Está aqui

Artigos publicados

Pedro Abreu estreia-se em Castro Verde com primeiro disco a solo

O músico castrense Pedro Abreu apresenta ao vivo, este sábado, pelas 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, o seu primeiro trabalho a solo, intitulado “O Outro Lado”.

Em comunicado, o município de Castro Verde refere que o espetáculo “assinala a estreia discográfica do músico neste formato e propõe uma viagem sonora intensa, onde o rock assume um papel central, fundindo-se com sonoridades de pop, disco, stoner e rock progressivo, que servem de base a uma linguagem artística marcada pela experimentação e pela crítica social”.

Municípios do Alentejo Central mobilizam ajuda para Leiria

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) está a promover uma campanha solidária de “recolha e transporte de donativos destinados às populações afetadas na região de Leiria, na sequência da passagem da Tempestade Kristin”.

Segundo a Câmara Municipal de Arraiolos, que integra esta ação, esta é uma “resposta concertada, que permita através da ação dos municípios do Alentejo Central, num esforço comum de solidariedade, garantir uma melhor organização logística, otimização de recursos e uma resposta mais eficiente às necessidades identificadas no terreno”.

Alcácer do Sal adia Eleições Presidenciais por razões de segurança

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal decidiu adiar as Eleições Presidenciais no concelho para o dia 15 de fevereiro, por considerar que “não estão reunidas as condições de segurança necessárias para a realização do ato eleitoral no dia em que o mesmo estava previsto”.

Em comunicado, a autarquia refere que a decisão foi tomada em articulação com as entidades competentes e “no estrito cumprimento do enquadramento legal aplicável nos concelhos em estado de calamidade, tendo em conta as recomendações das autoridades responsáveis pela proteção civil”.

Marta vai atingir com maior intensidade o Alentejo a partir de sábado

Portugal continental começará a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, mas será o Alentejo uma das regiões mais afetadas, com chuva forte, vento intenso e subida dos caudais de rios e ribeiras a sul do Tejo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela agência Lusa, os primeiros impactos serão sentidos no Sul, sobretudo no litoral, com “precipitação persistente e por vezes forte e com rajadas de vento da ordem de 100 km/h e de 120 km/h nas serras”.

Mértola prepara-se para evacuar se Alqueva continuar a fazer descargas

Mário Tomé, presidente da Câmara Municipal de Mértola, alertou para “a falsa sensação de segurança” a que a descida do caudal do rio Guadiana pode induzir, garantindo que a autarquia está a fazer uma “monitorização pessoa a pessoa”.

Em declarações à TSF, o autarca disse que “ainda que tenhamos o rio a passar no meio de nós e que estejamos muito habituados, a verdade é que isto é absolutamente anormal”.

Concerto no Património leva música contemporânea a Reguengos de Monsaraz

O Auditório Alberto Janes, em Reguengos de Monsaraz, vai receber amanhã, sexta-feira, pelas 17:00, o Concerto no Património, protagonizado pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea em parceria com o Conservatório Regional do Alto Alentejo.

Em comunicado, a Câmara Municipal indica que a iniciativa integra a programação cultural local e pretende aproximar o público da criação musical contemporânea.

Deputado defende financiamento para bloco de rega Póvoa‑Amareleja

O deputado do PSD eleito por Beja, Gonçalo Valente, defendeu no Parlamento a necessidade de garantir financiamento para a execução do bloco de rega Póvoa‑Amareleja, no concelho de Moura.

Segundo o Correio Alentejo, a posição foi assumida durante a audição do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na Comissão de Agricultura e Pescas.

Odemira investe 1,7M€ em novo Centro para Capacitação e Inclusão

A Câmara Municipal de Odemira vai inaugurar amanhã, sexta-feira, pelas 15:30, o Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI) da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO), na Quinta da Estrela.

Em comunicado, a autarquia refere que a cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da presidente da Direção da APCO, Manuela Forte.

Trilhos de Mértola – Trail Run regressa a 1 de março

A Câmara Municipal de Mértola promove, no próximo dia 1 de março, uma nova edição do Trilhos de Mértola – Trail Run, um evento desportivo que desafia atletas e amantes da natureza a descobrir, em ritmo de corrida, a singular beleza paisagística e patrimonial do concelho.

Em comunicado, a autarquia refere que o evento, reconhecido “como uma das provas outdoor mais emblemáticas do território”, oferece percursos acessíveis a diferentes níveis de experiência, integrando desafios técnicos em ambiente natural, trilhos ribeirinhos e zonas de elevado interesse ecológico.

Mau tempo: cheias provocam um morto em Serpa

O corpo de um homem foi resgatado, ontem, do interior de uma viatura encontrada submersa numa linha de água no concelho de Serpa, revelou a Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e proteção Civil do Baixo Alentejo disse confirmar-se que “existe uma vítima mortal, um homem (...) que se encontrava no interior da viatura”, com cerca de 60 anos.

Páginas