Está aqui

Educação

A importância dos afetos na relação professor-aluno em Moura

O Cine-teatro Caridade, em Moura, acolhe no próximo dia 24 de outubro a conferência nacional “Quero Ouvir os Prós da Educação: A Importância dos Afetos na relação professor-aluno”.

Promovida pelo ComParte, esta é uma iniciativa do ciclo de conferências de lançamento do caderno "O início de muitas soluções: conhecermo-nos". Prós da Educação (jovens alunos e alunas) partilham, na primeira pessoa, o impacto que a relação professor-aluno tem na aprendizagem e ainda ideias e recomendações para transformar e reparar essas relações.

Beja tem um festival só para elas

Beja tem um festival exclusivamente no feminino: o Festival das Marias.

Este festival decorrerá no Teatro PAX Júlia, de 20 a 30 de novembro, e conta com atividades como música, conversas, círculos de mulheres, documentários e ateliers e oficinas.

Na música, destaque para o nome a reconhecida cantora brasileira Adriana Calcanhoto.

A construção da identidade regional debatida em Alcácer do Sal

A construção da identidade regional nos planos educativo, cultural e social são o ponto de partida para o encontro que decorre em Alcácer do Sal, a 26 de novembro.
“Encontro Uma Região, um Projeto… Educar na Comunidade!” pretende ser um espaço de partilha sobre a função educativa, enquanto processo social humanizante e inclui painéis que irão decorrer no Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer. 

Gentil Martins vai a Ponte de Sor falar de ética no desporto

O célebre cirurgião plástico e cirurgião pediatra português, celebrizado pelas várias operações de separação de gémeos siameses, António Gentil Martins, vai participar numa tertúlia debate em Ponte de Sor, no próximo dia 19 de outubro, e falar da ética no desporto.

Encontro Jovens Empreendedores em Rede em Évora feito no feminino

A Fundação Eugénio de Almeida convidou este ano 4 empreendedoras para dinamizar a sexta edição do Encontro Jovens Empreendedores em Rede, que decorre no próximo dia 17 de outubro, entre as 18h00 e as 21h00 no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

Elsa Almeida, é uma promissora artesã e promotora do Atelier Orgânico VINTECINCO, uma iniciativa que recorrer aos materiais naturais em busca de produtos que tenham por base um modo de vida responsável perante os sistemas naturais e tradicionais de produção.

Viana do Alentejo lança ferramenta digital para o sucesso escolar

O município de Viana do Alentejo disponibiliza aos pais, encarregados de educação e alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas uma plataforma digital de apoio ao sucesso escolar. 

47 lendas alentejanas reunidas em livro

O livro Lendas Alentejanas, com textos de Fernando Santos Graça e ilustrações de Ricardo Inácio, é uma edição da Arandis Editora que integra o levantamento de 47 lendas, uma de cada concelho da região Alentejo.

Esta edição, bilingue (português – Inglês), surge na sequência de um projeto que teve início no Algarve, do qual resultou o livro Lendas Algarvias, que reuniu, pela primeira vez, Fernando Graça, jornalista autodidata e Ricardo Inácio, artista plástico e ilustrador, ambos algarvios, naturais do concelho de Loulé.

Empreendedores da Universidade de Évora vencem prémio com tenda biónica para refugiados

O concurso de melhores ideias de negócio Born from Knowledge 2019, promovido pela Agência Nacional de Inovação, atribuiu ao Nautilus, um projeto desenvolvido na Universidade de Évora, o prémio inovação na categoria “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”.

Portalegre premeia jovens atletas com sucesso escolar

Em Portalegre os jovens atletas sáo duplamente distinguidos pela Associação de Futebol de Portalegre (AFP), pelo seu desempenho desportivo mas também pelo seu sucesso escolar.

Os atletas federados premiados serão também os melhores alunos do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário.

Dieta Mediterrânica Património Cultural da Humanidade em Odemira

A Exposição “Dieta Mediterrânica Património Cultural Imaterial da Humanidade” vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, entre os dias 10 e 29 de outubro.

Páginas