Está aqui

Opinião

Injustiças que se arrastam? O melhor a fazer é resolvê-las

Recentemente foi celebrado um princípio de entendimento sobre a utilização das águas de Alqueva por parte dos agricultores espanhóis. Em termos práticos, pretende-se que os agricultores espanhóis paguem pela água captada no Alqueva, nas mesmas condições e preços aplicados aos utilizadores portugueses.

Músicas e sons

Há sonoridades que se alojam na nossa mente e na nossa memória. Essas mesmas sonoridades têm a capacidade única de nos influenciar o estado de espírito, de nos motivar ou de nos deprimir.

Desde os primórdios da Humanidade e da invenção daquilo a que os críticos e analistas sociais determinam como cultura, a música tem feito parte e tem sido intrínseca ao ser humano.

A música chega a todos. Uns são afortunados e tiveram o dom de nascer, crescer ou aprimorar o seu talento vocal e de artista musical.

Fénix

Tantas vezes renascemos das nossas próprias cinzas. Levados até elas na forma figurada, tantas vezes nos voltamos a reerguer com o esplendor que nos é inerente.

Como as fénix, que renascem das suas próprias cinzas e ilustram o nosso texto de hoje, também nós acabamos em cinzas e em pó. A inevitabilidade desse processo é factual e real.

Porque se repetem os incêndios?

Nos últimos dias, principalmente no Norte e Centro do país, temos tido uma brutalidade de incêndios extremamente graves. Há mortos e feridos graves, pelo que é de lamentar! Estes incêndios tão dramáticos trazem-nos à memória as tragédias ocorridas em 2017.

Cada vez que surge a combinação calor, vento, baixa humidade, surgem de imediato muitas ignições. Já sabemos que esta combinação de fatores leva a incêndios com proporções difíceis de combater.

Separação

A separação é um dos processos mais complicados que um ser humano, e qualquer ser vivo pode passar, ultrapassar, superar ou suportar.

Separar-se de alguém ou de algo que amamos, gostamos, admiramos ou temos como nosso é sempre um processo que pode tornar-se infinitamente penoso e muito difícil de ultrapassar.

Porque escrever sobre a separação esta semana? Porque recordar que há sempre alguém ou algo que temos de deixar partir ou de não contar mais com a sua presença física.

O PS estará mesmo disponível para negociar OE 2025?

Será que o PS está mesmo disponível para negociar o orçamento de estado para 2025?

O mês de setembro vai ser decisivo para as negociações do Orçamento de Estado para 2025. Este vai ser um dos grandes temas na agenda política nacional. Vamos ver quais os comportamentos dos diferentes partidos políticos.

Aquilo que sabemos hoje, o PSD nega as condições apresentadas pelo Chega. As razões são simples: o PSD não aceita o referendo à imigração apresentado pelo Chega. O Chega apresenta uma proposta claramente inexequível para a mesma não ser aceite.

Nuvens

Tornou-se comum usarmos a expressão andar com a cabeça nas nuvens. Referimo-nos a alguém que está distraído, que não está com os pés assentes na terra.

Porém, o que são as nuvens para aqueles que vivem nelas? Aqueles cuja cabeça ocupada paira acima dos céus mais próximos do castanho, cinza ou verde ou azul das planícies, das montanhas, dos mares, dos desertos e das cidades.

Trazem consigo a água em várias formas. Todo o processo de construção das nuvens e da sua função no ecossistema é absolutamente impressionante.

Ilusão

Já não bate. Já está perdido e arrastado. Sujo e derramado. Fragmentado e sem vida. 

Eram dois. Na verdade, podiam ser muitos dois. Dois segundos. Duas almas. Duas casas, mas apenas uns olhos que carecem de esperança tentam lutar.
Já foi. Já existiu. Preto manchado de ilusão vermelha, que não consegue exprimir. 

Quando o Cupido se aborreceu

Conta a lenda, inspirada em outras muito mais antigas, que no antigo reino de Zeus, lá a partir do Olimpo, e depois seguidamente no tempo dos Deuses dos Romanos, que existia uma figura particular, de índole muito interessante. Nos Gregos, filho de Vénus e de Marte, nos Romanos, filho de Mercúrio e de Vénus. Conhecido por andar sempre com uma seta, falamos de Cupido, o Deus do Amor. Era por sua causa e intervenção que os casais, quando se viam e eram atingidos por pela misteriosa seta, se apaixonavam tremendamente e viviam enamorados para sempre.

Perder um voo

Pode acontecer a qualquer pessoa. Seja quem for que viaje de transportes está sujeito a chegar um bocadinho atrasado e perder esse transporte. Quem nunca perdeu um autocarro, o comboio, até mesmo o metro por meros segundos. Diz o povo e com razão que eles não esperam. Há horários e esses têm de ser cumpridos. Não se vai hipotecar a primavera por causa de uma andorinha.

Pois bem, o mesmo pode acontecer com os aviões. Sendo pássaros maiores, voam normalmente à hora marcada quer o passageiro esteja na porta de embarque, quer não esteja.

Páginas