Está aqui

Alentejo

Festival Medieval de Elvas anima a cidade entre 28 e 30 de junho

Elvas vai viajar no tempo com umas das mais bem conseguidas recriações medievais do país, na 13ª edição do Festival Medieval. O início está marcado para 28 junho e vai levar o centro histórico de Elvas à época medieval, enchendo-o de trovadores, artesãos, mercadores e artífices com direito a arruadas, combates com lança e espada, workshops de ofícios e gastronomia típica da época, que animãrão a cidade alentejana até 30 de junho.

Évora vai discutir impacto da imigração no setor agrícola no Alentejo

A migração dos trabalhadores, tanto em termos geográficos como em termos ocupacionais de atividades relacionadas com a agricultura, consiste numa das maiores transformações neste sector no século XX.

Funcionários municipais iniciam hoje greve em Beja

Os funcionários do Município de Beja vão fazer hoje uma greve parcial, que durará até quarta-feira, para exigir ao executivo municipal a reposição este ano dos três dias de férias, que foram retirados pelas medidas do anterior Governo (PSD/CDS), no âmbito da intervenção da troika no país.

S. Teotónio mantém viva a tradição dos Mastros

Desde dia 12 – e até final do mês – S. Teotónio é a casa do Festival de Mastros.

Nesta 19ª edição do festival a vila de S. Teotónio, no concelho de Odemira já está ornamentada por milhares de flores de papel preparadas pela população. Não faltam os inevitáveis mastros e que marcam o centro de muitos bailes, muita música, marchas populares e espetáculos.

“Patas de Cavalo” tornam-se esculturas em Alcácer do Sal

Em Alcácer do Sal, as “patas de cavalo” - um dispositivo metálico que impede o estacionamento de automóveis, deram origem a 3 obras de arte urbana pela mão de alunas da Escola Secundária de Alcácer do Sal.

A ideia surgiu com a vontade de reciclar ditas “patas de cavalo” que haviam sido retiradas pela autarquia e as jovens artistas Maria do Carmo Carraça e Joana Cachopo, reutilizaram-nas e realizaram as obras na disciplina de Oficina das Artes, sob coordenação do professor Nélson Latas.

 

Animação e arte une reclusos e idosos em Odemira

Há, em Odemira, um projeto que une reclusos e idosos. Trata-se do “Sem Rede” um projeto artístico, de animação comunitária, construído em parceria pela associação local TIC TAC e pelo Estabelecimento Prisional de Odemira.

Azeite alentejano vence medalha de ouro em certame nacional

Foi na Feira Nacional de Olivicultura que o azeite alentejano “O Amor é Cego” conquistou o prémio para melhor azeite de azeitona galega.

A Feira Nacional de Olivicultura – que decorreu em Valpaços, numa organização da Câmara Municipal de Valpaços, a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, o CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro e a CAP - reúne, exposição de produtores e fornecedores e a realização do concurso de azeite virgem.

Turismo distingue projetos e promotores do Alentejo

A Entidade Regional de Turismo entregou ontem, sábado 15 de junho, os Prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2018.

Numa cerimónia que decorreu no Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a concurso estavam 114 projetos, divididos por regiões e categorias.

 

No que se refere ao Alentejo, os vencedores foram:

Melhor Evento - Festival B – Beja e Portugal Air Summit em Ponte de Sor

Melhor Enoturismo - Herdade do Freixo II - Redondo

Melhor Evento Gastronómico - Menção – Mês das Migas - Mora

Cultura do Alentejo criou guia de boas práticas para agricultores

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) - após os incidentes arqueológicos registados nos últimos anos, sobretudo durante o processo de transformação da agricultura que o Alentejo tem vindo a assistir, fruto do regadio do projeto Alqueva - criou e vai lançar um guia de boas práticas a seguir pelos agricultores.

Ponte de Sor abre festival com um circo aéreo acrobático

Será com um espetáculo de circo aéreo acrobático com profissionais franceses, que, no próximo dia 22 de junho, Ponte de Sor marca o início do festival Sete Sóis Sete Luas.

A 27ª edição do “Sete Sóis Sete Luas” decorrerá até 6 de setembro e abrange também Montargil, Longomel, Galveias e Foros do Arrão, levando a cultura às freguesias rurais do concelho e o intercâmbios de experiências coletividades locais.

A autarca do município alentejano destacou ainda a variedade de espetáculos que o evento integra, nomeadamente atuações de orquestras, degustação de sabores e exposições.

Páginas