Está aqui

Cultura

Companhia de Dança de Évora vai atuar na Dinamarca

A CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai dar início à nova temporada com a apresentação de Tristão e Isolda, a mais recente criação da coreografa Nélia Pinheiro,.

Em setembro, a obra será apresentada em Oeiras e no Posthus Teatret, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Esta criação estreou.se em maio, em Castelo Branco, por ser uma encomenda do Município de Castelo Branco à coreógrafa Nélia Pinheiro, numa parceria com a CDCE como entidade co-produtora.

Vendas Novas em festa com Miguel Gameiro e Diogo Piçarra

É a celebrar o seu 56.º aniversário – a 7 de setembro - que Vendas Novas vai receber Miguel Gameiro e Diogo Piçarra nas Festas da Cidade, que decorrem de 6 e 9 de setembro.

São quatro dias de animação sendo que os espetáculos principais terão lugar pelas 22h.

No dia 6, sobem ao palco Cantigas do Festival, um projeto musical que faz uma viagem por temas vencedores do Festival da Canção; dia 8, o consagrado músico Miguel Gameiro e dia 9, a jovialidade de Diogo Piçarra.

Tudo se passa à volta de um mastro

“Um mastro por um dia” é uma proposta artística da Associação PéDeXumbo.

“O mastro como um pau que se ergue para chegar ao céu e assim agradecer, sabe-se lá a quem, uma boa nova que aconteceu ou que aí vem…

O momento de dançar à volta desta marca, a celebração do que é o trabalho em comunidade para um fim, o derrubar o mastro…

O fecho de uma promessa de festa que não acaba!...”

Mina de São Domingos ganha Centro de Estudos

Com o intuito de colocar anos de história de uma mina e das suas gentes ao alcance de todos, nasceu o Centro de Estudos da Mina de São Domingos.

Beja: 15 anos de Palavras Andarilhas

Beja recebe mais uma edição - a décima quinta - das Palavras Andarilhas | Encontro dos Aprendizes do Contar, de 23 a 26 de agosto.

Já é conhecida a programação desta edição e propõe OLHARES diversos sobre a arte da palavra dita e impressa, em oficinas, tertúlias e conferências, apoiando a formação dos mediadores de leitura que acorrem a Beja, nestes dias um lugar de RESPIRAR.

Escritores como Viale Moutinho, Eugénio Roda, Rita Taborda Duarte vão participar, além de outros criadores convidados que vão partilhar os seus universos.

Florbela Espanca revisitada pelo Centro Camões em Angola

Luanda dedicou à poetisa alentejana Florbela Espanca a sétima edição de um programa que aprofunda autores de língua portuguesa, no Centro Cultural Português Camões.

MACE ensina arte contemporânea a crianças em Elvas

Durante todo o mês de agosto o MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas está a ensinar os mais novos a aperfeiçoar as suas aptidões artísticas e o seu gosto pela arte contemporânea em ateliês de verão.

Nestas atividades, realizadas pelos serviços educativos deste núcleo museológico de Elvas, aperfeiçoam-se as aptidões criativas dos participantes, com diversas iniciativas e em várias vertentes, podendo os participantes escolher ser fotógrafos, escultores ou pintores.

Ludmilla estreia-se no Alentejo

Ludmilla é a cabeça de cartaz das Festas de Alter do Chão, e uma das principais figuras do funk brasileiro.

Um verdadeiro fenómeno da internet com vários milhões de seguidores por todo o mundo e que vibram com  “Sem Querer”, “Te Ensinei Certin”, “Não Quero Mais”, “Hoje”, “24 Horas por Dia”, “Cheguei”, “Sou Eu”, “Amor Não é Oi”, entre várias outras. As festas populares decorrem entre 17 e 19 de agosto e contam ainda com os portugueses “Lucky Duckies” e o grupo “Raya Real”, de enorme sucesso por terras de “nuestros hermanos”.

 

Viana do Alentejo celebra chegada dos migrantes da terra com festa

A "Festa da Minha Terra" já vai na sua quarta edição e marca anualmente o retorno dos filhos à terra natal, a trabalhar noutros pontos do país ou no estrangeiro. A iniciativa, que decorre a 25 e a 26 de agosto, na Quinta da Joana, começa habitualmente com uma recepção aos visitantes, seguindo-se o piquenique com a oferta de porco no espeto por parte do Município.

Viana do Alentejo exibe as faces da pintura cerâmica

É no Castelo de Viana do Alentejo, que, até dia 26 de agosto, pode apreciar a exposição “As faces da pintura cerâmica de Viana do Alentejo”.

Promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, esta a exposição convida o visitante a um novo olhar sobre a olaria de Viana, cuja decoração da cerâmica conta por traços e cores muito característicos a evolução dos barros locais em direção à modernidade.

A exposição é resultado das obras do acervo cerâmico municipal e foi desenvolvida no âmbito das iniciativas do “Bom dia Cerâmica” e do 2018 – Ano Europeu do Património Cultural.

Páginas