Está aqui

Cultura

Mia Couto vai apresentar novo livro em Évora

Mia Couto, escritor

O novo livro de Mia Couto, A Cegueira do Rio, será apresentado em Évora no dia 4 de novembro de 2024. O evento está marcado para as 18h00 na Biblioteca Pública de Évora, com entrada livre. A apresentação contará com a presença do autor moçambicano e será conduzida por António Sáez Delgado e Zeferino Coelho, editor de longa data de Mia Couto.

Livro sobre eleições da I República no Alentejo apresentado em Beja

A Biblioteca Municipal de Beja vai receber hoje, sexta-feira, pelas 19:00, o evento de lançamento do livro “As Eleições legislativas no Alentejo durante a I República (1910-1926)”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Beja refere que o livro teve coordenação de Manuel Baiôa, e conta com a participação do coautor Pedro Leal. A apresentação está a cargo de António Ventura.

Associação Évora 2027 nomeia dois novos diretores

A Associação Évora 2027, encarregada de desenvolver e promover a iniciativa Évora_27 Capital Europeia da Cultura, acaba de nomear António Costa da Silva e Bruno Fraga Braz para a sua Direção Financeira e Direção de Comunicação e Alcance.

Em comunicado, a associação refere que, na passada segunda-feira, a Assembleia Geral nomeou, por maioria, dois membros da direção, estando a presidência a cargo de Maria do Céu Ramos.

Odemira lança nova edição de histórias inspiradas no montado

A Ronha-Associação Cultural, juntamente com a Câmara Municipal de Odemira, através do programa “Odemira Criativa”, acaba de lançar a 2.ª edição de “Histórias à Sombra do Montado”, um projeto de banda desenhada que tem como propósito homenagear o Montado em Odemira e, ao mesmo tempo, ser um veículo de sensibilização.

Em comunicado, a organização do projeto refere que esta edição é composta por quatro bandas desenhadas, escritas e desenhadas por artistas portugueses cujo trabalho se desenvolveu a partir do concelho alentejano.

Évora acolhe peça de teatro que homenageia Florbela Espanca

O espetáculo teatral “Florbela, Florbela” vai estrear-se em Évora, na quinta-feira, para homenagear a poetisa alentejana Florbela Espanca (1894-1930).

Esta é uma criação conjunta do Centro Dramático de Évora (Cendrev) e da Éter – Produção Cultural, sendo um original de Filomena Oliveira e Miguel Real.

De acordo com o Cendrev, citado pela agência Lusa, a peça vai subir ao palco do centenário Teatro Garcia de Resende, em Évora, às 19:00 de quinta-feira.

Festival Terras Sem Sombra traz concerto de harpa a Odemira

O concelho de Odemira vai receber, nos dias 12 e 13 de outubro, a 20.ª temporada do Festival Terras Sem Sombra, com um programa que inclui a estreia mundial de uma peça para harpa, o olhar sobre os desafios da interioridade na vila de Colos e a observação da migração de aves, junto ao Cabo Sardão.

O Espaço do Tempo atribui bolsas de criação de 25 mil euros

A associação cultural O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, acaba de abrir o período de candidaturas para a atribuição de quatro bolsas de criação no valor de 25 mil euros cada.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, O Espaço do Tempo indicou que a 5.ª edição das Bolsas de Criação na área das artes performativas contemporâneas, com um montante global de 100 mil euros, tem candidaturas abertas até ao dia 08 de novembro.

Évora quer erigir monumentos sobre cante alentejano

A Câmara Municipal de Évora está a estudar a construção de monumentos alusivos ao cante alentejano, para assinalar 10 anos da classificação como Património da Humanidade, e os 50 anos do 25 de Abril.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente do município, afirmou que “dentro de poucas semanas teremos as propostas e poderemos apresentá-las, em reunião de câmara, para discussão e consensualização”.

Grândola comemora 480 anos da Carta de Foral em outubro

O município de Grândola vai assinalar, a 22 de outubro, 480 anos da atribuição de Carta de Foral (1544) com um programa direcionado a todas as faixas etárias, que decorre ao longo deste mês e que engloba desporto, cultura, arte e tradição.

Em comunicado, a autarquia refere que o Dia do Concelho tem início com a cerimónia do Hastear da Bandeira, pelas 11:00, seguindo-se, no Lousal, a inauguração da escultura de Moisés Preto Paulo.

Estremoz: Festival gastronómico “Cozinha dos Ganhões” em novembro

A “Cozinha dos Ganhões”, considerado o maior evento gastronómico do Alentejo, vai decorrer de 28 de novembro a 01 de dezembro no parque de feiras e exposições de Estremoz, no distrito de Évora, anunciou a Câmara Municipal.

Mas o que são os ganhões? O nome dado noutros tempos aos trabalhadores da lavoura nas herdades alentejanas que legou ao presente não só uma cozinha muito particular e saborosa mas também hábitos de confraternização e camaradagem que persistem naquela região até aos dias de hoje.

Páginas