Está aqui

Lazer

Quercus liberta hoje em Portalegre três corujas-do-mato

O núcleo regional de Portalegre da associação ambientalista Quercus vai libertar hoje três corujas-do-mato, que foram encontradas debilitadas e agora, após um processo de recuperação, vão ser devolvidas à liberdade.

As três aves de rapina, que foram recuperadas no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus, em Castelo Branco (CERAS), vão ser libertadas hoje, ao final da tarde, em Fortios, no concelho de Portalegre, e em Avis.

Festival Medieval de Elvas anima a cidade entre 28 e 30 de junho

Elvas vai viajar no tempo com umas das mais bem conseguidas recriações medievais do país, na 13ª edição do Festival Medieval. O início está marcado para 28 junho e vai levar o centro histórico de Elvas à época medieval, enchendo-o de trovadores, artesãos, mercadores e artífices com direito a arruadas, combates com lança e espada, workshops de ofícios e gastronomia típica da época, que animãrão a cidade alentejana até 30 de junho.

S. Teotónio mantém viva a tradição dos Mastros

Desde dia 12 – e até final do mês – S. Teotónio é a casa do Festival de Mastros.

Nesta 19ª edição do festival a vila de S. Teotónio, no concelho de Odemira já está ornamentada por milhares de flores de papel preparadas pela população. Não faltam os inevitáveis mastros e que marcam o centro de muitos bailes, muita música, marchas populares e espetáculos.

“Patas de Cavalo” tornam-se esculturas em Alcácer do Sal

Em Alcácer do Sal, as “patas de cavalo” - um dispositivo metálico que impede o estacionamento de automóveis, deram origem a 3 obras de arte urbana pela mão de alunas da Escola Secundária de Alcácer do Sal.

A ideia surgiu com a vontade de reciclar ditas “patas de cavalo” que haviam sido retiradas pela autarquia e as jovens artistas Maria do Carmo Carraça e Joana Cachopo, reutilizaram-nas e realizaram as obras na disciplina de Oficina das Artes, sob coordenação do professor Nélson Latas.

 

Turismo distingue projetos e promotores do Alentejo

A Entidade Regional de Turismo entregou ontem, sábado 15 de junho, os Prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2018.

Numa cerimónia que decorreu no Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a concurso estavam 114 projetos, divididos por regiões e categorias.

 

No que se refere ao Alentejo, os vencedores foram:

Melhor Evento - Festival B – Beja e Portugal Air Summit em Ponte de Sor

Melhor Enoturismo - Herdade do Freixo II - Redondo

Melhor Evento Gastronómico - Menção – Mês das Migas - Mora

Ponte de Sor abre festival com um circo aéreo acrobático

Será com um espetáculo de circo aéreo acrobático com profissionais franceses, que, no próximo dia 22 de junho, Ponte de Sor marca o início do festival Sete Sóis Sete Luas.

A 27ª edição do “Sete Sóis Sete Luas” decorrerá até 6 de setembro e abrange também Montargil, Longomel, Galveias e Foros do Arrão, levando a cultura às freguesias rurais do concelho e o intercâmbios de experiências coletividades locais.

A autarca do município alentejano destacou ainda a variedade de espetáculos que o evento integra, nomeadamente atuações de orquestras, degustação de sabores e exposições.

Elvas: Piscinas Municipais de Terrugem e Santa Eulália abrem nos dias 15 e 20

Para aqueles que gostam de dar um mergulho, informamos que as Piscinas Municipais da Terrugem abrem ao público no próximo sábado, dia 15 de junho. Já as Piscinas Municipais de Santa Eulália abrem a partir de quinta-feira, dia 20 (feriado).

A Câmara Municipal de Elvas chama a atenção dos utilizadores destes espaços públicos para o cuidado a ter com a exposição solar, aconselhando-se o uso de protetor e cuidados especiais nas horas de maior incidência do sol.

 

Horários das piscinas:

PISCINAS MUNICIPAIS DA TERRUGEM

Coretos alentejanos voltam a ganhar vida com música

Os tempos áureos dos coretos remontam à época em que a rádio era ainda algo que ou não existia, ou era para muito poucos e juntavam as populações em seu redor para ouvir tocar a banda local, normalmente ao fim de semana ou em épocas festivas. Rara será a localidade portuguesa que não tenha um coreto, ou até mais que um nos seus jardins públicos ou nas suas praças, a sua grande maioria nascida no século XIX.

Hoje vamos saber quem são os premiados do Turismo do Alentejo 2018

Amanhã, 15 de junho, é dia de saber quem são os distinguidos pelos prémios "Turismo do Alentejo" e "Turismo do Ribatejo", promovidos pela Entidade Regional de Turismo, que é presidida por Ceia da Silva e cujo júri integra José Manuel Simões, do Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa, António Lacerda da Agência Regional de Promoção Turística, José Manuel Santos, da Turismo do Alentejo / Ribatejo, Armando Rocha, da Neoturis, Carina Monteiro da Publituris, José Luís Elias da Turisver, Pedro Chenrin da Ambitur; Joana Emídio dO Mirante, José Miguel Piçarra do Diário do Sul, Jaime

Praias de Odemira com 12 bandeiras azuis, 6 de Ouro, 5 acessíveis e 2 naturistas

Mais três dias e as praias de Odemira abrem oficialmente a época balnear com doze Bandeiras Azuis, seis praias com Bandeira de Qualidade Ouro, cinco Praias Acessíveis e duas Praias Naturistas, a "maior qualificação e diversidade de sempre", segundo a autarquia alentejana. Além de três novas praias com Bandeira Azul, outras novidades na presente época balnear em Odemira incidem numa nova Praia Naturista e a preparação de outra onde a presença do melhor amigo do homem, o cão, é autorizada, num processo que ainda está em curso.

Páginas