Está aqui

Alentejo

Utentes do Alentejo Litoral queixam-se do SNS na região

Os utentes do Litoral Alentejano queixaram-se, esta segunda-feira, à Unidade de Saúde Local (USLLA) das condições do Serviço Nacional de Saúde naquela região, divulgou a Comissão de Utentes, numa nota enviada à agência Lusa.

Numa reunião mantida pela coordenação de utentes com o Conselho de Administração (CA) da USLLA, foram abordados temas como a “falta de profissionais de saúde”, as “extensões de saúde degradadas” e os “tempos máximos de resposta garantidos” superiores ao previsto pela lei.

Pousadas de Portugal reabrem unidades em Évora e Marvão

As Pousadas de Portugal vão reabrir, este mês, a Pousada dos Loios em Évora e a Pousada de Marvão, no distrito de Portalegre, através de uma campanha especial a partir de 85 euros, de acordo com o portal Publituris.

Em Évora, o antigo Convento dos Loios conserva a sua arquitetura original, e “um ambiente pleno de tranquilidade”. Já a Pousada de Marvão é constituída por um conjunto de casas tradicionais, situadas a 860 metros de altitude, com vistas magníficas para Espanha e a planície alentejana.

Alvito promove “Outono à Mesa” até 1 de novembro

A Câmara Municipal de Alvito está a promover a quinzena gastronómica “Outono à Mesa”, válida até 1 de novembro.

De acordo com a autarquia, o objetivo é “valorizar os produtos da época e os restaurantes do concelho”. Além disso, a iniciativa prevê um sorteio que contempla 6 vales de oferta, em que os vencedores recebem um vale com uma refeição para duas pessoas, válido até 31 de março de 2021. Os restaurantes aderentes podem ser consultados no site da autarquia.

Incentivos ao Investimento no Alentejo - Publicidade enganosa?!

Por Jorge Pais, Presidente da Associação Empresarial de Portalegre

Num Alentejo de baixa densidade demográfica e empresarial, como bem conhecemos, foram recebidas com imensa alegria as notícias de incentivos e apoios efectivos ao investimento para motivarem os empreendedores a avançar com novos projectos geradores de riqueza e emprego.

Baixo Alentejo regista menos 19 mil atendimentos nas urgências em agosto

Em agosto, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) registou menos 19 756 atendimentos de urgência face ao período homólogo de 2019, avança a Rádio Pax.

Os dados são provenientes de uma análise aos indicadores estatísticos publicados no “Portal da Transparência” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde consta que em agosto foram efetuados 50 646 atendimentos na urgência, quando em 2019 havia registo de 70 705 atendimentos.

Portalegre inova nas Jornadas da Comunicação do Alentejo

Os alunos de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre promovem as Jornadas da Comunicação pela primeira vez online entre os dias 26 e 30 de outubro pelas 21h30. Este evento será aberto a todo o público com interesse em temas relacionados com Jornalismo e Comunicação.

Grândola promove semanas gastronómicas do javali

O município de Grândola vai promover, nos fins de semana de 22 a 25 de outubro e de 30 de outubro a 1 de novembro, a edição das semanas gastronómicas do javali, animal associado à lenda da origem do nome da vila alentejana.

Sines bate Évora e vence Iberian Festival Awards 2020

A 5.ª edição da gala dos Iberian Festival Awards 2020, que reconhece e premeia toda a indústria dos festivais de música, atribuiu o prémio de Best Cultural Programme ao FMM Sines.

O Festival Músicas do Mundo, de Sines, (FMM Sines) que foi cancelado este ano devido à pandemia de Covid-19, tinha confirmadas atuações de Nitin Sawhney, Amadou & Mariam com os Blind Boys of Alabama e a chilena Mon Laferte, entre outros. O prémio diz respeito a 2019 e na mesma categoria concorria o Artes à Rua, um festival cultural de Évora.

Alentejo com chuva forte nas próximas horas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o território de Portugal em aviso amarelo “devido à previsão de chuva forte e persistente” causada pela depressão Bárbara, e o Alentejo não é exceção.

Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, avisa: "para segunda-feira está prevista precipitação contínua, persistente, por vezes forte, e um aumento gradual da intensidade do vento. São situações típicas de outono com características mais severas, ou seja, precipitação forte e vento forte e provavelmente acompanhado também de agitação marítima forte".

Viana do Alentejo reabre loja dos CTT

Vai reabrir mais uma loja dos CTT, desta feita em Viana do Alentejo.

A abertura acontecerá já amanhã e funcionará na Rua Brito Camacho, no espaço onde funcionava antes do encerramento.

Será a 19.ª loja a reabrir, num compromisso dos CTT em reabrir as lojas em sede de concelho, numa defesa do reforço da elevada proximidade às populações.

 

Imagem de ctt

Páginas