Está aqui

Artigos publicados

Stand Up Fest volta a juntar Humoristas de Portalegre

A 2ª edição vai decorrer no dia 2 de julho no espaço caféconcerto “Quina das Beatas” do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP).

Organizado pela Associação Cultural Portalegre Core, o evento mantém a tradição e vai contar exclusivamente com humoristas portalegrenses.

A 1ª edição do Stand Up Fest esgotou o mesmo espaço em 2019 e, após 2 anos de interregno devido à pandemia.

Os bilhetes têm um custo de 3,00€, tendo os sócios da associação entrada gratuita.

 

Fotografia de Getty Images

Reciclagem Porta-a-Porta em Viana do Alentejo

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

Separar Sem Parar é o nome do Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta apresentado no passado dia 16 de junho, no Cineteatro Vianense, na qual estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, Rute Candeias, da Índice Consultores, Tânia Delgado, técnica da Câmara Municipal, Carlos Monteiro e Vitor Picado, em representação da AMCAL.

Memórias de Vila Viçosa em formato digital

Da autoria do Padre Joaquim José da Rocha Espanca e publicada pela autarquia, através de 36 cadernos Culturais, Memórias de Vila Viçosa é uma extensa monografia do século XIX composta por cinco tomos.

Estas memórias inserem-se num vasto movimento histórico-literário em voga naquele século e inícios do século XX, não só em Portugal como também em quase toda a Europa.

Grândola vence prémio internacional de arquitetura

O edifício inaugurado em abril de 2021, com assinatura dos arquitetos Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos, foi galardoado com o Prémio FAD – cidade e paisagem, o mais antigo prémio Europeu e um dos mais prestigiados do Mundo na área da arquitetura.

O Júri considerou que «a relação e sucessão de espaços públicos e coletivos gerados pela Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, apresenta novos desafios para a arquitetura pública».

Castro Verde com escola de verão de programação

A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover de 25 a 29 de julho, a Academia de Verão "InCode”, que irá decorrer na Sala de Co-working do IN Castro, entre as 14h30 e as 18h30.

Dirigida a jovens maiores de 16 anos, esta iniciativa pretende promover uma maior aproximação dos jovens à área tecnológica, nomeadamente, à programação em Phyton, adquirindo e aprofundando novos conhecimentos neste domínio.

Santiago do Cacém promove livro sobre Bullying e a obesidade infantil nas escolas

Numa sondagem, realizada em 2020 pela APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil) revelou, a 512 pais e encarregados de educação de crianças com excesso de peso, a maioria dos inquiridos afirmou já terem lidado com pelo menos um episódio de bullying escolar relacionado com o peso da criança. Os episódios de bullying reportados foram na maioria vindos de colegas da mesma turma (47%), seguindo-se situações com alunos de outras turmas da escola (40%) e ainda ocorrências com professores ou pessoal não docente (13%).

O melhor marisco da Costa Alentejana vai ser servido em Odemira

Os melhores sabores da costa odemirense ao nível de peixe e marisco podem ser degustados como ingredientes principais, em diversas formas de confeção, nos espaços aderentes. As propostas são variadas, desde marisco e peixe da costa, fricassé de raia, bifes de peixe pampo, linguadinhos fritos, sopa alentejana de peixe, açorda de marisco, massa de peixe, caldeirada, arroz ou cataplana de marisco ou de peixe.

PCP e PS defendem mais investimento público em Beja

PCP e PS estão de acordo nas necessidades de investimento em Beja, pelo menos a ver pela última Assembleia Municipal de Beja, a 21 de junho de 2022, onde o PCP apresentou uma moção que foi aprovada por unanimidade, o que inclui o PS, que governa aquela câmara alentejana.

Produtores promovem recolha de rolhas de cortiça para reutilização

A Ravasqueira, juntamente com os produtores José Maria da Fonseca, Lagoalva e Lima & Smith, promovem uma campanha de sensibilização para o ambiente designada “Vinhos que vão bem com o ambiente” que decorre desde 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a 31 de outubro.

O objetivo desta campanha é o de dar uma nova vida às rolhas de cortiça usadas, através da sua reciclagem e reutilização, e de contribuir para a reflorestação do território nacional com árvores autóctones.

Feira Medieval volta a Belver, Gavião

Recriações históricas, cortejos, espetáculos de fogo, treinos de armas, danças mouriscas e gastronomia, são alguns dos atrativos da Feira Medieval de Belver, em Gavião, que vai decorrer a partir desta sexta feira e até domingo.

A décima sexta edição da feira, organizada pela primeira vez pela Junta de Freguesia de Belver, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Gavião, regressa depois de um interregno de dois anos devido à pandemia de Covid-19.

Páginas