Está aqui

Lazer

O Alentejo continua a perder população

O Alentejo continua a perder população. Se já desconfiava desta situação, as estatísticas demográficas do Instituto Nacional de Estatística (INE), e que foram divulgadas ontem, sexta-feira, vêm confirmar a suas suspeitas.

O Alentejo é mesmo a região portuguesa que maior perda de população sofreu em 2018, só a Área Metropolitana de Lisboa viu a sua população aumentar ligeiramente.

A nível nacional, o país segue a tendência de decréscimo dos últimos oito anos e tem menos 14 mil do que em 2017, um total de 10.276.617.

 

Imagem de stavgorod.ru

Elvas e Marvão querem fortalezas Património da Humanidade

Elvas e Marvão querem ver a suas fortalezas abaluartadas como Património da Humanidade.

Mercados e tabernas de antigamente regressam hoje a Portalegre

Esta tarde, sábado no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP), os mercados e tabernas de antigamente estão de regresso.

A iniciativa “Passeando na História" vai recriar vivências de antigamente e procurar reavivar as tradições, usos e costumes da região.

Santo André angaria bens para centro de apoio a animais selvagens

Já ouviu falar do CRASSA? Trata-se de um dos três centros de recuperação que integram a rede nacional de centros sob tutela do Instituto da Conservação da Natureza. O CRASSA é o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André e os outros dois são o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM) e o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus, em Castelo Branco (CERAS).

Advogados organizam concerto para angariar fundos para os idosos de Zambujeira do Mar

A iniciativa de 2019 da Rock'n'Law vai este ano angariar fundos para apoiar a Associação de Solidariedade Social Nossa Senhora do Mar, em Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, através de um concerto solidário agendado para o dia 22 de Novembro, no espaço Kais, em Lisboa. O Rock'n'Law deste ano conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

Várias bandas de escritórios de advogados vão subir ao palco do espaço Kais para uma noite de música e animação, com a finalidade de angariar fundos para a Associação Nossa Senhora do Mar

Alcácer do Sal decorada para o natal vista a partir do rio

Há locais que se tornam um presépio natural na época natalícia e Alcácer do Sal é, sem dúvida, um deles. Para se admirar a beleza da cidade iluminada por mil cores, como um postal de Natal real, pelo segundo ano consecutivo o Município de Alcácer do Sal irá promover os passeios “Natal no Sado”, a bordo do galeão Pinto Luísa.

Com ponto de encontro no cais da margem sul, os passeios terão a duração de cerca de 60 minutos, ao som de músicas de Natal e enquanto o participante se delicia com uma bebida quente e bolachinhas alusivas à época. 

Expedição a Cuba em R4 com a Slow@Alentejo

Aproxima-se a "V Expedição a Cuba", que irá decorrer no próximo 16 de Novembro, concretizando mais uma etapa dos "Eat-inerários Slow @ Alentejo", passeios que têm possibilitado, à comunidade nacional de apaixonados pela R4 e por outros clássicos, a descoberta do Alentejo, sobretudo de recantos, sabores e saberes menos conhecidos ou menorizados e "escondidos", e de algumas terras rayanas, numa aproximação diferente ao território, baseada no conceito de slow travel (e de geoturismo), de forma continuada e organizada desde 2014 (mas já testada desde 2011).

Alentejo Litoral com festa da batata doce

A batata doce tem uma festa própria e acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro, sábado e domingo, na Carrasqueira.

Esta localidade - do concelho de Alcácer do Sal – é conhecida pelas magníficas fotos que se tiram no seu cais palafítico e convida-o a provar e descobrir pratos com base neste tubérculo originário da América Central, e com uma enorme riqueza nutricional e inúmeros benefícios para a saúde.

A Festa Mundial da Animação distinguiu alunos de Portalegre

Foi a curta-metragem "Ode à infância" que permitiu a João Monteiro e Luís Vital vencer o Prémio do Público na 8ª Festa Mundial de Animação.

Páginas