Está aqui

Educação

Mina de São Domingos ganha Centro de Estudos

Com o intuito de colocar anos de história de uma mina e das suas gentes ao alcance de todos, nasceu o Centro de Estudos da Mina de São Domingos.

Beja: 15 anos de Palavras Andarilhas

Beja recebe mais uma edição - a décima quinta - das Palavras Andarilhas | Encontro dos Aprendizes do Contar, de 23 a 26 de agosto.

Já é conhecida a programação desta edição e propõe OLHARES diversos sobre a arte da palavra dita e impressa, em oficinas, tertúlias e conferências, apoiando a formação dos mediadores de leitura que acorrem a Beja, nestes dias um lugar de RESPIRAR.

Escritores como Viale Moutinho, Eugénio Roda, Rita Taborda Duarte vão participar, além de outros criadores convidados que vão partilhar os seus universos.

Florbela Espanca revisitada pelo Centro Camões em Angola

Luanda dedicou à poetisa alentejana Florbela Espanca a sétima edição de um programa que aprofunda autores de língua portuguesa, no Centro Cultural Português Camões.

MACE ensina arte contemporânea a crianças em Elvas

Durante todo o mês de agosto o MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas está a ensinar os mais novos a aperfeiçoar as suas aptidões artísticas e o seu gosto pela arte contemporânea em ateliês de verão.

Nestas atividades, realizadas pelos serviços educativos deste núcleo museológico de Elvas, aperfeiçoam-se as aptidões criativas dos participantes, com diversas iniciativas e em várias vertentes, podendo os participantes escolher ser fotógrafos, escultores ou pintores.

Município dá entrada livre nas Piscinas de Évora

O município de Évora dá hoje entrada livre nas suas piscinas municipais, aos jovens entre os 12 e os 29 anos. A medida é feira no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude. ​

O complexo das piscinas municipais de Évora foi inaugurado a 5 de Setembro de 1964.

Viana do Alentejo exibe as faces da pintura cerâmica

É no Castelo de Viana do Alentejo, que, até dia 26 de agosto, pode apreciar a exposição “As faces da pintura cerâmica de Viana do Alentejo”.

Promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, esta a exposição convida o visitante a um novo olhar sobre a olaria de Viana, cuja decoração da cerâmica conta por traços e cores muito característicos a evolução dos barros locais em direção à modernidade.

A exposição é resultado das obras do acervo cerâmico municipal e foi desenvolvida no âmbito das iniciativas do “Bom dia Cerâmica” e do 2018 – Ano Europeu do Património Cultural.

Núcleo Empresarial de Portalegre vai debater a economia circular no Alentejo

O Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR) vai receber a 21 de setembro o Roteiro Regional para a Sustentabilidade e Competitividade Empresarial,  naquela que pretende ser "uma reflexão sobre aspectos críticos à implementação de projectos de economia circular e promover a colaboração e a partilha entre empresas e entre empresas e outros agentes relevantes do panorama regional e nacional".

Alto Alentejo Contra a Violência

O Alto Alentejo está contra a Violência e será em Ponte de Sor, a 12 de outubro, que decorrerão as primeiras jornadas do Alto Alentejo Contra a Violência.

Organizado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o evento contará na sessão de abertura com a presença da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques.

Em discussão estarão três temáticas: ‘Violência Doméstica: Da lei à intervenção’; ‘Crianças e Jovens Vítimas de Crime’ e ‘Pessoas Idosas Vítimas de Violência e de Crime’.

Dois alentejanos garantem lugar Campeonato do Mundo em Trampolins

Decorrerá em São Petersburgo, na Rússia, de 11 a 18 de novembro, o Campeonato do Mundo em Trampolins e há dois alentejanos que vão marcar presença.

João Félix - apurado para o Campeonato do Mundo em Trampolim Individual e Duplo Mini Trampolim no escalão 17-21 anos - e Margarida Carreiro -apurada para o Campeonato do Mundo em Trampolim Sincronizado e Duplo Mini Trampolim no escalão 13-14 anos – vão representar Portugal após terem conseguido o apuramento na última Prova que se realizou, em Carcavelos, no passado julho.

Ponte de Sor vai formar pilotos da Air France

Os pilotos da companhia aérea Air France vão ser formados em Ponte de Sor, na L3 European Airline Academy, da L3 Commercial Aviation.

A L3 dispões dos mais avançados simuladores de voo, incluindo o Airbus A350 RealitySeven Full Flight Simulator os jovens pilotos franceses farão parte da formação.

Serão, anualmente, cerca de 30 os jovens pilotos que receberão formação na escola alentejana, no Aeródromo Municipal da Ponte de Sor.

 

Imagem de wikimedia.org

 

Páginas