Está aqui

Lazer

Mértola com evento maior da Caça no final de outubro

Com a chegada efetiva do outono ao Alentejo chega também IX Feira da Caça, de Mértola. O evento, que atrai um número crescente de entusiastas, vindos de todo o país e até da vizinha Espanha, decorre de 26 a 28 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal e “pretende dar a conhecer várias perspectivas da actividade cinegética e proporcionar momentos de convívio e animação”, explica a Câmara de Mértola, entidade promotora.

Portalegre com cação de todos os modos

Dia 20 de outubro, a partir das 19h, no Mercado Municipal de Portalegre, vai acontecer o “Festival do Cação” e em que vai poder provar a típica alhada de cação, mas também em caldeirada ou de escabeche, além de muitas outras receitas.

Esta será a primeira edição deste festival, promovido pela da União de freguesias da Sé e S. Lourenço, e que surge fruto da tradição portalegrense de comer cação na noite de Natal.

Esta é também uma maneira de dinamizar o mercado e trazer um evento diferente promovendo animação e convívio, contando também para tal com animação musical.

Santiago do Cacém: Primeiro automóvel pisou solo português há 123 anos

Em Outubro de 1895, há precisamente 123 anos, desembarcava em Portugal o primeiro carro importado. Era um Panhard & Levassor e a uma velocidade máxima de 15km/h, levou três dias a chegar a Santiago do Cacém, numa viagem cheia de peripécias, nas mãos de  D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém.

Em 2015 a efeméride foi marcada em Santiago do Cacém com um retorno do mesmo carro, que é propriedade do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Equipa da CARMIM apurada para a Final Nacional Açores de Golfe

Já estão apuradas as duas empresas que vão disputar a Final Nacional Açores de golfe. São elas a equipa da Mercedes-Benz C. Santos VP Margem Sul e a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), que disputaram as Meias Finais Alentejo no campo de Tróia.

A equipa da Carmim, constituída pelos pares Manuel Letras da Luz e João Escudeiro e João Fernandes, Manuel di Pietro chega pela primeira vez à fnal da prova, com 86 pontos, podendo mesmo vir a ser vencedora, ao fim da participação em 12 edições.

Mais de 600 vinhos do Alentejo à prova no CCB

Se admira o Alentejo, aprecia particularmente os seus vinhos e vive na região de Lisboa, tem uma boa desculpa para visitar o CCB no próximo fim-de-semana. É que o Centro Cultural de Belém recebe uma mostra de mais de 600 vinhos do Alentejo, de um total de 75 produtores da região.

150 km desafiam atletas do Odemira Bike Race

Ao todo são cerca de 150 quilómetros que vão por à prova os atletas que vão disputar em duas etapas o "Odemira Bike Race".

A prova, que tem características únicas com a geografia e beleza natural de Odemira, e que decorre nos dias 13 e 14 de outubro, é aberta não só à competição como também ao lazer, segundo a organização.

Os participantes, que podem fazer a prova em equipas de dois elementos ou a solo, vão ser guiados com recurso ao GPS e em termos de classificações existirão classificações por escalões e uma classificação à geral.

Elvas já tem cinema três vezes por semana

Fruto de uma parceria inédita entre a Câmara Municipal de Elvas e a NOS, a cidade raiana alentejana vai passar a poder assistir a três sessões de cinema semanais, no Auditório de São Mateus, já a partir desta semana, e permitindo a população possa assistir aos melhores na semana em que estreiam.

Esta iniciativa foi apresentada, na passada semana, na Biblioteca Municipal de Elvas, na presença de Luís Nascimento, administrador executivo da NOS e de Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas.

Ultimate Obstacle Challenge em Santiago do Cacém

A prova "Ultimate Obstacle Challenge" decorrerá em Santiago do Cacém, no dia 7 de outubro.

Numa organização da associação "Os Chaparros BTT Team", e com o apoio da Câmara Municipal, esta iniciativa desafia os participantes a 8 km com 25 obstáculos que vão por à prova os mais duros.

Em comunicado, Ricardo Martins, da organização, explicou que “Os Chaparros” existem à 19 anos e que são uma associação de BTT que decidiu arriscar-se nesta ”grande aventura ou loucura.”

VINIPAX já começou em Beja

É no Pavilhão Institucional da Patrimónios do Sul - no Parque de Feiras e Exposições de Beja – que já decorre o maior evento de vinhos do sul de Portugal.

Já na 12ª Edição, a Vinipax é um Espaço de reafirmação dos Vinhos mais emblemáticos das Cooperativas Vitivinícolas das Regiões do Tejo, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve, além de outros, quer nacionais, quer estrangeiros.

Estremoz volta a ter Manjares no Claustro

Estremoz volta a ter Manjares no Claustro do Convento das Maltezas, a 20 de outubro, .

Trata-se da recriação Histórica de um jantar monástico de século XVI/XVII e é levada a cabo pelo Centro Ciência Viva de Estremoz – em colaboração com a Ad Ruina e o Turismo de Portugal através da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre - que se situa nesse mesmo convento.

Assim, este jantar monástico integrará também um conceito científico e uma viagem pelo cosmos, num ambiente de recriação histórica ao pormenor e onde não faltará animação

Páginas