20 Maio 2018      12:20

Está aqui

Évora: PCTA investe 5 Milhões e quer 60 empresas

O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia vai investir €5 milhões de euros, até 2020, na construção de dois edifícios que se espera venham a ser o ponto de partida para cerca de 60 empresas das áreas das tecnologias, saúde e aeronáutica.

Desde abril, o especialista na área do empreendedorismo e inovação e professor e vice-reitor na Universidade de Évora, Soumodip Sarkar, assumiu o cargo de presidente executivo do PACT e pretende que o PCTA seja aquilo para que foi pensado: um centro de inovação, conhecimento e tecnologia e que leve o Alentejo ao mundo.

O cluster aeronáutico existente em Évora, é o ponto base para a criação de um centro de conhecimento na área aeroespacial e da saúde no PCTA.

Outros objetivos passam pela promoção de mais concursos e criação de mais “startups”.

Pretende-se a promoção do PCTA a empresas europeias, mas não só, sendo também a China, a Índia, os Estados Unidos e o México países alvo da nova estratégia do PCTA, do qual a Universidade de Évora é e o maior acionista – o BES, a Glintt, os institutos politécnicos de Santarém, Portalegre e Beja, a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a DECSIS — Sistemas de Informação e a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, são os restantes membros fundadores.