15 Fevereiro 2020      13:55

Está aqui

Quando o sol foi posto ao centro

“Portanto, concluo que o nosso modo de chegar ao conhecimento, como chegamos lá e o número de coisas que conhecemos, é infinitamente superado pelo conhecimento divino; mas não por esse motivo o desvaloriza o suficiente para considerá-lo absolutamente nada; de facto, quando considero quantas coisas maravilhosas os Homens estudaram e operaram, reconheço e compreendo claramente que a mente humana é a obra de Deus e a mais excelente.“ —  Galileu Galilei

 

Há 455 anos, a 15 de fevereiro, quando na cidade italiana de Pisa, nasceu Galileu Galilei, a Terra era considerada o centro do Universo.

Foi precisamente neste o dia que começou a afirmação da mudança desta crença errada, e de outras, e que deu início toda uma consecução de acontecimentos que viriam a mostrar-se decisivas para a compreensão da revolução científica, para a alteração do pensamento ocidental e para afirmação do Humanismo e da ciência face à toda poderosa igreja, tudo consubstanciado na vida de Galileu.

Galileu (1564 - 1642) foi físico, foi matemático, foi astrónomo, foi inventor e foi filósofo e deixou um legado insubstituível, mudando radicalmente a forma como o mundo era visto.

Entre muitas outras coisas, construiu o primeiro telescópio da História e que o fez compreender e ver o Universo como, até então, nenhum outro ser humano fizera. Percebeu que a verdade que revestia o Universo era muito mais complexa que o que se acreditava e percebeu que não era a Terra que estava no centro, mas sim o Sol.

Com o telescópio, Galileu aproximou o Homem do Universo e viu mais do que alguma vez se vira – viu os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as fases de Vénus, milhares de estrelas - abriu os seus horizontes e quis abrir os da Humanidade.

Quando percebeu que Vénus tinha fases como a lua, compreendeu que seria em torno do Sol que Vénus rodava e não da Terra, e, ainda que tal lhe viesse a custar uma sentença de morte, afirmou que o Sol é centro do nosso sistema planetário e tinha razão. Colocou o Sol no centro do Universo, e a ele como uma das figuras mais importantes da Humanidade.

A igreja lambia ainda as feridas com o surgimento da reforma protestantista e, em consequência, estava mais dura na afirmação da sua doutrina e das suas crenças. Assim, a Inquisição censurou e proibiu as obras e as teorias de Galileu, condenando-o, por heresia, à prisão por tempo indefinido. Sentindo-se injustiçado com esta decisão, conta-se que, à saída do julgamento, Galileu terá dito "Eppure se muove!" (No entanto, ela (a Terra) move-se).

Depois de Galileu o mundo foi visto com outros olhos; a ciência começou a separa-se das grilhetas da religião, passou-se de uma filosofia especulativa para crenças mais consistentes e fundamentadas, assentes na matemática, na evidência experimental, no estudo dos fenómenos naturais, na ciência do facto, no entanto, não esqueçamos que “a Filosofia está escrita nesse grande livro, o Universo, e que permanece continuamente aberto.“

 

Imagem de sabedoriaecia.com.br

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.