Está aqui

Fotografia

Dark Sky Alqueva acaba de vencer prémio na China

O Dark Sky® Alqueva recebeu hoje, dia 16 de Maio, o prémio Bronze CTW Chinese Tourist Welcome Award na categoria Inovação.

Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo, e o Embaixador de Portugal na China, José Augusto Duarte, estiveram presentes na cerimónia e receberam o prémio em nome do Dark Sky® Alqueva.

Delta Cafés trouxe obras de Mandela para Évora Monte

Com o apoio da Junta de Freguesia de Évora Monte, a fundação House of Mandela Art, por intermédio de Mitch Webber, sul-africano e proprietário do The Place at Evoramonte, promove a exposição de obras de Nelson Mandela - Exposição House of Mandela Art – apresentada pela Delta Cafés - em Évora Monte, de 2 de Abril a 31 de Maio de 2019.

Como o céu de Alqueva valeu reconhecimento mundial a um militar da GNR

Chama-se Sérgio Conceição, tem 35 anos e é um militar da GNR que adora fazer fotografia espacial. E duas fotografias do céu de Alqueva valeram-lhe o reconhecimento mundial enquanto fotógrafo espacial, com a sua publicação no célebre site especializado em astronomia space.com.

A primeira imagem de Sérgio Conceição que foi publicada naquele portal em janeiro, foi captada na aldeia de Campinho, no Alentejo e corresponde às várias fases por que a Lua passou durante toda a noite. Foi tirada durante o último eclipse lunar, no dia 21 de janeiro", diz Sérgio, ao JN.

A imagem da mulher nos últimos 150 anos numa exposição memorável em Évora

O conjunto de fotografias expostas (provas fotográficas originais e reproduções digitais de negativos a preto e branco e de provas fotográficas originais) é o resultado da pesquisa de sinais de narrativas e imagens iconográficas do tema nas diferentes colecções do Arquivo Municipal de Évora que, de uma forma, selectiva e subjectiva, remete para a percepção e representação da imagem da mulher nestes últimos 150 anos e integram as comemorações do Dia Internacional da Mulher naquela cidade alentejana, que vão ficar expostas até 30 de março.

Évora lança Arquivo Fotográfico Municipal no Flickr

O Município de Évora abriu uma conta e está a publicar no Flickr.com, o seu arquivo fotográfico. Para já estão disponíveis 154 imagens da Coleção David Freitas, distribuídas em áreas temáticas como comércio e indústria (lojas, mercados, fábricas), equipamentos e serviços (escolas, bancos, instituições públicas e particulares), evolução urbana (aspectos da cidade, obras de reabilitação, edifícios demolidos, construção) e sociabilidade.

Estrelas, galáxias e nebulosa em maratona do Observatório do Lago Alqueva

O Observatório do Lago Alqueva (OLA), juntamente com a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA) organiza um encontro de Astrónomos Amadores a 6 de Abril.
Nesta noite, com a participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), realiza-se a segunda Maratona de Messier do OLA onde se pretende observar ao telescópio o maior número possível de galáxias, nebulosa e enxames abertos e fechados de um total de 110 objectos catalogados pelo astrónomo francês do século XVIII, Charles Messier.

Três mil euros em prémios em concurso de fotografia da Universidade de Évora

As Alterações Climáticas são o tema que propõe a Universidade de Évora para o concurso de fotografia, cujas inscrições decorrem até 31 de janeiro de 2019. PHENOMENA remete para o olhar sobre os fenómenos ambientais extremos que nos interpelam cada vez mais.

De Moura para o mundo, numa exposição de Santiago Macias em Évora

Santiago Augusto Ferreira Macias nasceu em Moura em 1963, licenciou-se em História de Arte em 1985, Mestre em História Medieval em 1995 e doutorou-se em História em 1995. Foi assessor na Câmara Municipal de Mértola, investigador do Campo Arqueológico de Mértola e Professor de Arqueologia Medieval na Universidade do Algarve. Dirigiu escavações em Mértola e Moura, foi comissário científico das exposições “Portugal Islâmico” em 1998 e “Marrocos-Portugal” em 1999.

International Drawing Festival of Alentejo com 25 artistas de 5 países

Elvas reúne este ano 25 artistas oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Japão e Índia para mais edição do Traço, o Festival de Desenho do Alentejo e que se estende daquela cidada raiana para Campo Maior e Alandroal.

O Traço 2018 acontece entre 4 e 7 de outubro e é promovido pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura ‘AIAR’, sediada em Elvas. O evento vai decorrer em Elvas, passando também por Ouguela, no concelho de Campo Maior, culminando no dia seguinte em Alandroal, no distrito de Évora, tendo como pano de fundo o património monumental da região.

Alqueva: EDIA lança novos ortofotomapas gratuitos

A EDIA disponibiliza a partir de hoje ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado.

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm atualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site desta Empresa, desde 2015 e é uma ferramenta útil na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Páginas