Está aqui

Alentejo

Apoio a clubes de futebol alentejanos com prazo de candidaturas apertado

Os clubes de futebol do Algarve e do distrito de Beja têm até ao dia 16 de agosto para se candidatar aos apoios do “Reativar Desporto”, um programa que foi lançado pelo Governo com o objetivo de apoiar a recuperação económica dos clubes afetados pela pandemia de covid-19 e que tem um total de 8 milhões de euros “só para o futebol”.

“Alcácer do Jazz” é o novo festival de Alcácer do Sal e Comporta

Alcácer do Sal e Comporta vão receber, entre 6 e 15 de agosto, um novo festival, o “Alcácer do Jazz”, produzido pela Associação Sons da Lusofonia (ASL), com direção artística de Carlos Martins e promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal ao abrigo do programa Portugal 2020.

A programação do evento conta com espetáculos de Mário Laginha, Carlos Martins, Marta Hugon, Beatriz Nunes, Maria João, Salvador Sobral e o trio Barradas-Toscano-Pereira.

Ministra da Coesão Territorial considera aeroporto de Beja “importante” na região

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse em entrevista ao Dinheiro Vivo que vê o aeroporto de Beja como “importante para várias atividades económicas”, mas não acredita que “possa substituir o de Lisboa”.

Programa Bairros Saudáveis sofre “impasse” no financiamento

O Programa Bairros Saudáveis registou “um impasse” no financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que atrasou o início dos 246 projetos aprovados, exigindo-se a prorrogação do prazo até final de 2022.

Em declarações à agência Lusa, Helena Roseta, coordenadora do projeto, afirmou que “tivemos um impasse no programa, tivemos que suspender, porque não se conseguia resolver o impasse, porque não conseguíamos assinar o protocolo com a Estrutura de Missão do PRR”.

Casa Relvas lança plataforma online para venda de vinhos e experiências

A Casa Relvas, produtor vinícola do Redondo, lançou uma nova plataforma online que, além dos seus vinhos e azeites, apresenta edições especiais produzidas em parceria com amigos da Casa Relvas, assim como experiências de enoturismo.

De acordo com o portal Publituris, este novo projeto, “Casa Relvas & Friends”, surge após um ano do lançamento da plataforma online “Um Dia em São Miguel”, como consequência da impossibilidade de a Casa Relvas realizar o seu evento anual na Herdade de São Miguel.

Instituto Politécnico de Setúbal vai abrir escola superior em Sines

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai abrir uma escola de ensino superior em Sines, em colaboração com o município, para servir o litoral alentejano, região para onde estão já em curso, ou previstos para curto e médio prazo, investimentos de milhares de milhões de euros, adianta o jornal Público.

A parceria entre o IPS e o município de Sines é formalizada hoje, segunda-feira, na cidade alentejana e pretende colmatar a falta de ensino superior na zona do país que tem na calha os maiores projetos empresariais.

Mina de São Domingos: população exige reposição do médico de família

A Comissão de Moradores da freguesia da Corte do Pinto exige a reabertura do Posto Médico da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, “encerrada desde 26 março de 2020”, assim como a “reposição do médico/a de família”, adianta a Rádio Pax. Uma vigília junto ao Posto Médico está agendada para sexta-feira, dia 30 de julho, pelas 18h30.

Temperaturas sobem e risco de incêndio mantém-se elevado no Alentejo

Esta segunda-feira as temperaturas máximas vão subir, sobretudo no interior, adianta a agência Lusa. Os concelhos de Gavião, Portalegre, Nisa, Castelo de Vide, Marvão, no distrito de Portalegre, e os concelhos de Chamusca, Abrantes, Constança, Vila Nova da Barquinha, Mação, Tomar, Sardoal, Ferreira do Zêzere e Alcanena, no distrito de Santarém, estão sob risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mais um gigante dos céus em Beja

A empresa portuguesa Hi Fly ampliou a sua frota com mais um gigante dos céus: um Airbus A330-300.

A aeronave aterrou em Beja - local onde a empresa tem os seus angares - na passada quarta, comandada por Carlos Mirpuri.

Com motores Rolls-Royce Trent, esta aeronave é caracterizada por um design interior mais moderno e apelativo e pode transportar 249 passageiros na configuração de duas classes, e conta com 46 poltronas de alto conforto que se podem tornar camas em Classe Executiva e com 203 poltronas em  Classe Económica.

ADRAL E CCDR Alentejo juntas pelo Corredor Sudoeste Ibérico

A  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) assinaram, na passada semana, um Manifesto de apoio ao Corredor Sudoeste Ibérico.

Páginas