Está aqui

Artigos publicados

Castro Verde atribui Bolsas de Estudo de Apoio ao Ensino Superior

A Câmara Municipal de Castro Verde vai atribuir bolsas de estudo de apoio ao Ensino Superior aos alunos residentes no concelho que se encontrem a frequentar estabelecimentos de ensino superior durante este ano letivo.

As candidaturas decorrem até ao dia 16 deste mês, devendo ser formalizadas através da plataforma de Serviços Online do Município.

Santuário no Alentejo recebe primeiros elefantes em 2026

O primeiro grande santuário europeu para elefantes, que está a ser preparado nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, começa a receber animais nos primeiros três meses do próximo ano, noticia o portal New in Town (NiT).

Este projeto, anunciado em 2022, foi oficialmente apresentado no dia de ontem, quinta-feira (06), em Vila Viçosa, pela organização sem fins lucrativos Pangea.

Vendas Novas dedica fim de semana às migas e açordas

Nos próximos dois dias (08 e 09), 17 restaurantes de Vendas Novas juntam-se ao Fim de Semana Gastronómico das Migas e Açordas, uma iniciativa promovida pelo município, que destaca mais uma vez “alguns dos pratos mais emblemáticos da gastronomia alentejana”, pode ler-se em comunicado.

Festival do Azeite Novo chega à Casa do Alentejo

O Festival do Azeite Novo, que junta produtores, cozinha, mercado e animação, realiza-se no dia 11 de dezembro, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

“Divulgação, conhecimento e valorização do azeite novo” são, de acordo com o jornal Público, os motes deste certame que chega agora à cidade de Lisboa, depois de duas edições realizadas no Alentejo.

Odemira recebe espetáculo de homenagem ao Cante Alentejano

O Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe amanhã, sábado (08), a partir das 15:30, o espetáculo “Em Memória”, que presta uma “verdadeira homenagem ao Cante Alentejano e à memória cultural da região”, destaca o município.

A transparência

Nos últimos tempos, a política tem evoluído no sentido de exigir do sujeito político uma transparência quase absoluta. Espera-se que quem ocupa cargos públicos não tenha falhas, nem contradições, nem momentos de fraqueza. Vivemos numa era de exposição constante, em que a vida privada e a pública se confundem, e onde qualquer deslize, por pequeno que seja, pode ser amplificado e transformado num escândalo. Esta nova realidade muda profundamente o modo como vemos e avaliamos os nossos líderes.

Empresas alentejanas unem-se em soluções de energia renovável

Três empresas sediadas no Baixo Alentejo — Lux Optimeyes Energy (Moura), CCCP Energia (Beja) e Conforpack (Serpa) — formalizaram uma parceria estratégica com foco na criação de soluções inovadoras nas áreas do agrivoltaico e da mobilidade elétrica.

De acordo com a Rádio Voz da Planície, o acordo visa fomentar a colaboração no setor energético, com destaque para o desenvolvimento de produtos e processos que integrem energia fotovoltaica e sistemas de armazenamento.

Beja investe 2,7M€ em reabilitação de 58 habitações

A Câmara Municipal de Beja acaba de lançar, em Diário da República, o concurso para a reabilitação de 58 frações e 7 partes comuns de blocos no Bairro Habitacional Beja II, num investimento de 2,7 milhões de euros.

De acordo com a Rádio Castrense, este procedimento representa o terceiro e último anúncio de uma série que visa a recuperação do parque habitacional municipal.

Crianças de Évora comem poucos legumes e não brincam o suficiente

A Universidade de Évora, em colaboração com a Nova Medical School, em Lisboa, concluiu num estudo sobre saúde e bem-estar infantil no concelho de Évora que as crianças comem poucos legumes, não brincam o suficiente e passam demasiado tempo a olhar para ecrãs.

Segundo a agência Lusa, o estudo integra o projeto Run Up, que pretende analisar a saúde das crianças no Alentejo e promover-lhes mudanças positivas.

Estremoz celebra Magusto com “Castanhas e Cantigas”

O município de Estremoz organiza, no próximo dia 11 de novembro, pelas 14:30, o Magusto de São Martinho, com “Castanhas e Cantigas” a ter lugar no Rossio Marquês de Pombal.

Em comunicado, a Câmara Municipal refere que a iniciativa tem início pelas 14:30, com cantigas e poemas interpretados pelas crianças do 1.º ciclo e pré-escolar do ensino público e privado.

Páginas