Está aqui

Artigos publicados

Não há gente para trabalhar?

Há poucos dias, vi esta informação colada no vidro de um estabelecimento comercial e fiquei um pouco apreensivo… Sabemos que a situação é transversal ao país, mas a nossa região também já “se vê a braços” com o problema.

Que ilações podemos tirar de um fracasso?

Em muitas circunstâncias da vida, somos confrontados com situações em que, apesar do nosso empenho, dedicação, sentimento ou mesmo sacrifício, não conseguimos alcançar o que tínhamos em mente, quando iniciámos uma determinada jornada.

Porém, para os que nos rodeiam, a perspectiva pode ser diferente. Aos olhos dos outros, o nosso fracasso pode derivar do facto de não termos sido suficientemente competentes na forma como encaramos esses desafios, sejam eles pessoais ou profissionais.

No rescaldo das eleições de domingo

Não sendo eu um analista político credenciado, como os muitos que pululam nos diversos canais televisivos, também me sinto no direito de emitir a minha opinião sobre as últimas eleições autárquicas. Por muito que me custe aceitar esse facto, tenho que dar a mão à palmatória e reconhecer que o Dr. António Costa é um político brilhante.

Parraça, a "máquina" fura-redes

No domingo fui à bola, no campo João de Figueiredo, em Vila Viçosa. A tarde estava cinzenta e o frio do Outono fazia-se sentir. O Calipolense jogava contra a equipa do Aguiar, com quem disputa os lugares cimeiros da tabela da Liga AFE.

As peripécias de um candidato autárquico

Apesar de não ser um novato nestas andanças, talvez seja a primeira vez em que assumo um papel de maior destaque, na corrida às autárquicas.

A experiência demonstrou-me, ao longo de diversas campanhas, que a exposição pública e o escrutínio sobre os nossos comportamentos e ações são elevadas e cada movimento é visto com toda a atenção, sobretudo num meio pequeno, como aquele em que resido. Basta um pequeno deslize para originar um boato.

Quando se festejavam os “Santos Populares”, na Princesa do Alentejo!

Ontem fiz uma viagem ao passado, recordando a Vila Viçosa de outros tempos, quando eu ainda era uma criança!

Não sendo saudosista por natureza, regressei a memórias de há 35 anos, quando se comemoravam os Santos Populares nas Ruas de Santo António e dos Combatentes da Grande Guerra, em pleno coração do burgo calipolense.

Vila Viçosa  - “A Bela Adormecida”?

Depois de um período extremamente conturbado, a tendência vai claramente no sentido de aliviar as restrições impostas nos últimos e longos meses, por causa da pandemia. O processo de vacinação decorre a bom ritmo e o aproximar do verão traz consigo um novo sinal de esperança.

Vila Viçosa – Razões para uma candidatura, rumo à mudança

Vila Viçosa precisa de um novo caminho. A constatação deste facto, talvez partilhada por uma larga maioria, tem como consequência o dever moral de participação cívica dos Calipolenses na construção de uma alternativa válida.

As últimas décadas, no que aos sucessivos executivos camarários diz respeito, tiveram como herança uma estagnação visível em diversas áreas, cujo principal resultado foi a deterioração da qualidade de vida no concelho, aliada a uma total ausência de perspectivas e projetos de futuro.

Estrada de Bencatel: beco sem saída ou esperança ao virar da esquina?

Subitamente, quase sem aviso prévio, em meados de janeiro, procedeu-se ao corte da estrada nacional nº 254, que faz a ligação entre Bencatel e Vila Viçosa. 

Há muito que circulavam rumores de que tal pudesse acontecer, tendo em conta o que tinha ocorrido há mais de dois anos, aquando da fatídica derrocada da estrada de Borba, naquele trágico dia 19 de novembro de 2018, que infelizmente nunca esqueceremos…

Presidenciais: Alentejo no olho do furacão!

Muita tinta tem corrido sobre o resultado eleitoral das Presidenciais verificado no Alentejo. De repente, o País "sábio, racional e letrado" olhou para a região com uma enorme desconfiança, surpreendido com a mudança radical do sentido de voto, habitualmente concentrado à esquerda.

Páginas