Está aqui

Alentejo

Investigador da Universidade de Évora venceu Prémio Pessoa 2018

O investigador Miguel Bastos Araújo, da Universidade de Évora é o vencedor do Prémio Pessoa 2018. Tem 49 anos é um dos maiores especialistas mundiais em alterações climáticas e biodiversidade. "A atribuição do Prémio Pessoa 2018 a Miguel Bastos Araújo constitui um sinal claro de que o conhecimento, a ciência com consciência e as políticas públicas nela inspiradas, são indispensáveis para alimentar a esperança num futuro sustentável”, justificou o júri. 

Eduardo Cabrita em Portalegre. Novo centro de formação da GNR vai avançar

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside hoje em Portalegre à Cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração tendo em vista a Celebração de Contrato Interadministrativo para a construção de novas Instalações para o Centro de Formação e Comando Territorial de Portalegre da GNR. 

Compromisso de Honra de novos guardas em Portalegre

Decorre hoje a Cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares do Curso de Formação de Guardas 2018. A cerimónia conta com a participação do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O Compromisso de Honra é prestado por Guardas que terminaram com aproveitamento o 40.º Curso de Formação de Guardas. A cerimónia marca o final de um período de formação e o início da atividade profissional dos novos Guardas e decorre no Estádio Municipal de Portalegre.

 

Programa espacial europeu "deve reforçar segurança dos cidadãos"

“Os cidadãos europeus devem poder sentir que com estes programas a sua segurança económica, tecnológica e também física, é reforçada”, afirmou o eurodeputado eborense Carlos Zorrinho na sessão plenária de Estrasburgo sobre o Programa Espacial Europeu, evidenciando também que “a visão integrada sobre o espaço é uma mais-valia para a Europa”.

Porto de Sines já vale 58% da carga movimentada em todos os portos nacionais

O Terminal XXI do Porto de Sines superou os números do ano passado em matéria de carga contentorizada, valendo já 58% da carga movimentada em todos os portos do país. Segundo a Revista Cargo, o Terminal de Contentores de Sines atingiu a duas semanas do fim do ano os 1.669.295 TEU, quebrando o recorde de 2017 (1.669.057 TEU).

Universidade de Évora vai transformar refeitório e Fábrica dos Leões em residências

O Estado prepara-se para transformar palácios, quartéis, escolas secundárias e pousadas da juventude em residências para estudantes universitários, um pouco por todo o país. Ao todo são 17 os edifícios públicos listados para o efeito e que venham a funcionar já no início de setembro de 2019 como alojamento para estudantes.

Breves: Ferreira do Alentejo com investimento de 2 milhões em Parque de Empresas

A Câmara de Ferreira do Alentejo conseguiu ver aprovado financiamento comunitário para o projecto de expansão do Parque das Empresas daquela vila alentejana, num total de 2 milhões de euros.

O projecto, que aumentará o parque em mais de 7 hectares e 38 novos lotes, vai ser comparticipado pelo FEDER em 85%.

 

Manuel Guerra hoje no Teatro Garcia de Resende em Évora

Manuel Guerra apresenta hoje "em casa" o seu último trabalho discográfico, "'Sem porquês', um disco composto por uma série de canções "que espelham diferentes aspetos e vivências da minha vida". O músico eborense tem o Teatro Garcia de Resende esgotado para ouvir o seu trabalho, influenciado particularmente pelo falecimento do seu irmão, num acidente aéreo em 2014, que o marcou profundamente.

Há sete famílias carenciadas em Alcácer do Sal que vão ter um natal melhor

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai entregar no próximo dia 17 de dezembro as chaves de sete habitações municipais a sete famílias carenciadas do concelho.

A proposta da Câmara Municipal de Alcácer do Sal referente à lista definitiva do procedimento concursal para atribuição de habitações municipais em regime de arrendamento apoiado foi hoje (13 dezembro 2018) aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, tratando-se de uma atribuição de sete habitações totalmente renovadas a um mesmo número de famílias necessitadas.

Neto de Aristides de Sousa Mendes apresenta livro de memórias em Viana do Alentejo

António Moncada de Sousa Mendes, neto do célebre cônsul que salvou a vida a pelo menos 30 000 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, vai apresentar o seu livro de memórias sobre o avô, amanhã, dia 14 de dezembro, em Viana do Alentejo.

Páginas