13 Setembro 2016      08:07

Está aqui

O JORNALISMO E O ALENTEJO

Ser jornalista não é fácil. Sê-lo no Alentejo é ainda mais complicado. Esta opinião cria consenso entre os jornalistas que trabalham nesta região.

O jornalismo é uma profissão que traz consigo grandes responsabilidades, principalmente porque é a forma das pessoas saberem o que se passa no mundo que os rodeia. Muitas vezes o Alentejo fica esquecido por estes meios, sobretudo pelos grandes órgãos de comunicação social. Contudo, isso não se deve ao facto de na região não existirem notícias, mas sim porque a nível nacional elas acabaram por perder a importância quando confrontadas com outras de maior espaço.

Teresa Marques, jornalista da RTP a trabalhar no Alentejo, aquando dos III Encontros de Jornalismo do Alentejo, realizados na Escola Superior de Educação e Ciência Sociais de Portalegre, referiu que muitas vezes as pessoas no Alentejo têm medo dos jornalistas. Esta opinião é partilhada por Hugo Alcântara, jornalista da SIC, que nos mesmos encontros afirmou que “os alentejanos são muito desconfiados com os jornalistas, daí as dificuldades”.

O Alentejo tem notícia e pode ser notícia. Como acrescenta Hugo Alcântara “cubro esta região, mas não estou preocupado em agradar só ao público do Alentejo”. Muitas vezes para que o Alentejo seja notícia, tal como no restante país e mundo, é necessário que se tratem assuntos que interessem a toda a população e não apenas a pessoas de uma região específica.

Cláudia Rocha, estagiária da TVI na redação de Évora, assegura que “é uma mais valia” trabalhar nesta região pois “torna-se mais fácil falar com as pessoas da região”. Acrescenta ainda que o facto de ser um órgão nacional conhecido do público facilita na comunicação.

Apesar de ser escassa a sua aparição nos meios de comunicação nacionais e das dificuldades sentidas por alguns jornalistas na realização dos seus trabalhos, o Alentejo é uma área muito vasta e com muito por explorar, com um manancial de notícias para apresentar à população. Tanto a nível local como nacional.

Imagem de capa da Allen Media Strategies.