Está aqui

Alentejo

ESCULTURA DE SÁTIRO

No Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo repousa um Sátiro do tempo dos romanos. Os Sátiros são figuras da mitologia grega e romana e com isto já se percebe que vou falar de Évora romana. O Sátiro de que falo é uma elegante escultura em mármore branco, de um Sátiro em repouso, uma figura masculina, deitado sobre uma pele de pantera com a cabeça, cabelo encaracolado e orelhas pontiagudas, apoiada no braço direito e a perna direita cruzada sobre a esquerda, nu mostrando o sexo. Data do século I–II d.C. com 1,59 m de comprimento e 62 cm de espessura.

ÁGUA EM ÉVORA COM MAIS CLORO MAS SEM "RISCO PARA A SAÚDE", GARANTE AUTARCA

O Alentejo vive seca extrema e a cidade de Évora não é excepção, com munícipes a queixarem-se da qualidade da água e partidos políticos na oposição a pedirem esclarecimentos. Luís Nunes, morador na cidade, é lacónico: "se quiserem ver como está |a água| abram a torneira. Cheira e sabe mal" atira.

TENSÃO ENTRE AGRICULTORES E EMPRESA GESTORA DO ALQUEVA

O novo modelo de gestão da água proposto pela EDIA, a empresa que gere Alqueva, não está a colher simpatias entre os agricultores alentejanos, que ameaçam mesmo abandonar o Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva.

CATARINA MARTINS EM ÉVORA PARA DEBATER ORÇAMENTO DO ESTADO

A dirigente nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, vai estar em Évora na próxima sexta-feira, 24 de novembro, para uma sessão pública com o intuito, segundo informação daquele partido político, de apresentar e debater as propostas do Bloco de Esquerda para o Orçamento do Estado 2018.

O evento está marcado para as 21H00, na Igreja de S. Vicente, naquela cidade alentejana.

BEJA: 10 FADISTAS EM CONCERTO PARA APOIAR AS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS

10 fadistas juntam-se na próxima quinta-feira, 30 de novembro, no Teatro Municipal Pax Julia, num espetáculo de solidariedade, cuja receita reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, para apoio das vítimas dos incêndios.

"Beja Ajuda" junta Ana Rato, António Cláudio, Carlos Filipe, Daniela Santos, Francisco Aires, Joana Santos, José Cantigas, Luis Saturnino, Mafalda Vasques e Sandra Reis, numa grande noite de fados solidária, que conta ainda com os músicos Rogério Mestre, na guitarra portuguesa, e Carlos Franco e José Pedro Grazina, na viola.

PORTALEGRE ANGARIA ÁRVORES DE FRUTO PARA REFLORESTAR ÁREAS ARDIDAS

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) lançou ontem uma campanha de angariação, desafiando a população e a comunidade escolar a doar árvores de fruto para ajudar na reflorestação dos concelhos afetados pelos incêndios, na zona do Pinhal Interior Sul.

"Plantar para colher", é assim que se chama a campanha, pretende angariar de árvores de fruto, não só para reflorestar áreas ardidas com os incêndios mas também devolver capacidade aos pequenos agricultores que perderam as suas hortas e das quais dependem para subsistir.

ALCÁCER DO SAL PEDE DECLARAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA AO GOVERNO

A seca que o país atravessa está a criar problemas graves aos produtores de arroz de Alcácer do Sal, que representam 30% da produção nacional. Em carta dirigida ao Ministro da Agricultura, município, empresas e associações agrícolas pedem declaração de calamidade pública devido à escassez da água naquela região e uma reunião urgente para encontrar soluções.

ÉVORA: FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA LANÇA MANUAL DE VOLUNTARIADO

A Fundação Eugénio de Almeida vai assinalar as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e do Dia Internacional dos Voluntários com o lançamento do livro "Voluntariado Inclusivo: orientações para o desenvolvimento de um programa de voluntariado mais inclusivo", um trabalho que resulta de um projeto de 2 anos desenvolvido por uma parceria intrenacional que envolveu instituições da Croácia, Dinamarca, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Roménia e Eslováquia.

BEJA: MONDA, KATIA GUERREIRO E MIGUEL GAMEIRO EM CONCERTO SOLIDÁRIO

Os Monda, Katia Guerreiro e Miguel Gameiro juntam-se no próximo dia 8 de dezembro, às 21h00, em Beja, para um concerto solidário e cujas receitas revertem na totalidade para uma intituição centenária daquela cidade alentejana, o Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, cuja história começa em 1884 e que se dedica desde então a cuidar de crianças.

EURODEPUTADO JOÃO PIMENTA LOPES JUNTA-SE A GREVISTAS DAS MINAS DE ALJUSTREL

O eurodeputado João Pimenta Lopes, eleito pelo PCP no Parlamento Europeu, junta-se hoje aos trabalhadores grevistas nas Minas de Aljustrel, numa demonstração, segundo o PCP, de solidariedade com as suas reivindicações.

Páginas