Está aqui

Curiosidades

Rui Nabeiro recebe Globo de Ouro “Mérito e Excelência”

O Comendador Rui Nabeiro foi o grande vencedor do prémio Mérito e Excelência, entregue por Francisco Pinto Balsemão, na XXVI Gala dos Globos de Ouro, que decorreu na noite deste domingo, dia 2 de outubro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Segundo o jornal Holofote, o diretor da Impresa, detentora da SIC, destacou o “espírito empreendedor, profissionalismo e dedicação ao próximo” de Rui Nabeiro, além da sua “verdadeira liderança, uma liderança que inspira”.

Outubro é mês da caça em Grândola

O município de Grândola promove, em outubro, mais uma edição das Semanas Gastronómicas. No mês em que se comemoram os 478 anos do Dia do Concelho, será possível saborear à mesa de nove restaurantes, javali e outras caças.

Durante os fins de semana de outubro poderá conhecer a região e degustar iguarias como perdiz frita, javali no tacho com batata doce frita, veado em cama de cenoura, açorda coelho bravo ou ensopado de javali.

“Alentejanos de gema” – Henrique Pousão

por Joana Casca

Henrique Pousão, foi um pintor português, pertencente à primeira geração naturalista. O alentejano, conhecido como o mais inovador pintor português da sua geração, destacou-se pela sensibilidade com que retratava os sítios por onde passava. Hoje em dia, as suas obras já chegam a cidades como Roma e Paris.

S. Cucufate recebe encontro internacional de Filosofia

A Villa Romana de São Cucufate, situada em Vila de Frades no concelho de Vidigueira, vai receber o I encontro da série internacional ANTROPOCÉNICA, no próximo dia 9 de outubro de 2022, com o apoio do Município de Vidigueira.

ANTROPOCÉNICA é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.

48 Horas Alentejo brilha com velhas glórias e clássicos

A vigésima sétima edição do 48 Horas Alentejo, um dos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal, regressa em 14, 15 e 16 de Outubro.

Na sua edição de 2022, este rali de regularidade histórico, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, vai contar com um percurso que irá percorrer os concelhos de Beja, Portel, Moura, Mourão, Ferreira do Alentejo, Reguengos de Monsaraz e Vidigueira.

Dia Mundial da Música comemorado pela Escola de Artes do Alentejo Litoral

No dia de amanhã, 1 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Música e, para comemorar esta data, a Escola de Artes do Alentejo Litoral vai realizar diversas iniciativas.

De acordo com a Rádio Sines, este ciclo de atividades inclui um ensaio aberto da Orquestra Sinfónica (Capela da Misericórdia de Sines, das 12:00 às 13:00), um concerto do grupo “Cercante”, um coro de crianças (cafetaria do Castelo de Sines, 17:00) e concertos do Grupo Coral de Odemira, Sinestesias e The Ginskeys (tudo a partir das 21:30, no Pátio das Artes, perto do Centro de Artes de Sines).

Estão abertas as inscrições para o Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

As inscrições para o 18.º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo já estão abertas, podendo ser feitas até ao próximo dia 10 de outubro.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e decorre entre os dias 11 e 13 de novembro no Parque de Feiras e Exposições da cidade, sendo aberto ao público e de entrada livre.

Como explica a Câmara Municipal, o objetivo desta iniciativa passa pela promoção e valorização das sopas do Alentejo, consideradas património da gastronomia alentejana.  

Tem uma ideia de negócio para o Alentejo? A melhor vale 2 000 euros

Decorre até ao dia 21 de outubro a fase de apresentação de candidaturas ao projeto intitulado “BUSINESS IN Alentejo”, uma iniciativa que vai premiar com 2 000 euros a melhor ideia de negócio no Alentejo e que junta a NERSANT (Associação Empresarial da Região de Santarém), a NERPOR (Associação Empresarial da Região de Portalegre), o NERE (Núcleo Empresarial da Região de Évora) e o NERBE/AEBAL (Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral).

Eborabeerfest dá a provar cerveja artesanal em Évora

A 2.ª edição do Eborabeerfest tem início este sábado no Mercado Municipal de Évora, e contempla mais de 30 estilos de cerveja artesanal de vários produtores do país que vão poder ser degustados.

De acordo com a Lusa, o festival, organizado pela Cooperativa Lenda das Cegonhas, prolonga-se até ao dia 5 de outubro e conta com o apoio das câmaras de Évora e de Viana do Alentejo e da União de Freguesias de Évora.

Museu da Banda Desenhada de Beja é o primeiro do género no país

O Museu da Banda Desenhada de Beja será o primeiro do país dedicado a esta temática e já está em fase de instalação, na Rua das Lojas, no centro histórico da capital de distrito, estando prevista a sua conclusão de dois a três anos.

De acordo com a Rádio Voz da Planície, Paulo Monteiro, da Bedeteca de Beja e conhecido autor de banda desenhada, é o coordenador, enquanto Manuel Faião é o arquiteto deste projeto, que vai dar o seu contributo na divulgação, atividade, criação artística e investigação nesta temática.

Páginas