Está aqui

Artigos publicados

Évora diz sim ao voto eletrónico

Decorreu ontem, no distrito de Évora, e na presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, o primeiro grande teste ao sistema do voto eletrónico presencial e que será implementado – no próximo fim de semana – aquando das eleições par ao Parlamento Europeu.

A longa metamorfose do vinho alentejano

O vinho alentejano mudou muito nos últimos 30 anos e sempre com um crescimento significativo.

No 11.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, que decorreu nesta semana, Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revelou que dos 720 mil litros certificados em 1990, o vinho alentejano passou a ter 85 milhões de litros em 2018.

No Alentejo, há uma festa como se fazia há 2000 anos

Vai ser na cidade Romana de Ammaia que se vai celebrar uma festa como se fazia há 2000 anos e ao melhor estilo romano.

Estrela brasileira vai estar no Beat Fest de Gavião

Em 2019 realiza-se a 2ª edição do BEAT FEST, um festival exclusivo de hip hop na vila alentejana de Gavião.

De 1 e 4 de agosto, o cartaz deste ano está fechado e conta com nomes sonantes do hip hop nacional e internacional como Gabriel o Pensador, Valas, Boss AC ou os Wet Bed Gang.

Completam o cartaz: NGA, Papillon, Domi, Russa, Dealema, Plutonio, Malabá, Deau, Osso, Chong Kwong, Griloks, M.A.C. e Youthone (Graffiti).

Numa envolvência única, este festival conta com outros atrativos como uma pequena praia fluvial, com parque de campismo disponível.

PSD em campanha pelo Alentejo

Amanhã, domingo, na presença das candidatas Maria Graça Carvalho – natural de Beja e ex-Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior - e Paula Fevereiro, candidatas às Eleições Europeias 2019 do PSD, a comitiva do PSD andará em campanha.

A comitiva passará por Porto da Espada, Santo António das Areias, Monte da Pedra, Fronteira e Elvas.

 

Imagem de swportugal.pt

Hoje já se vota em Évora com Secretária de Estado a assistir

Esta tarde, em Évora, a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Gabriela Oneto, irá assistir - na Escola Secundária André de Gouveia - a uma simulação de eleições e que irá testar o voto eletrónico, em estreia nacional no próximo fim de semana, aquando da realização das eleições para o Parlamento Europeu.

Évora apanhada na Rota das Tapas

Assim, a partir de dia 23 e durante 18 dias, vai fazer parte da rota de petiscos e cerveja 2019.

Por 3 euros, vai poder beber uma cerveja e degustar uma iguaria diferente em cada local aderente. Além de Évora, Lisboa, Porto, Fraga, Faro, Aveiro, Viseu, Caldas da Rainha e Castelo Branco fazem parte deste roteiro gastronómico e que põe ao dispor mais de 202 restaurantes, com centenas de petiscos da gastronomia nacional e local.

Universidade de Évora e Grupo Jerónimo Martins unem-se para desenvolver a agropecuária

A Universidade de Évora e a Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA) – cuja empresa mãe é, por exemplo, detentora dos hipermercados Pingo Doce - assinaram ontem um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de atividades de investigação e apoio ao ensino.

E se em 2020 a Supertaça for em Campo Maior?

E se em 2020 a final a Supertaça de futebol feminina for em Campo Maior? É esse o desejo do Campomaiorense e da Associação de Futebol de Portalegre que vão formalizar a candidatura para receber esta competição, junto da Federação Portuguesa de Futebol.

O Estádio Capitão César Correia - inaugurado em 1926 - pode assim vir receber a Supertaça de Futebol Feminino quando se fala também na possibilidade de se virem a realizar neste estádio os jogos em casa do Belenenses SAD, da Primeira Liga. O estádio alentejano tem uma lotação de 7.500 lugares.

 

Imagem de zerozero.pt

A Inquisição em conferência internacional judaica, em Castelo de Vide

Em Castelo de Vide, o tema da inquisição regressa ao presente com uma conferência internacional sobre judeus e que abordará a inquisição, a religião e a herança judaica.

Com início hoje,dia 17 de maio e até domingo, a conferência internacional “Valorizar e Recuperar a Herança Perdida"contará com a participação de 250 judeus de vários países - Portugal, Israel, Brasil, Espanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, China e Filipinas, entre outros.

Páginas