Está aqui

Artigos publicados

Beja alia celebrações do 25 de abril à Ovibeja. PCP contesta

O Município de Beja (PS) está a fazer coincidir as comemorações do 25 de abril com a Ovibeja, que arranca precisamente hoje naquela cidade alentejana. Fogo-de-artifício, concertos e exposições são algumas das iniciativas, que fazem da Ovibeja o epicentro das comemorações do 25 de Abril este ano, numa parceria  entre a Câmara de Beja e a ACOS- Associação de Agricultores do Sul. E para cantar Abril, a noite conta com António Zambujo que abrindo a "Ovinoites", fará as honras da entrada no dia da Liberdade, mesmo antes do fogo-de-artifício da meia-noite.

Margarida, a professora imprevisível, autoritária, sádica e maternal, dá aulas em Santiago do Cacém

A professora Dona Margarida vai dar a sua primeira aula a uma turma do quarto ano, que são os próprios espetadores. A Dona Margarida é imprevisível, autoritária, sádica e maternal, ela dá uma verdadeira anti-aula, demonstrando que, “às crianças”, só resta obedecer, serem inexpressivas, impotentes e não terem nada a dizer. Dona Margarida retrata os regimes totalitários que se multiplicam neste século XXI.

Salgueiro Maia, o alentejano que ajudou a fazer a revolução, vai ter museu em Castelo de Vide

A Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira preside às cerimónias do 25 de Abril em Castelo de Vide, terra-natal de Salgueiro Maia, onde assinalará o arranque das obras da Casa de Cidadania Salgueiro Maia. Este projeto, que, segundo o Governo, "valorizará a memória de um dos pais da Revolução de Abril e irá enriquecer a qualificação cultural da região", nasce de uma vontade e pedido último do Capitão de Abril, que legou o seu espólio à terra onde quis ser sepultado para que um dia nela existisse um museu dedicado à exaltação dos valores de Abril.

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura hoje Ovibeja

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura hoje a 36ª edição da maior feira agrícola do país, a Ovibeja.

Espanhóis encontraram solução para combater erosão nos olivais

A Universidade de Córdoba, em Espanha, tem estado a desenvolver nos últimos dois anos uma solução simples para resolver o problema da erosão dos solos nas plantações de olival intensivo. A solução, que passa por plantar nos terrenos dos olivais o lavandim, tem demonstrado bons resultados, segundo os investigadores.

Faleceu Santos Júnior, antigo Reitor da Universidade de Évora

Faleceu hoje, 23 de abril, o antigo Reitor da Universidade de Évora, o profesor António Gonçalves dos Santos Júnior.

Santo Júnior foi Professor Catedrático do Instituto Universitário de Évora, membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora  em 1976 e Reitor da Universidade de Évora, entre 1987 e 1994.

Chuva, frio e trovoadas ameaçam celebrações do 25 de abril no Alentejo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, as temperaturas  no país vão cair para metade, com a chegada de uma superfície frontal fria e que vai colocar as máximas a cair de 19º para 10º e as mínimas a tocar os 4º.

Se tinha arrumado a roupa de inverno e pensava que não voltaria a ligar o aquecimento, esqueça porque o frio vai demorar-se por cá alguns dias. Para além da descida acentuada da temperatura, há previsão de chuva, depois aguaceiros que podem vir acompanhados queda de granizo e trovoada, situação que se vai manter até sexta-feira.

Catarina Martins e Marisa Matias em Évora na próxima sexta

A Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda Catarina Martins e a cabeça de lista às eleições europeias pelo BE, Marisa Matias vão estar em Évora, na próxima sexta-feira, 26 de abril.

As dirigentes do BE vão inaugurar a nova sede de campanha do Bloco de Esquerda em Évora, que fica no n.º 20, na Rua de Valdevinos, a partir das 19h30.

Imagem de capa de noticiasaominuto.com

 

27 autores e 9 países juntam-se no Festival Internacional de BD de Beja

O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que vai para a sua 15ª edição, começa a aquecer os entusiastas com a apresentação dos 27 autores convidados e que vão participar no evento.

Mau tempo obriga Sines a cancelar fogo de artifício no 25 de Abril

A previsão de mau tempo para amanhã, 24 de abril, está a obrigar o Município de Sines a proceder a alterações na sua programação do 25 de abril, tendo já cancelado o espectáculo previsto de fogo de artifício e o set de Dj.

O espectáculo em Sines, que é encabeçado por um concerto de Miguel Araújo, foi também transferido do Castelo de Sines para o Pavilhão Multiusos de Sines.

Imagem de capa de Rádio Sines.

 

Páginas