Está aqui

Artigos publicados

Alentejo participa em conferência internacional sobre saúde dos mais velhos

O Clube de Saúde Sénior, um projeto do Município de Viana do Alentejo, vai estar em destaque na Conferência EGREPA – Grupo Europeu de Pesquisa em Idosos e Atividade Física marcada para os próximos dias 19, 20 e 21 de maio, na Polónia.

O estudo denominado “Programa de exercícios domiciliares e intervenção de alfabetização em saúde durante a pandemia de COVID-19: estudo piloto do Up Again Senior”, foi aceite pelos responsáveis da conferência, não estando definido ainda o seu formato que dependerá da evolução da situação pandémica.

Beja celebra Dia Internacional dos Museus com atividades gratuitas

O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, celebra hoje, terça-feira, o Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

De acordo com a Rádio Pax, o museu oferece um programa que convida a comunidade e os visitantes a descobrirem este espaço de conhecimento e a desfrutarem do seu património, alinhando-se com o tema proposto pelo ICOM para 2021: “o futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Central do Pego vai ser reconvertida em projeto de energia verde

A TrustEnergy, acionista maioritário da Tejo Energia, pretende reconverter a central a carvão do Pego, em Abrantes, num Centro Renovável de Produção de Energia Verde, projeto que, de forma faseada, implicará um investimento de 900 milhões de euros.

Governo investe 500 milhões em obras rodoviárias no Alentejo e todo o país

O primeiro-ministro apresentou um conjunto de “pequenas grandes obras” rodoviárias no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), defendendo que o investimento de 500 milhões de euros “terá um impacto profundo económico, porque dinamizará pequenas e médias empresas e gerará emprego disseminado” no território nacional.

De acordo com a Lusa, António Costa assumiu esta posição no final da sessão de apresentação do programa de investimentos em infraestruturas no âmbito do PRR, que decorreu na sede das Infraestruturas de Portugal, no Pragal, no concelho de Almada.

Vaga de calor leva o Alentejo a bater os 30ºC

Os termómetros vão passar os 30 graus esta semana, com quinta-feira, 20 de maio, a constituir-se como o dia mais quente em todo o país, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O fenómeno deve-se a uma massa de ar quente do Norte de África e, embora, a região do Algarve seja a mais afetada, há zonas do Baixo Alentejo nas quais as temperaturas previstas também ficam acima dos 30ºC, como Castro Verde, Mértola e Serpa, Alcácer do Sal e Beja. Em Évora e Beja os termómetros atingem os “33 e 32 graus”, respetivamente, avisa o IPMA.

É melhor prevenir do que remediar! O AVC e a hipertensão arterial

Em Portugal, segundo o Institudo Nacional de Estatística (INE), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) está na origem do maior número de óbitos representando 9,8% da mortalidade em 2019. É igualmente reconhecido que a hipertensão arterial é o principal fator de risco modificável para as doenças cerebrovasculares, incluindo o AVC. Relacionando estes dois últimos factos podemos caracterizar a hipertensão arterial como um grave problema de Saúde Pública, com o qual nos debatemos atualmente.

Bracarense Tiago Reis vence a Baja TT Montes Alentejanos 2021

Tiago Reis, navegado por Válter Cardoso numa Toyota Hilux, foi o grande vencedor da Baja TT Montes Alentejanos 2021, que se disputou este fim de semana no Baixo Alentejo, tendo passado pelos concelhos de Beja, Mértola e Serpa.

Bacias hidrográficas do Alentejo aumentam o seu volume em abril

Quatro bacias hidrográficas aumentaram o seu volume armazenado durante o mês de abril, segundo os dados publicados pelo SNIRH – Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

De acordo com a Rádio Pax, das 59 albufeiras monitorizadas, 32 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e quatro têm disponibilidades inferiores a 40%.

Assim, na Bacia do Guadiana, seis barragens armazenavam mais de 80% do seu máximo e três estavam entre os 50 e os 80% da sua capacidade limite. Já Alqueva armazenava 90% da sua capacidade máxima.

Terceiro leilão solar é lançado em setembro para albufeiras alentejanas

O terceiro leilão de energia solar em Portugal, para 500 megawatts de produção através da instalação de painéis fotovoltaicos nos espelhos de água de 10 a 12 barragens, vai ser lançado em setembro, avança o Dinheiro Vivo.

Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente indicou que estão já identificadas 7 albufeiras, quatro no Norte e três no Alentejo, estando ainda outras 10 em avaliação, nomeadamente Alto Rabagão, Paradela, Salamonde, Vilarinho das Furnas, Monte da Rocha, Santa Clara e Alqueva.

Alentejo Litoral pede à CP reintrodução da Linha do Sul

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral reuniu com o Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal para discutir reintrodução do serviço regional ou inter-regional de passageiros na Linha do Sul, abrangendo os concelhos de Alcácer, Grândola, Santiago e Odemira.

Na reunião estiveram presentes os presidentes das câmaras de Grândola, Santiago do Cacém e Sines e o Vice-Presidente de Alcácer do Sal. Além disso, foi ainda abordada a possibilidade do serviço de passageiros em Sines e Santiago do Cacém voltar a ser reativado. 

Páginas