18 Maio 2023      17:08

Está aqui

Alentejo representado nas “melhores fotografias de comida do mundo”

Já são conhecidas as melhores fotografias de comida captadas durante o ano passado em todo o mundo e uma delas foi tirada em Portugal, mais concretamente, no Alentejo. De acordo com o portal New in Town (NiT), trata-se de uma fotografia captada pelo norte-americano David Sawyer na capela do palácio, no Paço do Morgado de Oliveira, a poucos quilómetros de Évora.

O Pink Lady Food Photographer of the Year é a mais importante celebração da arte de captar alimentos através de fotografia ou filme. O concurso é composto por 20 categorias, que incluem, entre outras, retratos de comida, políticas alimentares, casamentos ou colheitas. A ideia deste concurso é celebrar todos os cenários onde comer ou beber se interliga com a vida das pessoas e, por isso, não é uma das provas mais clássicas.

A mesma fonte explica ainda que a cada tipo de fotógrafo corresponde uma categoria, que pode estar relacionada com vinhos, festas, momentos em família, produções alimentares ou com o campo, por exemplo. O único requisito é a ligação à comida.

Foram submetidas a concurso milhares de fotografias, que chegaram de 65 países. Os resultados foram anunciados por Nadiya Hussain, chef, autora e apresentadora de televisão, no passado dia 16 de maio, em Londres.

Citada pela NiT, Nadiya Hussain reconhece ter “um profundo apreço pela fotografia de alimentos” e refere que não se trata apenas de uma fotografia, uma vez que a “imagem são as pessoas que fazem os alimentos, são aqueles que a comem, e que a servem. É tão rica em cultura. Há tantas histórias para serem contadas”.

“A comida liga todos nós, não importa o contexto. É o alicerce da vida. Com milhares de imagens globais impressionantes e encantadoras, ser representado nestes prémios é uma conquista incrível. Fazer parte disto é um prazer total”, afirma.

A imagem vencedora da categoria principal foi captada pelo fotógrafo britânico Jon Enoch e mostra um vendedor de algodão-doce de Mumbai, na Índia. O prémio foi de quase 6.000 euros.

“Foi necessário muito tempo e reflexão para captá-la; por isso, é ótimo ser reconhecido por um painel de juízes tão estimado”, disse o fotógrafo.

O júri deste ano foi composto por David Loftus, Fiona Shields, Ian Kittichai, Ella Ravilious, Nik Sharma e Rein Skullerud. 

A imagem de um homem a cortar uma romã enquanto usa o ano da falecida esposa ou a de um casal a pendurar dióspiros na entrada de um prédio na China foram outras das fotografias distinguidas. No entanto, há ainda outro destaque: uma fotografia captada por David Sawyer no Paço do Morgado de Oliveira, perto de Évora, onde António Maçanita faz os vinhos Fita Preta.

O autor desta fotografia refere que a beleza que o edifício, da década de 1390, “transmitia no início da noite obrigou-me a captar a sua pura serenidade. Suponho que qualquer capela deve evocar tal compulsão, quer esteja cheia de barris perfeitamente empilhados ou não”.

Há também um fotógrafo português entre os vencedores: André Boto, que foi distinguido com uma menção no Prémio Inovação, que foi ganho por Elisa Villa. André Boto apresentou a composição Vermelho.

“A ideia era representar objetos fatiados que não costumam ser cortados, como uma mesa, um copo, uma colher e um garfo”, revelou o fotógrafo português, acrescentando que tudo o que está presente na imagem “foi cortado e pintado de vermelho antes da sessão. Na composição final é como se uma faca tivesse atravessado todos os objetos, cortando-os ao meio”.

Todos os anfitriões e jurados apreciaram a paciência, a persistência e a atenção dos fotógrafos.

“Pink Lady continua a contar as histórias de alimentos mais importantes do mundo enquanto nos ajustamos novamente a um novo normal. Guerra na Europa, mudança climática, inflação crescente, tudo a ser enfrentado”, afirmou Phil Turnbull, CEO da APAL, dona da Pink Lady. “Ao mesmo tempo, continuamos a crescer, a coletar alimentos, a cozinhar, a comer, a comemorar e a festejar”, conclui, acrescentando que existem, anualmente, “incríveis imagens vencedoras” que testemunham o papel central da comida nas culturas e nos povos de todo o mundo.

Todas as fotografias podem ser vistas na página de internet da Pink Lady e na Royal Photographic Society, em Bristol (Inglaterra), entre 20 de maio e 11 de junho.

 

Fotografia de publico.pt