Está aqui

Artigos publicados

O Alentejo cresceu

A seguir a tendência nacional, segundo estimativas reveladas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente a 2017, o Alentejo cresceu acima da média nacional no que ao PIB- Produto Interno Bruto.

Com uma subida de 3,2%, o INE revela que, no Alentejo, este crescimento “foi influenciado pelo desempenho da indústria e energia, em especial pelo ramo da indústria de fabricação de coque e de produtos petrolíferos, atividade com especial importância nesta região”.

Sugestão Tribuna Alentejo: duo Borralhinho/Berner no Convento dos Remédios

Será hoje, sábado, pelas 21:30hno Convento dos Remédios, em Évora, que o duo Bruno Borralhinho e Christoph Berner darão um concerto.

A promover o seu disco dedicado a Strauss, Mahler e Zemlinsky, e após concertos em Castelo Branco e no Centro Cultural de Belém em Lisboa, chega a vez de Évora.

 

Imagem de coolture.pt

Uma chef Michelin no novo projeto de Rui Nabeiro

É na Herdade dos Adães Novos, em Campo Maior, a sensivelmente três quilómetros da Adega Mayor – desenhada por Siza Vieira - que, rodeada de vinhas, olivais e montado, nasceu a nova unidade hoteleira do grupo Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Numa área total de 400 hectares, esta unidade conta com variadas infraestruturas de lazer familiar e permite coisas mais invulgares como pernoitar numa antiga carruagem ou num bungalow que era uma pequena embarcação.

O que andaram Gregos, Egípcios e Fenícios a fazer em Beja?

O que andaram Gregos, Egípcios e Fenícios a fazer em Beja é uma pergunta a que a EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, pode ajudar a responder com a exposição patente no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

Inserida no ciclo de exposições da EDIA, a exposição “Gregos, Egípcios e Fenícios em Beja?” surge com base no espolio descoberto durante as intervenções arqueológicas realizadas na construção de Alqueva e é uma medida de salvaguarda e de minimização dos impactes no Património Arqueológico.

30M/€ garantem novo hangar em Beja

Um novo investimento orçado nos 30 milhões de euros resultarão num novo hangar no Aeroporto de Beja. O investimento surge pela mão da Mesa, uma empresa

Este hangar para manutenção de aviões abrangerá uma área aproximada de 9.500 m2 e a sua construção deverá demorar 18 meses, prevendo-se o seu início já no 1.º trimestre de 2019.

Serão criados 150 postos de trabalho diretos nos primeiros três anos no hangar irá servir para manutenção de base da frota de aviões Airbus da companhia aérea Hi Fly de Paulo Mirpuri.

 

Imagem de upload.wikimedia.org

Alentejo lidera nas mortes por Pneumonia

De toda a União Europeia, Portugal é o país onde mais se morre por pneumonia.

A diferença para os outros países é abissal, pois revela que a taxa de mortalidade nacional mais do dobro da média europeia como foi revelado, na passada semana, pelo Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.

Alentejo: um detido por escravizar trabalhadores rurais

Foi detido um homem de 40 anos, do Leste da Europa, por suspeitas de crimes de tráfico de pessoas, no Alentejo, e que explorava pessoas também de países do leste europeu e que respondiam a anúncios de trabalho, aliciava-os com promessas de um salário e alojamento condignos.

No entanto, a realidade era bem diferente e, ao chegar a Portugal ficavam privados dos documentos de identificação e trabalhavam sem receber qualquer remuneração sendo explorados e forçados a trabalhar na agricultura, sem ordenado, sem documentos e a viver em condições desumanas.

Sines investe 670 mil euros para modernizar escola básica

De modo a remodelar e modernizar a Escola Básica n.º 2 de Sines, a autarquia liderada por Nuno Mascarenhas realizará investimento superior a 600 mil euros.

Visando dotar o estabelecimento – com nove salas de aula de 1.º ciclo e três e três de Educação de Infância – com mais valências e funcionalidades, a intervenção dará um ao edifício um caráter mais unificado e mais adaptado aos critérios funcionais modernos, conferindo ainda mais conforto.

Último concerto do ano no Palácio de Vila Viçosa

A iniciativa da Fundação da Casa de Bragança de ter música ao vivo na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa vai ter a a sua última atuação de 2018 no dia 14 de dezembro, pelas 21 horas com a “Soirée de Inverno” pela ezzo-Soprano Carmo Pereira Coutinho, com  Francisco Sassetti ao Piano e João Pereira Coutinho na Flauta.

O concerto é de entrada livre e o programa é o seguinte:

Rey Colaço, Três Fados para piano solo *

J.S. Bach, “Schlafe, mein Liebster” - da Oratória de Natal, BWV 248

“Trenó de Sorrisos” passa no Alentejo

No total, serão cerca de 2500 crianças a quem a Fundação Vodafone espera chegar, no interior do país, com a iniciativa “Trenó de Sorrisos”.

Entre 5 a 14 de dezembro, este “trenó” chegará a três municípios alentejanos: Gavião (11 dez), Arraiolos (12 dez), Ferreira do Alentejo (13 dez). Os restantes contemplados serão Mirandela, Freixo de Espada à Cinta, Covilhã, Soure, e Loulé, num total de cerca de 1500 km.

Páginas