Está aqui

Artigos publicados

Estudo da EDP em Évora mostra poupança de 7% em mercados locais de energia

A EDP anunciou que, num projeto piloto designado “Dominoes”, em que famílias e empresas trocam eletricidade consoante as necessidades específicas em períodos específicos do dia, foi possível concluir que esta compra e venda local de energia permitiu poupanças para os seus consumidores.

Em comunicado, citado pelo Jornal de Negócios, a empresa sublinha ter “estudado com sucesso as vantagens da criação de mercados locais de energia e flexibilidade, num projeto piloto, em que famílias e empresas trocam eletricidade consoante as suas necessidades em períodos específicos do dia”.

“Vozes de Mestres” regressa ao Alentejo com artistas da cultura popular

O “Vozes de Mestres”, um projeto internacional e itinerante que promove “artistas da cultura popular e músicos contemporâneos, de maneira a proporcionar um intercâmbio de saberes intergeracionais e a agregação de laços culturais entre Portugal e Brasil”, vai regressar ao Alentejo já no dia 30 de julho.

Parlamento exige reforço de profissionais de saúde em Mourão

A Assembleia da República recomendou ao Governo o reforço de profissionais na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mourão, que “dispõe de apenas um médico e dois enfermeiros”.

Segundo a agência Lusa, a recomendação partiu de um projeto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) e aprovado pelos deputados da Comissão de Saúde, com a abstenção da Iniciativa Liberal.

Produção de hidrogénio verde com tecnologia portuguesa chega a Évora

Dois parques para a produção a baixo custo de hidrogénio verde, com tecnologia desenvolvida em Portugal e considerada “inovadora e pioneira” no mundo, estão a ser instalados no concelho de Évora, num investimento de 4,8 milhões de euros.

A empresa que está a desenvolver o projeto H2 Évora é a Fusion Fuel. Um dos parques localiza-se junto ao parque industrial da cidade e o outro perto da localidade de Nossa Senhora da Tourega.

Apoio a clubes de futebol alentejanos com prazo de candidaturas apertado

Os clubes de futebol do Algarve e do distrito de Beja têm até ao dia 16 de agosto para se candidatar aos apoios do “Reativar Desporto”, um programa que foi lançado pelo Governo com o objetivo de apoiar a recuperação económica dos clubes afetados pela pandemia de covid-19 e que tem um total de 8 milhões de euros “só para o futebol”.

“Alcácer do Jazz” é o novo festival de Alcácer do Sal e Comporta

Alcácer do Sal e Comporta vão receber, entre 6 e 15 de agosto, um novo festival, o “Alcácer do Jazz”, produzido pela Associação Sons da Lusofonia (ASL), com direção artística de Carlos Martins e promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal ao abrigo do programa Portugal 2020.

A programação do evento conta com espetáculos de Mário Laginha, Carlos Martins, Marta Hugon, Beatriz Nunes, Maria João, Salvador Sobral e o trio Barradas-Toscano-Pereira.

Ministra da Coesão Territorial considera aeroporto de Beja “importante” na região

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse em entrevista ao Dinheiro Vivo que vê o aeroporto de Beja como “importante para várias atividades económicas”, mas não acredita que “possa substituir o de Lisboa”.

Programa Bairros Saudáveis sofre “impasse” no financiamento

O Programa Bairros Saudáveis registou “um impasse” no financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que atrasou o início dos 246 projetos aprovados, exigindo-se a prorrogação do prazo até final de 2022.

Em declarações à agência Lusa, Helena Roseta, coordenadora do projeto, afirmou que “tivemos um impasse no programa, tivemos que suspender, porque não se conseguia resolver o impasse, porque não conseguíamos assinar o protocolo com a Estrutura de Missão do PRR”.

Casa Relvas lança plataforma online para venda de vinhos e experiências

A Casa Relvas, produtor vinícola do Redondo, lançou uma nova plataforma online que, além dos seus vinhos e azeites, apresenta edições especiais produzidas em parceria com amigos da Casa Relvas, assim como experiências de enoturismo.

De acordo com o portal Publituris, este novo projeto, “Casa Relvas & Friends”, surge após um ano do lançamento da plataforma online “Um Dia em São Miguel”, como consequência da impossibilidade de a Casa Relvas realizar o seu evento anual na Herdade de São Miguel.

Instituto Politécnico de Setúbal vai abrir escola superior em Sines

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai abrir uma escola de ensino superior em Sines, em colaboração com o município, para servir o litoral alentejano, região para onde estão já em curso, ou previstos para curto e médio prazo, investimentos de milhares de milhões de euros, adianta o jornal Público.

A parceria entre o IPS e o município de Sines é formalizada hoje, segunda-feira, na cidade alentejana e pretende colmatar a falta de ensino superior na zona do país que tem na calha os maiores projetos empresariais.

Páginas