Está aqui

Lazer

Rui Nabeiro recebe Globo de Ouro “Mérito e Excelência”

O Comendador Rui Nabeiro foi o grande vencedor do prémio Mérito e Excelência, entregue por Francisco Pinto Balsemão, na XXVI Gala dos Globos de Ouro, que decorreu na noite deste domingo, dia 2 de outubro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Segundo o jornal Holofote, o diretor da Impresa, detentora da SIC, destacou o “espírito empreendedor, profissionalismo e dedicação ao próximo” de Rui Nabeiro, além da sua “verdadeira liderança, uma liderança que inspira”.

Feira virada para o mar em Sines

A Feira do Mar está de regresso a Sines de 11 a 14 de Outubro. Esta será a 5ª edição e irá centrar-se em temas como Empreendedorismo, Turismo, Portos e Logística, Formação e Inovação.

Estão previstas quatro grandes conferências com oradores reconhecidos pelos contributos para o crescimento azul.

Em paralelo será realizada uma mostra empresarial profissional no espaço do terreiro do Castelo. Projetos, serviços e produtos ligados à Economia Azul terão a oportunidade de se promover no palco central do recinto.

Outubro é mês da caça em Grândola

O município de Grândola promove, em outubro, mais uma edição das Semanas Gastronómicas. No mês em que se comemoram os 478 anos do Dia do Concelho, será possível saborear à mesa de nove restaurantes, javali e outras caças.

Durante os fins de semana de outubro poderá conhecer a região e degustar iguarias como perdiz frita, javali no tacho com batata doce frita, veado em cama de cenoura, açorda coelho bravo ou ensopado de javali.

“Alentejanos de gema” – Henrique Pousão

por Joana Casca

Henrique Pousão, foi um pintor português, pertencente à primeira geração naturalista. O alentejano, conhecido como o mais inovador pintor português da sua geração, destacou-se pela sensibilidade com que retratava os sítios por onde passava. Hoje em dia, as suas obras já chegam a cidades como Roma e Paris.

S. Cucufate recebe encontro internacional de Filosofia

A Villa Romana de São Cucufate, situada em Vila de Frades no concelho de Vidigueira, vai receber o I encontro da série internacional ANTROPOCÉNICA, no próximo dia 9 de outubro de 2022, com o apoio do Município de Vidigueira.

ANTROPOCÉNICA é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.

48 Horas Alentejo brilha com velhas glórias e clássicos

A vigésima sétima edição do 48 Horas Alentejo, um dos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal, regressa em 14, 15 e 16 de Outubro.

Na sua edição de 2022, este rali de regularidade histórico, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, vai contar com um percurso que irá percorrer os concelhos de Beja, Portel, Moura, Mourão, Ferreira do Alentejo, Reguengos de Monsaraz e Vidigueira.

Odemira recorda Amália

“Odemira Recorda Amália Rodrigues” está de regresso ao Brejão e ao concelho de Odemira para mais uma edição, agendada para o próximo dia 8 de outubro, com visitas à Herdade e várias atividades dedicadas à fadista e ao fado, promovida pela Fundação Amália e pelo Município de Odemira. As entradas são gratuitas e o programa inclui visitas guiadas à casa de férias de Amália, junto à localidade do Brejão, na freguesia de São Teotónio, que decorrerão entre as 11.00 e as 18.30 horas.

Dia Mundial da Música comemorado pela Escola de Artes do Alentejo Litoral

No dia de amanhã, 1 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Música e, para comemorar esta data, a Escola de Artes do Alentejo Litoral vai realizar diversas iniciativas.

De acordo com a Rádio Sines, este ciclo de atividades inclui um ensaio aberto da Orquestra Sinfónica (Capela da Misericórdia de Sines, das 12:00 às 13:00), um concerto do grupo “Cercante”, um coro de crianças (cafetaria do Castelo de Sines, 17:00) e concertos do Grupo Coral de Odemira, Sinestesias e The Ginskeys (tudo a partir das 21:30, no Pátio das Artes, perto do Centro de Artes de Sines).

Beja promove Patrimónios do Sul com três dias de festa

Entre o dia de hoje, 30 de setembro, e o próximo domingo, 2 de outubro, decorre na cidade de Beja a iniciativa “Patrimónios do Sul”, um evento que procura difundir “a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico”, pode ler-se na agência Lusa.

Promovido pela Câmara Municipal de Beja, este evento está de volta depois de dois anos “em pausa” devido ao surgimento da pandemia de Covid-19 e realiza-se no Parque de Exposições e Feiras Manuel Castro e Brito. Esta feira inclui várias iniciativas, como a Vinipax, a Artes do Sul ou a Sul à Mesa.

Estão abertas as inscrições para o Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

As inscrições para o 18.º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo já estão abertas, podendo ser feitas até ao próximo dia 10 de outubro.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e decorre entre os dias 11 e 13 de novembro no Parque de Feiras e Exposições da cidade, sendo aberto ao público e de entrada livre.

Como explica a Câmara Municipal, o objetivo desta iniciativa passa pela promoção e valorização das sopas do Alentejo, consideradas património da gastronomia alentejana.  

Páginas