Está aqui

Artigos publicados

As voltas de um ciclo

I - 1960’s

O Alentejo é uma imensidão de gente.

Do litoral ao interior,

em cada casa, em cada aldeia,

há vida que canta alegre e arduamente.

.

A grande metrópole inveja a simplicidade.

Os feriados de cada terra

dançam até de madrugada,

no baile e na festa celebra-se a felicidade.

 

II - 1980’s

O Alentejo ainda é uma imensidão de gente.

Esta gente faz planos

em prol da terra mãe,

a mesma que um dia brotou a sua semente.

.

Programa de apoio ao emprego recebe 2.435 candidaturas do Interior

O programa de apoio ao emprego recebeu, na primeira fase, 4.434 candidaturas, no valor de mais 480 milhões de euros, a maior parte delas relativas à criação de emprego no Interior, divulgou o Ministério da Coesão Territorial.

De acordo com o ministério, citado pela Lusa, só para a criação de empregos no Interior (+CO3SO Emprego Interior) foram apresentadas, até quarta-feira, 2.435 candidaturas, no valor de 260 milhões de euros.

Reguengos de Monsaraz limpa a praia fluvial no Dia de Limpeza Costeira

O município de Reguengos de Monsaraz vai realizar uma ação de limpeza terrestre na praia fluvial de Monsaraz amanhã, dia 19 de setembro, para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira.

Em comunicado enviado ao jornal, a autarquia revela que a iniciativa vai ter início às 10h00 e vai contar com a participação de voluntários.

Aljustrel volta a registar maior taxa de natalidade do Baixo Alentejo

O concelho de Aljustrel voltou a registar a segunda maior Taxa de Fecundidade Geral do País em 2019, ao lado de Lisboa, avança o Canal Alentejo. Recorde-se que, tal como em 2017, só Lisboa apresenta números mais elevados.

De acordo com os últimos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho alentejano apresenta uma taxa de fecundidade geral de 56,0. Por sua vez, Lisboa lidera esta taxa, registando um valor de 62,1.

Chuva intensa provocou cerca de 40 inundações no Alentejo

A chuva intensa que se fez sentir nesta quinta-feira à tarde no Alentejo provocou cerca de 40 inundações em habitações e vias públicas, sem causarem danos pessoais, de acordo com a Lusa.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que, no distrito, foram registadas 18 inundações até às 18:00, em habitações e vias públicas. Na cidade de Borba ocorreram 10 inundações, sendo a mais afetada.

Ainda segundo o CDOS, houve ainda três inundações em Évora, e as restantes em Arraiolos, Mourão, Portel e Viana do Alentejo.

Dom Borba, o azeite alentejano que acaba de vencer ouro e prata lá fora

A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada, através de um azeite da sua marca, em dois dos mais importantes concursos de azeites do mundo

“Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, recebeu o Prémio Prestige Gold para azeite virgem extra no concurso internacional Terraolivo , que se realizou em Israel e que reconheceu a qualidade deste azeite produzido em Borba.

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Portugueses não acreditam que distanciamento nas escolas será cumprido

Em período de rentrée (regresso ao trabalho/ ensino), apenas 4,9% dos portugueses considera que o distanciamento será cumprido nas escolas. 34,5% gostaria que o teletrabalho passasse parcialmente a fazer parte da sua atividade profissional.

Grândola vai renovar 180 km de rede de percursos pedestres

Uma candidatura da Câmara Municipal de Grândola ao quadro de fundos europeus Portugal 2020 foi aprovada e “vai permitir ao município a valorização do produto Turismo de Natureza no território através da qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres”, adianta a autarquia.

Este projeto representa um investimento de mais de 245 mil euros e tem comparticipação assegurada de 75% via Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

Portugal continental sob aviso amarelo devido a chuva

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje, quinta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, devido a uma depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Portalegre e Évora vão estar sob aviso amarelo entre as 12h as 18h de hoje, enquanto que o distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo entre as 12h e as 15h, e o distrito de Beja entre as 09h e as 15h.

Páginas