Está aqui

Artigos publicados

Beja: Politécnico com mais de metade das vagas vazias

Nas três fases de Concurso Nacional de Acesso 2018, o Instituto Politécnico Beja ficou com mais de metade das vagas disponibilizadas no concurso nacional de acesso ao ensino superior vazias.

Os dados foram revelados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o mesmo aconteceu com o Instituto Politécnico de Bragança.

Alentejo quer Montado como Património da UNESCO

A proposta parte da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) que está a preparar uma candidatura do Montado a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Neste sentido, já decorreu uma reunião de trabalho preparatória, em Ourique, e quer o edil local, Marcelo Guerreiro, quer a ERTAR, veem o montado como parte da identidade alentejana, tal como o Cante e os Chocalhos, sendo esta mais uma oportunidade de valorizar o mundo rural.

 

Imagem de corktrekking.com

 

 

 

Passagem da Força Aérea de Montijo para Beja custa 115 milhões

Já existe um plano de transferência dos C295 da base aérea do Montijo para a base de Beja e dos helicópteros de busca e salvamento para Sintra.

Na base do Montijo ficarão os helicópteros Lynx, da Marinha. Os helicópteros EH101, - especialistas em missões de busca e salvamento - vão para Sintra e os C295, de transporte de tropas e carga, vêm para a base alentejana de Beja, tal como os Epsilon, aviões de instrução, que deixam Sintra para regressar ao Alentejo.

Ciclovia unirá Castelo de Vide e Marvão

Serão 7 quilómetros de ciclovia que irão unir Castelo de Vide e a localidade de Portagem, em Marvão, num projeto que significa um investimento de 500 mil euros.

A ciclovia ligará Castelo de Vide a Portagem, e que se prevê esteja pronta em 2021, decorrendo já os trabalhos preliminares. Em preparação está também uma candidatura a financiamento comunitário.

Portalegre com cação de todos os modos

Dia 20 de outubro, a partir das 19h, no Mercado Municipal de Portalegre, vai acontecer o “Festival do Cação” e em que vai poder provar a típica alhada de cação, mas também em caldeirada ou de escabeche, além de muitas outras receitas.

Esta será a primeira edição deste festival, promovido pela da União de freguesias da Sé e S. Lourenço, e que surge fruto da tradição portalegrense de comer cação na noite de Natal.

Esta é também uma maneira de dinamizar o mercado e trazer um evento diferente promovendo animação e convívio, contando também para tal com animação musical.

Alerta: Furacão Leslie pode atingir Alentejo

O furacão Leslie está a chegar a Portugal continental e pode atingir o Alentejo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, já a partir das 18h de hoje, são 13 os distritos que estão em alerta vermelho da Proteção Civil com a aproximação do Furacão Leslie, entre eles o distrito de Setúbal.

O período que se prevê de maiores complicações será entre as 21h de hoje e as 6h de domingo e se vive nas zonas em alerta vermelho, as recomendações são as de que não saia de casa e evite completamente o trânsito em zonas costeiras.

Fecho de estações dos CTT em Évora revolta PCP

O PCP insurgiu-se contra o encerramento de cinco estações dos CTT no distrito de Évora e que na sua opinião causará problemas graves às populações.

Pela voz do seu deputado pelo distrito, João Oliveira, o PCP exige a intervenção do Governo contra o fecho das estações dos CTT de Viana do Alentejo, Mora, Cabeção, Redondo e Arraiolos.

Em declarações à Lusa, o também líder parlamentar comunista disse que esta ação vem dar razão aos que consideram que a privatização dos CTT – feita pelo overno anterior - foi uma tragédia e que a inércia do governo face à situação não é melhor.

José Calixto lidera Alentejo em missão económica à China e a Hong-Kong

O presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, vai chefiar uma missão económica à China e a Hong-Kong.

Esta missão, organizada pela ADRAL-Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo - e que decorrerá no início de novembro – e pretende, essencialmente, promover o investimento no Porto de Sines e no Litoral Alentejano, ao abrigo do projeto global denominado Alentejo Global Invest.

Rui Nabeiro recebe Ministro e Escolas Empreendedoras

Foi no auditório do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, que o Comendador Rui Nabeiro recebeu o Ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, várias entidades públicas e privadas, especialistas em Educação e mais de uma centena de autarcas, diretores de agrupamentos escolares e professores de várias partes do país como o objetivo de entregar as bandeiras "Ter ideias para mudar o mundo".

1º Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal com participação da Universidade de Évora

Já foi lançada a versão online do primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal e contou com a colaboração técnica e científica da Universidade de Évora através do LabOr - Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, uma unidade integrada no Grupo de Investigação Paisagem, Biodiversidade e Sistemas Sócio-Ecológicos do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)

Páginas