Está aqui

Artigos publicados

Mértola cria Gabinete de Apoio à Eficiência Energética

A Associação dos Moradores do Centro Histórico de Mértola (AMCHM) criou, em parceria com a Cooperativa Coopérnico, um Gabinete de Apoio à Eficiência Energética disponível para toda a região do Baixo Alentejo.

Em declarações à Rádio Pax, Jorge Pulido Valente, fundador da associação, afirma que este gabinete pretende “combater a pobreza energética, promover o conforto térmico e a eficiência energética nas habitações em todo concelho e dinamizar a criação de comunidades de energias renováveis”.

Governo adquire 193 autocarros elétricos para vários concelhos do país

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou que vão ser adquiridos mais 193 novos autocarros elétricos e apoiada a instalação de 136 postos de carregamento para as frotas limpas de transportes públicos.

De acordo com o jornal ECO, os 32 projetos que foram aprovados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) mobilizam um total de 50,9 milhões de euros de fundos comunitários para a aquisição destes autocarros que prestarão serviço fora das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Grândola promove semanas gastronómicas a partir de sábado

O município de Grândola revelou que as primeiras semanas gastronómicas do ano vão ter início já no próximo sábado, de 29 de janeiro a 6 de fevereiro, com a adesão de 13 restaurantes.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola refere que, com esta iniciativa, “do litoral ao interior do concelho pode degustar de dezenas de sugestões das tão caraterísticas sopas, açordas e migas da região”,  não faltando “saborosos motivos para visitar Grândola”.

Águas do Alentejo amplia abastecimento de água em localidades de Beja

A empresa Águas Públicas do Alentejo ampliou o abastecimento de água a mais 29 aglomerados dos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola,  através dos sistemas de abastecimento de água de Monte da Rocha e Guadiana Sul.

Em comunicado, citado pela Lusa, a empresa refere que a ligação de mais 29 aglomerados destes municípios alentejanos aos dois sistemas de abastecimento soluciona “constrangimentos históricos de disponibilidade e qualidade de água”.

Quercus alerta para pressão de construções na Serra de Grândola

A Quercus alertou para a pressão causada nos montados de sobro da Serra de Grândola pelo aumento de construções e apelou à revisão das normas urbanísticas naquele território.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a associação ambientalista disse ter “constatado um aumento de construções no interior dos montados de sobro na Serra de Grândola”, no litoral alentejano, zona que tem sido afetada. “nas últimas décadas”, por “problemas de sanidade” nos sobreiros e azinheiras.

Serpa convida restauração a participar na Semana Gastronómica do Queijo

A Câmara Municipal de Serpa convida todos os estabelecimentos de restauração e hotelaria a desenvolverem e apresentarem nas suas ementas pratos confecionados com queijo, de forma a dinamizar a 7.ª Semana Gastronómica do Queijo.

Turismo do Alentejo e do Ribatejo irá ter delegação em Santarém

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo vai criar uma delegação em Santarém que irá servir os municípios da Lezíria do Tejo, avança o jornal O Mirante.

O serviço deverá entrar em funcionamento a partir de fevereiro, inicialmente no Palácio Landal, no centro histórico da cidade. Contudo, a delegação da Entidade de Turismo deverá transitar, posteriormente, para o atual posto de turismo municipal, que por sua vez será transferido para o mercado municipal quando as obras de requalificação deste espaço estiverem concluídas.

Porto de Sines regista “melhor ano de sempre” em 2021

O Porto de Sines anunciou que registou “o melhor ano de sempre” na carga contentorizada, ultrapassando a barreira de 1,8 milhões de TEU (unidade equivalente a 20 pés) movimentados em 2021.

Em comunicado citado pela Lusa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) refere que, apesar das adversidades do contexto pandémico, o Porto de Sines registou “um crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga”.

Alto Alentejo investe 3 milhões em Centro de Dados Informáticos

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), juntamente com os municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Gavião, Monforte, Ponte de Sor e Sousel, investiu até agora cerca de 3 milhões de euros na implementação de um Centro de Serviços Partilhados, com o objetivo de suportar as infraestruturas de computação e comunicação da administração local do território.

Arraiolos quer tornar Sobreira Grande de interesse público

A Câmara Municipal de Arraiolos anunciou que pretende avançar, com o apoio da proprietária, com o processo de classificação de interesse público da Sobreira Grande, que recentemente ganhou o Concurso da Árvore Portuguesa do Ano 2022.

Em comunicado, a autarquia refere que, pelas estimativas técnicas efetuadas, a Sobreira Grande tem  350 anos, 12 metros altura, o tronco tem 6,06 de perímetro, a copa tem 113 metros de perímetro e dá cerca de 80 arrobas de cortiça.

Páginas