Está aqui

Feiras

Feira da Caça regressa a Mértola entre 22 e 24 de outubro

A Câmara Municipal de Mértola vai realizar, de 22 a 24 de outubro, no Pavilhão Multiusos Expo Mértola, a XII Feira da Caça.

Em comunicado, a autarquia revela que, “tal como em 2020, e apesar de todas as condicionantes, a feira continuará a celebrar e promover o património cinegético do concelho, assim como as suas potencialidades turísticas e económicas”.

De acordo com a mesma fonte, “este ano retornam os habituais espetáculos e a secção de gastronomia, ainda que condicionados às regras atuais em vigor e às recomendações da DGS”.

Évora recebe primeira festa de cerveja artesanal em outubro

A cidade de Évora vai receber, na Praça 1.º de Maio, entre os dias 2 e 6 de outubro, a “Eborabeerfest & Handycraft 2021”, uma festa de cerveja artesanal e artesanato, produtos e produtores do Alentejo.

O evento, promovido pela Cooperativa Lenda das Cegonhas CRL, inclui ainda uma conferência, provas de produtos e concertos com artistas locais. Esta é a primeira edição da iniciativa, e já foi confirmada a presença da cerveja artesanal “Rafeira”.

Vendas Novas celebra 59 anos como concelho

A 7 de setembro, a cidade de Vendas Novas celebrará os seus 59 anos como concelho, mas as celebrações começaram no dia 3.

Devido ao contexto pandémico que ainda se vive, ainda não será em 2021 que se celebrarão as Festas do Concelho como eram habitual, mas a autarquia preparou um programa para assinalar a efeméride.

Feira de Setembro regressa a Moura para promover concelho

A Feira de Setembro vai regressar a Moura, entre os dias 10 e 12 de setembro, no Parque Municipal de Feiras e Exposições, avança a Rádio Pax.

A iniciativa terá como tema “Moura Rural – Terra Mãe do Azeite do Alentejo” e será organizada pela Câmara Municipal de Moura, em colaboração com outras entidades. Os principais objetivos do evento passam pela promoção e divulgação do artesanato e atividades tradicionais; a promoção de produtos regionais de qualidade e a valorização do património cultural e natural do concelho.

Crato é palco de recriação histórica medieval de torneio de armas a cavalo

A zona exterior do Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato, vai receber a recriação histórica do “Torneio de Armas a Cavalo – Flor da Rosa Medieval”, de 13 a 15 de agosto.

Segundo a Rádio Portalegre, a iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Crato e está integrada no Programa “Cultura em Rede”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), e cofinanciado por fundos europeus.

Alandroal espera lançar primeira edição de “Beer in the Sky” em 2022

Após duas tentativas, a Câmara Municipal de Alandroal espera poder realizar a primeira edição do festival “A Beer in the Sky” em 2022, avança o jornal Linhas de Elvas.

João Maria Grilo, presidente da autarquia, afirmou que “este tem sido um dos nossos segredos mais bem guardados”, explicando que que a iniciativa “conjuga o mundo da cerveja artesanal com a Reserva Dark Sky Alqueva, os produtos e a cultura locais, no cenário único do Guadiana e dos Castelos do Alandroal”.

Odemira vai escolher o melhor nacional da Raça Limousine

A Raça Bovina Limousine está de regresso a S. Teotónio para a realização do 32º Concurso Nacional, agendado para os dias 23, 24 e 25 de julho, no Parque de Feiras e Exposições, com o apoio do Município de Odemira.

O concurso terá início na sexta-feira, dia 23 de julho, pelas 16h00. O ponto alto acontecerá no domingo, 25 de julho, a partir das 14h00, para a atribuição dos Prémios Finais de Campeões e Vice-Campeões Nacionais Limousine e Prémio de Melhor Criador.

Moura com semana dedicada ao Gaming no Castelo

A Câmara Municipal de Moura e a MagicShot vão promover a Moura Gaming Week, de 26 a 30 de julho, entre as 18:00 e as 23:00, no Castelo de Moura.

O evento será constituído por 2 momentos distintos: o momento “Free”, em que os jovens podem experienciar livremente diversos jogos, e o “Torneio FIFA21”. O torneio será disputado no jogo FIFA 21.

Podem participar jovens entre os 10 e os 20 anos, tendo prioridade nas inscrições os participantes residentes do concelho de Moura e com idades entre os 10 e os 17 anos.

Hino aos pratos alentejanos com arroz começa hoje em Alcácer

Arroz de lingueirão, arroz com amêijoas, arroz de lavagante ou arroz doce de caramelo salgado são alguns dos pratos que vão poder ser degustados já a partir de hoje e até 27 de junho em vários restaurantes do concelho de Alcácer do Sal, no âmbito da iniciativa “Rota do Arroz”.

Promovida pela Câmara Municipal, a primeira edição do evento conta com a participação de 37 restaurantes. 

Tapete de Arraiolos como Património Imaterial entra em consulta pública

O processo de inscrição da confeção do tradicional Tapete de Arraiolos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está desde a passada terça-feira, dia 8 de junho, em consulta pública, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR). 

De acordo com a agência Lusa, que cita a comunicação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o processo de consulta pública que agora se iniciar vai decorrer durante 30 dias e a decisão será tomada no prazo de 120 dias após a conclusão do período da consulta pública.

Páginas