Está aqui

Artigos publicados

1ª São Silvestre de Reguengos

Domingo, 19 de dezembro, pelas 17h, a cidade de Reguengos de Monsaraz recebe a sua 1ª corrida de São Silvestre.

Com a distância de 10km, e um valor de inscrição de 60€, haverá direito a prémios, nesta que é uma organização da Junta de Freguesia de Reguengos do Monsaraz e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

A prova vai realizar-se cumprindo as regras estipuladas pela DGS.

Pode inscrever-se aqui.

 

Imagem de onme. com.br

Legislativas 2022: João Dias cabeça de lista da CDU por Beja

João Dias será novamente o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Beja.

O enfermeiro de 47 anos era já deputado do PCP à Assembleia da República na XIII e XIV Legislaturas e era membro da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

Parlamento recomenda ampliação do hospital de Beja

Antes de se efetivar a dissolução da composição atual da Assembleia da República – decretada pelo Presidente da República – foi aprovado por unanimidade um projeto de resolução da Comissão de Saúde que recomendava ao Governo que se inicie a ampliação do hospital de Beja, construindo um novo edifício, num valor total de investimento na ordem dos 30 milhões de euros.

Há uma árvore alentejana que precisa do seu voto

Decorre a eleição da árvore nacional que irá representar Portugal no concurso da “Árvore Europeia do Ano” e há uma representante alentejana nos 10 finalistas nacionais: a Sobreira Grande de Vale Pereiro, no concelho de Arraiolos.

53% dos jovens do interior consideram mudar-se para o litoral

Mais de 50% dos jovens entre os 15 e os 25 anos, residentes no interior de Portugal, consideram mudar-se para o litoral, apontam dados de um estudo realizado à população portuguesa.

Oportunidades de emprego e de educação são identificadas como as razões mais apontadas para essa eventual mudança, num estudo que faz parte do conteúdo do “Pequeno Livro Aberto Sobre o Interior”, lançado pelo Gerador, uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação.

Dark Sky Alqueva recomendado pela imprensa internacional

Foi eleito o melhor destino de turismo responsável da Europa nos World Travel Awards em outubro e agora é a conhecida “Condé Nast Traveler” espanhola, especialista na área do turismo e viagens, que recomendar vivamente a observação do céu alentejano.

O Dark Sky Alqueva foi a primeira região do mundo a receber a certificação internacional Starlight Tourism Destination e é também nela que se localiza o maior observatório da Europa Ocidental, que, havendo condições atmosféricas favoráveis, permite aos visitantes usufruir de toda a magia do espaço terreno e dos céus alentejanos.

Portalegre nos distritos que registam menos nascimentos

Nos primeiros 10 meses de 2021, Portugal registou o número de nascimentos mais baixo de sempre. Foram cerca de 65.600 crianças nascidas, segundo dados do Instituto Nacional Ricardo Jorge baseados no rastreio neonatal "Teste do Pezinho", comparativamente aos dados relativos ao mesmo período desde 1979, desde que há registo. Face a 2020 são menos cerca de 6000 nascimentos.

O estudo revela ainda que Bragança, Portalegre e Guarda foram os distritos com menos recém-nascidos.

Presépio de Rua de Monsaraz já tem data

O Presépio de Rua de Monsaraz é um clássico do Natal alentejano e atrai milhares de turistas à localidade alentejana todos os anos.

A edição 2021-2022 começa já na próxima terça, 1 de dezembro, às 11h30 e conta com a presença já habitual do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz; vai prolongar-se até ao dia de Reis, 6 de janeiro.

Cuba lança CD de Cante para celebrar Património Mundial

A Câmara Municipal de Cuba, com a participação dos Grupos Corais do Concelho, e de modo a assinalar os 7 anos da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, lançarão hoje o álbum “Cuba, Catedral do Cante” – uma coletânea de 10 modas, que contou com a participação de 5 grupos corais do concelho: Raízes do Cante, Bafos de Baco, São Luís de Faro do Alentejo, As Flores do Alentejo e Os Ceifeiros de Cuba.

“Sines, o hub energético nacional”

“Sines, o hub energético nacional” é o tema base da conferência que marca os “Encontros na ZILS: Energia Sul”.

Páginas