Está aqui

Educação

“Patas de Cavalo” tornam-se esculturas em Alcácer do Sal

Em Alcácer do Sal, as “patas de cavalo” - um dispositivo metálico que impede o estacionamento de automóveis, deram origem a 3 obras de arte urbana pela mão de alunas da Escola Secundária de Alcácer do Sal.

A ideia surgiu com a vontade de reciclar ditas “patas de cavalo” que haviam sido retiradas pela autarquia e as jovens artistas Maria do Carmo Carraça e Joana Cachopo, reutilizaram-nas e realizaram as obras na disciplina de Oficina das Artes, sob coordenação do professor Nélson Latas.

 

Animação e arte une reclusos e idosos em Odemira

Há, em Odemira, um projeto que une reclusos e idosos. Trata-se do “Sem Rede” um projeto artístico, de animação comunitária, construído em parceria pela associação local TIC TAC e pelo Estabelecimento Prisional de Odemira.

Curso profissional ministrado pela primeira vez em Portugal abre no Crato

A Escola Profissional Agostinho Roseta, no Crato, vai ministrar, a partir do próximo ano letivo e durante três anos, dois novos cursos profissionais. O curso Técnico Auxiliar de Farmácia, pela primeira vez ministrado em Portugal, e Análise Laboratorial, únicos no Alto Alentejo, para além dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Termalismo, todos de nível IV.

A frequência destes cursos, aprovados em rede pelo Ministério da Educação, destina-se a jovens de todo o país com o nono ano completo e com menos de 20 anos de idade.

3 200 crianças, 200 equipas e 500 jogos no Mundialito de futebol em Elvas

Os próximos dias 14, 15 e 16 de junho vão encher a cidade raiana de Elvas de crianças e jovens, que ali se deslocam para disputar a oitava edição do Mundialito de futebol de formação e que envolve também Badajoz, Campo Maior e La Albuera. O evento mobiliza cerca de 10 mil pessoas e 3200 pequenos jogadores, distribuídos por 200 equipas e tem impacto económico na Eurocidade, que abrange as comunidades portuguesas e espanholas envolvidas, para além de ser uma operação complexa em termos de organização. Estamos a falar de 500 jogos, disputados em 20 campos de futebol diferentes

Em Beja a dança serve para incluir

Quando dançar é muito mais que isso. Este é um artigo sobre o “InclusiveDance” – Grupo de Dança Contemporânea, um projeto desenvolvido pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB).

Este grupo de dança está longe, muito longe de ser um vulgar grupo de dança; não tem bailarinos do Bolschoi russo nem nada que se assemelhe, mas os seus integrantes sentem-no como tal e divertem-se a fazê-lo. Este grupo de dança contemporânea inclui pessoas com mobilidade reduzida que se deslocam em cadeiras de rodas.

José Régio, o brilhante professor de Portalegre, morreu há 50 anos

Será um dos versos mais conhecidos da poesia em língua portuguesa “Não sei para onde vou - Sei que não vou por aí!” e pertence a José Régio, o escritor que nasceu em Vila do Conde e que passou boa parte da sua vida em Portalegre, a ensinar.

Este ano, após 50 anos da sua morte, a cidade alentejana quer homenageá-lo, juntamente com Vila do Conde, e fá-lo-ão com exposições, ciclos de cinema, conferências e reedições entre as iniciativas de um vasto programa que durará até 2020.

Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos lança campanha sobre residência alternada

A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos lança campanha sobre residência alternada com o objetivo de relembrar a urgência da entrada do tema na lei.

Vila Viçosa com curso internacional de verão em História Económica e Social

Vila Viçosa vai receber o curso internacional de verão em História Económica e Social, da responsabilidade da APHES - Associação Portuguesa de História Económica e Social  e do CIDEHUS - Universidade de Évora entre 26 e 29 de junho, o "Évora Summer School 2019".
 

Época balnear arranca em Viana do Alentejo

As Piscinas Municipais de Alcáçovas e de Viana do Alentejo abrem ao público no próximo dia 15 de junho para a época balnear de verão, que vai durar até dia 8 de setembro, todos os dias entre as 10h00 e as 20h00, com excepção à segunda-feira, em Viana do Alentejo, e terça-feira, em Alcáçovas, para operações de manutenção.

O tarifário mantém-se igual ao do ano anterior. As crianças até 10 anos e adultos com 65 anos ou mais não pagam, já os utilizadores do cartão jovem usufruem de um desconto de 40 %.

500 alunos em Elvas no "TAG Rugby nas Escolas"

O Complexo desportivo de Atletismo, em Elvas, recebe hoje, 30 de maio, o Encontro Nacional do Programa “TAG Rugby nas Escolas”, com equipas de todos os escalões, num total de 500 alunos provenientes de escolas de todo o país.

Páginas