A 23.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições de Serpa a partir de hoje, sexta-feira, até domingo, com entrada livre.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Serpa adianta que são mais de 160 expositores que irão estar presentes no evento, entre produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, stands institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos.
São ainda 60 stands dedicados apenas aos queijos de todo o país, entre eles “Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca e mistura, amanteigado, requeijão, almece, frescos, curados, curados atabafados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, boletos, trufas, mel, queijo biológico certificado, e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais”.
Além disso, o certame tem programadas atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia, nomeadamente “as oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, as demostrações de tosquia de ovelhas Campaniça e Merina, o concurso de ovinos da raça Ile de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, workshop e demonstração de cães de pastoreio e exposição de ovelhas”.
Segundo a autarquia, terá ainda lugar o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”. As provas do Queijo Serpa DOP realizaram-se em Beja, no Laboratório de Análise Sensorial do Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária, na quinta-feira. As provas das restantes categorias decorrem no espaço da Feira, hoje, sexta-feira. Os resultados do concurso serão divulgados no domingo à tarde.
O concurso “tem como objetivo promover e divulgar os melhores queijos presentes na Feira do Queijo do Alentejo, encontrando-se aberto a todos os produtores de queijos presentes, nas categorias Queijo Serpa DOP, queijo de ovelha cura prolongada (> 60 dias de cura), queijo de ovelha cura normal (< 60 dias de cura), queijo fresco de cabra, queijo de cabra curado, queijo de cabra curado atabafado, queijo de vaca, requeijão e inovação”, adianta a mesma fonte.
O evento conta também com o Pavilhão das Tasquinhas, onde decorrerá animação musical ao mesmo tempo que os visitantes provam petiscos locais. Já o Pavilhão do Queijo contará com atuações de grupos corais do concelho, em representação do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Da programação destacam-se ainda a apresentação do livro “Sistemas extensivos do Sul. Escritos em homenagem a Inocêncio Seita Coelho”, e uma jornada técnica subordinada aos desafios dos queijos tradicionais portugueses, na qual participarão um conjunto de especialistas. Além disso, uma iniciativa sobre a valorização e transformação da lã, que inclui uma oficina prática, está agendada para domingo.
Fotografia de turismodoalentejo.com.br