Está aqui

Literatura

Memórias de Vila Viçosa em formato digital

Da autoria do Padre Joaquim José da Rocha Espanca e publicada pela autarquia, através de 36 cadernos Culturais, Memórias de Vila Viçosa é uma extensa monografia do século XIX composta por cinco tomos.

Estas memórias inserem-se num vasto movimento histórico-literário em voga naquele século e inícios do século XX, não só em Portugal como também em quase toda a Europa.

Santiago do Cacém promove livro sobre Bullying e a obesidade infantil nas escolas

Numa sondagem, realizada em 2020 pela APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil) revelou, a 512 pais e encarregados de educação de crianças com excesso de peso, a maioria dos inquiridos afirmou já terem lidado com pelo menos um episódio de bullying escolar relacionado com o peso da criança. Os episódios de bullying reportados foram na maioria vindos de colegas da mesma turma (47%), seguindo-se situações com alunos de outras turmas da escola (40%) e ainda ocorrências com professores ou pessoal não docente (13%).

Évora: Feira de São João assinala candidatura a Capital Europeia da Cultura

A Feira de São João de Évora começa hoje, quinta-feira, no Rossio de São Brás, sob o tema da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027, e prolonga-se até dia 3 de julho.

Em declarações à Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente do município, revelou que “haverá um espaço central onde procuraremos transmitir o que tem sido a candidatura, o que já foi feito, o que se pretende fazer e apelar à participação de todos”.

João Ferreira em Beja nas comemorações do centenário de José Saramago

João Ferreira, membro da Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português (PCP), vai estar presente em Beja no próximo dia 21 de junho, terça-feira.

Segundo a Direção da Organização Regional de Beja do PCP, João Ferreira desloca-se à Biblioteca Municipal José Saramago, pelas 18:00, para fazer parte da apresentação da obra “Jangada de Pedra”, uma iniciativa promovida pela direção e que se realiza no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago.

 

Fotografia de observador.pt

Programação cultural em debate em Évora

A Acesso Cultura, uma sociedade que procura promover o acesso à participação cultural, está a organizar um debate subordinado ao tema “O que significa programar?”, a decorrer no próximo dia 21 de junho, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Em comunicado, a sociedade explica que a iniciativa vai ter lugar em Évora, na Casa Nobre da Rua de Burgos, pelas 18:30, e está inserida na Semana Acesso Cultura 2022. A entrada é livre.

O potencial assassino do fato azul escuro

Esta é uma história fatídica, quase verídica e intensamente polémica, apesar de curta. Tudo aconteceu num dia muito quente de verão; em que o próprio suor se confundia com a fadiga. Sendo a história fatídica, verídica e polémica como é, as coisas acontecem rápido e de forma eficaz. Claro que, com todo o calor, o crime não compensa.

Numa avenida ampla daquela cidade que todos sabemos o nome por ecoar no nosso ouvido todos os dias, as casas estavam esburacadas das balas certeiras que tinham modelado o betão e afugentado todos os seres vivos que por lá andavam.

José Luís Peixoto nas comemorações do Centenário de José Saramago

O escritor José Luís Peixoto vai estar presente amanhã, sexta-feira, na cidade de Évora no âmbito das comemorações do Centenário de José Saramago.

Segundo a Câmara Municipal de Évora, trata-se de uma iniciativa que surge integrada no ciclo “Legados Saramaguianos”, incluído no programa do Centenário do escritor que venceu o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

A conversa com o escritor alentejano decorre na Biblioteca Pública de Évora a partir das 18:00.

 

Fotografia de jornaldeleiria.pt    

O poder de decisão

Estavam sentados numa mesa redonda, olhando-se todos de forma circular e abrangente. O olhar de cada um conseguia alcançar todos os que ali se sentavam. Eram treze, sentados à mesma mesa de decisão. Dali saíam razões e decisões que implicavam e se refletiam diretamente na vida de pessoas comuns, como eu e como o leitor.

O poder de decisão tem essa mesma vertente de poder transformar vidas, de agir sobre o recipiente da decisão e de o poder fazer crescer ou decrescer na sua relação. Porém, o poder de decisão afeta também aquele que toma essas mesmas decisões.

Cultura do Alentejo Central passa a contar com nova plataforma

Uma nova plataforma, denominada Transforma-te, foi lançada para ajudar os artistas e agentes culturais do Alentejo Central a “navegar pela burocracia” e a obter informação “clara e simplificada” sobre a sua atividade.

De acordo com a Lusa, esta plataforma digital foi lançada pelo Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), e está disponível em www.cimac.pt/transformate.

Festival da Palavra leva contos, concertos e teatro a Montemor-o-Novo

O Festival da Palavra – 12.ª Festa dos Contos vai levar sessões de contos, concertos e teatro a Montemor-o-Novo, entre quinta-feira e sábado, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a autarquia refere que “estes são os trunfos perante esta atualidade confusa de excesso de informação, em tempos de guerra”.

Páginas