Está aqui

Fotografia

De Moura para o mundo, numa exposição de Santiago Macias em Évora

Santiago Augusto Ferreira Macias nasceu em Moura em 1963, licenciou-se em História de Arte em 1985, Mestre em História Medieval em 1995 e doutorou-se em História em 1995. Foi assessor na Câmara Municipal de Mértola, investigador do Campo Arqueológico de Mértola e Professor de Arqueologia Medieval na Universidade do Algarve. Dirigiu escavações em Mértola e Moura, foi comissário científico das exposições “Portugal Islâmico” em 1998 e “Marrocos-Portugal” em 1999.

International Drawing Festival of Alentejo com 25 artistas de 5 países

Elvas reúne este ano 25 artistas oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Japão e Índia para mais edição do Traço, o Festival de Desenho do Alentejo e que se estende daquela cidada raiana para Campo Maior e Alandroal.

O Traço 2018 acontece entre 4 e 7 de outubro e é promovido pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura ‘AIAR’, sediada em Elvas. O evento vai decorrer em Elvas, passando também por Ouguela, no concelho de Campo Maior, culminando no dia seguinte em Alandroal, no distrito de Évora, tendo como pano de fundo o património monumental da região.

Alqueva: EDIA lança novos ortofotomapas gratuitos

A EDIA disponibiliza a partir de hoje ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado.

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm atualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site desta Empresa, desde 2015 e é uma ferramenta útil na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Odemira recebe uma Macro Exposição

Da autoria de José Pacheco, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, vai exibir a exposição de fotografia “Mundo Macro II”, de 3 e 29 de agosto.

Esta é a segunda parte da exposição que passou pelo mesmo local em 2017, o “Mundo Macro” e que volta para dar novamente uma nova visão do mundo surpreendente e bizarro da vida em miniatura que vive em nosso redor através da fotografia macro.

José Pacheco - natural de Lisboa e residente em Odemira há cerca de 30 anos - é um fotógrafo de natureza que ficou deslumbrado com a biodiversidade existente em Odemira.

Alentejo Central concentra cultura e criatividade numa plataforma eletrónica

Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central, uma plataforma eletrónica onde estarão concentradas as actividades e agentes culturais e criativos do Alentejo Central e que é uma iniciativa que envolve 14 municípios, agregados na CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, é um projeto de mapeamento, promoção e divulgação cultural e vai ser apresentado publicamente no próximo dia 21 de junho, em Évora

3 mil romeiros a cavalo iniciam esta semana romaria a Viana do Alentejo

Estações e Apeadeiros Alentejanos dão prémio

Se é um apaixonado da fotografia, as Estações de Caminho de Ferro e Apeadeiros Alentejanos podem dar prémio, o Prémio Casa do Alentejo 2018.

O Prémio Casa do Alentejo 2018 é um concurso de Fotografia promovido pela Casa do Alentejo que festeja o seu 95.º aniversário a 10 de junho.

Esta é já uma das iniciativas de maior impacto da Casa e o tema deste ano visa as centenas de Estações de Caminho de Ferro e Apeadeiros Alentejanos.

 

“Em 1856, foi inaugurado o primeiro troço do caminho de ferro português, de Lisboa ao Carregado.

Há um alentejano nos melhores do mundo na Fotografia

Que o Alentejo é cenário pródigo a grandes fotografias sabe-se, mas agora o Alentejo tem também um dos melhores fotógrafos do mundo, o eborense Edgar Martins e que foi eleito pelo “Sony World Photography Awards” como o melhor fotógrafo do mundo na categoria “Natureza-Morta”.

É o primeiro português a vencer esta competição e foi o único fotógrafo nomeado para três categorias no evento organizado pela World Photography Organisation.

Céu de Mértola reconhecido pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo

A Fundación Starlight, criadora do sistema de credencia as zonas que possuem excelente qualidade de céu e que representam um exemplo de proteção e conservação, acaba de certificar o céu de Mértola como extensão da Reserva Darksky Alqueva, o que a integra no grupo das regiões com o mais belo céu observável para o chamado Turismo das Estrelas e o Astroturismo.

Esta certificação é reconhecida pela Organização Mundial de Turismo e pela UNESCO e integra uma estratégia local para o desenvolvimento turísticos, financiada pelo Alentejo 2020.

Imagem de capa de Miguel Claro.

João Cutileiro expõe retratos fotográficos em Mértola

A Casa das Artes Mário Elias em Mértola tem patente uma exposição de fotografia do escultor João Cutileiro, que reúne 36 retratos feitos ao longo das últimas décadas e que refletem não só o percurso de vida do artista mas também dos retratados, como são os casos de Sophia de Mello Breyner, Vieira da Silva, Cesariny ou Doris Lessing.

A exposição que o autor intitulou de "Fotografias de gente", medeia os anos de 1952 e 2017 e situa o artista em Cabul, Londres, Lagos, Lisboa e Évora, onde agora vive.

Páginas