Está aqui

Cultura

“Alentejanos de gema” – Henrique Pousão

por Joana Casca

Henrique Pousão, foi um pintor português, pertencente à primeira geração naturalista. O alentejano, conhecido como o mais inovador pintor português da sua geração, destacou-se pela sensibilidade com que retratava os sítios por onde passava. Hoje em dia, as suas obras já chegam a cidades como Roma e Paris.

S. Cucufate recebe encontro internacional de Filosofia

A Villa Romana de São Cucufate, situada em Vila de Frades no concelho de Vidigueira, vai receber o I encontro da série internacional ANTROPOCÉNICA, no próximo dia 9 de outubro de 2022, com o apoio do Município de Vidigueira.

ANTROPOCÉNICA é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.

A profecia das três bolotas

No ano longínquo de 2198, após anos e anos de guerras nucleares e devastações naturais, cansadas por tudo o que é menos natural e menos humano. Foram anos seguidos de devastação. Portugal tinha deixado de existir e de ser conhecido como tal. Nas grandes cidades restavam escombros e cinza. Não crescia nada nelas. Além do castanho e do cinzento, nada mais havia.

Ninguém se lembrava das cores do mundo, das cores da natureza. Ninguém existia para se lembrar das cores, ou na vida em si.

Odemira recorda Amália

“Odemira Recorda Amália Rodrigues” está de regresso ao Brejão e ao concelho de Odemira para mais uma edição, agendada para o próximo dia 8 de outubro, com visitas à Herdade e várias atividades dedicadas à fadista e ao fado, promovida pela Fundação Amália e pelo Município de Odemira. As entradas são gratuitas e o programa inclui visitas guiadas à casa de férias de Amália, junto à localidade do Brejão, na freguesia de São Teotónio, que decorrerão entre as 11.00 e as 18.30 horas.

Dia Mundial da Música comemorado pela Escola de Artes do Alentejo Litoral

No dia de amanhã, 1 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Música e, para comemorar esta data, a Escola de Artes do Alentejo Litoral vai realizar diversas iniciativas.

De acordo com a Rádio Sines, este ciclo de atividades inclui um ensaio aberto da Orquestra Sinfónica (Capela da Misericórdia de Sines, das 12:00 às 13:00), um concerto do grupo “Cercante”, um coro de crianças (cafetaria do Castelo de Sines, 17:00) e concertos do Grupo Coral de Odemira, Sinestesias e The Ginskeys (tudo a partir das 21:30, no Pátio das Artes, perto do Centro de Artes de Sines).

Comemorações do Centenário do Teatro de Estremoz com recital de piano

Está marcado para amanhã, sábado, em Estremoz, um recital de piano por Marta Menezes que assinala o início da programação do mês de outubro das comemorações dos 100 anos do Teatro Bernardim Ribeiro.

Este recital, que acontece na data em que se assinala o Dia Mundial da Música, tem início marcado para as 21:30, realiza-se no Teatro Bernardim Ribeiro e os bilhetes têm um valor de cinco euros.

De acordo com a Câmara Municipal de Estremoz, citada pela agência Lusa, a pianista Marta Menezes venceu “vários primeiros prémios em concursos internacionais em Portugal”.

Beja promove Patrimónios do Sul com três dias de festa

Entre o dia de hoje, 30 de setembro, e o próximo domingo, 2 de outubro, decorre na cidade de Beja a iniciativa “Patrimónios do Sul”, um evento que procura difundir “a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico”, pode ler-se na agência Lusa.

Promovido pela Câmara Municipal de Beja, este evento está de volta depois de dois anos “em pausa” devido ao surgimento da pandemia de Covid-19 e realiza-se no Parque de Exposições e Feiras Manuel Castro e Brito. Esta feira inclui várias iniciativas, como a Vinipax, a Artes do Sul ou a Sul à Mesa.

Festival Imaterial reúne músicas do mundo em Évora

A segunda edição do Festival Imaterial vai ter início em Évora a partir de sábado e irá prolongar-se até dia 9 de outubro, reunindo músicas do mundo e um ciclo de cinema documental.

Segundo a agência Lusa, o evento é organizado pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a Fundação Inatel e tem direção artística de Carlos Seixas.

Com acesso gratuito, o festival realiza-se em vários espaços de Évora, nomeadamente no Auditório Soror Mariana, Claustros da Fundação INATEL, Palácio D. Manuel e Teatro Garcia de Resende.

Museu da Banda Desenhada de Beja é o primeiro do género no país

O Museu da Banda Desenhada de Beja será o primeiro do país dedicado a esta temática e já está em fase de instalação, na Rua das Lojas, no centro histórico da capital de distrito, estando prevista a sua conclusão de dois a três anos.

De acordo com a Rádio Voz da Planície, Paulo Monteiro, da Bedeteca de Beja e conhecido autor de banda desenhada, é o coordenador, enquanto Manuel Faião é o arquiteto deste projeto, que vai dar o seu contributo na divulgação, atividade, criação artística e investigação nesta temática.

Festival Futurama percorre Baixo Alentejo com mais de 40 artistas

A primeira edição do Festival Futurama vai decorrer entre sexta-feira e 22 de outubro em Mértola, Beja, Serpa e Castro Verde, com uma programação multidisciplinar e transfronteiriça que reúne mais de 40 artistas e escritores.

Segundo a agência Lusa, ao longo de quatro fins de semana, o Alentejo recebe artistas convidados como Filipe Sambado & Yamila, Nídia, Angélica Salvi & Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, Wasted Rita, António Poppe & La Família Gitana, Cláudia Dias ou Fidel Évora.

Páginas