Está aqui

Alto Alentejo

Portalegre investe mais de 400 mil euros para recuperar vias rodoviárias

A Câmara Municipal de Portalegre, representada pela presidente, Fermelinda Carvalho, e a URBIGAV Construções e Engenharia, SA., representada por João Chambel, assinaram, na semana passada, o Auto Consignação da empreitada “Repavimentação e trabalhos de manutenção e conservação”.

A empreitada foi adjudicada pelo montante de 428 198,31€, ao qual se soma o IVA, sendo o seu prazo de execução de 90 dias.

Grupo Nabeiro – Delta Cafés faturou 500 milhões de euros no ano passado

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés alcançou, em 2023, uma faturação de 500 milhões de euros, mais 40 milhões em relação ao ano anterior, e o objetivo é crescer 12% este ano, de forma a chegar aos 560 milhões, noticia o Jornal de Negócios.

O CEO do grupo, Rui Miguel Nabeiro, falou à comunicação social durante o evento de apresentação das novidades da empresa para o ano e avançou que a exportação tem um peso de cerca de 30% no negócio, sendo Espanha, Angola e França os três principais mercados da empresa alentejana.

Angola adquiriu um milhão de litros de vinhos do Alentejo no ano passado

No ano passado, o Alentejo exportou um milhão de litros de vinho para Angola, que é atualmente o quinto mercado de destino dos vinhos da região. Estas exportações representaram um valor de 3,4 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 3,8 milhões de euros, divulgou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Aurora boreal avistada no Alentejo

As previsões meteorológicas já apontavam para a possibilidade de ocorrência de auroras boreais em zonas mais a sul, embora não fosse expectável que estas fossem vistas em Portugal, o que acabou por acontecer em zonas como o Alentejo, Coimbra ou Chaves, destaca o jornal Expresso.

Na internet, circulam, desde a noite da passada sexta-feira (10), várias imagens das auroras boreais que foram avistadas em Portugal, um fenómeno comum nas paisagens dos Árticos, mas pouco frequente em território nacional.

Elvas e Campo Maior presentes na Feira do Livro de Badajoz

No âmbito da atividade da EuroBEC, os municípios de Elvas, Campo Maior e Badajoz juntam-se em mais uma edição da Feira do Livro de Badajoz, iniciativa que conta igualmente com a representação de autores portugueses.

Escola Superior de Biociências de Elvas homenageia João Picão Fernandes com prova hípica

A Escola Superior de Biociências de Elvas vai promover, nos dias 18 e 19 de Maio, um Concurso de Saltos Nacional – C, prova hípica que homenageará a título póstumo o criador de cavalos João Picão Fernandes.

De acordo com o Instituto Politécnico de Portalegre, a prova vai decorrer no campo de obstáculos do Complexo de Animação e Formação Equestre de Elvas, integrado no Museu Militar.

As inscrições para o concurso estão abertas até ao dia 16, no sítio da internet da Federação Equestre Portuguesa.

 

Fonte: nortealentejo.pt

Série da RTP com filmagens em Elvas

A cidade de Elvas acolhe, até segunda-feira, 13 de maio, as gravações da nova série da RTP, “Daqui Houve Resistência”. Tendo em conta que estas se irão realizar em zonas exteriores da cidade, no Museu Militar, na Avenida de São Domingos e na Estrada das Alpedreirinhas, é esperado que o trânsito esteja temporariamente condicionado revela a Câmara Municipal.

Baseada em factos e personalidades reais da ditadura, e com estreia apontada para o fim do ano, esta nova série terá cinco episódios de 60 minutos cada e centrar-se-á nos 13 anos anteriores à queda do regime.

Elvas investe cerca de um milhão de euros na área do ambiente

O município de Elvas, no distrito de Portalegre, apresentou as novas viaturas de recolha de lixo e os novos contentores para a recolha de biorresíduos, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Em comunicado, o município explica que esta iniciativa, que envolveu a compra de cinco veículos, está integrada numa campanha de sensibilização com o objetivo de promover e implementar processos de recolha de resíduos.

Ponte de Sor lança 17ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto

José Luís Peixoto, escritor alentejano

A 17.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto vai distinguir, este ano, trabalhos inéditos na modalidade de poesia, divulgou a Câmara de Ponte de Sor, entidade promotora da iniciativa.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município do distrito de Portalegre explica que os interessados em participar devem enviar os seus trabalhos para a autarquia até ao dia 31 deste mês.

Criado em 2007, o Prémio Literário José Luís Peixoto tem como diretiva, em anos pares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de poesia e, em anos ímpares, trabalhos de conto.

Projeto “Monforte Sacro” distinguido com prémio SOS Azulejo

O grande prémio SOS Azulejo 2022-23 foi atribuído, pelo Museu da Polícia Judiciária, ao projeto “Monforte Sacro”, que apresenta cerca de 16 mil azulejos que remontam ao século XVIII e que retratam a vida da rainha Santa Isabel, revelou aquela autoridade.

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Monforte e pela Santa Casa da Misericórdia local, este projeto passou pela reabilitação da antiga Igreja do Espírito Santo, tendo a inauguração do museu acontecido em outubro de 2023, após um investimento de cerca de 800 mil euros.

Páginas