Está aqui

Artigos publicados

A chaminé da vida

A chaminé da casa

liberta o fumo

das conversas

à lareira.

 

No inverno

a noite termina sempre

onde começa;

a melodia das vozes e

os timbres mais previsíveis

são o aconchego

de quem se limita a escutar.

 

As horas passam

e ninguém ousa romper

o semicírculo da reunião

familiar.

 

A rua cheira a lareira;

e neste momento sei

que o olfacto é o sentido

que me faz lembrar

o passado com todos

presentes.

 

Volta ao Alentejo poderá realizar-se em junho

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo (CIMAC) mantém em aberto a possibilidade de realizar a Volta ao Alentejo, adiando o evento para o mês de junho desde que estejam reunidas as condições necessárias no que diz respeito à situação pandémica.

Vendas Novas implementa projeto escolar para detetar daltonismo na infância

A Câmara Municipal de Vendas Novas anunciou a implementação de um projeto escolar dedicado à problemática do daltonismo: o ColorADD.

Em comunicado, a autarquia refere que este é um projeto destinado aos alunos do 3.º ano do Agrupamento de Escolas, que abrange este ano letivo e o próximo, num investimento total de mil euros.

Odemira vê aprovado projeto de voluntariado jovem internacional

O projeto “Regenerar Odemira” é uma iniciativa de voluntariado jovem internacional da Câmara Municipal, que vai fazer com que o concelho alentejano receba jovens europeus, a partir de abril, e envie voluntários do concelho para outros países.

De acordo com autarquia, Odemira receberá, a partir de abril e durante um ano, seis jovens de vários países da Europa, sendo que outros tantos jovens odemirenses participarão em projetos europeus durante os meses de verão.

Hospital de Évora apela a enfermeiros reforço urgente das equipas

O Hospital do Espírito Santo de Évora revelou que necessita “urgentemente” de mais enfermeiros para doentes com covid-19, nesta unidade e na estrutura municipal de apoio que foi criada, apelando a todos os profissionais disponíveis para reforçar turnos.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes, afirma que este reforço é necessário para dar resposta aos utentes com a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Estado já pagou indemnização à família do cidadão ucraniano morto no Aeroporto de Lisboa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em cumprimento da determinação do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, procedeu ao pagamento, com caráter de urgência, da indemnização aos herdeiros do cidadão Ihor Homeniuk, na sequência do despacho do Primeiro Ministro, António Costa, de 12 de janeiro. 

A informação sobre o pagamento da indemnização, no valor de 712.950 euros, já foi comunicada ao advogado da família.

Estrada entre Vila Viçosa e Bencatel cortada devido às pedreiras

Passados dois anos da queda da estrada que ligava Borba a Vila Viçosa, e de a circulação se encontrar alternada na estrada que liga Vila Viçosa a Pardais, a partir de amanhã será a estrada que liga Bencatel a Vila Viçosa a ser fechada.

Tens que acreditar apenas na metade do que vês e ouves…

Tens que acreditar apenas na metade do que vês e ouves... exceto nas noites quentes de primavera num parque.

Trump. O vírus que veio para fortalecer o sistema imunitário democrático

Foi na manhã do dia 9 de novembro de 2016 que acordei com a notícia de que Donald Trump havia sido eleito presidente dos EUA, de longe a prenda de aniversário mais inusitada que alguma vez recebi, devo dizer.

À data recordo-me de ter recebido a notícia com choque, porque embora a probabilidade de Trump vencer fosse muito equivalente à de Hillary, o meu eu racional mais sensato sempre acreditou que à boca das urnas o povo americano decidisse eleger alguém mais previsível no seu comportamento e mais apto para o cargo.

Páginas