Está aqui

Alentejo

Ocupação do espaço público com esplanadas em Évora isenta até ao final do ano

A ocupação do espaço público com esplanadas no concelho de Évora vai continuar isenta do pagamento de taxas até final do ano, revelou a Câmara Municipal de Évora.

Esta isenção havia sido estipulada para o período entre março e agosto, devido à pandemia de covid-19, mas agora passou também a abranger os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Baixo Alentejo apresenta menos explorações agrícolas e mais área plantada

O Baixo Alentejo registou uma redução no número de explorações e um aumento da superfície agrícola utilizada (SAU) entre 1989 e 2009, avança a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, ao Correio Alentejo.

Interior do Alentejo encontra-se “cheio”, contrariando a sua tendência de verão

O interior do Alentejo, que costuma ter pouca gente no verão, este ano está “cheio” com os turistas nacionais que visitam a região, garantem os autarcas e responsáveis de entidades alentejanas à agência Lusa.

Devido à pandemia do novo coronavírus, “as pessoas acabaram por escolher zonas livres de covid-19 ou, pelo menos, em que os casos tenham sido poucos”, argumenta Francisco Ramos, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, um dos poucos concelhos do distrito de Évora sem registo de “qualquer caso” da doença.

Uma viagem elementar

Por Ricardo Jorge Claudino

 

 

Se penso sobre o AR,
Penso no vento
E penso em todas as andorinhas
Que se deixam guiar
Para chegarem até aqui — agora,
E não numa outra estação qualquer.

Se penso sobre a ÁGUA,
Penso nos rios e nas ribeiras
Que nutrem as colheitas.
Só depois penso nas barragens,
Criadas pelo homem, contra a escassez.

Serpa formaliza protocolo para salvaguarda do património arqueológico

A Câmara Municipal de Serpa e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) assinaram um protocolo de colaboração para a salvaguarda e proteção do património arqueológico no âmbito dos processos agrícolas.

Em declarações à Planície, Odete Borralho, vereadora da câmara, refere que “a autarquia está preocupada com a crescente transformação do território, devido às práticas agrícolas intensivas, em particular com os possíveis impactos negativos sobre a preservação do património arqueológico do concelho de Serpa”.

Vindimas da Fita Preta em Évora abrem ao público este verão

Este ano, António Maçanita, eleito Enólogo do Ano de 2018, abre a vindima da marca Fita Preta, em Évora, ao público, num reforço do enoturismo e com direito a nascer do sol, música, piquenique e prova de mostos.

Agricultores de Portalegre podem receber apoios ao regadio eficiente

Os agricultores com atividade em Portalegre podem candidatar-se a apoios ao regadio eficiente, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, até 25 setembro.

Exposição sobre vida e obra de Francisco Holanda patente em Évora

A exposição “Francisco de Holanda em Évora – Nascimento de um Artista Humanista (1534-1537/1544-1545)” encontra-se em exibição no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, até ao dia 30 de agosto.

Produzida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), esta exposição pode ser visitada de terça a domingo entre as 09h30 e as 13h00, e das 14h00 às 17h30.

EDIA aumenta capital social em 7,7 milhões de euros

A EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, fez novo aumento de capital social em 7,7 milhões de euros, através da subscrição do Estado. A ação decorreu em duas fases, uma em março e agora em agosto, com a emissão de 673.928 novas ações e 866 mil novas ações, respetivamente.

As novas ações da EDIA foram subscritas pelo Estado português a cinco euros por ação e que significam um aumento de capital de cerca de 7,7 milhões de euros.

Portugal no pelotão da frente na execução de fundos comunitários

Portugal é o sexto país europeu com melhor taxa de execução dos fundos comunitários, segundo o jornal ECO.

O país já executou 49% dos 25,85 mil milhões de euros do Portugal 2020, uma posição que ocupa em ex-aequo com França que tem um pacote ligeiramente superior (27,53 mil milhões).

Páginas