Está aqui

Alto Alentejo

Chuva, frio e trovoadas ameaçam celebrações do 25 de abril no Alentejo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, as temperaturas  no país vão cair para metade, com a chegada de uma superfície frontal fria e que vai colocar as máximas a cair de 19º para 10º e as mínimas a tocar os 4º.

Se tinha arrumado a roupa de inverno e pensava que não voltaria a ligar o aquecimento, esqueça porque o frio vai demorar-se por cá alguns dias. Para além da descida acentuada da temperatura, há previsão de chuva, depois aguaceiros que podem vir acompanhados queda de granizo e trovoada, situação que se vai manter até sexta-feira.

Uma viagem aos patrimónios vivos de Elvas, com o melhor organista europeu do ano

Terras sem Sombra é um projecto que há 15 anos convida o público nacional e internacional a experimentar, sentir e viver, muito de perto, o património único do Alentejo, revelando o que há de mais interessante na região – e na vizinha Extremadura. Uma oportunidade única para conhecer um legado que é único: o nosso.

O que distingue a gastronomia do Bacalhau em Arronches?

Há pelo menos 11 restaurantes em Arronches, que exibem nas suas ementas pratos de bacalhau que gozam de uma grande reputação, tão grande que já não se confina às "fronteiras" daquele território no Alto Alentejo. Comecemos pelas mais elaboradas, até chegar às mais comuns. Os pratos de bacalhau em Arronches, seja acompanhado de espinafres e camarão, em caldeirada, tomatada, frito, com todos, ou simplesmente assado na brasa, têm particularidades que ainda não sabemos descrever, mas que merecem uma visita aquela lindíssima terra.

Marvão aposta em ser referência mundial para a Música, Artes e Ciência

Marvão será um paraíso para a Música, Artes e Ciência  logo assim que termine a instalação da futura Academia Internacional para a Música, Artes e Ciência de Marvão.

Esta academia irá nascer na Quinta dos Olhos d´Àgua - após a celebração de um protocolo com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – e que permitirá que um edifício, desativado há vários anos, cuja finalidade era ser a sede do Parque Natural da Serra de São Mamede, seja requalificado e transformado numa casa de música, artes e ciência.

Elvas mantém homenagem a Carlos do Carmo, apesar do estado de saúde do cantor

Carlos do Carmo prepara-se para ser homenageado em Elvas, apesar de ter fraturado recentemente uma perna e de ter sido forçado a uma intervenção cirúrgica.

O fadista Carlos do Carmo vai ser homenageado com um concerto em Elvas, este mês a 27, organizado na sequência do anúncio do cantor, a completar 80 anos, que se vai retirar dos palcos no final de 2019.

Cimeira Internacional do Cavalo de Alter do Chão é apresentada ao público na próxima semana

O Município de Alter do Chão, no Alto Alentejo prepara-se para apresentar publicamente a Cimeira Internacional do Cavalo, um evento que acontece naquela terra alentejana em abril de 2020.

Para já a organização promove uma apresentação pública do evento a 24 de abril, a partir das 11h00, no Castelo de Alter, no âmbito da Festa do Cavalo 2019, que começa naquele dia, com a promessa que o Alter International Horse Summit vai trazer a Alter do Chão especialistas de todo o mundo para falar do cavalo.

Portalegre: Presidente da Fundação Robinson demite-se. Verdes preferiam que tivesse sido demitido

O presidente do Conselho de Administração da Fundação Robinson, José Manuel Faria Paixão, apresentou a demissão à presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, que é também presidente do Conselho de Curadores da Fundação Robinson. Para além desta baixa, o vogal José Travassos também já pediu a sua demissão.

Crise energética e chuva não afastam turistas da Páscoa do Alentejo. Hotéis quase nos 90%

Para Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo esta será uma "Páscoa excelente no contexto do que tem sido o crescimento do Alentejo" no que diz respeito ao turismo de famílias que só podem gozar pausas quando os filhos estão de férias, apesar do pânico gerado com a greve dos motoristas de transportes de matéria perigosa e da corrida aos postos de combustíveis, que estão a encerrar sucessivamente e à medida que vão esgotando os seus stocks de combustível.

Mais de metade dos encerramentos dos balcões dos CTT foram no Alentejo

Os CTT encerraram no ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos pela ANACOM e tratados pelo JN.

Contas feitas os CTT – Correios de Portugal e da Caixa Geral de Depósitos (CGD) encerraram respetivamente 65 balcões e 70 estações de correios, embora os CCT defenda que mantém lojas ou postos em todos os concelhos do País.

Páginas