Está aqui

Alentejo

Leilão de vinhos antigos da Carmim reverteu para a associação Acreditar

Para celebrar os seus 50 anos, a Carmim lançou um leilão solidário onde foi possível licitar preciosidades da cooperativa, num lote criado pelos enólogos da casa Tiago Garcia e Rui Veladas.

Escola Superior Agrária de Elvas celebrou 25 anos

Na passada semana, a 14 de outubro, a Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre celebrou o seu 25º aniversário com o início das suas atividades letivas, na presença do Diretor da Escola Superior Agrária de Elvas,  José Manuel Rato Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida e do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva, além de Gonçalo Barradas, primeiro Diretor da ESAE, que foi responsável pela instalação e desenvolvimento de todos os procedimentos inerentes à criação e implantação da ESAE e Pedro Lynce, que esteve na

Alentejo procura respostas para o envelhecimento

União das Misericórdias promove ciclo de conferências em todo o país sobre o futuro do envelhecimento e a próxima decorrerá a 18 de outubro, no Auditório da Misericórdia de Beja.

O objetivo é sensibilizar para o envelhecimento em Portugal, e este debate no Alentejo contará com a participação de Filomena Mendes, docente da Universidade de Évora; Sandra Pais, docente da Universidade do Algarve; Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique.

Há 126 anos, a primeira viagem de automóvel em Portugal teve Alentejo como destino

Foi no dia 11 de outubro de 1895 que um Panhard & Levassor, comprado em Paris por D. Jorge d’Avillez, um jovem aristocrata de Santiago do Cacém, fez a 1.ª viagem de automóvel de Lisboa a Santiago do Cacém, tornando-se um marco histórico.

Envolvidos na aventura estiveram D. Jorge D’Avillez; Jules Phillipe, engenheiro na região, e Hidalgo Vilhena, outro santiaguense, pioneiro na arte fotográfica da época e a 1.ª viagem de automóvel em Portugal, segundo rezam as crónicas, foi há 126 anos, durou três dias e com muitas peripécias pelo meio.

Alentejana lançou marca de cosmética e é destaque em Londres

A startup criada pela alentejana Elisabete Ramalho nasceu em plena pandemia, após 5 anos a sonhar e fazer investigação exaustiva.

A Kivens é uma Startup de dermocosmética premium que, 9 meses após o seu lançamento, é finalista na categoria dos melhores cremes faciais de origem natural nos Pure Beauty Awards London 2021, o maior e mais reconhecido certame da especialidade.

Salvador Sobral sobe ao palco em Portalegre

O reconhecido Salvador Sobral sobe hoje ao palco em Portalegre, no Centro de Artes do Espetáculo, pelas 21h30.

É o “Janeiro Sessions Live Tour” e que tem um conceito simples que pretende recriar o ambiente de receber amigos na sua sala de estar, para uma noite de música e conversa descontraída.

Salvador Sobral irá trazer alguns dos seus temas e histórias, para partilhar com todos os que se juntarem a eles, nesta noite especial, numa organização do município.

 

 

Foto de impresa .pt no Jornal Blitz

Monsaraz reúne instrumentos musicais e tradicionais de todo o mundo

É o Museu Coleção Vintém e foi inaugurado Igreja de Santiago, em Monsaraz, esta semana.

O espaço reúne agora a coleção de instrumentos musicais e tradicionais do mundo do professor e produtor musical Fernando Vintém.

Cantar o Alentejo, hoje, em Viana do Alentejo

Esta noite, com entrada gratuita, no cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo, vai-se “Cantar o Alentejo”.

Em palco, pelas 21:30h, estarão “Os Alentejanos” e o “Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo”, para um espetáculo cheio de tradição, alma e muito Alentejo.

 

Imagem do Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo de amusicaportuguesaagostardelapropria. org

Alto Alentejo firma acordo de cooperação de Taiwan

O NERPOR na continuidade do que tem desenvolvido no processo da internacionalização das empresas e produtos do Alto Alentejo, convidou a Representante Diplomática de Taiwan a visitar a região numa agenda que tem percorrido vários locais, como Portalegre, Estremoz, Elvas, Campo Maior, Marvão, Castelo de Vide e Ponte de Sor, onde decorre neste momento o Portugal Air Summit.

Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugurou, na passada quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, numa homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que esteve presente na cerimónia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja, Joaquim Mário, diz que se trata de espaço “pequeno, mas digno”, no centro da localidade.

Páginas