Está aqui

Artigos publicados

Inveja

Invejo o pastor que faz do monte a sua casa.

Afortunada vida que parece ter,

— a dele ou a minha?

Quem vê de longe deseja ser

O que de perto se ignora

Passa o tempo

Nasce o arrependimento

De não ir enquanto é hora.

O pastor cuida do gado

Como eu cuido dos números

Pelo sol ele é castigado

E eu, nem por qualquer astro sou amedrontado!

Caminhamos unidos pela inveja de um sonho

convictos de que sonhar nos faz ser

quem somos.

 

Imagem de arquivomunicipal. cm-lisboa .pt

 

Coruche lança concurso de criatividade e empreendedorismo com o Montado

Com o objetivo de incentivar o estímulo da criatividade e do empreendedorismo no território o Município de Coruche volta a organizar mais uma edição da iniciativa “Montado de Sobro e Cortiça - Concurso de Ideias e Criatividade”, que vai na 4.ª edição.

Decifrar como eles vivem o tempo

Ontem à noite, quando passei pela porta entreaberta da casa de banho, palavras sussurradas por uma voz que conheço impediram-me. Não tenho certeza se consigo transcrever tudo exatamente, mas tentarei. Não dormi a noite toda.

Vamos inventariar o arvoredo de Évora?

As árvores constituem um património importante nas cidades: pela sombra, pela qualidade do ar, pelo acréscimo de beleza que conferem às nossas ruas, pela vida que proporcionam a todos os seres, pelo bem que nos fazem só de as vermos! Todos concordamos com isso. Ou quase. Parece ser mais pacífico vermos as árvores nas ruas dos outros do que nas nossas. Se há umas folhas que caem no nosso pátio ou se se vislumbra o risco de um ramo cair no nosso carro o melhor é pedir o corte da árvore que nos transtorna.

Grândola recebe Congresso de Mergulho em outubro

De 8 a 10 de outubro Tróia, no concelho de Grândola, vai ser palco para a realização do Diving Talks, o evento internacional que reúne os nomes maiores na área do mergulho a nível mundial.

Deputados do PS querem proteger o Barranquenho

O Partido Socialista quer que o Barranquenho seja protegido e valorizado como "expressão da diversidade cultural de Portugal, marca da identidade de uma comunidade", defendem os deputados eleitos pelo PS do Baixo Alentejo.

860 mil vacinas dadas um ano após a chegada da pandemia a Portugal

Assinala-se hoje um ano da identificação do primeiro caso positivo de COVID-19 em Portugal, registado a 2 de março de 2020. Segundo o Ministério da Administração Interna, já foram ministradas cerca de 860.000 vacinas – havendo 560 mil pessoas com uma dose e 300 mil já com duas doses, abrangendo cerca de 35% dos idosos com mais de 80 anos e 87% dos cidadãos entre os 50 e os 65 anos com comorbilidades.

Évora lidera projeto de resiliência do olival com a ajuda de morcegos

A Universidade de Évora (UÉ) pretende tornar o olival mais resiliente face às alterações climáticas e está a definir uma estratégia sustentável para a gestão de pragas em olivais através do estudo da diversidade e das variedades de oliveiras em Portugal. Combinando as projeções climáticas com uma estratégia de gestão dos serviços de controlo biológico fornecido por morcegos, os investigadores querem dotar os agricultores de conhecimento sobre as variedades que devem apostar.

Socialistas querem saber porque está a ser vedada a Herdade da Comenda, na Arrábida

Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal questionaram o Governo, sobre as várias zonas que têm sido vedadas ou bloqueadas, ao longo dos últimos meses, na Herdade da Comenda, situada no Parque Natural da Arrábida.

Morreu o jornalista alentejano Manuel da Piedade Correia

Manuel da Piedade Correia, natural de Moura, onde nasceu há 83 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira, vítima de doença súbita.
Manuel Correia, foi jornalista e em 1981 ajudou a fundar o Jornal “A Planície”. Anos mais tarde, em 1989, o mourense aceitou um novo desafio e fundou a Rádio Planície, tendo sido diretor destes dois órgãos de comunicação social durante vários anos.

Páginas