Está aqui

Alentejo

Odemira vai premiar projetos de arquitetura que se destaquem na reabilitação urbana

O Município de Odemira lança este ano a primeira edição do Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO), em parceria com a Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Sul e criado no âmbito do Programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação do Património Edificado.

O prémio pretende distinguir obras nas áreas de reabilitação urbanas, que representem um exemplo de qualidade arquitetónica e contribuam para a valorização do património edificado do concelho de Odemira.

Baixo Alentejo vai testar 550 bombeiros ao Covid-19

As instalações da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo - CIMBAL, em Beja, recebem 1 5 e 7 de junho cerca de 550 bombeiros de doze corporações do Baixo Alentejo para realizar testes serológicos ao COVID-19.

Os testes serológicos permitem medir a presença de anticorpos contra um vírus no sangue e perceber se a pessoa esteve em contacto com o vírus e se adquiriu imunidade. A realização destes testes é assegurada pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center, e a coordenação é assegurada pela CIMBAL e suportada financeiramente pelos municípios do Baixo Alentejo.

Beja aguarda licenciamento da Câmara para o seu primeiro tuk tuk

A autarquia de Beja tem em mãos o seu primeiro pedido de licenciamento de tuk tuk.

Paulo Alves será o primeiro operador na cidade de Beja, dos célebres veículos turísticos e, apesar de ter recebido o seu tuk tuk em março, por causa da pandemia do Covid:19, só há poucos dias pode dar um passeio pelas ruas da cidade, para dar a conhecer o novo meio de transporte turístico.

Sabonetes biológicos dignos de Cleópatra nascem numa aldeia alentejana

Uma parceria nasceu numa aldeia alentejana, inspirada pela história da pele macia como veludo da Cleópatra, a última rainha do Egipto, que, segundo consta, devia essa característica a banhos com leite de burra.

CDU de Beja denuncia "violações do Plano Diretor Municipal" com as culturas intensivas

A CDU de Beja considera que está a proceder-se à "instalação de culturas intensivas desordenadas e a utilização de caminhos de modo desregrado" na região e já questionou a Câmara Municipal de Beja a esse propósito.

Segundo a CDU "a ocupação do espaço rural, com a plantação de culturas nas proximidades de áreas residenciais, presume, em muitos casos, violações do Plano Diretor Municipal (PDM), para além de constituir uma ameaça à saúde pública e um fator de desqualificação da paisagem dos núcleos urbanos do Concelho".

Produtores de azeitona alentejanos querem desmistificar olival intensivo

A Associação de Olivicultores do Sul – Olivum – foi ontem à tarde, terça-feira, ouvida pela Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, sobre o estado do sector da produção de azeite em Portugal. 

Novo Hospital Central do Alentejo: BE preocupado com "atraso no início das obras"

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), através do seu deputado Moisés Ferreira, entregou ontem uma Pergunta dirigida ao Ministério da Saúde sobre o "atraso no início das obras do novo Hospital Central do Alentejo", em Évora.

O BE não compreende porque motivo a obra ainda não arrancou, tendo em conta que concurso público internacional para a construção deste novo Hospital foi lançado no dia 14 de agosto de 2019 e a adjudicação para a construção do hospital ocorreu no dia 3 de março a uma empresa espanhola.

Governo não quer monopólio chinês do Porto de Sines

Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, defendeu recentemente em vídeo-conferência que o Governo está interessado em diversificar o investimento estrangeiro no Porto de Sines.

Deputados socialistas de Évora iniciam levantamento do impacto da pandemia na região

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Évora, Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho, deram hoje início a um conjunto de visitas a empresas e instituições, para avaliar o impacto da pandemia na região.

As visitas são feitas no âmbito das jornadas parlamentares do PS, que estão a ser feitas num modelo diferente do habitual devido às restrições impostas pelo Covid:19.

Estudantes de Portalegre arrebatam prémios para curta-metragem e tecnologia

A curta-metragem “Ode à infância”, realizada por João Monteiro e Luís Vital, alunos do ensino do cinema de animação do Politécnico de Portalegre, foi premiada na última edição do Festival MONSTRA, com o galardão de Melhor Curta de Estudantes Portuguesa.

O filme agora distinguido foi realizado no âmbito da Unidade Curricular “Projeto de Animação”, da licenciatura em Design de Animação e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPPortalegre.

Páginas