Está aqui

Alto Alentejo

INVASÃO DA VESPA ASIÁTICA ATINGE SUL DO PAÍS

São uma dor de cabeça para os apicultores e podem ser um problema para quem com elas se cruze por acidente. São predadoras da abelha europeia e muito agressivas quando se sentem ameaçadas pelos humanos, podendo fazer perseguições superiores a uma centena de metros.
 

ALENTEJO TAMBÉM VAI TER O TELEFONE DO IDOSO

A Associação Nacional de Cuidado e Saúde, em 2015, desenvolveu o projeto 10 Mil Vidas que permite aos idosos ter sempre à mão um medidor de tensão arterial e um botão de emergência que ser fulcral na salvação de idosos que vivem ou estão sozinhos.

A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA SOCIEDADE E NO TRABALHO EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

“A mulher, a sociedade e o trabalho” – patente até 31 de março - é a nova exposição temporária no Museu Municipal de Portalegre. É uma exposição fotográfica da autoria do jornalista e fotografo português Joshua Benoliel e que mostra a crescente importância da mulher na sociedade do século XX.

Em simultâneo com a inauguração, deu-se início a a um ciclo de conferências focados na temática da mulher, a sociedade e o trabalho.

Estas iniciativas inserem-se nas comemorações do centenário do Museu de Portalegre e do 20º aniversário da Grande Loja Feminina de Portugal.

 

SALGUEIRO MAIA: NOME E INSPIRAÇÃO DA CASA DA CIDADANIA

É na terra em que nasceu, em Castelo de Vide, que Salgueiro Maia serve de inspiração à criação da Casa da Cidadania.

Este projeto arrancará já este ano e estará terminado dentro de dois, num investimento superior a 1,2 milhões de euros, financiados por fundos comunitários e que surge de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o município.

Salgueiro Maia foi um dos capitães do Exército Português que liderou a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o seu papel foi fundamental para o terminar da ditadura em Portugal.

 

Imagem de youtube.com

CAMANÉ LEVA ALFREDO MARCENEIRO A PORTALEGRE

A 17 de fevereiro, pelas 21:30h, o fadista português Camané leva ao palco do Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, a memória de Alfredo Marceneiro, num espetáculo com o nome “Camané Canta Alfredo Marceneiro”, o novo projeto do fadista.

 

Imagem de publico.pt

ELVAS RELEMBRA GUERRA DA RESTAURAÇÃO

Foi já há 359 anos - a 14 de janeiro de 1659 - que se deu a Batalha das Linhas de Elvas, foi a primeira grande vitória em batalha dos portugueses sobre os castelhanos, nas Guerra da Restauração, e teve um com caracter fulcral no consolidar da independência nacional. O município de Elvas relembra agora esse dia - feriado municipal - com uma cerimónia militar e homenagem aos mortos em combate junto ao padrão comemorativo da batalha, e uma romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria.

MUSEU DA INQUISIÇÃO NASCE EM CASTELO DE VIDE

Vai nascer em Castelo de Vide o Museu da Inquisição. O novo espaço de atração turística da localidade alentejana estará situado num palacete do século XVII e prevê um investimento cerca de 200 mil euros.

Com abertura prevista para maio, este museu será diferente de outros do género através de, por exemplo, recriações do ambiente de funcionamento do Santo Oficio, quer-se que seja um marco da memória e da História, e virá complementar uma rota turística que inclui a Sinagoga local, visitada por mais de 30 mil pessoas em 2017.

 

Imagem de quilometrosquecontam.com

DELTA CAFÉS E SAGRES LANÇAM PRIMEIRA COMÉDIA MUSICAL PORTUGUESA PARA TURISTAS

Com o sugestivo nome de "The Portuguese - a Musical Comedy", apresenta-se a primeira comédia musical portuguesa em inglês dirigida aos milhares de turistas estrangeiros que visitam o país, e que tem estreia marcada para dia 13 de janeiro, às 18h30, no Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa.

ELVAS CELEBRA 359 ANOS DA BATALHA HISTÓRICA COM CORRIDA IBÉRICA

Trata-se da 26ª Corrida organizada pelo município de Elvas e integra as comemorações da batalha das Linhas de Elvas, momento histórico na cidade de Elvas e na formação de Portugal, que faz este ano 359 anos.

VAMOS CHEGAR AOS ZERO GRAUS NO ALENTEJO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana gelado para o país e particularmente para o Alentejo. A temperatura vai cair na sexta-feira e assim se manterá pelo menos até ao fim da primeira quinzena de janeiro, com o IPMA a prever valores mínimos de temperatura abaixo do normal.

Segundo ainda a weather.com os termómetros deverão registar temperaturas mínimas que oscilarão entre o 0º e os 4º em Évora, entre os 2º e os 4º em Beja e entre os 1º e os 4º em Portalegre.

 

 

Páginas