Está aqui

Artigos publicados

Alvito vai oferecer fruta a todos os alunos do pré, segundo e terceiros ciclos

A Câmara Municipal de Alvito decidiu alargar o Regime de Fruta Escolar às crianças do Ensino Pré-Escolar, 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas do Concelho.

Em comunicado, o município garante que as frutas são distribuídas aos alunos duas vezes por semana e são adquiridas no comércio local. Apesar de deste regime de distribuição de fruta apenas se aplicar aos alunos do 1.º ciclo, a autarquia decidiu alargar a medida a mais crianças das escolas do concelho.

Convento da Cartuxa recebe primeiro concerto após anos de silêncio

O Convento da Cartuxa, em Évora, reservado à clausura e ao silêncio durante anos, vai receber o seu primeiro concerto hoje, sexta-feira, com a atuação ao piano do músico e compositor Carlos Maria Trindade.

Esta iniciativa faz parte do 8.º Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), proprietária do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli (Escada do Céu), também conhecido como Convento da Cartuxa, cujo programa começa hoje e decorre até domingo.

Alentejo vai aumentar a produção de vinho

O Alentejo vai aumentar a produção de vinho, pelo menos é essa a expetativa dos produtores. Os produtores de vinho da região do Alentejo esperam um aumento de produção de uva entre os 8% e os 15%, avança o portal Agricultura e Mar Actual. Devido à pandemia de covid-19, os produtores definiram planos de contingência, seguindo as diretrizes da Direção-Geral de Saúde (DGS), mantendo a proteção e o distanciamento entre os trabalhadores, além de reforçarem as medidas de desinfeção da maquinaria utilizada.

Alegada destruição de anta em Évora motiva queixa-crime

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) e o Grupo Pró-Évora, uma associação de defesa do património da cidade alentejana, apresentaram uma queixa-crime pela alegada destruição de uma anta numa herdade perto de Évora, devido à plantação de um amendoal intensivo.

Em declarações à Lusa, Ana Paula Amendoeira, diretora regional da DRCAlen, afirmou que “já fizemos aquilo que temos que fazer”, que foi “a comunicação, como queixa-crime, da destruição de património” junto do Ministério Público.

Ministro avisa que praxes académicas vão ser fiscalizadas devido à covid-19

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, alertou que as praxes académicas vão ser fiscalizadas no âmbito da pandemia de covid-19, apelando à moderação dos estudantes do ensino superior nesta altura.

O governante afirmou à Lusa que “as tradicionais praxes este ano têm de ser outra coisa e, portanto, não é possível o tipo de práticas coletivas para a saúde dos próprios e para a saúde dos amigos, família, da comunidade”.

Adjudicação do novo Hospital Central do Alentejo em Évora feita até ao final do ano

O presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo garantiu, na Assembleia da República, que a adjudicação do novo hospital de Évora vai ocorrer até ao final do ano, admitindo uma reprogramação para tentar aumentar o financiamento comunitário.

Vendas Novas insiste no encerramento do coletor da Extraoils

A Câmara Municipal de Vendas Novas aprovou, por unanimidade, os fundamentos para oposição da providência cautelar instaurada pela empresa Extraoils – Oils 4 The Future, que obrigou a autarquia a reabrir o coletor de esgoto que serve as instalações da empresa.

Tourism Explorers procura ideias novas de negócio no turismo em Beja e Évora

O Tourism Explorers, programa nacional de criação e aceleração de startups de turismo, vai decorrer nos meses de outubro e novembro em Évora e Beja, em parceria com a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico e Câmara Municipal de Beja.

A iniciativa é organizada pela Fábrica de Startups e Turismo de Portugal, e tem por objetivo “promover a criação de negócios de turismo inovadores de sucesso, ajudando a reduzir as assimetrias regionais, após um período de estagnação do setor”.  

Herdade Maria da Guarda prevê produzir 1,5 milhões de kg de azeite

A Casa Agrícola Herdade Maria da Guarda (HMG), em Serpa, antecipa um bom ano de produção, melhor que no ano passado, devendo ficar nos 1,5 milhões de kg de azeite, com azeitona de grande qualidade, avança o portal Grande Consumo.

Num ano em que o setor agrícola foi fortemente marcado pelos efeitos da pandemia, que obrigaram a ajustes na atividade diária, a HMG continuou a laborar a 100% sem condicionantes na produção, embora cumprindo novos procedimentos de segurança.

Reguengos de Monsaraz recebe Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno

A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, menos de uma semana depois de ter terminado a terceira prova da temporada, vai dar continuidade ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48 nos próximos dias 26 e 27 de setembro, em Reguengos de Monsaraz.

De acordo com a motor24, este ano, de acordo com o plano de contingência da FPAK elaborado devido à pandemia de covid-19, a prova não terá prólogo e terá dois setores cronometrados de extensão mais reduzida, percorridos por duas vezes: 82,30 km (sábado, dia 26 de setembro) e 61,40 km (domingo (dia 27 de setembro).

Páginas