Está aqui

Artigos publicados

3 milhões para recuperar a Sé de Portalegre com obras de recuperação

A Sé de Portalegre irá sofrer obras de reabilitação no valor total de mais de 3 milhões de euros.

Serão reabilitados o imóvel edificado e as imagens e retábulos – os dos altares são compostos por quase uma centena de pinturas, conjunto singular do estilo maneirista em Portugal dos séculos XVI-XVII – além dos claustros e espaços anexos, num projeto dos arquitetos Rui Barreiras Duarte e Ana Paula Pinheiro.

Na Costa Vicentina começou o meu amor por Portugal

A Costa Vicentina são 60 quilómetros que se estendem desde o Cabo de S. Vicente até uma ponta do sul, no porto da cidade de Sines.

A costa é selvagem e pouco conhecida dos turistas, com longos quilómetros de praias com extensos areais, dunas enormes e falésias rochosas. A Costa Vicentina deliciará todos aqueles que amam o contacto com a natureza.

Grande parte da costa está na área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Vendas Novas com novo pacote de apoios às empresas

Devido aos impactos severos na vida social e económica provocados pela pandemia de COVlD-19, a Câmara Municipal de Vendas Novas tem um novo pacote de apoios às empresas até junho, e vem estender ainda mais o programa que dura já desde março de 2020, data em que o município começou a tomar medidas de apoio ao tecido empresarial local, a defesa das empresas e manutenção postos de trabalho.

Este apoio visa auxiliar os empresários a mitigar os efeitos da crise provocada pela pandemia, dentro daquilo que são as possibilidades do executivo de Luís Dias, que pôs em prática mais medidas:

Eurodeputado alentejano quer reforçar a relação União Europeia/Estados Unidos

O eurodeputado alentejano, Carlos Zorrinho, defendeu esta semana, em Bruxelas, o reforço das relações entre a União Europeia (EU) e os Estados Unidos (EUA).

“A tomada de posse da nova administração Americana é uma oportunidade para uma reconfiguração geoestratégica global e para o reforço das relações entre os Estados Unidos e a União Europeia, num contexto de pandemia e de ameaça crescente do populismo e do autoritarismo no mundo”, afirmou Carlos Zorrinho, para quem “o mandato de Trump deixa marcas que não se apagam com a sua derrota eleitoral.”

Água alentejana com garrafa de plástico 100% reciclado

A marca de água alentejana Vitalis lançou primeira garrafa com plástico 100% reciclado, dando uma segunda vida ao plástico.

A nova garrafa de água Vitalis de 1,5l em plástico 100% reciclado é feita com material de mais de 3 garrafas de plástico de 33cl.

Com esta iniciativa da marca de água captada e engarrafada em Castelo de Vide, o detentor da Vitalis, o Super Bock Group, eforça assim o seu compromisso na área da Sustentabilidade, evitando, com esta medida, usar mais de 6,3 toneladas de novo plástico em 2021.

Em Viana do Alentejo os livros são “take-away”

Com a atual situação epidemiológica no concelho e as medidas decretadas pelo Estado de Emergência, a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, mas continua ao serviço da comunidade com o serviço de empréstimo de livros.

Como o nome “Livros com Asas” este serviço está disponível em duas vertentes: em modo “take-away” ou de entrega ao domicílio e os leitores dispões de 4 menus: mini para crianças do pré-escolar, médio a partir dos 6 anos, grande para os jovens e extra-grande para adultos.

Arraiolos: como a pandemia ajudou a nascer o Sr. Almofada

Foi com o lay-off resultante da crise económica provocada pela pandemia de Covid-19 que Nuno Dias acabou por criar um projeto inesperado.

Iria iniciar um novo trabalho como chefe de receção numa nova unidade hoteleira de 5 estrelas em Lisboa, mas entrou em lay-off e decidiu passar esta ase da vida em Arraiolos, na casa dos seus pais.

Com 43 anos, Licenciado em Turismo pela Universidade de Évora e Pós-Graduado em direção Hoteleira pela Universidade Lusófona – nasceu em Cascais, mas viveu quase toda a vida em Évora.

Beja desligou a net

A Câmara Municipal de Beja decidiu desligar internet pública “Beja Wi-Fi” na cidade, por tempo indeterminado.

CIMBAL apoia micro e pequenas empresas com 770 mil euros

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai disponibilizar para apoiar projetos de micro e pequenas empresas com uma dotação global de 770 mil euros.

Esta verba é disponibilizada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Baixo Alentejo, e a sua aplicação prática pode gerar até 1,7 milhões de euros de investimento na região.

Confinamento: multas pagas na hora

Foi em comunicado que o Ministério da Administração Interna deu a conhecer que determinou às Forças de Segurança um conjunto de orientações aplicáveis a todas as situações de incumprimento das regras de confinamento, nomeadamente às de distanciamento social e uso da máscara no espaço público.

Estando em vigor o Estado de Emergência, a ação da GNR e da PSP será de um contributo decisivo para o decréscimo de movimentação na via pública e a inversão do crescimento acelerado da pandemia.

Páginas