Está aqui

Música

“Vozes de Mestres” regressa ao Alentejo com artistas da cultura popular

O “Vozes de Mestres”, um projeto internacional e itinerante que promove “artistas da cultura popular e músicos contemporâneos, de maneira a proporcionar um intercâmbio de saberes intergeracionais e a agregação de laços culturais entre Portugal e Brasil”, vai regressar ao Alentejo já no dia 30 de julho.

“Alcácer do Jazz” é o novo festival de Alcácer do Sal e Comporta

Alcácer do Sal e Comporta vão receber, entre 6 e 15 de agosto, um novo festival, o “Alcácer do Jazz”, produzido pela Associação Sons da Lusofonia (ASL), com direção artística de Carlos Martins e promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal ao abrigo do programa Portugal 2020.

A programação do evento conta com espetáculos de Mário Laginha, Carlos Martins, Marta Hugon, Beatriz Nunes, Maria João, Salvador Sobral e o trio Barradas-Toscano-Pereira.

Festival Sons com História e outras iniciativas animam o verão em Castelo de Vide

O regresso do festival “Sons com História”, em Castelo de Vide, promete 4 noites de música erudita nesta sua segunda edição.

Esta é mesmo uma das ideias fundamentais do festival: dessacralizar a música erudita e torná-la acessível a um maior número de pessoas. Assim, a 21, 27, 28 e 29 de agosto, Castelo de Vide vai poder ouvir peças musicais que variam entre composições religiosas do século XVI até grandes árias da ópera.

Fadista Duarte com espetáculos em Marvão e Beja

O fadista Duarte, que no último mês de março editou o álbum “No Lugar Dela”, tem previstos dois espetáculos no Alentejo até 6 de agosto, anunciou a agência Lusa.

No próximo dia 24, estará nos Jardins do Castelo, em Marvão, no distrito de Portalegre, para o Festival Internacional de Música de Marvão, e no dia 6 de agosto atuará na Praça de Touros de Beja.

Nestes espetáculos o fadista natural de Évora é acompanhado pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, João Filipe, na viola, e Carlos Menezes, no baixo.

Festival Internacional de Música regressa a Marvão com 26 concertos

O Festival Internacional de Música de Marvão, que foi adiado em 2020 devido à pandemia de covid-19, regressa este ano, a 1 de agosto, com 26 concertos e mais de 100 músicos, refere a agência Lusa.

Organizado pela associação Marvão Music, reconhecida este ano com o Estatuto de Utilidade Pública, o festival, que vai para a sétima edição, realiza-se em Marvão, com direção artística da soprano Juliane Banse e do violinista e maestro Christoph Poppen.

Monda, Luís Trigacheiro e Ensemble Ibérico animam a noite em Gavião

Esta noite, pelas 22h, no Jardim do Cruzeiro, em Gavião, “Os Monda” convidam  Luís Trigacheiro e Ensemble Ibérico para um espetáculo musical.

Este concerto está incluído na programação da “Feira dos Saberes e dos Sabores” - uma pequena mostra de atividades económicas e com a possibilidade de provar pratos tradicionais - e os “Monda” - Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas - prometem animar a noite sempre com a marca alentejana das suas músicas e com a participação dos convidados Luís Trigacheiro e Ensemble Ibérico.

Évora: Igreja de S. Francisco recebe, hoje, concerto de música clássica

Esta tarde, pelas 18h, a Igreja de S. Francisco de Évora, recebe o concerto "Requiem para o Convento de Santa Clara", interpretado pelo Ensemble de Música Barroca Metáfora das Flores, com direção musical de Magna Ferreira.

Virgem Suta: tocar no Alentejo é “tocar em casa”

Os Virgem Suta, dupla alentejana composta por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo, está de regresso aos palcos numa digressão de concertos gratuitos um pouco por todo o país. A viver em Beja, claro que os artistas não deixaram o Alentejo de fora desta tour nacional.

Os próximos concertos passam por Moura, no dia 20 de julho; por Vidigueira, no dia 30 de julho; Alvito, no dia 12 de agosto; Mértola no dia 19 de agosto; e Almodôvar no dia 27 de agosto. A 7 de dezembro, é a vez de Cuba receber esta dupla.

Musibéria transforma antiga fábrica em centro de artes em Serpa

A antiga fábrica de moagem, junto ao Castelo de Serpa, deu lugar a um centro de expressão artística vocacionado, sobretudo, para a música e dança: o Musibéria.

Segundo a Câmara Municipal de Serpa, ao longo de 4500 metros quadrados, onde se encontrava a antiga fábrica, agora distribuem-se salas reservadas para o ensino da música e da dança, um espaço museológico, vários auditórios e um estúdio, num investimento apoiado por fundos da União Europeia.

Amanhã pode ouvir Stravinsky no Mosteiro de São Bento em Évora

Amanhã, 11 de julho, pelas 18h, vai poder ouvir Stravinsky no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora.

É o Rota de Cister - Cistermúsica 2021 e o concerto de amanhã - “História do Soldado”, de Stravinsky. - surge pela mão do Ensemble Darcos, dirigido por Nuno Côrte - Real e com narração do ator Paulo Pires.

O Ensemble Darcos é um dos mais prestigiados grupos de câmara portugueses da atualidade e foi  criado em 2002, pelo compositor e maestro Nuno Côrte-Real.

Páginas