7 Maio 2021      10:01

Está aqui

Temperaturas descem 10ºC a partir de domingo acompanhadas de chuva

A partir de domingo, as temperaturas em Portugal vão sofrer uma queda na ordem dos onze e dez graus Cº, estando ainda prevista possibilidade de chuva e vento muito forte numa mudança brusca do tempo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sábado será o dia mais quente, com Beja a chegar aos 29 graus, Évora aos 27 e vários distritos de Portugal nuns agradáveis 23 a 25 graus de máximas.

Contudo, segundo a agência espanhola de meteorologia, citada pela TSF, instalou-se um anticiclone na Península Ibérica que irá provocar, a partir de domingo, chuva ou aguaceiros em todo o país, assim como vento e uma queda acentuada nas temperaturas.

Segundo o Observador, o problema destas tempestades é que podem intensificar-se de forma muito rápida, com o desenvolvimento e fortalecimento de uma circulação ciclónica na atmosfera, num centro de baixas pressões. O fenómeno não é raro e deve-se a um aprofundamento drástico devido à forte corrente de vento polar que circula no seu interior e separa as massas de ar frio e quente – ao que se chama ciclogénese explosiva.

Além disso, mesmo que o centro desta tempestade atlântica fique entre a Inglaterra e a Irlanda, o seu raio de ação chegará até nós, com uma frente fria e vento forte. Os efeitos devem fazer-se sentir mais a norte e manter-se até meio da semana.

 

Fotografia de newinseixal.nit.pt