Está aqui

Feiras

Tapete de Arraiolos como Património Imaterial entra em consulta pública

O processo de inscrição da confeção do tradicional Tapete de Arraiolos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está desde a passada terça-feira, dia 8 de junho, em consulta pública, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR). 

De acordo com a agência Lusa, que cita a comunicação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o processo de consulta pública que agora se iniciar vai decorrer durante 30 dias e a decisão será tomada no prazo de 120 dias após a conclusão do período da consulta pública.

Festa do Tapete volta às ruas de Arraiolos

O município auscultou e as Casas de Tapetes de Arraiolos, bem como outras empresas e entidades do concelho concordaram: a festa do tapete de Arraiolos volta às ruas daquela vila alentejana entre 8 a 13 de junho.

Alentejo participa em conferência internacional sobre saúde dos mais velhos

O Clube de Saúde Sénior, um projeto do Município de Viana do Alentejo, vai estar em destaque na Conferência EGREPA – Grupo Europeu de Pesquisa em Idosos e Atividade Física marcada para os próximos dias 19, 20 e 21 de maio, na Polónia.

O estudo denominado “Programa de exercícios domiciliares e intervenção de alfabetização em saúde durante a pandemia de COVID-19: estudo piloto do Up Again Senior”, foi aceite pelos responsáveis da conferência, não estando definido ainda o seu formato que dependerá da evolução da situação pandémica.

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura Ovibeja 2021

Apesar de decorrer em exclusivo num o formato digital, a Ovibeja deste ano, a mostra que tem “todo o Alentejo deste mundo”, será inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Assim, o Presidente estará em Beja, na próxima quinta, dia 22 de abril em Beja, onde às 10h, no auditório da ACOS no Parque de Feiras e Exposições “Manuel Castro e Brito”, procederá à inauguração do certame, junto com o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e o presidente da ACOS – Agricultores do Sul, Rui Garrido.

Feira do Campo Alentejano de Aljustrel adiada para setembro

A 20.ª edição da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, que costuma decorrer em junho, foi adiada para setembro, desde que se encontrem reunidas condições de “segurança” face à pandemia de covid-19.

Segundo a agência Lusa, a Câmara de Aljustrel explicou que “decidiu reprogramar o certame”, previsivelmente para o primeiro fim de semana de setembro, entre os dias 3 e 5.

Nessa data, o município espera que “se encontrem reunidas as condições” para que a feira “possa ser celebrada condignamente e em segurança”.

37.ª Ovibeja preparada para “mostrar todo o Alentejo deste mundo”

Os preparativos para a 37.ª Ovibeja, a decorrer no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, nos dias 22 e 23 de abril, já começaram, e a organização diz estar tudo pronto para “mostrar todo o Alentejo deste mundo” em formato digital.

Viana do Alentejo celebra a Páscoa com "Sabores do Borrego"

Chega a Páscoa e já se sabe que o borrego é o protagonista principal da gastronomia alentejana. Borreguinhos de azeite, cabeça de borrego assada, ensopado à antiga, caldeirada de borrego ou borrego na púcara, são alguns dos pratos desta rica tradição gastronómica alentejana e que Viana do Alentejo homenageia durante o período da Páscoa, entre 1 e 5 de abril, com o Ciclo Gastronómico “Sabores do Borrego”, que terá lugar nos restaurantes aderentes do concelho.

Bienal Internacional de Marionetas de Évora apenas com companhias nacionais

A Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) vai realizar-se este ano apenas com a participação de companhias nacionais, devido à pandemia de covid-19, revelou o diretor do Centro Dramático de Évora (Cendrev).

Em declarações à agência Lusa, José Russo afirmou que “estamos a ser confrontados com um conjunto de respostas de companhias a dizer que vai ser impossível assegurar as viagens para Portugal, nomeadamente do Brasil e do Reino Unido, mas não só”.

Reguengos de Monsaraz organiza fórum mundial da água em junho

O maior evento sobre a temática da água e da sustentabilidade decorrerá de 3 a 6 de junho, em Reguengos de Monsaraz. Tendo como ponto de partida a água enquanto fonte da vida, o WATER World Forum For Life decorrerá no maior lago artificial da Europa – o Alqueva – em Reguengos de Monsaraz, onde durante 3 dias se debaterá, num formato híbrido, alguns dos temas mais prementes da sustentabilidade ambiental e alertar para uma das maiores ameaças do século XXI.

Este ano não há "Sabores do Borrego" em Castro Verde

O País vai desconfinando mas muitos eventos continuam a ser cancelados devido à pandemia. É o caso do Festival "Sabores do Borrego", bem como do Festival “Primavera no Campo Branco”, que por esta altura animam Castro Verde.

Páginas