Está aqui

Artigos publicados

As cantigas que trauteamos

Era pequenino. Novinho e já ouvia e tentava imitar as cantigas que ouvia trautear. É um verbo bonito e diferente. Nunca tive muito, diria nenhum, sucesso nas minhas tentativas de imitação a cantar. Até ao dia de hoje, e isso não mudará certamente enquanto eu viva. Também, não sei quanto tempo vou viver. A nossa duração física e carnal é sempre uma incógnita. Houvera uma bola de cristal e certamente muita gente a usaria para descobrir o seu tempo nesta terra.

Em Alcácer do Sal já se celebra o Espírito Natalício

A iniciativa "Nem ao Pai Natal escapa o Comércio Local" começou a dinamizar a cidade de Alcácer do Sal, no dia 1 de dezembro de 2022. O Mercadinho de Natal abriu novamente, na tenda na Avenida dos Aviadores, em Alcácer.

Estrela nacional de Clarinete em Vila Viçosa

Sob a direção musical do internacionalmente aclamado maestro, clarinetista e pedagogo António Saiote, o Trio de Madeiras (clarinete, flauta e fagote), formação única no panorama musical português pela excelência dos músicos que a integram, apresenta dia 9 de dezembro, na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, um inesperado concerto com obras de compositores tão diversos como Beethoven, Poulenc, Françaix, Villa-Lobos, Koechlin e Kummer.

Elvas expõe coleção de presépios Playmobil

A Casa da Cultura, em Elvas, vai acolher, a partir de 8 de Dezembro, a exposição “Presépio. Uma Tradição. Outra interpretação”, com presépios de playmobil da colecção particular do elvense Carlos Borrega Martins.

A mostra, organizada pela Câmara Municipal, estará patente até 8 de Janeiro.

De acordo com a Autarquia, a “paixão” de Carlos Borrega Martins pelos “incríveis universos”, com destaque para a quadra festiva, pode ser visitada todos os dias da semana, na Casa da Cultura, por miúdos e graúdos.

Gastronomia da caça é em Mora

Iniciou-se, em Mora, no dia 26 de novembro a Mostra Gastronómica da Caça e prolonga-se até 11 de dezembro.

Este é um evento que dura há 27 edições, pelo que já faz parte da tradição gastronómica do Concelho.

Os restaurantes a participar na XXVII edição da Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora são em Brotas, o Poço, em Cabeção, A Palmeira, Os Arcos e o Solar da Vila, em Mora, Afonso, Hélder Ganhão, O Alentejano, Sabores de Mora e O Espanhol, em Pavia, O Forno.

Universidade de Évora e Timor assinam acordo para bolsas de estudo

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) e o Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano da República Democrática de Timor-Leste, (FDCH) assinaram protocolo para a execução de um programa de bolsas de estudo.

De acordo com a UÉ, a parceria foi assinada por Cristovão dos Reis, diretor Executivo do FDCH e Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da Universidade de Évora.

Presidente da Câmara de Vendas Novas considera “irresponsável” o chumbo do orçamento

Luís Dias, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, eleito pelo PS, considerou, ontem, uma “enorme irresponsabilidade” o chumbo do orçamento municipal para o próximo ano por parte da oposição do PSD e da CDU.

“É de uma enorme irresponsabilidade o chumbo do orçamento que enquadra um ano que já se prevê particularmente difícil, com a subida da inflação, das matérias-primas e do custo de vida, que afeta as famílias e também a câmara municipal”, afirmou o presidente, citado pela agência Lusa.

UÉ faz parte de projeto de criação de aplicação para reduzir sinistralidade rodoviária

A partir deste mês, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal vai utilizar uma nova aplicação digital que se destina a ajudar na redução da sinistralidade rodoviária, desenvolvida depois da celebração de uma parceria com a Universidade de Évora (UÉ), através do MOPREVIS.

Mora: Migas Alentejanas são agora Marca Nacional

O registo das Migas Alentejanas como Marca Nacional, solicitado pelo Município de Mora, recebeu a aprovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Esta aprovação trata-se de “um passo importante naquela que é a necessária valorização e certificação da gastronomia tipicamente alentejana, neste caso, a cozinha tradicional do Concelho de Mora”, de acordo com o município, que adianta que este prato, muito consumido pelas gerações mais antigas, é habitualmente confecionado nos restaurantes locais.

Presidente da Câmara de Estremoz antevê dificuldades depois do chumbo do orçamento

José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, alertou durante o dia de ontem, 1 de dezembro, para as dificuldades que o município vai ter de enfrentar devido ao chumbo da proposta de orçamento municipal para o próximo ano pela oposição.

“O chumbo de um orçamento não é uma brincadeira. Os que andam na política, com mais ou menos experiência, têm de ter responsabilidade e a consciência do problema que colocam em cima, não só do executivo, mas de Estremoz”, disse o autarca do PS, citado pela agência Lusa.

Páginas