Está aqui

Cultura

ESCULTURA DE SÁTIRO

No Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo repousa um Sátiro do tempo dos romanos. Os Sátiros são figuras da mitologia grega e romana e com isto já se percebe que vou falar de Évora romana. O Sátiro de que falo é uma elegante escultura em mármore branco, de um Sátiro em repouso, uma figura masculina, deitado sobre uma pele de pantera com a cabeça, cabelo encaracolado e orelhas pontiagudas, apoiada no braço direito e a perna direita cruzada sobre a esquerda, nu mostrando o sexo. Data do século I–II d.C. com 1,59 m de comprimento e 62 cm de espessura.

BEJA: 10 FADISTAS EM CONCERTO PARA APOIAR AS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS

10 fadistas juntam-se na próxima quinta-feira, 30 de novembro, no Teatro Municipal Pax Julia, num espetáculo de solidariedade, cuja receita reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, para apoio das vítimas dos incêndios.

"Beja Ajuda" junta Ana Rato, António Cláudio, Carlos Filipe, Daniela Santos, Francisco Aires, Joana Santos, José Cantigas, Luis Saturnino, Mafalda Vasques e Sandra Reis, numa grande noite de fados solidária, que conta ainda com os músicos Rogério Mestre, na guitarra portuguesa, e Carlos Franco e José Pedro Grazina, na viola.

ÉVORA: FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA LANÇA MANUAL DE VOLUNTARIADO

A Fundação Eugénio de Almeida vai assinalar as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e do Dia Internacional dos Voluntários com o lançamento do livro "Voluntariado Inclusivo: orientações para o desenvolvimento de um programa de voluntariado mais inclusivo", um trabalho que resulta de um projeto de 2 anos desenvolvido por uma parceria intrenacional que envolveu instituições da Croácia, Dinamarca, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Roménia e Eslováquia.

BEJA: MONDA, KATIA GUERREIRO E MIGUEL GAMEIRO EM CONCERTO SOLIDÁRIO

Os Monda, Katia Guerreiro e Miguel Gameiro juntam-se no próximo dia 8 de dezembro, às 21h00, em Beja, para um concerto solidário e cujas receitas revertem na totalidade para uma intituição centenária daquela cidade alentejana, o Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, cuja história começa em 1884 e que se dedica desde então a cuidar de crianças.

ÁUREA INAUGURA HOJE A FNAC DE ÉVORA

A cantora Aurea actua hoje, 21 de novembro, às 21h00, na inauguração da FNAC do Évora Plaza, o novo Centro Comercial daquela cidade alentejana. O pequeno showcase da cantora soul abordará alguns dos temas mais emblemáticos da sua carreira que, curiosamente, também se fez em Évora, já que Áurea, o nome artístico de Isabel Ramos de Sousa, estudou teatro na Universidade de Évora.

A festa de inauguração da nova FNAC conta também com Pedro Mexia.

Imagem de capa de concept4talents.com

MORA COM 15 DIAS DEDICADOS À GASTRONOMIA DA CAÇA ALENTEJANA

Patê de Javali, Coelho Frito com Castanhas, Ensopado de Lebre, Codorniz de Escabeche, Canja de Pombo ou Veado à Casa são alguns dos soberbos pratos de caça que vão ser servidos na 22.ª edição da Mostra Gastronómica da Caça em Mora, no Alentejo Central e que decorre entre o próximo dia 25 de novembro e o 10 de dezembro.

A iniciativa conta com um grande jantar de abertura no dia 25 de novembrom na Quinta de Santo António, em Mora e representa uma antevisão da riqueza servida durante 15 dias no 10 restaurante daquele concelho alentejano que aderiram à iniciativa.

AFINAL QUEM ORDENA MAIS EM GRÂNDOLA?

Em Grândola, um grupo de cidadãos quer impedir que a Câmara Municipal ponha em prática o projeto de demolição da Casa Barahona, onde tem funcionado a Biblioteca Municipal. É um edifício que data do final do século XIX e é considerado emblemático em Grândola, no entanto, não está classificado como património municipal nem cultural.

A polémica de agora teve início em 2011 quando a autarquia, então PS, lançou o concurso para requalificação da Biblioteca Municipal que se queria mais moderno e adaptada ao futuro, prevendo a demolição parcial ou total do atual edifício.

ESTREMOZ EXPÕE PRESÉPIOS ARTESANAIS LOCAIS

Surgiram pela mão de artesãos locais os 20 presépios – feitos nos mais variados materiais –  que estarão expostos em Estremoz, na Galeria Municipal D. Dinis, até dia 5 de janeiro.

Pelo 11º ano, a exposição "Presépios de Artesãos de Estremoz", nesta mostra referência de presépios à a destacar os feitos em barro, os típicos “Bonecos de Estremoz” e que em breve -de 4 a 9 de dezembro – se espera possam ser considerados mais um Património Cultural Imaterial da Humanidade do Alentejo pela UNESCO.

O QUE É O ELITISMO NA CULTURA?

“O que é o Elitismo na Cultura?” é um tema de debate será retomado no próximo dia 21 de novembro, terça-feira, às 18h30.

Com novos convidados, face aos debates anteriores, o debate – promovido pela Acesso Cultura de 2017 - decorrerá com entrada livre em quatr: Évora, Faro, Lisboa, Porto.

ODEMIRA SÓ VÊ MEDRONHO

Vem aí uma semana em que Odemira, e por quem lá passar, só vai ver medronho, pois inicia-se dia 20 a “Semana Gastronómica de Odemira” e a estrela será o medronho.

Até dia 26 de novembro, vai poder provar diversos pratos ou petiscos e sobremesas com medronho nos diversos restaurantes.

Páginas