Está aqui

Educação

Universidade de Évora recebe 2M€ para preservar zimbrais

Um projeto liderado pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade de Évora (UÉ), que pretende melhorar o estado de conservação dos Zimbrais nas dunas costeiras de Portugal, acaba de receber financiamento superior a dois milhões de euros.

Alvito atribui 32 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior

Foi aprovada pelo município de Alvito a atribuição de 32 bolsas de estudo destinadas a alunos do Ensino Superior.

A Câmara Municipal informa que esta é uma medida que se insere “nas políticas educativas e sociais do município” e que tem como objetivo prestar apoio aos jovens do concelho que se encontrem numa situação “em que as condições financeiras do agregado familiar não permitem que frequentem o Ensino Superior”.

Esta medida procura, assim, combater o abandono escolar por falta de condições financeiras e promover a igualdade de oportunidades e a coesão social. 

IP de Portalegre quer transformar Pousada da Juventude em Residência Estudantil

O Instituto Politécnico de Portalegre está em conversações com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no sentido de utilizar a Pousada da Juventude como alojamento estudantil.

A informação foi veiculada ao Ensino Magazine pelo Politécnico de Portalegre. A concretizar-se este protocolo entre as duas entidades, os estudantes do IPPortalegre passarão a ter mais uma oferta de alojamento.

Beja prepara-se para mais uma experiência de gravidade zero

Após o sucesso da primeira edição da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia, a Agência Espacial Portuguesa vai, em 2023, voltar a desafiar os jovens portugueses a experimentarem a mesma sensação que os astronautas que vivem no espaço sentem, a bordo de um voo de gravidade zero.

Alandroal, Aljustrel e Odemira apoiam alunos universitários

A Câmara Municipal de Alandroal acaba de aprovar a atribuição de 58 bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior residentes no concelho para o ano letivo 2022/23, num investimento total de 40 890 euros.

Em comunicado, a autarquia refere que “são mais duas bolsas que no ano letivo 2021/22 e mais quatro que no ano letivo 2020/21”, e que “cada aluno receberá 705 euros de bolsa, repartidos por três tranches de 235 euros”.

Elvas recebe ministros da Educação de Portugal e Espanha

O ministro da Educação de Portugal, João Costa, e a ministra da Educação de Espanha, Pilar Alegría, vão encontrar-se em Elvas na próxima quarta-feira, 18 de janeiro, noticia o jornal Linhas de Elvas.

Apesar de ainda não ser conhecida a agenda, esta deverá passar pela discussão de vários temas relacionados com a atualidade da Educação e do Ensino nos dois países.

O jornal destaca ainda que esta visita marca o regresso a um concelho já conhecido pelo ministro João Costa, que, a propósito do projeto PAR, esteve, no ano passado, na Escola Básica de Vila Boim.

 

Universidade de Évora tem novo doutoramento

Silvério Rocha e Cunha, Professor Catedrático do Departamento de Economia da Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) vai ministrar um novo doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos, cujas candidaturas estão abertas até ao dia 27 deste mês, divulgou a academia alentejana.

Em comunicado, a UÉ indicou que o doutoramento tem como diretor o professor catedrático Silvério Rocha e Cunha, do Departamento de Economia desta academia e coordenador do Centro de Investigação em Ciência Política.

Cercal do Alentejo: projeto estuda produção agrícola em central solar

A Aquila Clean Energy, em parceria com a Universidade de Évora, vai desenvolver um projeto-piloto na futura central fotovoltaica em Cercal do Alentejo, em Santiago do Cacém, que se propõe identificar as melhores práticas agrícolas e espécies a cultivar na área.

Évora: Prémio Vergílio Ferreira atribuído a Ondjaki

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de revelar que o grande vencedor do Prémio Vergílio Ferreira deste ano é Ondjaki, escritor, livreiro e artista de diversas disciplinas.

Em comunicado, a academia refere que “este galardão, instituído pela Universidade de Évora em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio”.

Universidade de Évora lança programa de promoção de energia solar

Pedro Horta, Investigador Coordenador Cátedra Energias Renováveis

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) está a promover o ciclo de workshops MAIS SOL, MAIS ENERGIA, sobre diferentes aplicações de energia solar, com foco em solar fotovoltaico e solar térmico.

Estes workshops oferecem formação em 3 tópicos de diferentes aplicações de energia solar: 1) Irrigação Solar Fotovoltaica, 2) Coletores Solares Térmicos para Produção de Calor de Processo Industrial a Média Temperatura e 3) Aplicações de Energia Solar Fotovoltaica com Baterias avançadas para o domínio residencial ou serviços.

Páginas