Está aqui

Alto Alentejo

Calor regressa em força no fim de semana

Este fim de semana o calor vai regressar em força e vai colocar 14 distritos em aviso amarelo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Beja e Évora vão liderar o ranking das mais das cidades mais quentes, com 38º, sendo que, no sábado, todos os distritos de Portugal continental vão chegar ou exceder os 30 graus.

Continuam também os alertas da Proteção Civil para o risco máximo de incêndio florestal e que ontem abrangiam sobretudo Minho, Douro Litoral e o Norte do Alentejo, sendo que, no resto do país, o risco de incêndio é elevado a muito elevado.

Serra de S. Mamede em Marvão "é das mais vulneráveis aos incêndios"

Depois do incêndio ocorrido há cerca de 10 dias e que "dizimou" as encostas de Marvão, e deixou o Castelo com um desolador enquadramento de paisagem, Os Verdes (PEV) alegam estar "ainda mais preocupados com os meios e condições existentes para prevenir e combater os incêndios na Serra de S. Mamede".

O PEV decidiu pedir uma reunião com carácter de urgência para abordar estas questões ao Parque Natural de S. Mamede, Câmara Municipal de Marvão, e Comando Distrital de Operações e Socorro de Portalegre - CDOS, encontros que decorrem hoje e amanhã, 17 de agosto.

Estorninhos estão a "infernizar" moradores em Portalegre

Quase tudo já foi tentado para afastar definitivamente os milhares de estorninhos que pernoitam nos plátanos do Bairro dos Assentos, na cidade de Portalegre. Como aves gregárias que são, agrupam-se em bandos de centenas ou mesmo milhares de indivíduos e é precisamente a quantidade que está a levantar problemas naquela cidade alentejana.
 

MACE ensina arte contemporânea a crianças em Elvas

Durante todo o mês de agosto o MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas está a ensinar os mais novos a aperfeiçoar as suas aptidões artísticas e o seu gosto pela arte contemporânea em ateliês de verão.

Nestas atividades, realizadas pelos serviços educativos deste núcleo museológico de Elvas, aperfeiçoam-se as aptidões criativas dos participantes, com diversas iniciativas e em várias vertentes, podendo os participantes escolher ser fotógrafos, escultores ou pintores.

Há um novo movimento que defende mudanças no Alentejo

Organizações empresariais, destacados académicos, artistas, dirigentes da administração pública, empresários e outros cidadãos acabam de criar um novo movimento que defende mudanças no domínio das acessibilidades e transportes no Alentejo. 

Ludmilla estreia-se no Alentejo

Ludmilla é a cabeça de cartaz das Festas de Alter do Chão, e uma das principais figuras do funk brasileiro.

Um verdadeiro fenómeno da internet com vários milhões de seguidores por todo o mundo e que vibram com  “Sem Querer”, “Te Ensinei Certin”, “Não Quero Mais”, “Hoje”, “24 Horas por Dia”, “Cheguei”, “Sou Eu”, “Amor Não é Oi”, entre várias outras. As festas populares decorrem entre 17 e 19 de agosto e contam ainda com os portugueses “Lucky Duckies” e o grupo “Raya Real”, de enorme sucesso por terras de “nuestros hermanos”.

 

Agenda Digital para o Alentejo lançada hoje em Évora

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), a Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a tecnológica DECSIS assinaram ontem um Protocolo de Cooperação que visa a "formulação e a implementação de uma “Agenda Digital para o Alentejo”.

Alentejo aumenta taxas de ocupação hoteleira

De acordo com o AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, o mês de junho de 2018 registou, a nível nacional, uma taxa de ocupação de 81%. O Preço médio por quarto ocupado fixou-se nos 101 euros e o preço médio por quarto disponível nos 82 euros.

Elvas: Partida, largada… e está a chegar a Maratona Fotográfica

A 7ª Maratona Fotográfica Digital de Elvas é já no dia 18 de agosto, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro.

O tema da edição deste ano são as fortificações de Elvas, reconhecidas pela UNESCO como Património Mundial.

A participação é livre e basta que os interessados se apresentem pelas 10h, no sábado, dia 18, no museu da Fotografia, de onde seguirão para a realização da maratona e fotografar o conjunto fortificado da Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e Fortificações.

Os melhores trabalhos serão selecionados e expostos.

 

Al Mossassa – o regresso a um Alentejo muçulmano

Será um regresso a um Alentejo muçulmano que se prepara em Marvão. À época, o Alentejo – e a maior parte do território nacional - fazia parte do império islâmico Al Andaluz e o festival Al Mossassa transportar-nos para essa época.

Será já a 13ª edição deste festival que recorda as origens de Marvão – o seu nome provém fundador árabe ibn Marwan, natural de Mérida e que foi líder militar e religioso sufista – e decorrerá de 5 a 7 de outubro.

Páginas