Está aqui

Artigos publicados

Sabe qual o tumor que mais preocupa os portugueses?

Qual o tumor que mais preocupa os portugueses? Estão os cidadãos nacionais informados sobre os tratamentos para a doença? Sabem o que é a imunoterapia? A resposta a esta e várias outras questões vai ser divulgada, em forma de um estudo realizado pela GFK com o apoio da Roche, que pretendeu aferir o nível de conhecimento da população portuguesa sobre avanços na área da saúde. 

Chef Chakall coloca Costa de Santo André no roteiro turístico alemão, austríaco e suíço

A Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, recebeu a apresentação da parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a operadora turística Olimar Reisen e o chef Chakall, sendo que este último será o embaixador do Alentejo nos mercados alemão, austríaco e suíço. A ação foi promovida, dia 8 de outubro, pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e teve como objetivo dar a conhecer a Região ao mercado turístico destes países.

Chegou o frio e a chuva mas o Alentejo já prepara o Alqueva Sunset 2020

Foi no Alqueva, no maior lago artificial da Europa, que decorreu a 2ª edição do Alqueva Sunset. Aquele que é um dos melhores eventos para ver o pôr do sol acompanhado com um copo de vinho do Alentejo. O sucesso da última edição fez com que se reunissem, este ano, cerca de 100 pessoas que não quiseram perder a iniciativa. Realizado no dia 5 de outubro, o evento foi conquistado pela boa disposição, bons vinhos e pela paisagem surpreendente.

Feira D'Aires nomeada para os prémios "Mais Alentejo"

A Feira D’Aires de Viana do Alentejo, que este ano celebrou 268 anos, está nomeada para a categoria “Mais Tradição” dos Prémios Mais Alentejo 2019.

Os Prémios Mais Alentejo visam premiar um conjunto de personalidades, instituições, projetos, iniciativa e ideias, nomeadamente nos setores das artes, cultura, comunicação, desporto, música, lazer, turismo, tradições, inovação, empresas e sociedade em geral.

Bombeiros de Elvas fizeram mais de 77 mil quilómetros num só mês

O relatório da atividade operacional dos Bombeiros Voluntários de Elvas referente ao mês de setembro indica que este corpo da paz participou em 754 operações, tendo percorrido mais de 77 mil quilómetros em 30 dias.

Nas operações transportados 285 doentes não urgentes, 213 em emergência pré-hospitalar, foram feitas 54 evacuações inter-hospitalares e 22 prevenções a eventos. Para além disso os Bombeiros de Elvas intervieram ainda em 32 incêndios rurais, dois fogos urbanos e socorreram 11 acidentes rodoviários.

28 km exigentes no Rota dos Reis em Alcácer

Voltamos a  mais um Passeio Pedestre “Rota dos Reis", a19 de outubro, sábado, 8h15, em Alcácer do Sal. Com uma extensão de 28 km (albufeira do Pego do Altar, Herdade de Vale dos Reis, aldeia de Santa Susana, Barragem do Pego do Altar)a prova tem um grau de dificuldade médio/alto.

Burning (2018)

Ou como fazer do absoluto desconforto um mistério apenas resolúvel pelo fogo, que é como quem diz, irresolúvel pelos padrões da carne + sangue pensante característica, na pior das hipóteses, do homo sapiens.

O alentejano Garcia da Horta vai ter Centro Interpretativo em Castelo Vide

Nascido em Castelo de Vide, lá por volta de 1500, Garcia de Orta foi um importante médico português que viveu na Índia e que foi pioneiro nas áreas da botânica, farmacologia, medicina tropical e antropologia, tendo revolucionado boa parte da medicina europeia e mundial da época.

Os seus pais eram cristãos-novos (judeus convertidos) da raia espanhola (Valência de Alcântara e Albuquerque) e que, provavelmente por terem sido expulsos de Espanha, vieram viver para o Alentejo.

Baja TT Vindimas do Alentejo vai realizar-se fevereiro

Será já em fevereiro de 2020 – a 7, 8 e 9 - que se realizará a Baja TT Vindimas do Alentejo de 2019.

Cancelada pelas regras impostas pelo Governo - devido à onda de calor sentida que se fez sentir em setembro e que colocou o distrito de Beja em alerta laranja – e que visava impedir eventuais incêndios, interditando a utilização de qualquer caminho rural.

Odemira à procura da História do Alentejo Litoral

Nos dias 18, 19, 20 e 26 de outubro, em Odemira, vão andar à procura da História do Alentejo Litoral.

Irá decorrer - nas localidades de Odemira, Vila Nova de Milfontes e em São Teotónio – o Encontro de História do Alentejo Litoral de 2019.

Pela primeira vez em 12 anos, o encontro – organizado pelo Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO - não se realiza em Sines.

Páginas