Está aqui

Nós Europa

A Europa não se faz de uma vez

Hoje é Dia da Europa, um dia que que assinala a paz e a unidade do continente europeu. É dia de lembrar o mote Europeu: "in uno plures" - "Unidos na Diversidade" - e os valores defendidos por Monnet: paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional.

Este dia é celebrado a 9 de maio, a data que assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman» e que terá sido o ponto de partida para uma Europa unida, há já 72 anos, em 1950, em Paris, quando Robert Schuman era então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês.

Comissária Europeia e Ministra da Presidência em Évora

A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estará em Évora na próxima segunda, 9 de maio para as celebrações do Dia da Europa, no Palácio de D. Manuel.

A cerimónia será presidida pela Comissária Europeia, Elisa Ferreira, e conta com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia e com um conjunto de atividades e momentos culturais, onde também Mariana Vieira da Silva fará a sua intervenção.

Empresários de Odemira criam cerca de 2500 camas para imigrantes

Um total de 13 projetos de alojamento temporário, com "cerca de 2.500 camas", está a ser implementado em explorações agrícolas de Odemira (Beja), para responder ao “problema habitacional dos trabalhadores sazonais” na próxima campanha agrícola, avançou a Lusa.

A esquerda Portuguesa pós guerra

Parte da esquerda portuguesa, com exceção do Livre, por isso talvez não seja parte mas grande parte, claudicou no assunto Putin. Não na condenação ao ataque, mas no acreditar que este se realizasse. Faço já a minha declaração de interesses, dizendo que fui um dos que não acreditei. Tal como numa outra publicação minha, defendi que a montante do ataque não considerei a Rússia como culpada única, acreditei numa via diplomática de forma a evitar a continuação do avanço da Nato ainda para mais próximo da Rússia e um referendo vigiado para a independência de Donetsk e Lugansk.

A Liberdade não é eterna!

Portugal celebra, este ano, a marca de mais anos em Democracia que em Ditadura.

Alentejo pode liderar transição energética no País

O Fórum da Energia e Clima, observador consultivo da CPLP, com sede no Alentejo, considera que o investimento de energia renovável que foi ontem apresentado em Sines representa o acelerar da alteração do paradigma energético e do avanço para uma economia mais sustentável”.

O poder das mulheres no Festival Músicas do Mundo de Sines 2022

O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo já lançou a sua 22.ª edição e decorrerá de 22 a 30 de julho.

Novamente em Sines e Porto Covo, o FMMS já apresentou 20 artistas que afirmam o poder das mulheres, numa edição que marca o regresso do evento depois de dois anos de paragem devido à pandemia.

Évora vai ensinar português a refugiados ucranianos

Começa no próximo dia 19 em Évora um curso de português dirigido a refugiados ucranianos. O curso é da responsabilidade do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (AEGP) e vai para já abranger 22 refugiados ucranianos chegados a Évora.

Europa tem 63% das suas espécies em risco

A Hora do Planeta pretende juntar hoje, 26 de março, milhões de pessoas em todo o mundo para uma ação simbólica em defesa da natureza e o que se pede a todos para apagarem a luz durante uma hora para mostrarem o seu apoio à ação pelo restauro da natureza.

Em Portugal, esta edição será dedicada ao Restauro da Natureza, unindo-se à campanha do European Policy Office da WWF, “Move-te pela Natureza”.

Este mês, a Comissão Europeia apresentou uma proposta legislativa sobre recuperação da natureza, que será posteriormente discutida entre os Estados-membros para a sua adoção.

Sousel envia camião com ajuda humanitária para apoiar ucranianos

Um camião contendo os bens recolhidos para ajudar os refugiados da guerra na Ucrânia, parte do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sousel na próxima segunda-feira, 21 de março, da parte da manhã, rumo à Polónia.

No camião, seguem os produtos entregues pela população ao longo das últimas semanas, na Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários, CLDS e na empresa Pasto Alentejano, aos quais acrescem as doações feitas pelas mesmas entidades.

Páginas