A Câmara de Marvão (Portalegre) e o Ayuntamiento de Valência de Alcântara (Espanha), vão recriar a Boda Régia entre o rei D. Manuel I e a infanta Isabel no decorrer de um festival transfronteiriço.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Marvão explica que a 19ª edição do Festival Transfronteiriço “Boda Régia” vai decorrer entre os dias 01 e 04 de agosto.
De acordo com a autarquia, a evocação vai ter início no dia 01 de agosto, na localidade de Portagem, a partir das 21:30, com a recriação histórica da chegada do rei de Portugal D. Manuel a Marvão.
O programa para essa noite contempla ainda uma representação teatral, danças da época e um recital de guitarra clássica com Miguel Gromicho.
Este evento transfronteiriço, declarado em 2016 como “festa de interesse turístico regional da Extremadura”, conta ainda com um mercado típico da época, artesãos a trabalhar ao vivo, desfiles, jogos para crianças e espetáculos musicais.
Na sexta-feira, dia 02 de agosto, a partir das 20:00, vai decorrer um desfile das comitivas reais por Valência de Alcántara (na província de Cáceres), onde o rei D. Manuel I vai ser acompanhado por quatro dezenas de convidados oriundos do concelho de Marvão.
A recriação histórica do casamento que uniu D. Manuel I, "O Afortunado", com a Infanta Isabel de Castela e Aragão, filha primogénita dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e decorre nos dias 03 e 04 de agosto, sempre pelas 22:00.
A cerimónia vai decorrer na Igreja de Rocamador, em Valência de Alcántara, podendo os convidados assistir à obra teatral “De amor, justiça e conveniência”, com texto e encenação de Javier Uriarte.
O município anuncia ainda que este ano, e pela primeira vez, a turma de Teatro e Dança Medieval da Universidade Sénior de Marvão vai participar na Boda Régia com várias representações teatrais e de dança.
Imagem de turismoextremadura.com