Está aqui

Artigos publicados

Exercício “NATO Tiger Meet 21” termina hoje em Beja

O “NATO Tiger Meet 21”, que termina hoje, sexta-feira, após o seu cancelamento há um ano devido à pandemia de covid-19, desenrolou-se na maior das cinco bases aéreas portuguesas, a BA11, uma das maiores da Europa, com 800 hectares, na planície do Baixo Alentejo, contando com forças de outros seis países (EUA, França, Itália, Grécia, Polónia e a neutral Suíça) e mais de mil militares.

Baja TT Montes Alentejanos disputada no Baixo Alentejo tem 192 inscritos

A Baja TT Montes Alentejanos, competição organizada pelo CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, tem início hoje, sexta-feira, contando com um total de 192 concorrentes inscritos nas várias categorias.

Ministra garante que 4.720 pessoas já se mudaram para o interior

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu nesta quinta-feira que 4.720 pessoas já se transferiram para o interior ao abrigo de programas do Governo, dizendo que são todos “bem-vindos”, adianta a agência Lusa.

Respondendo ao deputado e líder do Chega André Ventura, a ministra garantiu que “através do programa Trabalhar Interior conseguimos já captar 350 pessoas e, através do programa Regressar, 4.370 pessoas, ou seja, estamos a falar de 4.720 pessoas”.

Empresa espanhola investe 23 milhões em 3 parques solares no Alentejo

Uma empresa espanhola vai investir 23 milhões de euros na instalação de três parques solares no Alentejo, capazes de gerar 100 Gigawatt-hora por ano, o equivalente ao consumo de 30 mil casas, divulga a agência Lusa.

Em comunicado, a Rosseti Engenharia, empresa sedeada em Braga responsável pela construção dos equipamentos, explica que os parques solares vão ser instalados nos concelhos de Elvas, Alandroal e Arraiolos.

Portugal ganha primeiros prémios em concurso internacional de azeites

Portugal distinguiu-se na 10.ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, tendo ganhado os primeiros prémios nas categorias de Frutado Maduro e Verde Ligeiro.

De acordo com a Rádio Pax, os membros do júri do concurso reuniram-se em Beja, nos dias 7, 8 e 9 de maio, para apreciar 141 amostras provenientes de 11 países produtores.

Assim, na categoria de Frutado Maduro, o 1.º, 2.º e 3.º prémios foram atribuídos a participantes portugueses, que ainda arrecadaram uma menção honrosa.

Pousadas de Portugal em todo o país reabrem até julho

O Grupo Pestana prevê reabrir até julho todas as 26 pousadas da rede de que é concessionário, estando ainda prevista a reabertura ainda este mês de 11 Pousadas de Portugal, adianta o Expresso.

No Alentejo, já estão a funcionar, em maio, a Pousada Convento Beja e a Pousada Convento Arraiolos. Igualmente a funcionar estão a Pousada Caniçada-Gerês e a Pousada Ria em São Jacinto, em Aveiro.

Aljustrel vai ter comboio elétrico turístico

A Câmara Municipal de Aljustrel lançou, nesta semana, um concurso público internacional para a aquisição de um comboio turístico, no valor-base de pouco mais de 272 mil euros.

Ministro defende “universidade sem muros” em Évora

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que esteve na passada quarta-feira na Universidade de Évora, defendeu uma maior articulação entre o conhecimento e as empresas, “uma exigência da pandemia”, e pediu um esforço acrescido para trazer mais jovens para o Ensino Superior.

Segundo a Renascença, no âmbito de uma sessão de lançamento do Portal do Emprego da Universidade de Évora (UÉ), o governante desafiou as instituições de Ensino Superior a adotar “um novo posicionamento”, conjugando conhecimento com empreendedorismo.

Ourique investe na instalação de helicóptero para combater incêndios

A Câmara Municipal de Ourique anunciou que está a investir 17.500 euros na melhoria das condições operacionais e de apoio às operações do Centro de Meios Aéreos de Ourique, tendo em vista a instalação de um Helicóptero Bombardeiro Médio.

Em comunicado, a autarquia refere que esta aposta se insere no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2021, e que o helicóptero estará disponível a partir de dia 15 de maio.

Trilho da Barca D’Amieira em Nisa faz furor nas redes sociais

O Trilho da Barca D’Amieira, em Nisa, abriu esta primavera e já pode ser visitado, tendo sido um sucesso, com várias fotos dos seus elementos insólitos a invadir as redes sociais, divulga o portal New In Town.

De acordo com a autarquia, este novo percurso vai buscar o seu nome a uma barca bem conhecida por ali e aos tempos em que essa embarcação “fazia a ligação entre o apeadeiro ferroviário da Barca D’Amieira”, na margem norte do Tejo, “e a estrada que conduz à localidade de Amieira do Tejo, no Alentejo, unindo assim os dois cais que entram rio adentro”.

Páginas