Está aqui

Artigos publicados

As voltas de um ciclo

I - 1960’s

O Alentejo é uma imensidão de gente.

Do litoral ao interior,

em cada casa, em cada aldeia,

há vida que canta alegre e arduamente.

.

A grande metrópole inveja a simplicidade.

Os feriados de cada terra

dançam até de madrugada,

no baile e na festa celebra-se a felicidade.

 

II - 1980’s

O Alentejo ainda é uma imensidão de gente.

Esta gente faz planos

em prol da terra mãe,

a mesma que um dia brotou a sua semente.

.

Dom Borba, o azeite alentejano que acaba de vencer ouro e prata lá fora

A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada, através de um azeite da sua marca, em dois dos mais importantes concursos de azeites do mundo

“Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, recebeu o Prémio Prestige Gold para azeite virgem extra no concurso internacional Terraolivo , que se realizou em Israel e que reconheceu a qualidade deste azeite produzido em Borba.

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Portugueses não acreditam que distanciamento nas escolas será cumprido

Em período de rentrée (regresso ao trabalho/ ensino), apenas 4,9% dos portugueses considera que o distanciamento será cumprido nas escolas. 34,5% gostaria que o teletrabalho passasse parcialmente a fazer parte da sua atividade profissional.

Delta Cafés lança programa de apoio para criativos

A Delta Cafés, do Grupo Nabeiro, lançou em junho o movimento “A energia que nos inspira”,  e que tem como objectivo apoiar os consumidores, parceiros e criativos, a Delta Q lança, em parceria com o Clube de Criativos de Portugal, a iniciativa “A energia que nos inspira: 100 dias de criatividade”.

Crescimento de compras online em Portugal é uma realidade

As compras online já eram uma realidade para alguns portugueses, mas desde março deste ano que o número de compras cresceu. As compras online em supermercados, por exemplo, subiram para os 5% no total das vendas de grande consumo.

A tendência é para que as compras online se tornem mais comuns. Caso ainda não tenha começado a fazer compras a partir da internet, ou caso não tenha aberto a sua loja online, este conteúdo é para si.

Cidadãos exigem que grávidas de Évora possam voltar a ser acompanhadas no parto

O Movimento Cívico “Nascer em Évora” subscrito por 269 cidadãs emcidadãos e apoiado pela Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, enviou ontem (14 de setembro 2020) uma carta ao Hospital do
Espírito Santo de Évora onde apela a que “se encontrem rapidamente soluções para que as grávidas, parturientes e puérperas possam usufruir do direito à presença de um acompanhante que lhes é previsto na Lei e sustentado na maioria pelas orientações actuais da DGS. 

Consumo em tempos de COVID: Confiança em queda mas consumo cresce 8%

No segundo trimestre de 2020, os portugueses mostram-se menos confiantes do que a globalidade dos consumidores a nível europeu. Segundo os resultados do estudo “The Conference Board® Global Consumer Confidence Survey”, conduzido em colaboração com a Nielsen, o grau de confiança registado entre os consumidores portugueses registou uma quebra de 31 pontos em comparação com período homólogo, ficando abaixo da média europeia.

Agência de crédito e seguros DS inicia operações em Moura

A partir do próximo dia 16 de setembro os habitantes de Moura e concelhos limítrofes vão poder usufruir dos serviços de uma agência DS CRÉDITO e DS SEGUROS, que vai disponibilizar à população um serviço especializado e gratuito: na área da intermediação de crédito bancário, através do qual poderão efetuar novos créditos, analisar as condições dos atuais e/ou renegociar as mesmas; na área da mediação de seguros, onde será possível realizar todo o tipo de seguros, fazer uma análise das apólices que os clientes já detenham e respetivas condições, bem como renegociar as mesmas.

Ursula von der Leyen faz discurso do Estado da União aos europeus

O dia 16 de setembro, a partir das 8h00, vai ser marcado pelo Discurso do Estado da União 2020, pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Trata-se do seu primeiro discurso sobre o estado da União, um discurso anual que o Presidente da Comissão Europeia profere, em setembro, perante o Parlamento Europeu e este ano pode ser seguido em direto pela página de Facebook do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo (CIED).

Páginas