Está aqui

Artigos publicados

Alterações na coordenação motora das crianças

Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças vão adquirindo capacidades motoras que lhes permitem melhorar o seu desempenho físico e os movimentos do corpo.

É esperado que, ao longo do tempo, a criança vá dominando cada vez mais as suas ações motoras e passe a coordenar bem os movimentos executados, quer do ponto de vista da motricidade grossa, quer do ponto de vista da motricidade fina.

A imprensa alentejana em exposição

A exposição jornais Transtaganos - imprensa de Além Tejo reúne a memória e uma mostra do conhecimento dos jornalistas e editores que ao longo dos anos dedicaram a sua vida ao jornalismo e ao papel dos seus jornais no desenvolvimento local e regional.

Esta exposição estará patente no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, Viana do Alentejo , de 3 de maio a 30 de dezembro 2023.

A pasta de dente saiu do tubo

Depois de escrever a peça sobre Eva Arnold, li um artigo de Vera Mantengoli, em La Nuova Venezia, 4/4/2023.

60 anos de curiosidade insaciável através de uma Zeiss Planar

Por Giuseppe Steffenino

Eve Cohen (Arnold) tocou o primeiro Rollei aos 34 anos, fascinada pelo processo de revelação e impressão de negativos numa empresa de Nova York onde encontrou trabalho em 1943. Matriculou-se num curso de fotografia na New School for Social Research – que desde 1933 acolheu intelectuais europeus, muitos judeus, fugindo da Itália fascista, da Espanha de Franco e depois da Alemanha nazi – um santuário da cultura progressista americana, apoiado pela Fundação Rockefeller.

Cravos vermelhos para Salgueiro Maia

No dia 3 de abril, segunda, assinala-se o 31º aniversário da partida para a eternidade do Capitão de Abril, o Tenente Coronel Salgueiro Maia.

O Grémio Transtagano e a Associação Salgueiro Maia irão assinalar a data com uma romagem ao cemitério de Castelo de Vide e colocação de flores na sua campa.

A concentração far-se-á às 10:30h, à entrada do cemitério de Castelo de Vide.

A nova política para a habitação

A habitação ou a sua posse tem o dom de dividir ideologicamente o espectro partidário. Se a esquerda socialista defende o direito da pessoa por uma habitação, aliás é o que vem expresso na constituição, a direita defende que a propriedade privada é o reduto onde o cidadão se protege das interferências do estado.

Manel

Manel, um pequeno grande anónimo de Évora. Faz da praça do giraldo a sua escola. Aprende mais sobre o desdém humano que muito adulto ocidental feito.

Potencialidade espanhola

Por Alexandre Carvalho

O paradigma da gestão pública sobre o Interior deve mudar, pois se temos tanta gente a viver em espaços cada vez menores, seria útil investir-se para trazer essa gente de volta para o Interior. “Independentemente do local onde residem, todos os cidadãos estão sujeitos a idênticas obrigações fiscais, pelo que não é admissível que o acesso aos serviços públicos seja substancialmente diferente consoante se resida nas grandes cidades ou numa aldeia remota do interior” (Tavares, 2019).

Páginas