15 Agosto 2021      10:01

Está aqui

Gruta do Escoural com acústica mapeada e registados os sons do Alentejo

A Gruta do Escoural vai ter a sua acústica mapeada, serão registados os sons do Alentejo, e depois serão disponibilizados num novo ‘software’.

O mapeamento arqueoacústico da gruta é parte do projeto “Alentejo Musical” e surge pela mão do músico eborense Afonso Nascimento. Consiste em emitir impulsos sonoros e que serão depois recebidos por sensores previamente colocados nos diversos recantos da gruta do concelho de Montemor-o-Novo.

Segundo informação da Universidade de Évora (UÉ) - parceira no projeto “Alentejo Musical” através do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC - esta recolha será feita amanhã e terça por técnicos especializados e que serão acompanhados por um técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, informou a .

Após o mapeamento da gruta, será criado um software de Tecnologia de Estúdio Virtual (VST) e que vai depois permitir que qualquer produtor musical possa utilizar a reverberação natural da gruta nas suas composições musicais.

Mas o projeto “Alentejo Musical” vai além do mapeamento da acústica da gruta do Escoural e registará também paisagens sonoras, vozes e instrumentos musicais típicos do Alentejo, naquilo que o músico e líder do projet, Afonso Nascimento, revelou à Lusa ser uma tentativa de “promover o património sonoro e musical do Alentejo”.

Estes sons estarão depois guardados numa biblioteca acessível a todos os jovens produtores portugueses.

Este projeto está a ser desenvolvido no Centro Musibéria, em Serpa, e é cofinanciado por findos comunitários do Programa INTERREG Portugal-Espanha, contando ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, das câmaras de Évora e de Serpa, Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e outras associações.

 

Imagem de sapo. pt