Está aqui

Artigos publicados

Reciclagem com inspiração Matemática

Quando, em 1970, a empresa Container Corporation of America desafiou os estudantes de artes e design, dos EUA, a desenvolverem desenhos que simbolizassem o processo de reciclagem do papel e, entre os mais de 500 trabalhos concorrentes, o vencedor foi um desenho da autoria de Gary Anderson, todos estariam longe de imaginar que esse desenho se tornaria um dos símbolos gráficos mais reconhecidos da cultura contemporânea.

Dia Internacional da Matemática

O número π (Pi), que ao longo dos milénios tanto tem fascinado e intrigado a Humanidade, ganhou uma nova projeção para além da memória que muitos guardam da matemática escolar, quando, em 1988, lhe foi conferida uma data para a sua celebração. A data escolhida, para dia do π, foi 14 de março, pela afinidade com a representação anglo-saxónica dessa data (formato Mês-Dia) onde surgem os 3 dígitos da aproximação mais usual do famoso número π:   3,14. 

Um problema do Liber Abaci

Fibonacci, o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média e responsável pela introdução do sistema de numeração indo-árabe na Europa, é hoje principalmente reconhecido pela famosa sequência com o seu nome, de que já falámos em Coelhos, girassóis e o Código Da Vinci (AQUI).

Matemática e favos de mel

A conexão entre a Natureza e a Matemática evidencia-se das mais diversas formas nas plantas e nos animais, manifestando-se na adopção de padrões, formas e comportamentos.

De entre as muitas manifestações matemáticas presentes na natureza, que têm intrigado o Homem desde há muitos séculos, surge a forma hexagonal dos alvéolos dos favos de mel.

Natal em família

A avó Natalina adora

Ter a família reunida

Mas com a família a crescer

 A confusão é garantida

 

Perfazem sessenta e três

Com homens em minoria

Mulheres o dobro deles

Contando com a prima Maria

 

Falta contar as crianças

Para chegar ao total

Por cada adulto são duas

Quantas são neste Natal?

 

 

 

 

Solução:

Bruxaria matemática no reinado de Filipe I

A necessidade de proteger a confidencialidade de mensagens militares e políticas remonta às civilizações da antiguidade e perdurou ao longo dos tempos, substanciando a importância da criptografia, como ciência ou arte de escrever mensagens cifradas.

Em busca do 13º

A crença dos pitagóricos de que tudo é constituído por números, conduzi-os à categorização dos números de acordo com diversas características. A principal abordagem dos pitagóricos para a organização dos números consistia em considerar primeiro um arranjo geométrico e depois o tamanho. A organização dos números, de acordo com essa regra, origina sequências de “números figurados”.

Mais branco ou tinto? Um dilema mesmo que não goste de vinho

Existem dois jarros com a mesma quantidade de vinho. Um dos jarros tem vinho tinto e o outro tem vinho branco.

Encha um copo com vinho tinto e deite o conteúdo desse copo no jarro de vinho branco. Mexa bem a mistura de vinho branco e tinto.

Encha um copo (igual ao anterior) com essa mistura de vinho branco com vinho tinto e deite no jarro onde está apenas vinho tinto.

Depois destas operações:

Há mais vinho tinto no vinho branco ou vinho branco no vinho tinto?

 

Solução:

Cores que nos guiam

Na apresentação do plano de desconfinamento, que permite dar início a um levantamento gradual e faseado das medidas restritivas impostas, António Costa apresentou um gráfico que permite o acompanhamento da evolução da pandemia. Logo após a apresentação e explicação do gráfico, surgiram as mais diversas piadas e críticas, algumas manifestando pouca compreensão de como se deveria interpretar o gráfico.

Ano Novo, um novo desafio

De doze eram o triplo,

mas alguns se abrasaram;

E numa luta com o fogo,

só vinte e dois me restaram.

 

Acreditando em magia,

quantos devo eliminar

para sair do ano velho

e no novo ano entrar?

 

Páginas