Está aqui

Feiras

MORA COM 15 DIAS DEDICADOS À GASTRONOMIA DA CAÇA ALENTEJANA

Patê de Javali, Coelho Frito com Castanhas, Ensopado de Lebre, Codorniz de Escabeche, Canja de Pombo ou Veado à Casa são alguns dos soberbos pratos de caça que vão ser servidos na 22.ª edição da Mostra Gastronómica da Caça em Mora, no Alentejo Central e que decorre entre o próximo dia 25 de novembro e o 10 de dezembro.

A iniciativa conta com um grande jantar de abertura no dia 25 de novembrom na Quinta de Santo António, em Mora e representa uma antevisão da riqueza servida durante 15 dias no 10 restaurante daquele concelho alentejano que aderiram à iniciativa.

FEIRA DO MONTADO EM PORTEL DESTACA ESTE ANO TURISMO SUSTENTÁVEL

A Feira do Montado, que marca o aproximar do final do ano, faz Portel assumir-se por inteiro como "Capital do Montado".
 

FESTIVAL DE DOÇARIA PALACIANA EM ALCÁÇOVAS

Um autêntico festival de doçaria tradicional e palaciana na velha vila de Alcáçovas, em Viana do Alentejo, vai encher as mesas do Bolo Conde de Alcáçovas, do Bolo Real, das Sardinhas Albardadas e dos Amores de Viana. O evento decorre entre 1 e 3 de dezembro e junta vinte cinco doceiras e doceiros de vários pontos do país, para mostrar o que de melhor se faz ao nível da doçaria tradicional e palaciana, num certame que já se afirmou como um dos mais procurados eventos de inverno da região.

.

Um evento muito especial - a Feira do Montado - marca o aproximar do final do  ano; é então o momento de Portel se assumir de corpo inteiro como a "Capital do Montado".

Atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, nasceu em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados.

BORBA PREPARA-SE PARA "ENCHENTE" NA FESTA DA VINHA E DO VINHO

A pacata cidade de Borba, no Alentejo Central, com pouco mais de 7 mil habitantes, já vai sendo "pequena" para a "enchente" de visitantes que anualmente ali se deslocam para o evento do vinho mais conhecido em terras do sul, a Festa da Vinha e do Vinho de Borba, que este ano decorre entre amanhã, 11 e 19 de novembro e que é um dos pontos altos do calendário de festas na região.

COZINHA DOS GANHÕES, TALVEZ O MAIOR CERTAME GASTRONÓMICO DO ALENTEJO

A "Cozinha dos Ganhões", talvez o maior certame gastronómico do Alentejo, celebra as tradições e costumes de Estremoz, a histórica cidade branca alentejana.

Mas o que são os ganhões? O nome dado noutros tempos aos trabalhadores da lavoura nas herdades alentejanas que legou ao presente não só uma cozinha muito particular e saborosa mas também hábitos de confraternização e camaradagem que persistem naquela região até aos dias de hoje.

Por isso a "Cozinha dos Ganhões" é gastronomia e cultura, mas é também a humanidade da partilha e da entreajuda.

BEJA RECEBE EXPOSIÇÃO DE MODELISMO COM MAIS DE 600 PEÇAS

São mais de 600 peças de modelismo as que vão estar expostas em Beja, entre os dias 2 e 3 de dezembro, no BEJAMODELSHOW, uma das mais importantes exposições e concurso nacional de modelismo estático do país e que decorre no Pavilhão Desportivo da Escola Básica Mário Beirão, naquela cidade alentejana.

Neste evento vai ser possível admirar a reprodução à escala de diversa temática, nomeadamente, aeronáutica, naval, militar, figurinos, automóveis, entre outros, assim como o trabalho de jovens modelistas.

ALTO ALENTEJO RECEBE PROVA INTERNACIONAL DE BALÕES DE AR QUENTE

Entre 6 e 12 de novembro Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor recebem o Festival Internacional de Balões de Ar Quente, que conta na sua 21.ª edição com 34 equipas de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Luxemburgo.

GRÂNDOLA COM FESTIM DA CASTANHA E DO CHOCOLATE

Grândola faz coincidir o São Martinho, uma celebração ao outono, ao vinho novo e à castanha, com a sua Feira do Chocolate, no Parque de Feiras e Exposições, que enche aquela terra alentejana de estátuas e gigantones de chocolate a partir de dia 9 de novembro e até dia 12.

ALVITO LANÇA CONCURSO DE RECEITAS INOVADORAS COM FRUTOS DE OUTONO

Amêndoas, nozes, figos, marmelos, romãs, pinhões, avelãs, castanhas, batata-doce, dióspiros, abóboras ou mogango são os Frutos de Outono que inspiram o IV concurso lançado pela autarquia de Alvito e que procura não só evocar sabores tradicionais através da utilização dos produtos locais e da estação mas também inovar a gastronomia tradicional feita de produtos locais e da estação "introduzindo-lhes a contemporaneidade que lhes acrescenta valor, tornando-os mais atrativos".

Páginas