Está aqui

Nós Europa

Évora recebe seminário sobre transição energética e produção agrícola

O Joint Research Centre da Comissão Europeia afirma que o agrovoltaico, a combinação da agricultura com a produção de eletricidade solar fotovoltaica, poderia ultrapassar os objetivos fotovoltaicos da União Europeia (UE) para 2030. Mesmo utilizando apenas 1% da superfície agrícola da UE, o agrovoltaico poderia contribuir para ultrapassar os objetivos da UE para 2030, que são de 720 GW para a produção de energia solar.

Universidade de Évora cria Rede Internacional De Cidadãos Maiores

A Universidade de Évora viu aprovada a candidatura do Projeto Age Against The Machine - Rede Europeia de Solidariedade para os Direitos dos Cidadãos Maiores que visa abordar o envelhecimento e as questões de justiça social e económica dos cidadãos mais velhos na Europa, utilizando uma combinação de várias metodologias participativas de teatro aplicado.

Beja acolhe a primeira edição da Feira do Capital Humano

Nos dias 21 e 22 de novembro Beja receberá a primeira edição da Feira do Capital Humano. Este evento pretende ser uma forma de celebrar o Ano Europeu das Competências, procurando valorizar as pessoas, nomeadamente os seus conhecimentos e experiências. O objetivo passa por ajudar os participantes a ficarem mais bem preparados para o mercado de trabalho, e consciencializar as pessoas relativamente aos desafios e oportunidades de emprego no espaço da União Europeia.

Alentejo prepara-se para ter embaixada em Bruxelas

As quatro comunidades intermunicipais do Alentejo (Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Alto Alentejo e Alentejo Central, acabam de assinar um acordo que atribui competências à ADRAL no processo de instalação de uma representação permanente do Alentejo em Bruxelas.

O acordo foi ontem assinado em Bruxelas, numa missão internacional da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), e, segundo aquela organização, teve o apoio da CCDR Alentejo, da AICEP, das redes europeias EURADA e ERRIN, do Comité das Regiões e da Embaixada de Portugal em Bruxelas.

Arábia Saudita, “A Branqueadora Implacável”

Não foi assim há tanto tempo que Ricardo Araújo Pereira escreveu no Expresso, num artigo intitulado “Isto é uma vergon… golooo!”, publicado a 18 de Novembro, cuja leitura recomendo, onde escrevia que “se atrocidades forem cometidas com uma bola de futebol ao lado, ninguém leva a mal”.

Construir a Europa com os eleitos locais

O Município de Vila Viçosa aderiu no início de 2023 à iniciativa – Construir a Europa com os Eleitos Locais. Este projeto, organizado pelo Comité das Regiões e Rede Europeia de Eleitos Locais e Regionais, tem por objetivo criar um sistema consistente de eleitos das diferentes autarquias portuguesas no sentido de estas procederem à comunicação da União Europeia, numa aliança sem precedentes entre as instâncias europeias e os municípios.

Eurodeputados promovem Alentejo na União Europeia

A Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu apresentou os “Roteiros Europa”, com o objetivo de destacar a importância da União Europeia e do Parlamento Europeu para as pessoas e para as regiões.

Os deputados socialistas do Parlamento Europeu vão visitar o resultado de investimentos já realizados que contribuíram para valorizar os territórios, criar emprego e melhorar os serviços públicos em Portugal, da inovação empresarial aos cuidados de saúde.

Jovens Europeus em Estremoz para falar de Paz

Mais de 40 jovens de cinco países europeus (Portugal, Roménia, Croácia, Eslováquia e Alemanha) vão encontrar-se para falar de paz, a partir de hoje, na Torre/Paço de Evoramonte, no concelho de Estremoz, revelou a organização.

Este encontro de jovens decorre até ao dia 25 deste mês, integrado no projeto denominado “Youth4Peace” e promovido pela Rede Europeia de Sítios da Paz (European Network of Places of Peace), associação com sede na histórica vila de Evoramonte, e financiado pelo programa ERASMUS+ através da Agência Nacional ERASMUS+/Juventude em Ação.

O natal em que a guerra parou e os inimigos jogaram à bola

Em plena Primeira Guerra Mundial, em dezembro de 1914, o espírito do Natal levou a melhor sobre a guerra, sobre as diferenças e, nas trincheiras, a guerra parou para dar lugar à comemoração do Natal. Em dezembro de 1914, suspendeu-se a guerra por umas horas e os soldados de ambos os lados das trincheiras voltaram a ser apenas civis.

Évora venceu. É Capital Europeia da Cultura 2027

Évora foi a cidade escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2027.

Depois de Lisboa em 1994, Porto em 2001 e Guimarães em 2012, Évora é a quarta cidade portuguesa a ser Capital Europeia da Cultura.

Páginas