Está aqui

Artigos publicados

Somos a matéria com da qual os sonhos são feitos, e nossa vidinha é contida num sonho

Num estranho e muito previdente filme, de 1991, William Hurt e Solveig Dommartin aventuram-se e ficam completamente dependentes de um aparelho (uma espécie de visor), construído por um cientista genial (Max von Sydow), e que permite rever as imagens dos seus sonhos.

Escrever é pensar

Assim que levantamos o olhar do nosso próprio umbigo e das inúmeras armadilhas de entretenimento e comunicação social que nos são continuamente oferecidas, algo acontece. Sentimos que somos testemunhas conscientes, mais do que no passado recente, das atrocidades que milhões de seres humanos na terra estão a cometer e planeiam cometer em detrimento de outros seres humanos. “Como inútil taça cheia, que ninguém ergue da mesa, transborda de dor alheia   meu coração sem tristeza”, é assim que muitas vezes me sinto.

Quantos eram os reis magos? 3, 4, 5?

Os Magos sempre me fascinaram. Encontramos muito pouco sobre eles nas Escrituras Sagradas canónicas: o Evangelho de Mateus apenas menciona que alguns Magos (μάγοι) vieram a Jerusalém, vindos do leste, guiados por uma estrela e uma profecia, em busca do menino-Messias e que encontraram Herodes. Quando, quantos eram e quais eram os seus nomes, ele não diz, nem se eram reis. Muitos estudiosos bíblicos contemporâneos acreditam que não é uma crónica, mas uma "construção" literária simbólica que foi projetada para fornecer um ensinamento.

Alterações na coordenação motora das crianças

Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças vão adquirindo capacidades motoras que lhes permitem melhorar o seu desempenho físico e os movimentos do corpo.

É esperado que, ao longo do tempo, a criança vá dominando cada vez mais as suas ações motoras e passe a coordenar bem os movimentos executados, quer do ponto de vista da motricidade grossa, quer do ponto de vista da motricidade fina.

A imprensa alentejana em exposição

A exposição jornais Transtaganos - imprensa de Além Tejo reúne a memória e uma mostra do conhecimento dos jornalistas e editores que ao longo dos anos dedicaram a sua vida ao jornalismo e ao papel dos seus jornais no desenvolvimento local e regional.

Esta exposição estará patente no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, Viana do Alentejo , de 3 de maio a 30 de dezembro 2023.

A pasta de dente saiu do tubo

Depois de escrever a peça sobre Eva Arnold, li um artigo de Vera Mantengoli, em La Nuova Venezia, 4/4/2023.

60 anos de curiosidade insaciável através de uma Zeiss Planar

Por Giuseppe Steffenino

Eve Cohen (Arnold) tocou o primeiro Rollei aos 34 anos, fascinada pelo processo de revelação e impressão de negativos numa empresa de Nova York onde encontrou trabalho em 1943. Matriculou-se num curso de fotografia na New School for Social Research – que desde 1933 acolheu intelectuais europeus, muitos judeus, fugindo da Itália fascista, da Espanha de Franco e depois da Alemanha nazi – um santuário da cultura progressista americana, apoiado pela Fundação Rockefeller.

Cravos vermelhos para Salgueiro Maia

No dia 3 de abril, segunda, assinala-se o 31º aniversário da partida para a eternidade do Capitão de Abril, o Tenente Coronel Salgueiro Maia.

O Grémio Transtagano e a Associação Salgueiro Maia irão assinalar a data com uma romagem ao cemitério de Castelo de Vide e colocação de flores na sua campa.

A concentração far-se-á às 10:30h, à entrada do cemitério de Castelo de Vide.

A nova política para a habitação

A habitação ou a sua posse tem o dom de dividir ideologicamente o espectro partidário. Se a esquerda socialista defende o direito da pessoa por uma habitação, aliás é o que vem expresso na constituição, a direita defende que a propriedade privada é o reduto onde o cidadão se protege das interferências do estado.

Páginas