19 Abril 2024      09:32

Está aqui

Isabel Stilwell vai estar em Reguengos de Monsaraz

A 25.ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz começa amanhã, sábado (20), e decorre até ao domingo do fim de semana seguinte (28), no Parque da Cidade, estando aberta ao público todos os dias, entre as 14:00 e as 21:00, revelou o município, acrescentando que a abertura oficial do evento está marcada para as 15:30 de amanhã, dia que fica também marcado pela inauguração da exposição “Vida e Obra de Alexandre O’Neill”, que assinala o centenário do seu nascimento, e pela atuação de Hugo Soft.

O programa inclui ainda, às 16:00, uma oficina dirigida às crianças e dedicada à carimbagem com elementos improváveis, que tem o nome de “Letras e Texturas” e que vai estar a cargo de Claudia Diaz. Às 17:00, David Cameirão apresenta o livro “Entre o Céu, a Terra e o Inferno”, editado pela Chiado Books, e, uma hora depois, tem início uma oficina de origami, dinamizada por Francisco Ramalho, estando esta iniciativa prevista também para os dias 21, 27 e 28 de abril, à mesma hora.

Ao início da noite, pelas 21:00, começa, no auditório municipal, o espetáculo performativo e musical “Camões é um poeta rap”, apresentado pela Companhia Arte Pública. Este é um espetáculo que “tem um conceito inovador que aproxima a lírica de Camões à vivência contemporânea através dos ritmos do rap e do hip hop, conciliando o público jovem com a língua portuguesa”, escreve ainda o município, adiantando que o evento conta com direção de produção de Raul Bule e com Luís Amaro como performer, estando a dramaturgia e a encenação a cargo de Gisela Cañamero e a banda sonora a cargo de Luís Beco.

No domingo (21), pelas 16:00, há Circo Matemático, “um espetáculo de um circo pouco vulgar, em que os animais são bidimensionais e dão direito a prémio, os trapezistas são da própria audiência e os mágicos usam a “cosmopsicobiologia” para iludir”. O Circo Matemático é uma secção autónoma da Associação Ludus, que segue o projeto familiar “Os Matemáticos Silva” e que inclui profissionais e formandos oriundos de diferentes áreas, como professores, engenheiros, estudantes universitários, comunicadores de ciência e músicos, todos “entusiastas da matemática”.

Para as 17:30, está marcada a apresentação de “Sonhos, Amores e Liberdade”, o primeiro livro de poesia de João Arronches, iniciativa à qual se juntam Manuel Sérgio e Maria José Moniz. Nesta obra, com a chancela da Oficina da Escrita, João Arronches “assume-se um eterno sonhador de sentimentos à flor da pele e escreve sobre os seus amores, contando histórias que podem ser as suas, mas nas quais o leitor também se pode identificar”. A partir das 18:00, há musica com o Ensemble de Clarinetes e com as turmas de flauta e clarinete da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. 

Às 21:30, as portas do auditório municipal abrem-se para uma homenagem da Escola Secundária Conde de Monsaraz a Alexandre O’Neill, a propósito do centenário do seu nascimento, e também a Mário-Henrique Leiria e a Mário Cesariny de Vasconcelos, que cumpririam, no ano passado, um século de existência, tendo, juntos, integrado “várias experiências do surrealismo português”. Esta iniciativa, apresentada por Diogo Carrapato, conta com cerca de 90 textos, selecionados por Rui Amendoeira e ditos por Pilar Silva, Manuel Vogado, José Pedro Grilo, Catarina Santos, Beatriz Miranda e Alexandre Reis.

Na segunda-feira (22), o programa inclui, às 11:00 e às 14:00, as “Cantigas da Carolina”, um espetáculo do Teatro Cativar em que “Carolina vai cantar canções tradicionais com conteúdos educativos”, através das quais as crianças vão ter a oportunidade de ficar a saber mais sobre alimentação, saúde, segurança e reciclagem. 

Pelas 14:15 do mesmo dia, Dayana Cereghetti Yanez vai dinamizar o workshop “O que há debaixo dos nossos pés?”. Depois, às 17:30, começa a iniciativa “Livra-te”, uma produção de obras visuais a partir de livros, da responsabilidade dos alunos do 11.º ano da professora Teresa Calçada, e, pelas 18:00, há “Poesia no Olhar”, iniciativa composta por poemas inéditos dos alunos do 12.º ano da mesma docente. Para as 18:30, está prevista música, com a Tuna e o Grupo de Cavaquinhos do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca.

Às 10:00 de terça-feira (23), a companhia de teatro AtrapalhArte apresenta a peça “T’Ulisses”, um espetáculo inspirado na “Odisseia”, de Homero, obra que faz parte do Plano Nacional de Leitura, como recomendação para os alunos do 6.º de escolaridade.

Também às 10:00, e com repetição às 11:15 e às 14:15, há “Estórias Aladas” e “O incrível rapaz que comia livros”, com Tânia de Brito, da companhia Teatro do Mar. À tarde, pelas 17:00, a jornalista e escritora Isabel Stilwell vai estar no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz para uma conversa com os leitores. Para as 18:00, está prevista a iniciativa “Poesias de O’Neill”, com os alunos do 7.º ano da professora Vera Ramalho. O dia chega ao fim com a atuação do Grupo de Sevilhanas Chicas Del Rio.

O programa de quarta-feira (24) inclui o workshop “O que há debaixo dos nossos pés?”, com Dayana Cereghetti Yanez, que está marcado para as 10:00, 11:15 e 14:15. Às 17:30, arranca a iniciativa “Vamos Honrar Abril”, durante a qual alunos de diversas turmas do 10.º ano da professora Elsa Martins vão estar a declamar poesia, seguindo-se, às 18:00, uma atuação do Grupo de Danças Urbanas da Academia de Dança e Artes Performativas Artística Reguenguense.

Na sexta-feira (26), o programa conta com uma oficina de ilustração, intitulada “A Dois Tons” e dinamizada por Andreia Salgueiro, da Alfarroba Edições, que decorre em três horários: 10:00, 11:15 e 14:15. Nestes mesmos horários, decorre também o “Livro a Livro”, evento que conta com Rita Sales. O objetivo das atividades que se repetem é que estas cheguem “a todas as crianças do pré-escolar ao 2.º ciclo do concelho”, explica o município. Mais tarde, pelas 17:30, há uma nova atividade, “A poesia do 25 de Abril”, que junta alunos das turmas do 8.º ano da professora Manuela Serrano.

Ainda neste dia, o Auditório António Marcelino recebe, pelas 18:00, o seminário “(Pluri)Centrismo e Língua Portuguesa – questões atuais”, que decorre em formato híbrido, com Isabelle Simões Marques, docente na área da língua e literatura do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, durante o qual vão ser tratadas “questões da língua portuguesa falada nos diferentes países” e vai ser discutido “se Portugal ainda pode ser considerado como o centro da língua portuguesa”. Às 18:30, atua o Grupo de Sevilhanas Corazón Flamenco.

No sábado (27), pelas 16:00, Rita Sales regressa com mais um evento “Livro a Livro”, seguindo-se, às 17:00, uma palestra de Rui Amendoeira dedicada a “Camões no contexto do século XVI português”. 

Às 18:00, José Domingos Ramalho apresenta “O Motorista dos Cortes/Histórias da minha terra”, um livro acerca da “história de uma família tradicional alentejana” no período entre as duas Guerras Mundiais. Para as 18:30, está prevista uma apresentação dos alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Corvalense.

A 25.ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz chega ao fim no domingo (28), dia em que a companhia de teatro AtrapalhArte sobe ao palco para apresentar a peça “Dentes de Rato”, inspirada numa obra de Agustina Bessa-Luís. O programa para este último dia inclui ainda a apresentação do livro de poesia “A Substância das Horas”, de Manuel Sérgio, iniciativa que começa às 17:30 e conta com a participação do músico José Farinha. Há ainda música, às 18:30, a cargo de ensembles e das classes de saxofone, trompete e percussão da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. 

 

Fotografia de delas.pt