Está aqui

Fotografia

Beja reúne fotografias de artistas para celebrar o fado e o cante alentejano

O município de Beja, com o objetivo de celebrar o fado e o cante alentejano que foram elevados a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, vai dedicar uma exposição fotográfica intitulada “Beja – Terra Sonora”, que estará em exposição até 15 de janeiro de 2021, no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Colaborador de David Attenborough em Évora para ensinar a fazer documentários

No próximo ano, de 29 de março a 2 de abril, o Dr. George Chan, colaborador de Sir David Attenborough na série da BBC Planet Earth, irá ministrar um curso para ensinar a realizar pequenos documentários de baixo custo.

Esta 3ª edição do curso “Low cost film making” decorrerá na Casa Morgado Esporão, em Évora, e terá uma duração de 5 dias.

Neste curso, organizado pela “Science Retreats” em consórcio com o Dr. George Chan, irá explicar todas as etapas da criação de um pequeno documentário e que combinará a teoria, com experiência e técnicas de filmagem.

“Eu estou no Museu?” representa retratos de professores e alunos de Évora

A exposição “Eu estou no Museu?”, composta por uma sucessão de retratos, em suporte digital, de professores, educadores, crianças e jovens de instituições de ensino de Évora, está patente no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

Segundo a Renascença, esta mostra é o resultado de um desafio lançado aos estabelecimentos de ensino pelo Serviço Educativo da FEA, para que recebessem, nas suas instalações, um conjunto de sessões que incidem sobre as exposições “Ilhéus”, de Moira Forjaz e “Strata”, de Deanna Sirlin, ambas patentes no CAC.

Odemira: tire uma foto e mostre o bem que se está à beira-mar

É com base neste princípio, de que à beira-mar, em Odemira, se está muito bem, que o Município de Odemira, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2020, promove o concurso fotográfico no Instagram alusivo à temática “Bem-estar é lugar à beira mar”.

A decorrer entre hoje e 15 de setembro, está lançado o desafio para o registo e partilha de fotografias que representem momentos de bem-estar, ou atividades que o promovam, à beira-mar, sempre no concelho de Odemira.

Novo Samsung Galaxy S20 Ultra 5G está a fotografar o Alentejo

Arrancou este mês de julho a nova campanha da Samsung #PortugalPorDentro que convida vários criadores de conteúdos nacionais a mostrar através da fotografia a mítica Estrada Nacional 2, que vai de Chaves a Faro.

A campanha, que teve início em Chaves ao km 0, tem como objetivo mostrar e promover o interior de Portugal através da captura de imagens com o novo Samsung Galaxy S20 Ultra 5G, o novo produto da marca. Durante uma semana, vários convidados são responsáveis por dar a conhecer cada região por onde passam.

Alvito dá livre acesso a arquivo com mais de 500 anos

O Município de Alvito acaba de colocar à disposição os mais de 500 anos de história daquela comunidade através do Arquivo Histórico de Alvito.

Still Heaven em Vidigueira

O Museu Municipal de Vidigueira vai acolher a Exposição de Fotografia “Still(H)e(a)ven”, de Sérgio Braz d’Almeida, entre 6 de março (inauguração às 17 horas) e 5 de abril.

Mulheres pescadoras destacadas em Alcácer do Sal

A sala de exposições da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal vai ter patente a exposição de pintura “Mulheres pescadoras de Portugal – passado e presente”.

Da autoria de Stella Maris Vallejo, com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e o patrocínio dos Seguros Mútua, a mostra de pintura vai ser inaugurada dia 7 de março (sábado), pelas 16h, e poderá ser visitada até 11 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h.

Fotografia de Lua Cheia do Alentejo vence prémio anual britânico

O fótografo português Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Dark Sky Alqueva e cujas fotos têm vencido prémios e distinções, acaba de vencer o prémio britânico de fotografia de astronomia “People’s Choice Award 2019 do Insight Investment Astronomy Photographer of the Year", promovido pelo Real Observatório de Greenwich.

Alqueva: Extinção, guerras e alterações climáticas numa exposição única no Museu da Luz

As alterações climáticas, o crescimento demográfico, as espécies em extinção e as guerras, são os desafios globais que, segundo os especialistas,  enfrentaremos pela primeira vez na história e que poderão colocar em risco a sobrevivência do homem.

A EDIA e o Museu da Luz, em colaboração com a Bienal Fotografia do Porto, apresentam a exposição SURVIVING HUMANITY, que explora o futuro da humanidade e indaga o que a ciência está a fazer para enfrentarmos os desafios que aí vêm.

Páginas