Está aqui

Cultura

Festival da Palavra leva contos, concertos e teatro a Montemor-o-Novo

O Festival da Palavra – 12.ª Festa dos Contos vai levar sessões de contos, concertos e teatro a Montemor-o-Novo, entre quinta-feira e sábado, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a autarquia refere que “estes são os trunfos perante esta atualidade confusa de excesso de informação, em tempos de guerra”.

Viana do Alentejo lança exposição com cerâmica de autor

O Município de Viana do Alentejo vai assinalar mais uma edição do Bom dia Cerâmica, com a inauguração da exposição “Viana, Olaria, Oleiros e Ilustradores”, no dia 20 de maio, no Castelo de Viana do Alentejo, a partir das 18h00.

Beja investe mais de 1 milhão para tornar Fórum Romano “visitável”

O município de Beja vai investir um milhão e 300 mil euros para “valorizar e tornar visitável” o antigo Fórum Romano, um espaço com vários vestígios do “maior templo romano descoberto em Portugal”.

De acordo com o jornal Voz da Planície, o projeto para este espaço foi apresentado pelo arquiteto Vítor Mestre no âmbito da Beja Romana, na passada sexta-feira. O núcleo arqueológico em causa fica num logradouro entre a Praça da República e as ruas Abel Viana, da Moeda e dos Escudeiros, em Beja, e tem vestígios de dois templos romanos.

Festival alentejano chega ao Brasil

O EA Live vai estrear-se este ano no Brasil, mantendo a sua edição de Évora, casa da Fundação Eugénio de Almeida.

No Rio de Janeiro, o festival EA Live contará com atuações de Ana Vitória, Diogo Nogueira e Tiago Nacarato & Fran e em Évora com Pedro Abrunhosa, António Zambujo e o projeto “Deixem o Pimba em Paz”, de Bruno Nogueira e dos Clã.

O objetivo da edição EA LIVE Rio, no Brasil, é levar a música e vinho a diferentes palcos e terá lugar de 3 a 5 de junho, naquela que será a primeira internacionalização do festival.

Momentos especiais

Falar sobre momentos será um dia como falar sobre o eterno. Não que os momentos sejam eternos. Não o são e certamente nunca serão eternos porque são a antítese da eternidade. Os momentos, sejam bons ou maus, são únicos. E que assim sejam e que continuem a ser para os que os vivenciam e aproveitam ou sofrem sejam abençoados nesse momento.

Cada momento na vida de cada um de nós torna-se especial, torna-se único. Talvez por isso celebremos os melhores momentos da nossa vida. Dos momentos menos bons ou maus não queremos memória.

Encontro internacional em Odemira prepara Festival 7 Sóis 7 Luas

Odemira recebe até 15 de maio, o Encontro Internacional do Festival 7 Sóis 7 Luas, uma rede cultural que congrega cidades e territórios de diferentes países do mundo mediterrânico e lusófono.

O encontro reunirá 20 delegações de cidades de 10 países, entre Portugal, França, Espanha, Itália, Croácia, Luxemburgo, Cabo Verde, Marrocos, Tunísia e Brasil onde os representantes de mais de 30 cidades que em 13 países organizam anualmente o Festival Sete Sóis Sete Luas preparam os intercâmbios artísticos e definem estratégias.

Grândola recupera a Rota das Tabernas

A Rota das Tabernas está de regresso ao concelho de Grândola após 2 anos de interregno condicionados pela pandemia da Covid 19. Nas Tabernas do concelho de Grândola vão ser servidos à mesa pitéus como a "Canja de Galinha ", "Javali Estufado", "Frango à Passarinho", "Perdiz de Coentrada", "Cachola em Molho" as tradicionais "Migas com Carne de Porco" ou ainda a famosa "Coentrada de Porco" entre tantos outros pratos típicos da cozinha alentejana. 

A acompanhar os petiscos, para além do vinho alentejano, estão a poesia popular, o cante alentejano, fado e música popular.

Finalistas a Capital Europeia da Cultura pedem audiência ao ministro

A candidatura de Évora anunciou que as candidaturas das quatro cidades portuguesas finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027 pediram uma audiência ao ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, para “retomar o diálogo” com o Governo sobre o processo.

De acordo com a candidatura alentejana, citada pela agência Lusa, o pedido de audiência por parte de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foi feito após uma reunião entre as equipas das quatro cidades, realizada em Évora.

Feira Agropecuária e do Cavalo regressa a Santiago do Cacém

A Feira Agropecuária e do Cavalo (Santiagro) vai realizar-se em Santiago do Cacém entre 2 e 5 de junho, num investimento de 260 mil euros, e a expetativa de ultrapassar os 40 mil visitantes da edição de 2019.

Beja regressa ao período “áureo” romano com festival

O Festival Beja Romana vai regressar à cidade alentejana com recriações históricas, um mercado romano e espetáculos entre sexta-feira e domingo, para a população reviver “a imponência” da antiga cidade Pax Julia.

De acordo com a autarquia, citada pela agência Lusa, a 7.ª edição do festival vai decorrer no centro histórico de Beja, sobretudo na Praça da República, para recriar o “áureo” período romano, que foi “de extrema importância para a afirmação da cidade”.

Páginas