Está aqui

Alto Alentejo

Quercus liberta hoje em Portalegre três corujas-do-mato

O núcleo regional de Portalegre da associação ambientalista Quercus vai libertar hoje três corujas-do-mato, que foram encontradas debilitadas e agora, após um processo de recuperação, vão ser devolvidas à liberdade.

As três aves de rapina, que foram recuperadas no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus, em Castelo Branco (CERAS), vão ser libertadas hoje, ao final da tarde, em Fortios, no concelho de Portalegre, e em Avis.

Festival Medieval de Elvas anima a cidade entre 28 e 30 de junho

Elvas vai viajar no tempo com umas das mais bem conseguidas recriações medievais do país, na 13ª edição do Festival Medieval. O início está marcado para 28 junho e vai levar o centro histórico de Elvas à época medieval, enchendo-o de trovadores, artesãos, mercadores e artífices com direito a arruadas, combates com lança e espada, workshops de ofícios e gastronomia típica da época, que animãrão a cidade alentejana até 30 de junho.

Ponte de Sor abre festival com um circo aéreo acrobático

Será com um espetáculo de circo aéreo acrobático com profissionais franceses, que, no próximo dia 22 de junho, Ponte de Sor marca o início do festival Sete Sóis Sete Luas.

A 27ª edição do “Sete Sóis Sete Luas” decorrerá até 6 de setembro e abrange também Montargil, Longomel, Galveias e Foros do Arrão, levando a cultura às freguesias rurais do concelho e o intercâmbios de experiências coletividades locais.

A autarca do município alentejano destacou ainda a variedade de espetáculos que o evento integra, nomeadamente atuações de orquestras, degustação de sabores e exposições.

Elvas: Piscinas Municipais de Terrugem e Santa Eulália abrem nos dias 15 e 20

Para aqueles que gostam de dar um mergulho, informamos que as Piscinas Municipais da Terrugem abrem ao público no próximo sábado, dia 15 de junho. Já as Piscinas Municipais de Santa Eulália abrem a partir de quinta-feira, dia 20 (feriado).

A Câmara Municipal de Elvas chama a atenção dos utilizadores destes espaços públicos para o cuidado a ter com a exposição solar, aconselhando-se o uso de protetor e cuidados especiais nas horas de maior incidência do sol.

 

Horários das piscinas:

PISCINAS MUNICIPAIS DA TERRUGEM

Coretos alentejanos voltam a ganhar vida com música

Os tempos áureos dos coretos remontam à época em que a rádio era ainda algo que ou não existia, ou era para muito poucos e juntavam as populações em seu redor para ouvir tocar a banda local, normalmente ao fim de semana ou em épocas festivas. Rara será a localidade portuguesa que não tenha um coreto, ou até mais que um nos seus jardins públicos ou nas suas praças, a sua grande maioria nascida no século XIX.

Hoje vamos saber quem são os premiados do Turismo do Alentejo 2018

Amanhã, 15 de junho, é dia de saber quem são os distinguidos pelos prémios "Turismo do Alentejo" e "Turismo do Ribatejo", promovidos pela Entidade Regional de Turismo, que é presidida por Ceia da Silva e cujo júri integra José Manuel Simões, do Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa, António Lacerda da Agência Regional de Promoção Turística, José Manuel Santos, da Turismo do Alentejo / Ribatejo, Armando Rocha, da Neoturis, Carina Monteiro da Publituris, José Luís Elias da Turisver, Pedro Chenrin da Ambitur; Joana Emídio dO Mirante, José Miguel Piçarra do Diário do Sul, Jaime

Curso profissional ministrado pela primeira vez em Portugal abre no Crato

A Escola Profissional Agostinho Roseta, no Crato, vai ministrar, a partir do próximo ano letivo e durante três anos, dois novos cursos profissionais. O curso Técnico Auxiliar de Farmácia, pela primeira vez ministrado em Portugal, e Análise Laboratorial, únicos no Alto Alentejo, para além dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Termalismo, todos de nível IV.

A frequência destes cursos, aprovados em rede pelo Ministério da Educação, destina-se a jovens de todo o país com o nono ano completo e com menos de 20 anos de idade.

Marvão em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou alerta de risco máximo de incêndio para o Marvão, no Alto Alentejo. O IPMA lançou também alerta de risco muito elevado de incêndio para Beja e Portalegre e prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado em especial na região Sul a partir do final da tarde e chuva fraca nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, a partir da manhã.

Image de capa de Pedro Noel da Luz

 

CTT promete reabrir estações de correios encerradas no Alentejo

Ainda não se sabe que estações dos CTT vão reabrir das 33 que foram encerradas pela anterior administração dos correios mas uma coisa parece certa, nenhum concelho vai ficar sem Estação de CTT, a crer nas declarações de João Bento, novo presidente executivo dos CTT, dadas ontem no Parlamento.

Os CTT encerraram no ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos pela ANACOM.

Páginas