3 Março 2018      10:56

Está aqui

Os riscos da euforia

Como é evidente temos que estar satisfeitos ao ver a economia portuguesa a crescer. Isso é bom sinal e é muito positivo para todos.

No entanto, considero muito estranho não haver referências aos recordes históricos mais baixos da Poupança. Valores na ordem dos 4%. Uma matéria extremamente séria que uma atenção especial. Parece que este assunto não interessa a ninguém!

Porque é que não há preocupações nem referências a esta matéria? Pergunto se isso não preocupa os portugueses?

Também já se esqueceram do nível de envidamento do País. Muito poucas referências são feitas a outro problema muito sério! Também ninguém se preocupa? Défice atrás de défice, trás mais dívida. É assim!

As famílias portuguesas estão novamente a endividar-se. Isso não causa preocupação? Estes indicadores não nos fazem lembrar nada? Será que não faz lembrar os tempos do gastar alegremente e empobrecer tristemente!?

É claro que não que não interessa discutir estes problemas! Já foi feito um apagão ao nosso triste passado, sem que para isso nenhum governante responsável pela bancarrota tivesse apresentado um pedido de desculpas aos portugueses.

Não há qualquer referência acerca dos baixíssimos níveis de investimento público. Em 2016 tivemos o mais baixo dos últimos 60 anos. E em 2017 também não foi nada famoso.

 

Estes cortes no investimento provocaram:

- Degradação no sistema de saúde;

- Degradação nas Escolas;

- Degradação na Segurança;

- Degradação na Proteção.

- Etc, etc.

 

O Estado falha! Falha todos os dias. Falha aos olhos dos portugueses!

Como é evidente estamos satisfeitos ao ver a economia portuguesa esteja a crescer. Mas faz sentido ver como cresceram os outros países da União Europeia e da Zona Euro.

 

Ora vejamos:

Letónia – 3,5%

Eslováquia – 4%

Hungria – 3,7%

Polónia – 4,2%

Lituânia – 2,9%

Roménia – 4,5%

Bulgária – 3,7%

Estónia – 3,3%

Eslovénia – 4,2%

Croácia – 2,8%

República Checa – 3,2%

Finlândia 2,8%

Malta – 5,6%

Chipre – 3,2%

Holanda – 2,9%

 

Todos sabemos que a conjuntura é favorável. No entanto, para 2019 as previsões do governo para o crescimento já aparecem a descer. Nem uma palavra!

Sabem Porquê?

Porque o Governo só está preocupado consigo próprio, não está preocupado com o futuro do país.

E é sobre estes dados que, ao se refletirem na vida das pessoas, merecem políticas públicas bastante exigentes.

E deve ser feito já!

 

 

Imagem de bomdia.eu