Está aqui

Alentejo

Odemira cede imóveis a profissionais de saúde

A Câmara Municipal de Odemira acaba de assinar um contrato de comodato com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), para a cedência de dois imóveis municipais para alojamento de profissionais de saúde que desempenhem a sua atividade no concelho.

Em comunicado, a autarquia explica que a “preocupação e determinação” de Hélder Guerreiro, presidente do município, “passa por garantir todos os meios e condições para assegurar os cuidados de saúde no território, em estreita articulação com a ULSLA”.

Nova entidade “dá voz” às PME do Alentejo e Huelva

Uma associação transfronteiriça foi criada para “dar voz” às micro, pequenas e médias empresas (PME) e trabalhadores independentes do Alentejo e da província espanhola de Huelva, na Andaluzia, e captar mais recursos financeiros, nacionais e europeus.

Segundo a Lusa, a Associação Transfronteiriça de PME e Trabalhadores Independentes Huelva-Alentejo foi apresentada ontem, quinta-feira, em Serpa, numa cerimónia na Câmara Municipal, que juntou as organizações promotoras.

IP avança com construção de nova ponte em Fronteira

Uma nova ponte a montante da histórica ponte da Ribeira Grande, em Fronteira, vai ser construída pela Infraestruturas de Portugal (IP), após ter sido destruída pelo mau tempo de dezembro.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Rogério Silva, disse que o município se reuniu com representantes da IP na passada quarta-feira, e qua a “decisão” da empresa de avançar com a construção de uma nova ponte foi “ao encontro” da solução que a autarquia também defende.

Alentejo Litoral já tem Comando de Emergência e Proteção Civil

O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral entrou em funcionamento na passada quarta-feira, numa sessão presidida pela Secretária de Estado da proteção Civil, Patrícia Gaspar, com a participação do presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, e do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa.

Associação de Municípios do Alqueva integra rede transfronteiriça

A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva acaba de integrar a Rede Portugal-Espanha de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT), com o objetivo de reforçar a cooperação em zonas de fronteira, numa cerimónia que decorreu no Museu dos Coches em Lisboa, no passado dia 1 de fevereiro.

Linha férrea entre Évora e Elvas é a “maior obra do século”

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, afirmou que está em curso no Alentejo aquela que “será uma das maiores obras ferroviárias em Portugal provavelmente do último século”.

De acordo com a Planície, o governante falava durante a abertura da IV Energy and Climate Summit, sobre Mobilidade e Transporte Ferroviário, que aconteceu nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, nos dias 26 e 27 de janeiro.

Alcácer do Sal quer ser uma Autarquia Solidária

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai aderir ao Programa Autarquia Solidária, num investimento anual de 1845 euros.

Em comunicado, a autarquia explica que esta iniciativa “pretende auxiliar os Municípios, Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias a implementarem e reconhecerem programas de cooperação e desenvolvimento comunitário que contribuem para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas”.

Arraiolos tem “Conversas à Mesa” sobre gastronomia local

A iniciativa “Conversas à Mesa” irá regressar no próximo dia 4 de fevereiro a Arraiolos, no âmbito das Semanas do Porco, que decorrem de 4 a 19 de fevereiro.

Em comunicado, o município de Arraiolos explica que esta conversa, que irá contar com a abertura da presidente da Câmara Municipal, Sílvia Pinto, e a moderação de Filipe Beja Simões, irá debater “a importância da gastronomia local para o turismo” no Arraiolos Multiusos.

PS do Baixo Alentejo exige construção de hospital em Beja

O PS do Baixo Alentejo afirma que é “urgente dotar a região de melhores condições de saúde” e defendeu “a construção imediata da segunda fase do Hospital José Joaquim Fernandes”, na cidade de Beja.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS sublinhou que é “consensual” entre os socialistas do distrito que é “urgente dotar a região de melhores condições de saúde”.

“É um direito fundamental das pessoas e condição para a qualidade de vida e aspeto crítico para a fixação de nova população”, acrescentou a federação.

Autarca de Évora é novo presidente da Comunidade Intermunicipal

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, acaba de ser eleito para liderar a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) até maio de 2024, sucedendo ao presidente do município de Vendas Novas, Luís Dias.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a CIMAC indicou que a mesa do conselho intermunicipal desta comunidade é presidida, desde 1 de fevereiro e até ao dia 31 de maio de 2024, pelo autarca comunista Carlos Pinto de Sá.

Já os vice-presidentes da CIMAC são os presidentes dos municípios de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e de Vendas Novas, Luís Dias.

Páginas