Está aqui

Artigos publicados

Castro Verde promove Mercado de Natal

O município de Castro Verde irá promover, entre 16 e 20 de dezembro, o Mercado de Natal, que irá ter lugar na Rua Morais Sarmento e funcionará todos os dias, entre as 10:00 e as 19:00.

Mértola exibe presépio feito de lixo

O presépio “Do Lixo Faço Arte”, da autoria e conceção de António Costa, vai estar parente em Mértola, na Casa do Povo de Santana de Cambas, até dia 6 de janeiro, e pode ser visitado das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Mértola explica que “todos os anos o artista renova o presépio com novos cenários, através da utilização de materiais que já não cumprem a sua função original, como é o caso de tecidos, papel, objetos cerâmicos e motores de eletrodomésticos”.

Fim da apanha da azeitona aumenta imigrantes sem-abrigo em Beja

Espera-se que, com o fim da apanha da azeitona, o número de imigrantes sem abrigo aumente nas ruas de Beja e nos concelhos limítrofes de Serpa, Ferreira do Alentejo, Cuba e Vidigueira, adianta o jornal Público.

Corrida de Natal de São Silvestre realiza-se em Portalegre

A edição de 2022 da Grande Corrida de Natal São Silvestre vai realizar-se em Portalegre, no próximo dia 10 de dezembro, e cada euro de inscrição irá reverter a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Segundo o portal New in Town, além da corrida de dez quilómetros, existe também uma caminhada de três quilómetros. A partida está agendada para as 14:00 no Jardim da Corredora, e no final, pelas 16:30, será oferecido um lanche a todos os participantes.

Beja e Setúbal sob aviso amarelo devido a chuva

Os distritos de Beja, Faro e Setúbal vão estar hoje sob aviso amarelo devido a previsões de precipitação, vento e trovoada, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, citado pela Lusa, o IPMA refere que Faro é o distrito onde se esperam condições meteorológicas mais adversas, com aviso amarelo para precipitação e trovoada ativas até às 15:00 de segunda-feira, e aviso amarelo para vento entre as 09:00 e as 18:00 de segunda-feira.

Presidente da Câmara de Vendas Novas considera “irresponsável” o chumbo do orçamento

Luís Dias, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, eleito pelo PS, considerou, ontem, uma “enorme irresponsabilidade” o chumbo do orçamento municipal para o próximo ano por parte da oposição do PSD e da CDU.

“É de uma enorme irresponsabilidade o chumbo do orçamento que enquadra um ano que já se prevê particularmente difícil, com a subida da inflação, das matérias-primas e do custo de vida, que afeta as famílias e também a câmara municipal”, afirmou o presidente, citado pela agência Lusa.

UÉ faz parte de projeto de criação de aplicação para reduzir sinistralidade rodoviária

A partir deste mês, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal vai utilizar uma nova aplicação digital que se destina a ajudar na redução da sinistralidade rodoviária, desenvolvida depois da celebração de uma parceria com a Universidade de Évora (UÉ), através do MOPREVIS.

Mora: Migas Alentejanas são agora Marca Nacional

O registo das Migas Alentejanas como Marca Nacional, solicitado pelo Município de Mora, recebeu a aprovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Esta aprovação trata-se de “um passo importante naquela que é a necessária valorização e certificação da gastronomia tipicamente alentejana, neste caso, a cozinha tradicional do Concelho de Mora”, de acordo com o município, que adianta que este prato, muito consumido pelas gerações mais antigas, é habitualmente confecionado nos restaurantes locais.

Presidente da Câmara de Estremoz antevê dificuldades depois do chumbo do orçamento

José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, alertou durante o dia de ontem, 1 de dezembro, para as dificuldades que o município vai ter de enfrentar devido ao chumbo da proposta de orçamento municipal para o próximo ano pela oposição.

“O chumbo de um orçamento não é uma brincadeira. Os que andam na política, com mais ou menos experiência, têm de ter responsabilidade e a consciência do problema que colocam em cima, não só do executivo, mas de Estremoz”, disse o autarca do PS, citado pela agência Lusa.

Portalegre: Escola Secundária de S. Lourenço celebra 138 anos de existência

A antiga Escola Industrial Fradesso da Silveira, atualmente Escola Secundária de S. Lourenço (ESSL), em Portalegre, comemora amanhã, dia 3 de dezembro, 138 anos de existência.

A celebração desta data começa já no dia de hoje, 2 de dezembro, uma vez que, às 18:00, vai decorrer no Ginásio da ESSL a Entrega dos Diplomas dos Quadros de Valor, Excelência e de Mérito.

Na próxima segunda-feira, dia 5, prosseguem as comemorações deste aniversário, sendo, neste dia, promovida uma reflexão sobre dois temas fulcrais do dia-a-dia: Desenvolvimento Sustentável e Educação.

Páginas