Está aqui

Cultura

Beja recebe Festival Internacional de Banda Desenhada

Beja prepara-se para receber mais uma edição do Festival Internacional de Banda Desenhada, que este ano decorre entre 25 de maio e 10 de junho.

Alentejo e Ribatejo ganham estrutura para desenvolver atividades cinematográficas

O Alentejo e Ribatejo já têm uma estrutura para fins cinematográficos, a «Alentejo e Ribatejo Film Commission» (ARFC), a nona Film Commission, que foi criada no nosso país, em setembro de 2017, abarca 58 municípios (47 no Alentejo e 11 no Ribatejo), cobrindo cerca de 1/3 do território continental português e que foi fundada por pessoas ligadas ao mundo audiovisual e que está a operar desde março deste ano.

Investigadores reconhecidos por trabalho com Azulejos de Vila Viçosa

O Projeto “INVENTÁRIO DA AZULEJARIA CALIPOLENSE” foi galardoado com uma Menção Honrosa, nos Prémios SOS Azulejo 2017, na categoria “Contributos para Inventário”. Trata-se de um reconhecimento ao excecional património azulejar de Vila Viçosa, da autoria de Tiago Salgueiro, Ana Barradas, Paulo Pinto e Fernando Duarte.

Segundo aquela equipa, o projeto poderá vir a constituir "uma ótima ferramenta para a salvaguarda e gestão dos conjuntos de azulejos de Vila Viçosa".

A entrega dos galardões terá lugar no próximo dia 24 de Maio, no Palácio Fronteira, em Lisboa.

 

O Festival de um alentejano que por acaso nasceu na Córsega

Será em Ferreira do Alentejo, por iniciativa do município, que, de 1 a 3 de junho, se irá realizar o Festival Giacometti, uma iniciativa que vai privilegiar as músicas e culturas de raiz popular e que conta com uma programação diversa nas áreas da música, gastronomia, arte, antropologia e cinema.

Governo “salva” Casa Cidadania Salgueiro Maia com 1M/€

O Governo autorizou esta semana que a Direção Regional de Cultura do Alentejo possa proceder à instalação da Casa Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, com um investimento de cerca de 1 milhão de euros, na condição de ter candidatura a financiamento europeu aprovada.

A candidatura foi aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Alentejo 2020 e este projeto terá início em abril de 2018 e estando terminado no espaço de um ano.

 

Imagem de i.pinimg.com

 

Arraiolos põe os tapetes na rua

Em Arraiolos, uma das razões da fama da vila alentejana são os seus tapetes e são precisamente os tapetes que dão nome ao certame que decorrerá de 8 a 17 de junho.

Festa das Maias: Tradição romana com 2 mil anos anima cidade de Beja

A tradição romana da Festa das Maias, com mais de 2 mil anos e que Beja soube recuperar, vai voltar a animar as Portas de Mértola, amanhã, sábado, 19 de maio. Hoje, as sacerdotisas são substituídas pelas crianças, que costumam pedir “um tostãozinho para a Maia que não tem saia”, continuando a trajar de branco e usando as flores silvestres, neste júbilo da fertilidade da terra.

Música clássica volta à pedreira de Viana do Alentejo

A música clássica volta a estar em destaque na 6ª edição do Festival Pedreira dos Sons, que se realiza entre os dias 25 e 27 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia. Também poesia, escultura e um apontamento de cante alentejano fazem parte do programa deste ano.

São esperados três dias de "muito apelo aos sentidos, num espaço com particularidades acústicas únicas e de rara beleza".

Elvas recebe uma dezena de escultores internacionais em Simpósio

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural – 2018 vai realizar-se em Elvas, de 31 de maio a 9 de junho, o 1º Simpósio Internacional de Escultura, uma organização conjunta do  Museu Nacional dos Coches, da Câmara Municipal de Elvas, da AIAR – ADC, da EFA- mármores rosa de Vila Viçosa e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O objetivo deste Simpósio, segundo a organização "é valorizar junto dos jovens criadores a atividade artística de escultura em pedra, tendo como pano de fundo as inúmeras pedreiras, muitas vezes esquecidas, na região do Alto Alentejo".

Ponte de Sor lança prova inédita em pista de aviação

Ponte de Sor prepara uma prova única enquadrada num dos mais importantes eventos da região. Falamos da Corrida Portugal Air Summit, que decorre a 26 de maio e que tem a particularidade de, pela primeira vez em Portugal, deorrer numa pista de aviação, uma experiência inédita e única, como defende a organização.

Páginas