Está aqui

Cultura

O alentejano Garcia da Horta vai ter Centro Interpretativo em Castelo Vide

Nascido em Castelo de Vide, lá por volta de 1500, Garcia de Orta foi um importante médico português que viveu na Índia e que foi pioneiro nas áreas da botânica, farmacologia, medicina tropical e antropologia, tendo revolucionado boa parte da medicina europeia e mundial da época.

Os seus pais eram cristãos-novos (judeus convertidos) da raia espanhola (Valência de Alcântara e Albuquerque) e que, provavelmente por terem sido expulsos de Espanha, vieram viver para o Alentejo.

Odemira à procura da História do Alentejo Litoral

Nos dias 18, 19, 20 e 26 de outubro, em Odemira, vão andar à procura da História do Alentejo Litoral.

Irá decorrer - nas localidades de Odemira, Vila Nova de Milfontes e em São Teotónio – o Encontro de História do Alentejo Litoral de 2019.

Pela primeira vez em 12 anos, o encontro – organizado pelo Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO - não se realiza em Sines.

Há um novo ciclo de exposições para ver em Évora

No Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, há, desde ontem, um novo ciclo de exposições.

São três novas exposições, com foco no objeto: «Fahrenheit, a consagração de Babel», «Boundless Objects» e «Arquiteturas Pintadas – figuração pós-conceptual espanhola».

A Campaniça vai conquistar Lisboa

A viola Campaniça vai conquistar Lisboa, no próximo dia 29 de outubro, quando Pedro Mestre subir ao placo do Teatro Tivoli BBVA.

Já com uma carreira de 25 anos, um dos grandes herdeiros da tradição da viola de arame do Alentejo, a campaniça, Pedro Mestre, sobe ao palco pelas 21h30 e apresentará o seu mais recente trabalho: "Mercado dos Amores" e que evoca o Cante Alentejano, o improviso e o toque característico da viola campaniça.

Beja: "Património(s) do Sul" até amanhã

Marcado pelo cante, a gastronomia, o vinho e o artesanato, a edição 2019 da feira "Patrimónios do Sul” decorre em Beja, desde ontem e até amanhã, domingo.

A iniciativa é da Câmara Municipal e pretende dar destaque à identidade do território do sul do país nos domínios económico, cultural e turístico.

Históricos The Danse Society dão concerto em Beja a 31 de outubro

Os britânicos The Danse Society vão dar um concerto dia 31 de Outubro (Halloween) pelas 22h00 na Casa da Cultura de Beja. A abrir o concerto estará a banda lisboeta Wildnorthe que irá apresentar o seu novo álbum Murmur.

Depois do concerto haverá uma afterparty de Halloween em A Casa - Oficina Os Infantes com os DJs Hang the DJ e Spooky M. Nos dias seguintes ambas as bandas apresentam-se novamente juntas. No dia 1 de Novembro será em Loulé, no Bafo de Baco, e no dia 2 de Novembro em Lisboa, no Sabotage Club.

Campo Arqueológico de Mértola premiado pela Universidade de Córdoba

O Campo Arqueológico de Mértola (CAM) recebeu ontem, dia 10 de outubro, o "IV Prémio Sísifo a la Investigación, Defensa y Difusión del Património Arqueológico" 2019, atribuído pela Associação Arqueología Somos Todos, da área de arqueologia da Universidade de Córdova.

História Curiosa da Medicina- Uma sugestão Tribuna

Na Grécia Antiga, Hipócrates – “o pai da medicina” – acreditava que a única maneira de saber se uma mulher estava grávida era introduzir uma cebola na vagina e mantê-la lá durante a noite. Se no dia seguinte o legume conservasse o seu sabor, isso queria dizer que estava grávida. Poderiamos escolher um exemplo menos gráfico para apresentar esta História Curiosa da Medicina, mas este serve bem para mostrar as histórias que nos traz o médico espanhol e divulgador científico, Pedro Gargantilla.

Santiago do Cacém recebe sessão especial "A Herdade" com a participação dos atores

O filme "A Herdade", realizado por Tiago Guedes, e produzido por Paulo Branco, está em exibição dia 12 de outubro, pelas 21h30, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém. 

Os atores do filme Ana Vilela da Costa, Rodrigo Tomás e João Pedro Mamede estarão presentes nesta sessão especial.

Dieta Mediterrânica Património Cultural da Humanidade em Odemira

A Exposição “Dieta Mediterrânica Património Cultural Imaterial da Humanidade” vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, entre os dias 10 e 29 de outubro.

Páginas