Está aqui

Curiosidades

Os portugueses estão a comer o dobro daquilo que deviam

Esta sexta, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu a conhecer a “Balança Alimentar Portuguesa 2016-2020” e que mereceu de imediato a reação da Ordem dos Nutricionistas: “os portugueses estão a comer o dobro do necessário e de forma ainda mais desequilibrada”.

Dores nas costas afetam 80% da população

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Coluna. É estimado que cerca de 80% da população terá pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da sua vida.

De acordo com a campanha “Olhe pelas Suas Costas”, a dor nas costas afeta cerca de 150 mil portugueses e não pode ser desvalorizada.

Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugurou, na passada quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, numa homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que esteve presente na cerimónia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja, Joaquim Mário, diz que se trata de espaço “pequeno, mas digno”, no centro da localidade.

Misericórdia de Évora recria capas de álbuns nacionais e internacionais

Os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Évora recriaram recentemente várias capas de álbuns. A sessão fotográfica foi partilhada nas redes sociais e os elogios à iniciativa não demoraram em chegar.

“Desta vez a iniciativa foi a de recriar capas de álbuns de artistas, nacionais e internacionais. Artistas que fazem parte da nossa memória, criadores de sonoridades intemporais. O que acham?”, destaca a instituição na sua página de Facebook.

Gruta do Escoural encerrada temporariamente para trabalhos

A Gruta do Escoural e o seu Centro Interpretativo estarão encerrados ao público entre os dias 11 de outubro a 15 de novembro, por motivos de trabalhos no interior, anunciou a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

De acordo com a autarquia, citada pelo jornal Sul Informação, os trabalhos passam pelo “levantamento 3D” do interior da gruta, “sem a presença de público”.

Dark Sky Alqueva volta a ser um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo

O Dark Sky Alqueva encontra-se novamente, pela segunda vez consecutiva, na lista dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo (Top 100 Destination Sustainability Stories).

Segundo a reserva Dark Sky, a “2021 Top 100 Unveiling Ceremony aconteceu no dia 5 de outubro às 12:00 durante o Global Green Destination Days, o principal evento anual do Green Destinations que permite o encontro entre profissionais de sustentabilidade e destinos”.

Alandroal acolhe Encontro de Balonismo a partir do Castelo de Terena

O Castelo de Terena, no Alandroal, vai receber amanhã, sábado, um encontro de balonismo que prevê a saída de cinco a seis balões de ar quente do interior das suas muralhas “para um voo conjunto nos céus do concelho”.

Segundo a autarquia, este encontro “marca também o momento de apresentação oficial da publicitação da marca para o turismo do concelho – Alandroal, uma história que nunca acaba – num balão de ar quente de uma nova empresa a operar no concelho com esta oferta de animação turística”.

Melhor hotel do mundo situa-se no Alentejo

Portugal foi eleito o melhor país do mundo pelos leitores da Traveler, a publicação de viagens do grupo de media Condé Nast. Nesta 34.ª edição dos Reader’s Choice Awards, o hotel São Lourenço do Barrocal, no Alentejo, também mereceu destaque na categoria de melhores hotéis do mundo.

Grândola promove Semanas Gastronómicas do Javali e outras caças

O município de Grândola está a promover, neste mês de outubro, mais uma edição das Semanas Gastronómicas. Assim, “no mês em que se comemoram os 477 anos do Dia do Concelho, será possível saborear à mesa de sete restaurantes do concelho, javali e outras caças”, refere a autarquia em comunicado.

Durante os fins de semana de outubro, pode degustar pratos como canja de pato, lebre com feijão branco, javali no tacho com batata doce frita, veado em cama de cenoura, perdiz frita, açorda coelho bravo ou javali estufado.

Crato investe 176 mil euros em futuro canil e gatil do concelho

A Câmara Municipal do Crato anunciou, numa nota na página de Facebook, que as obras para a construção do futuro canil e gatil do concelho já arrancaram, num investimento total de cerca de 176 mil euros.

Segundo a autarquia, o projeto foi “financiado ao abrigo do Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização dos Centros de Recolha Oficial de animais de companhia”.

Páginas