10 Abril 2024      10:43

Está aqui

Ponte de Sor recria sala de aula do Estado Novo

O município de Ponte de Sor vai recriar uma sala de aulas do tempo do Estado Novo, no âmbito das iniciativas do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

Segundo a agência Lusa, a recriação está inserida na exposição “Sala de aula – Estado Novo”, que vai estar patente no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, a partir deste sábado, às 16:00, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do agrupamento de escolas do concelho.

Fonte do município de Ponte de Sor explicou que o objetivo foi “recriar o cenário e o ambiente de uma sala de aula no tempo da ditadura”.

Em comunicado, a câmara municipal revelou que o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril arranca hoje, quarta-feira, e inclui mais de 20 atividades lúdicas, culturais e desportivas.

A conferência internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma”, que se realiza quarta-feira, pelas 14:30, no Teatro – Cinema de Ponte de Sor “é um dos principais destaques” das celebrações, segundo a autarquia.

O evento, integrado na cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), envolve dois painéis com diferentes oradores, centrados nos temas: “Cidade amiga das crianças” e “Democracia, sustentabilidade e direitos humanos - A voz dos jovens na cidade”.

Já para dia 20, às 15:00, está agendada a inauguração da exposição intitulada “A revolução nos olhares de 30 pintores internacionais da Rede Sete Sóis”, no Centro Cultural de Montargil.

A fonte da câmara explicou também que esta mostra envolve artistas de 10 países que integram a Rede Sete Sóis, mais precisamente oriundos do Brasil, Cabo Verde, Croácia, França, Itália, Marrocos, Roménia, Eslovénia, Espanha e Tunísia.

Ainda no campo das exposições, igualmente no dia 20, será inaugurada a mostra de desenho “Rostos do Sonho” de João Relvas, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, pelas 17:00.

No dia seguinte, à mesma hora, o Teatro Cinema de Ponte de Sor acolhe o recital de poesia e música SINÉDOQUE”, com Ivo Canelas e João Vasco (piano).

No mesmo espaço, mas às 18:30 do dia 24, vai ter lugar um concerto intitulado “Primavera de Abril”, a cargo da Escola de Artes do Norte Alentejano.

Segundo o município, no dia 25, destacam-se a sessão da Assembleia Municipal de Ponte de Sor, aberta à população e que contará com atuações musicais do Coral Polifónico de Ponte de Sor e da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

No decorrer desta iniciativa, vai ser também apresentada a curta-metragem “Dia 25 de abril de 1974”.

Até final do mês, a autarquia vai ainda desenvolver outras atividades, como sessões de cinema e poesia ou, no dia 30, a peça de teatro “A paz é a paz”, da UmColetivo, em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II, entre outras entidades.

 

Fotografia de desacordoiscsp.wordpress.com