Está aqui

Lazer

Vasco Palmerim e Filomena Cautela vão apresentar Festival da Canção em Elvas

Elvas vai receber a grande final do Festival da Canção 2020. A notícia foi revelada esta semana, assim como já foram revelados os 16 temas a concurso. A gala do Festival vais ser apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

O espaço que vai receber a gala é o conhecido Coliseu Rondão de Almeida, a maior sala de espetáculos do Alentejo, com capacidade para 7500 pessoas e que recebe os maiores eventos naquela cidade alentejana. Inaugurado em 2006 o coliseu foi construído no local da antiga praça de touros de Elvas.

Jovem alentejana marca golo de vitória da seleção frente ao País de Gales

A jovem jogadora alentejana Maria Ferreira, natural de Montemor-o-Novo (Cortiçadas de Lavre), a jogar atualmente no Sporting Clube de Portugal, marcou o golo da vitória das sub-15 portuguesas, no segundo jogo de preparação frente ao País de Gales, que terminou 2-1.
Duas partidas, duas vitórias, assim terminou o estágio de preparação das jovens lusas, na Cidade do futebol, como está a avançar a página Alentejo na Rede.

A equipa das quinas já tinha vencido o primeiro jogo por 3-0.

Esporão lança vinho comemorativo dos 20 anos da Transferência de Administração de Macau

A Herdade do Esporão produziu uma edição limitada de vinho de gama alta para comemorar os 20 anos da Transferência de Administração de Macau, ocorrida em 20 de dezembro de 1999. O vinho escolhido foi o Reserva Tinto de 2017 com o lançamento de 42900 garrafas de 750ml, 50 garrafas de três litros e 50 garrafas de cinco litros. O rótulo é da autoria de James Chu, depois do artista de Macau ter arrecadado o primeiro lugar num concurso de gravura lançado pelo importador local do vinho - Great Time Limited - no início de 2019.

Alentejo é quem mais cresce nas dormidas em alojamento turístico

As dormidas em alojamento turístico aumentaram 7,2% em Novembro, para 4,1 milhões, tendo Portugal contabilizado 1,8 milhões de hóspedes, o que representa um aumento de 12,5% em relação ao mês anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre Janeiro e Novembro de 2019, os país obteve 25,4 milhões de hóspedes, mais 7,1% do que no ano anterior, totalizando 66,3 milhões de dormidas.

Vinho e música clássica à luz das velas em Évora

A nova edição do ciclo “Lethes Clássico” começa esta quinta-feira, dia 16, e apresenta uma programação dedicada a Ludwig van Beethoven, no ano em que se assinala o 250.º aniversário do compositor. No dia seguinte terá lugar mais um concerto do ciclo “Notas à Conversa na Igreja de S. Vicente”, em Évora, com música clássica e degustação de vinhos à luz das velas.

Odemira dedica dois meses à Banda Desenhada

A 14ª edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira decorre entre os meses de janeiro e março de 2020, na Biblioteca Municipal José Saramago, numa iniciativa promovida pelo Município de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos.

Grandes do basquetebol nacional disputam torneio em Sines

Os clubes classificados nos quatro primeiros lugares no final da primeira volta da Liga Portuguesa de Basquetebol, época 2019/2020, disputam a 11.ª edição da Taça Hugo dos Santos, a 18 e 19 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Sines.

As meias-finais jogam-se no sábado, 18 de janeiro. Na primeira delas, às 15h00, o Sporting CP, 1.º classificado no final da primeira volta da liga, defronta a UD Oliveirense, que terminou aquela fase da competição em 4.º lugar. Na outra meia-final, marcada para as 17h30, o SL Benfica (2.º no final da primeira volta) encontra o FC Porto (3.º).

Beja recebe estágio do Borussia Dortmund

A equipa sub-23 dos alemães do Borussia Dortmund começou o seu estágio em Beja neste fim-de-semana, trabalho que decorrerá até 18 de janeiro.

A equipa alemã chegou este sábado à cidade alentejana, num autocarro da Câmara Municipal de Beja, e está alojada no Beja Parque Hotel. Com 26 jogadores o Borussia Dortmund (sub-23) tem como treinador Mike Tullberg, e está a trabalhar no Complexo Desportivo Fernando Mamede em 2 treinos diários.

.

Viana do Alentejo celebra hoje 122.º aniversário da Restauração do Concelho

Dia 13 de janeiro, o Município de Viana do Alentejo assinala o seu 122º aniversário da restauração do concelho.

Para assinalar a efeméride, o Município vai atribuir a medalha de honra do Município a três associações do concelho: o Grupo Coral Tertúlia dos Amigos do Cante de Alcáçovas, o Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas e o Núcleo “Os Leões” de Viana do Alentejo, além do artesão, José Manuel Água Morna.

Estas distinções serão entregues durante a sessão solene que decorrerá no Cineteatro Vianense, a partir das 14h30.

Açorda e migas à mesa em Vila Viçosa até 12 de janeiro

O prato mais emblemático do Alentejo ocupa o centro das atenções por estes dias em Vila Viçosa, em mais uma edição do festival gastronómico "Vila Viçosa à Mesa". De codorniz, de bacalhau, de marisco ou com carne frita e migas de espargos, são inúmeras as combinações que podem ser provadas nos restaurantes aderentes, até 12 de janeiro

Pão, água, azeite, alho, ervas aromáticas, carnes de porco, o pingo da banha, o bacalhau, ou pescada, e pouco mais constituem a base de dois dos pratos mais emblemáticos do Alentejo, as açordas e as migas.

Páginas