24 Novembro 2022      11:22

Está aqui

Feira do Montado começa a 30 de novembro em Portel

A Feira do Montado, que é o maior evento de Portel e que tem vindo a afirmar-se a nível local, regional e nacional enquanto referência no debate de políticas suberícolas, tem início no próximo dia 30 de novembro e decorre até 4 de dezembro.

Este certame procura contribuir para a visibilidade do Montado e para a sua valorização enquanto instrumento estratégico de desenvolvimento, encontrando-se o Montado fortemente associado, como nota a autarquia, ao concelho de Portel atualmente.

A XXI edição desta Feira procura explorar novas potencialidades e, em simultâneo, manter o que de melhor se tem feito nos anos anteriores, apresentando um programa variado, do qual fazem parte, entre outros, os concursos e as mostras, a música, a gastronomia, o desporto, o teatro, os workshops e as conversas e a moda.

No primeiro dia, o evento inicia-se com o colóquio “O Montado: Novos Desafios, Novas Oportunidades”, que decorre no Auditório Municipal de Portel, a partir das 14:15, e é organizado por Terras Dentro, ICNF e Câmara Municipal de Portel. Às 18:30, realiza-se o XV Concurso Nacional de Caprinos de Raça Serpentina. A inauguração oficial da Feira está marcada para as 19:00, seguindo-se a música, com o Grupo de Cante Tradicional “Os Almocreves” (20:30, Palco Sabores), com Toy e com o DJ Moonlight (a partir das 23:00, no Palco Montado).

Do programa do segundo dia, 1 de dezembro, fazem parte a animação musical com Rodrigo Aleixo e os Moda (18:00, Palco Cortiça), um showcooking com o chef Filipe Ramalho (19:00, Stand dos Sentidos) e mais música, com a noite de fados “Em Casa de Amália” (21:00, Palco Sabores) e com Oitentamente e DJ Paulo B (a partir das 23:00, no Palco Montado).

Dia 2 de dezembro, o programa inclui o Corta Mato Escolar e as visitas das escolas (10:00), as XVII Jornadas Ibéricas do Montado, organizadas pela Câmara Municipal de Portel, pelo ICNF e pelo CICYTEX (a partir das 10:30, Auditório da Feira) e o teatro infantil “O Lixo do Senhor Bartolomeu”, apresentado pelo Teatro Era Uma Vez Marionetas (10:00/14:00, no Palco Bolotinha). No final do dia, regressa a música, com o Grupo Coral “Estrelas do Sul” (19:00, Palco da Cortiça; 20:30, Palco Sabores), o grupo Cantares do Campo Branco (21:00, Palco Sabores) e, mais tarde, com Bárbara Bandeira e com o DJ Paulo B (a partir das 23:00, no Palco Montado).

A Feira prossegue no dia 3 de dezembro, que começa às 08:00 com a XVIII Montaria ao Javali, organizada pela Associação de Caçadores S. João Baptista. Depois, realiza-se o workshop “Corte de Presunto” (12:00/16:00, Stand dos Sentidos), dinamizado pela Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano (ANCPA). Às 14:00, realiza-se o XVIII Corta Mato do Montado/XXII Critério Paulo Guerra e, às 16:30, as atenções tornam a voltar-se para a Cabra Serpentina e para o Porco Alentejano, com as conversas “Raças autóctones – Garantia da vitalidade do Montado”, organizadas pela Associação Portuguesa de Caprinicultores de Raça Serpentina (APCRS), pela Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano (ANCPA) e pela Câmara Municipal de Portel. Estas conversas decorrem no Auditório da Feira. Neste dia, realiza-se ainda outro workshop, desta vez dedicado a “Como fazer Cosmética com Cortiça”, com Mónica Gonçalves (18:00, Stand dos Sentidos). À semelhança dos outros dias, a música regressa ao final da tarde: primeiro com animação musical com “Os Carraceiros” (19:00, Palco Cortiça), depois com a Banda Filarmónica Municipal Portelense (21:00, Palco Sabores) e, por fim, com X-Tense e Dupla Cromos da Noite (a partir das 23:00, no Palco Montado).

O último dia deste evento, 4 de dezembro, fica marcado pela 15.ª Maratona BTT Terras do Montado, organizado pelo Clube Portel Terras do Montado (09:00), por uma demonstração cinotécnica, organizada pelo Clube Cinófilo do Alentejo (14:30), pelo workshop “Do Papel de Fruta ao Couro com Cortiça e Fruta”, com Mónica Gonçalves (15:00, Stand dos Sentidos) e pelo desfile de moda de Portel (16:00, Palco Cortiça). O dia chega ao fim com a Noite de Portel, a partir das 19:30, no Palco Sabores.

Desta iniciativa faz também parte o Espaço Criança, onde vai haver a Casa da Princesa Pé de Cortiça, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, e uma Feira do Livro.

Ao longo da Feira, decorrem ainda a Mostra Pecuária de Raças Alentejanas, o XV Concurso Nacional de Caprinos de Raça Serpentina e a Mostra e Prova de Produtos da Cabra Serpentina e do Porco Alentejano (no dia 3 de dezembro, no Auditório da Feira). Os visitantes desta Feira vão também poder visitar três exposições durante estes dias: “Tiragem da Cortiça: Antes e Depois”, que conta com a colaboração do Município de Coruche, no Pavilhão A da Feira, “Eu e Tu, Tu y Yo nós os 4”, de Elisabete Barradas e Yuco di Lello, na Capela de Santo António, e “Território de Alqueva: da transformação à modernidade”, no Pavilhão Temático – A Bolota.

Note-se que as exposições “Eu e Tu, Tu y Yo nós os 4” e “Território de Alqueva: da transformação à modernidade” decorrem até 18 e 31 de dezembro, respetivamente.

 

Fotografia de rr.sapo.pt