Está aqui

Feiras

Feira D'Aires nomeada para os prémios "Mais Alentejo"

A Feira D’Aires de Viana do Alentejo, que este ano celebrou 268 anos, está nomeada para a categoria “Mais Tradição” dos Prémios Mais Alentejo 2019.

Os Prémios Mais Alentejo visam premiar um conjunto de personalidades, instituições, projetos, iniciativa e ideias, nomeadamente nos setores das artes, cultura, comunicação, desporto, música, lazer, turismo, tradições, inovação, empresas e sociedade em geral.

Peixe do Rio e pão num festival gastronómico dedicado ao povo do Guadiana

O rio Guadiana, que percorre o Alentejo, nasce nas lagoas de Ruidera, em Espanha e percorre 810 quilometros até à sua foz no Oceano Atlântico. Os povos instalados no que é hoje o Alentejo fizeram da pesca no Guadiana e no Ardila, com redes de tresmalho e a tarrafa, uma atividade exclusivamente artesanal, essencialmente como meio de subsistência. A força motriz dos rios foi também aproveitada para a moagem dos cereais, em moinhos instalados nos cursos de água, onde se produzia o pão também para subsistência.

Vila Viçosa dedica semana gastronómica ao javali

Bifes de javali à renascença, paté de javali, terrina de javali com frutos do bosque, real favada de javali, são só algumas das iguarias que os restaurantes de Vila Viçosa vão oferecer entre 7 e 13 de outubro, na Semana do Javali, integrado no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”.

"Elevar mais alto a oferta gastronómica, aliciar e trazer aos estabelecimentos de restauração os muitos turistas e visitantes que procuram o concelho" é o objetivo que a Câmara Municipal de Vila Viçosa com o Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”.

“Al Mossassa”: o Festival islâmico de Marvão

A 14ª edição do festival islâmico “Al Mossassa” está prestes a encher as ruas da pitoresca vila alentejana de Marvão com recriações históricas, figurantes, um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo e até um acampamento militar com exposição de armas, jogos para crianças, cavaleiros em duelos de armas, música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes.

Reguengos de Monsaraz celebra sabores do Lago com semana gastronómica

Na Semana Gastronómica Sabores do Lago cada restaurante em Reguengos de Monsaraz vai propor aos clientes um prato confecionado com os peixes que podem ser pescados no Grande Lago Alqueva. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes Herdade do Esporão (Lúcioperca, alho e coentros), A Moira (Lúcioperca com migas de poejo), O Gato (Sopa de peixe do rio) e Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz (Lúcioperca frito).

.

A VII edição da Feira Medieval de Portel está prestes a ter início e o Parque da Matriz será novamente o palco escolhido para acolher tal recriação histórica. Um evento muito acarinhado pelos portelenses e que da a conhecer a todos aqueles que a visitam um pouco mais sobre a história de Portel. Entre 27 e 29 de Setembro terá lugar a VII Feira Medieval de Portel, com todos os saberes e sabores que tem para lhe oferecer.

Despedida de Verão com o Festival do Polvo na Zambujeira do Mar

Polvo em cataplana, polvo à bolhão-pato, arroz de polvo, à lagareiro, salada de polvo, na frigideira com alho, frito, grelhado, salteado, de feijoada, polvo frito, de caldeirada, pataniscas de polvo, polvo panado ou ainda polvo à pescado. Há uma quantidade enorme de iguarias e petiscos feitos tendo o Polvo com base. E se já se despediu do Verão, sugerimos que pondere fazer uma nova despedida, num dos mais mágicos locais no Alentejo, onde a praia e a mesa andam de mãos dados: Zambujeira do Mar, em Odemira.

O cão alentejano em vias de extinção que Viana do Alentejo quer salvar

É uma raça alentejana de caça muito antiga, trabalhadora e leal. Originalmente criados como cães guardiões de gado, muitos encontraram seu caminho para as casas das pessoas como companheiros. Estamos a falar do Cão da Serra de Aires, cães inteligentes, animados e amigáveis ​​que gostam de se divertir e de divertir os donos.

Há 509 anos D. Manuel I atribuía Carta de Foral a Alvalade em Santiago do Cacém

A 20 de Setembro de 1510 era atribuída por D. Manuel I a Carta de Foral a Alvalade. Hoje, a fazer 509 anos, a Vila no Concelho de Santiago do Cacém assinala a data com a iniciativa Alvalade Medieval que, nos dias 13, 14 a 15 de Setembro, recria a vida na época e leva os visitantes numa viagem no tempo.

As ruas da Vila e centro histórico transformam-se para receber el Rey D. Manuel I e o seu séquito. Há mercadores apregoando os mais variados artigos e artesãos que mostra e ensinam a sua arte.

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional inaugura Feira de Setembro em Moura

Maria do Céu Albuquerque, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, inaugura esta quinta-feira, dia 12, a tradicional Feira de Setembro em Moura que este ano tem como temas centrais o artesanato, o turismo e a natureza.

Páginas