital Europeia da Cultura em 2027.

ESTREMOZ E CASTRO VERDE NA LISTA DA TESLA

A Tesla assegurou que até final do ano Portugal iria ter supercarregadores seus e está a cumprir, estando mesmo já a ser instalado na zona de Fátima - próxima da A1 - o primeiro parque de supercarregador da Tesla em Portugal, constituído por oito carregadores.

Até final do ano, na lista da Tesla para receber os supercarregadores estão duas localidades alentejanas: Estremoz e Castro Verde. Até final de 2018, a empresa norte-americana planeia ainda ter supercarregadores em Braga, Vila Real, Guarda e Faro.

A GUERRA ACABOU HÁ 99 ANOS

Hoje, 11 do 11, celebram-se 99 anos do Dia do Armistício, efeméride que assinala formalmente o fim da Primeira Grande Guerra.

CAMPO MAIOR HOMENAGEIA COMBATENTES

O núcleo de Campo Maior da Liga de Combatentes homenageia, este sábado dia 11, O Dia do Armistício, o dia que marca o fim da 1ª Guerra Mundial e o 43º aniversário do fim da Guerra do Ultramar.

A iniciativa, que conta com o apoio da autarquia local, decorreu junto ao monumento do combatente - inaugurado em agosto, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes - onde serão homenageados os que caíram em combate e conta com as habituais alocuções, depósito de flores e cerimónia religiosa, na presença de muitos ex-militares e instituições.

BEJA: RALLY SOLIDÁRIO AJUDA VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS

Decorre hoje e amanhã – sábado 11 e domingo 12 - em Beja, no Estádio Dr. Flávio dos Santos, o evento “Diverte-te a ser solidário” e que visa apoiar as vítimas dos incêndios, do mês passado, em Portugal.

O “Diverte-te a ser solidário” consiste em permitir aos interessados em ajudar serem copiloto de um piloto de rally.

A ideia desta iniciativa pertence a Alfredo Riscado e José Alvito e para participar neste evento só precisa inscrever-se e participar das 09.00 horas às 13.00 horas e das 14.00 horas às 17.00 horas.

Páginas