Está aqui

Artigos publicados

Acender ou apagar velas?

Interessam-me particularmente as formas de crença e comer dos povos da terra, por isso intrigam-me as festas e as comidas tradicionais.

Jerónimo de Sousa, o constituinte

por Alexandre Carvalho

 

Partiu provavelmente o deputado mais conhecido, e como a maioria do país é apolítica, esse conhecimento fraternal é relevante.

εἰς τήν Πόλιν (na cidade)

A cidade está longe e contém muitas fronteiras: muitas, entre esplendor e miséria - poucas, entre sonho e realidade, entre memória e presente, entre Europa e Ásia. A cidade está sobre sete colinas, como Roma e também Lisboa, e é dividida por um mar que liga dois mares.

DARK SKY® ALQUEVA conquista World’s  Responsible Tourism Award 2022

Depois de ter conquistado um World Travel Awards em Outubro deste ano na gala Europeia em Maiorca, o Dark Sky® Alqueva conquistou ontem, 11 de novembro em Mascate, no Omã, o World’s Responsible Tourism Award 2022. Este prémio é reconhecimento do seu carácter inovador na criação deste destino de astroturismo e pelo seu modelo de desenvolvimento sustentável integrado, parte fundamental da missão da Associação Dark Sky.

“Alentejanos de gema” – Henrique Pousão

por Joana Casca

Henrique Pousão foi um pintor português, pertencente à primeira geração naturalista. O alentejano, conhecido como o mais inovador pintor português da sua geração, destacou-se pela sensibilidade com que retratava os sítios por onde passava. Hoje em dia, as suas obras já chegam a cidades como Roma e Paris.

Regresso (pouco) Socialista

A vida política foi a banhos com a esperança de um bom pacote de medidas do governo Socialista para o combate à inflação de nível mundial resultante da guerra na Ucrânia.Pelo meio, tivemos a festa do Avante, novamente alvo de ataques pavlovianos pela opinião pública e publicada, chegando até às ameaças aos artistas, por causa da posição equidistante de crítica do partido face a Putin e Zelensky (mal ao bem não é o tema).

Fomos à festa com os "Baila Maria"

A amizade e a paixão pela música estiveram na génese deste projeto que surge em 2015. Conhecidos como os Baila Maria, a banda alentejana já percorreu o país de norte a sul com o seu baile moderno que atravessa todas as tendências musicais. O projeto começou apenas com dois elementos, mas atualmente já atuam com cinco e até mesmo com sete membros.

O corpo caloso: a fonte de comunicação

O cérebro possui dois hemisférios (direito e esquerdo) que podem comunicar entre si através do corpo caloso. O corpo caloso é constituído por fibras, classificadas em diferentes tipos de radiações, que permitem a comunicação entre os lóbulos do córtex cerebral, onde assentam várias funções cerebrais (Shah et al., 2021; Fitsiori et al., 2011).

Alcácer do Sal: Descobertas sepulturas de Cavaleiros da Ordem de Santiago

Por Joana Casca

No âmbito da escavação arqueológica que o Setor de Arqueologia, Património e Museus da Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a realizar na Capela do Tesouro, no Santuário do Senhor dos Mártires, foram encontrados vários achados de grande valor para a história de Alcácer e do monumento, que foi o primeiro Panteão da Ordem de Santiago em Portugal.

Alentejano é o novo treinador da B SAD

Por Joana Casca

José Maria Pratas é o novo treinador no comando técnico do B SAD.

Natural da freguesia de Oriola, concelho de Portel, José Maria Pratas, de 40 anos, assinou recentemente contrato com o clube lisboeta como treinador principal, liderando os destinos daquele clube na próxima temporada 2022/23.

Páginas