Está aqui

Curiosidades

Porto de Sines testa reacção a derrames e explosão de 3 mil metros cúbicos de gás natural

O Porto de Sines foi palco da realização do primeiro treino prático com fogo real de Gás Natural Liquefeito (GNL), que envolveu a REN Atlântico, concessionária do terminal especializado, onde é movimentada o GNL, e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, como avança a Revista Cargo.

O povo decorou as ruas no natal em Santiago do Cacém e foi imortalizado em exposição fotográfica

A iniciativa “O Natal nas Nossas Mãos”, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que levou a população a dar as mãos para criar as decorações de Natal que este ano estão a enfeitar as ruas do Concelho, foi o mote para a Autarquia lançar o desafio a vários fotógrafos cuja visão resultou numa exposição coletiva no Mercado Municipal de Santiago do Cacém.

Há 80 anos o Grupo Coral de Odemira fazia a sua primeira gravação de modas

O cante não é de hoje, o que é de hoje é a importância que lhe é dada pelos não alentejanos, desde que este foi declarado Património da Humanidade, salvando-o da eventual perda por entre memórias, assim que o último cantador se calasse.

Maior balão do mundo aguarda autorizações para voar em Coruche

O gigante de 40 metros e capacidade para 34 pessoas foi uma das novidades do III Festival Internacional de Balonismo, em Coruche. Windpassenger aguarda últimas autorizações para voos regulare.

A Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland, foi selecionada pela Windpassenger para transportar o maior balão do mundo a voar comercialmente com passageiros, entre Brno, República Checa, e a vila alentejana de Coruche. O gigante de 40 metros e capacidade para 34 pessoas, foi transportado por via rodoviária, ocupando 11 metros de estrado.

Évora Night Runners já tem duas centenas de pais natal para a corrida e caminha de 11 de dezembro

Os Évora Night Runners, grupo informal de corrida, promove, uma vez mais, a já tradicional Corrida e Caminhada de Pais Natal, que este ano está agendada para o dia 11 de dezembro (quarta-feira), com início e chegada na Praça de Giraldo, naquele que já é conhecido como o maior evento de Natal da cidade.

A uma semana da realização do evento, os Évora Night Runners informaram que já estavam inscritas duas centenas de pessoas, que poderão fazer uma corrida ligeira de 12 quilómetros ou uma caminhada de apenas seis mil metros.

Número de insectos polinizadores aumentou 130% no País

Há três anos que estão a ser estudados os insectos que têm um papel relevante na nossa agricultura e segundo este estudo observou-se um aumento significativo na diversidade de insetos nas diferentes culturas. Em todos os grupos de insetos houve um aumento significativo das espécies, graças à sementeira destas margens multifuncionais. Muitas destas espécies são insetos polinizadores, auxiliares e inclusive endémicos.

Fernando Santos hoje em Évora

O seleccionador nacional de futebol Fernando Santos participa hoje, 4 de dezembro, numa iniciativa da Pastoral Universitária, em Évora. O À conversas com...começa às 21h15 e estende-se até às 23h00.

O evento decorre no Casarão - Pastoral Universitária de Évora, no n.º 48 da Rua do Raimundo.

 

Imagem de capa de https://maisfutebol.iol.pt/

 

 

Viana do Alentejo oferece batismos de mergulho nas férias educativas de natal

De 18 e 23 de dezembro, o Município de Viana em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, promove para os mais novos um programa de férias educativas nas freguesias de Aguiar e de Viana do Alentejo.

O programa “Atividades de Tempos Livres – Pausa Letiva de Natal” destina-se a crianças dos 6 aos 13 anos e visa proporcionar a ocupação dos tempos livres em atividades de lazer, desportivas e culturais.

Golfinho encalhado na praia salvo pela GNR em Grândola

O Núcleo de Proteção Ambiental de Grândola da GNR salvou ontem um golfinho riscado, na praia da Raposa, em Grândola. O golfinho estava encalhado na praia e foi avistado por um pescador que deu o alerta imediato à GNR.

A equipa de militares que se deslocou ao local onde estava o golfinho levou cerca de duas horas até conseguir devolvê-lo ao mar, com o apoio do Porto de Abrigo – Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do Zoomarine, que acompanhou a complexa operação.

Imagem de capa de espacotalassa.com

 

 

Em Beja já cheira a Natal

Amanhã, 1 de dezembro acendem-se as luzes! Começa mais uma edição do “É Natal em Beja”, uma iniciativa da autarquia, em conjunto com a Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja, e que pretendem um Natal muito animado na cidade alentejana.

O programa de animação de Natal – até dia de Reis, 6 de janeiro - tem planeadas diversas atividades como um concurso de fotografia digital, um mercado de natal, um sorteio e um concurso de montras, além da novidade deste ano: “o Parque dos Sonhos”, um espaço exclusivamente dedicado aos mais novos.

Páginas