Dia 19 de fevereiro, sábado, decorrerá a apresentação pública do dossiê de candidatura (Bid Book) de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Esta apresentação decorrerá no Mercado Municipal de Évora, pelas 10h, e é um evento aberto à comunidade.
Este dossier é um documento que enquadra o conceito da candidatura, a estratégia para transformar a cidade através da cultura, e os principais eixos da programação para o ano do evento da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Nesta sessão pública estarão o presidente da Câmara Municipal de Évora, em representação da Comissão Executiva Évora 2027, Carlos Pinto de Sá e da coordenadora da Equipa de Missão, Paula Mota Garcia.
O dossiê de candidatura foi formalmente entregue a 23 de novembro de 2021; decorre agora avaliação pelo júri internacional que, após audiências prévias com todas as cidades candidatas portuguesas, irá anunciar uma lista restrita (shortlist) com as candidaturas que passam à segunda fase da competição. Após a audiência com o júri, agendada para a primeira semana de março, o Bid Book Évora 2027 será também disponibilizado online, nos canais digitais da candidatura.
Paralelamente a este encontro aberto e alargado à comunidade, estão ainda programadas três sessões de apresentação do dossiê de candidatura, dirigidas a públicos específicos. A primeira, dirigida aos membros da Assembleia Municipal de Évora, aconteceu ontem, 4 de fevereiro, no Palácio de Dom Manuel. Segue-se depois uma apresentação destinada ao Setor Cultural e Criativo, com entrada livre mediante inscrição e de acordo com a lotação limitada da sala, marcada para as 11h00 do dia 07 de fevereiro, no mesmo espaço emblemático da cidade de Évora. E, por fim, a 15 de fevereiro, decorrerá uma apresentação destinada ao Conselho Intermunicipal da CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central).
A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.