12 Julho 2019      11:15

Está aqui

Sines entra no top 20 dos grandes portos europeus

O Porto de Sines ocupa a vigésima posição no ranking dos maiores portos da União Europeia (UE) em termos de peso bruto de mercadorias movimentadas. Segundo a Revista Cargo, especializada na área, os dados compilados pelo Eurostat dão conta que o porto alentejano movimentou 46,473 milhões de toneladas em 2017, entrando no top-20 de um ranking liderado pelos portos Roterdão (Holanda), de Antuérpia (Bélgica) e Hamburgo (Alemanha).

Ainda segundo a mesma fonte os vinte maiores portos de carga da UE representaram cerca de 39% das toneladas totais de mercadorias movimentadas nos principais portos dos países inquiridos em 2017 (últimos dados disponíveis), denotando-se neste capítulo um ténue decréscimo face ao período homólogo. Sines, que 2017 contribuiu com 46,5 milhões de toneladas, teve a sua quota-parte fixada nos 48 milhões em 2016.

O líder, o Porto de Roterdão,lidera o ranking com 433 milhões de toneladas, bem distante do segundo lugar, o porto belga de Antuérpia, que atingiu os 201 milhões de toneladas. O top-4, registe-se, conta apenas com países do Norte da Europa, havendo, no entanto, grande predominância para os portos mediterrânicos (com os portos de Marselha, em França, e Algeciras, em Espanha à cabeça).

O Porto de Sines tem apostado intensamente na sua internacionalização, que tem visto o seu incremento ser exponencial na relação comercial com a China: de acordo com dados apurados pela Revista Cargo, entre 2015 e 2018, a movimentação de mercadorias contentorizadas entre o Porto de Sines e os diversos portos chineses cresceu 19,7%.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.