Está aqui

Literatura

Neto de Aristides de Sousa Mendes apresenta livro de memórias em Viana do Alentejo

António Moncada de Sousa Mendes, neto do célebre cônsul que salvou a vida a pelo menos 30 000 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, vai apresentar o seu livro de memórias sobre o avô, amanhã, dia 14 de dezembro, em Viana do Alentejo.

2019 é ano de "afirmação da candidatura" Évora Capital Europeia da Cultura 2027

Apesar de em 2018 já ter sido notória a quantidade (23 grandes eventos) de espectáculos, festivais e feiras promovidas na cidade de Évora, com os olhos postos na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, 2019 vai ser, segundo a autarquia alentejana, o ano da "afirmação" da candidatura.
 

Mia Couto apresenta novo livro infantil em Évora

O escritor moçambicano Mia Couto, acompanhado da ilustradora Danuta Wojciechowska, apresenta em Évora o seu mais recente livro infantil, “A Água e a Águia”. O evento acontece a 19 de novembro no edifício da Câmara Municipal, a partir das 18h00.

Neste novo livro, Mia Couto escreve um conto sobre as grandes águias da Terra e a sua relação com a água dos rios. Adicionando, assim, mais uma obra às que já antes publicou para crianças, como “A Chuva Pasmada” ou “O Outro Pé da Sereia”.

Saramago homenageado em Odemira

É para assinalar os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor português José Saramago, que a Biblioteca Municipal de Odemira, de 10 a 30 de novembro, vai receber a “Feira do Livro Saramago”.

Numa colaboração com a Porto Editora, estarão ao dispor a venda da obra completa de José Saramago, com destaque para o mais recente livro “Último caderno de Lanzarote”, editado em outubro de 2018.

História da Vinha e do Vinho no Alentejo em livro

“Apontamentos para a História da Vinha e do Vinho no Alentejo – legado de uma família a produzir desde 1667” – é este o título da obra resultante de uma exaustiva investigação histórica produzida por José Calado.

A obra procura o cruzamento entre os principais acontecimentos que marcaram a História da Vinha e do Vinho no Alentejo e o percurso vitivinícola da família Serrano Mira que, desde 1667, está ligada ao setor nesse território.

Beja inaugura a primeira Cabine de Leitura "Levar, ler, devolver"

A Câmara Municipal de Beja e a Altice Portugal, através da Fundação PT inauguram a primeira Cabine de Leitura do Concelho, nascida a partir de uma antiga cabine telefónica mas que em vez de um telefone, contém prateleiras e livros. A iniciativa decorre na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro, às 15h00, na Praça Diogo Fernandes – Jardim Bacalhau, em Beja.

Moita Flores apresentou novo livro em Elvas

À venda a partir 8 de outubro, “O Mistério do Caso de Campolide”, o novo livro do alentejano Moita Flores já foi apresentado em Elvas.

Natural de Moura, Francisco Moita Flores, escritor, ex-inspector da Polícia Judiciária e antigo autarca do município de Santarém, apresentou ontem à tarde, na papelaria Cidade Nova em Elvas, a obra que considera o seu primeiro policial.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, também marcou presença, bem como dezenas de convidados e interessados.

Os 24 "filhos" de Montalvão que combateram na I Guerra Mundial

‘Grande Guerra 1914-1918 . Os Combatentes da Freguesia de Montalvão’, é o mais recente livro de Ana Maria Paiva Morão e vai ser apresentado em Évora, na Galeria da Casa de Burgos, no próximo dia 26 de setembro, no âmbito das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial.

Viana do Alentejo lança Prémio “História: Vila das Alcáçovas”

O Município de Viana do Alentejo acaba de criar o prémio anual monetário “História: Vila das Alcáçovas” , no âmbito das celebrações dos 539 anos da assinatura do Tratado de Paz de Alcáçovas.

O prémio visa galardoar anualmente uma obra de reconhecido mérito, já publicada ou inédita, no âmbito do processo histórico da vila de Alcáçovas, que tenha como centro da sua investigação os séculos XV e XVI e conta com a colaboração do Programa PAGUS e da Academia Portuguesa da História.

Florbela Espanca revisitada pelo Centro Camões em Angola

Luanda dedicou à poetisa alentejana Florbela Espanca a sétima edição de um programa que aprofunda autores de língua portuguesa, no Centro Cultural Português Camões.

Páginas