Está aqui

Artigos publicados

Pandemia com efeitos múltiplos na condição da mulher

Este ano assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mulher num quadro de excepção, com Portugal e o mundo a viverem uma crise sanitária global que está a pôr a nu as enormes desigualdades entre os países que têm serviços públicos de saúde e de protecção social capazes de defender os seus povos desta pandemia, e os países, mesmo sendo dos mais ricos, que não garantem esses direitos fundamentais às populações.

Norte-americana Deanna Sirlin escolhe Alentejo para a sua primeira apresentação nacional

A partir do dia 6 de junho, o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida apresenta Strata, a primeira apresentação da artista norte-americana Deanna Sirlin em Portugal.

Vá para fora, no Alentejo

Sei bem o risco que corro ao escrever sobre o Alentejo para alentejanos, eu que a ligação que tenho à terra, para além da familiar, é a de apenas algumas semanas de férias por ano. Mas porque acredito que a região tem algum do melhor turismo português, e porque em tempos de pandemia se mostrou a mais segura do país, penso que a melhor opção para quem tenha a oportunidade de passar alguns dias fora de casa este ano será mesmo a de ir para fora, lá dentro. E é por isso que vou arriscar.

Eurodeputado João Ferreira ouve comerciantes do Baixo Alentejo

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, promove amanhã, sexta-feira, dia 29 de maio, contactos com comerciantes nas cidades de Moura e Beja.

Em Moura às 10h00, João Ferreira terá contacto com os comerciantes da zona central da cidade e em Beja pelas 15h00, o eurodeputado auscultará o mesmo sector. João Ferreira participará ainda, às 18,30 horas sessão pública no Jardim do Bacalhau, em Beja.

Évora: Petição pública pede menos carros e mais vias cicláveis e pedonais

Está a circular uma petição pública dirigida à Assembleia Municipal de Évora para que lance um debate público urgente "sobre a necessidade de apoiar e fomentar o uso dos modos ativos de deslocação no combate à pandemia de COVID-19".

Segundo o texto daquela petição, promovida "por um conjunto de cidadãos" e que está a recolher assinaturas no concelho de Évora "em 2011, os dados do INE indicavam que 66% das deslocações em Évora se faziam em transporte individual.Hoje, a nossa percepção é a de que a dependência do transporte individual em Évora se tem acentuado ainda mais".

Ferrovia Évora/Badajoz: Joacine Katar Moreira defende ligação aos mármores

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira questionou o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, acerca da ligação ferroviária que vai ligar Évora a Badajoz.

A deputada defende a existência de uma estação de passageiros em Elvas, que permita a ligação direta a Lisboa e transforme mais tarde esta linha em alternativa à linha da Beira Alta, numa futura ligação Lisboa - Madrid.

Joacine Katar Moreira defende ainda a ligação desta linha com um ramal à zona de extração dos mármores, para escoamento das empresas ali instaladas. 

 

 

Desconfinamento: receio de comer fora, fazer ginásio e andar de transportes

Os portugueses vivem a época de desconfinamento com receio. A maioria declara temer voltar a frequentar cafés, restaurantes e bares; de usar os transportes públicos; e aponta um período entre um e dois meses para voltar à normalidade. Estas são conclusões de um estudo conjunto da Multidados – The Research Agency e da Guess What.

Regresso a restaurantes só daqui a um mês

Associação de Cardiologia de Macau faz doação a Arraiolos

A Unidade de Saúde Familiar Matriz – Centro de Saúde de Arraiolos recebeu uma doação de material médico considerável da Associação de Cardiologia de Macau.

Nesta doação está incluído equipamento de proteção individual como máscaras, luvas, óculos e fatos de proteção.

O responsável por esta doação ao centro de saúde alentejano foi o presidente da associação macaense, o cardiologista Mário Évora, que enviou este material essencial no combate dos profissionais de saúde à pandemia e garantir também uma maior segurança para os utentes.

Elvas substitui 468 luminárias por iluminação LED

A EDP Distribuição vai dar início, no concelho de Elvas, à Campanha LED 2020, com a substituição de 468 luminárias, em Barbacena, Vila Fernando, São Vicente e Elvas.

Segundo informação daquele município alentejano até ao momento, Elvas, Terrugem e Vila Boim são localidades onde esta nova tecnologia já foi instalada, parcial ou totalmente, nos seus perímetros urbanos.

O início desta substituição vai ter lugar em Barbacena, na próxima segunda-feira, 1 de junho. Seguem-se Vila Fernando e São Vicente, terminando em Elvas.

Pré-escolar reabre em Portel com todos os profissionais testados ao Covid-19

O Município de Portel garante que o pré-escolar vai reabrir no próximo dia 1 de junho "em máxima segurança", depois de ter assegurado testes a todos os profissionais envolvidos em creches do Concelho e cujos resultados foram negativos.

A Câmara Municipal, com a colaboração da Unidade de Saúde Familiar de Portel, assumiu a realização de testes a todos os profissionais de educação dos vários estabelecimentos envolvidos e encara este regresso às actividades educativas "com a máxima confiança e segurança para crianças, profissionais e famílias".

Páginas