Está aqui

Alto Alentejo

Inatel disponibiliza 38 camas para estudantes em Vila Real, Portalegre, Évora e Faro

A Fundação Inatel disponibiliza 38 camas para alunos do ensino superior em Vila Real, Portalegre, Évora e Faro, para ajudar a colmatar a falta de alojamento estudantil.

De acordo com a agência Lusa, a Inatel já tinha aderido ao programa “Alojamento Estudantil Já” lançado pelo Governo no ano passado para ajudar a colmatar o problema da falta de camas para estudantes do ensino superior.

Na passada sexta-feira, foi inaugurada, em Vila Real, uma residência com 10 camas, localizada no centro da cidade, um espaço que resultou da readaptação da antiga delegação da Inatel.

10ª edição do BTT 4 Castelos promete aventura em Portalegre

A cidade de Portalegre prepara-se para receber, no próximo dia 23 de março de 2025, a X edição do BTT 4 Castelos, um evento que já se tornou um marco para os amantes do ciclismo todo-o-terreno (BTT). Organizado pelo grupo Agitar Portalegre, o passeio reúne ciclistas para percorrer os castelos de Portalegre, Alegrete, Marvão e Castelo de Vide, numa celebração que combina desporto, história e natureza no Parque Natural da Serra de São Mamede.

Motorpor reforça presença no Alentejo com novas marcas de automóveis

A Motorpor acaba de expandir a sua presença no Alentejo ao assumir a representação das marcas FIAT, Abarth, Jeep e Alfa Romeo na região. Com esta ampliação do portefólio, a empresa consolida a sua estratégia de crescimento na região sul do país, reforçando em simultâneo a sua posição como referência no setor automóvel.

MP quer impugnar licenciamento ambiental de central fotovoltaica em Nisa

O Ministério Publico (MP) interpôs uma ação administrativa de impugnação do licenciamento ambiental relativo ao projeto de uma central solar fotovoltaica e respetiva linha elétrica de alta tensão em Nisa, distrito de Portalegre.

Na sua página na Internet, consultada pela agência Lusa, o MP explicou que a ação foi interposta este mês, por intermédio do Departamento Central Contencioso do Estado e Interesses Coletivos e Difusos (DCCEICD), no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Castelo Branco.

61.568 pessoas visitaram o Castelo de Marvão em 2024

No ano passado, o Castelo de Marvão recebeu 61.568 visitantes, maioritariamente de nacionalidade estrangeira. Este número representa mais 2.536 entradas em comparação com o ano anterior, divulgou o município.

A câmara escreve, em comunicado, citado pela agência Lusa, que, em 2024, das 61.568 pessoas que visitaram o Castelo, 26.573 eram de nacionalidade portuguesa e 34.995 de outras nacionalidades.

Festival Terras Sem Sombra arranca este fim de semana

As Filipinas são o país convidado do Festival Terras Sem Sombra (FTSS), que começa este fim de semana, em Arraiolos, e decorre até ao mês de dezembro, em 14 concelhos do Alentejo, dois do Ribatejo e outros dois de Espanha.

Na apresentação desta 21.ª edição, que decorreu na embaixada das Filipinas, em Lisboa, o presidente do FTSS, José António Falcão, destacou a descentralização cultural do evento, que se realiza fora dos grandes centros urbanos e que percorre os quatro distritos do Alentejo, região que representa aproximadamente um terço do território nacional. 

Marvão recebe mais de 7 mil sobreiros como compensação por projetos em Condeixa

A empresa Anadia Green vai plantar, em Marvão, cerca de 7.400 sobreiros, com o objetivo de compensar o abate de 1.070 destas árvores em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, onde quer construir três parques solares.

Miranda Calha recordado por amigos em homenagem póstuma

Um grupo de amigos e antigos colaboradores de Miranda Calha, falecido no ano de 2020, em plena pandemia de Covid-19, vai juntar-se, pelas 12:00 do dia 29 de março, na Praça da República, em Portalegre, para assinalar os cinco anos da sua morte.

Depois, o grupo seguirá para o cemitério da cidade, de forma a “prestar uma homenagem póstuma junto à campa de Júlio Francisco Miranda Calha”, pode ler-se em comunicado.

Governo aprova zona especial de conservação em Nisa e Crato

O Conselho de Ministros aprovou, segunda-feira, mais cinco diplomas que estabelecem a Zona Especial de Conservação (ZEC) de Sítios de Importância Comunitária, no âmbito da diretiva “Habitats”, em Montesinho/Nogueira, Morais, Alvão/Marão, Arrábida/Espichel e Nisa/Laje da Prata.

Em comunicado, citado pela Lusa, o Governo revelou “estes diplomas dotam cada uma das ZEC do regime jurídico próprio e específico de conservação de ‘habitats’ naturais ou seminaturais e das populações de espécies da flora e da fauna selvagens”.

Barragem do Caia efetua descargas pelo terceiro ano consecutivo

A Barragem do Caia, no concelho de Elvas, atingiu os 99,99% da capacidade de armazenamento de água e vai proceder a descargas de superfície hoje, terça-feira, pelo terceiro ano consecutivo.

Em declarações à agência Lusa, o gestor da Associação de Beneficiários do Caia (ABCAIA), Luís Rodrigues, explicou que as descargas vão decorrer a partir das 09:00.

“Nós vamos fazer as descargas porque o volume armazenado na Barragem do Caia já se justifica, estamos com 190 milhões de metros cúbicos (m3)”, disse o responsável.

Páginas