Está aqui

Artigos publicados

Campo Maior quer poupar no lixo e premiar com dinheiro quem mais recicla

A Câmara de Campo Maior prepara-se para lançar um projeto que prevê sortear mensalmente 1500 euros pelos munícipes que reciclem mais de 17 quilos de lixo indiferenciado. Segundo a autarquia alentejana cada habitante está a produzir naquela região cerca de 1,5 quilos de lixo indiferenciado por dia e que apenas recicla 150 gramas diárias.

Santo André dedica 10 dias à gastronomia com enguias da lagoa

Caldeirada de enguias, ensopado de enguias, enguias fritas, cataplana de enguias e açorda alentejana ou enguias fritas com migas verdes são alguns dos acepipes estrela no 5.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que enaltece a maravilha gastronómica local capturada naquela lagoa e preparada por 10 restaurantes locais.
 

Verdes Denunciam Crime Contra a Robinson – Património Corticeiro de Portalegre

Hoje chegou ao PEV uma denúncia, documentada por fotos, de que o Conselho de Administração da Robinson estaria a demolir um edifício da antiga fábrica Robinson, Património Industrial Corticeiro de Portalegre, classificado de interesse público "que foi motivo de uma grande luta nacional de Os Verdes, nomeadamente através de uma ação junto do Presidente da República, do Ministro da cultura e na própria Assembleia da República, assim como uma petição nacional que levou à aprovação por unanimidade de uma Resolução Parlamentar que afirmava a vontade e urgência de salvar aquele património", como

Évora ganha novo hotel de luxo

O The Noble House, o boutique hotel de luxo no centro de Évora detido pela Unlock Boutique Hotels, acaba de anunciar a aquisição de um novo edifício que, após um processo de renovação com conclusão prevista para o final deste ano, vai ampliar a oferta de quartos da unidade em 30%.

Um ano depois da inauguração, o boutique hotel de luxo The Noble House, detido pela Unlock Boutique Hotels, anuncia a aquisição de um novo edifício que vem ampliar a sua oferta de quartos em 30%. O projeto de remodelação e integração das novas instalações ficará concluído no final de 2019.

Vítor Proença critica passividade do Ministério do Ambiente em relação à seca no Alentejo Litoral

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença (CDU) remeteu uma missiva ao Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Matos Fernandes a reclamar uma audiência destinada a tratar soluções alternativas para mitigar as consequências dos períodos de seca que afetam a bacia hidrográfica do rio Sado.

Viana do Alentejo convida gente da terra para Calendário para a Igualdade de Género

O Calendário para a Igualdade de Género 2019 do Município de Viana do Alentejo foi apresentado no dia das Comemorações do 121º Aniversário da Restauração do Concelho.

Bactéria que arrasa olivais já entrou em Portugal. Agricultores alentejanos temem o pior

Chama-se Xylella Fastidiosa, é uma bactéria identificada há cerca de um anos e meio em Alicante e que deixou em pânico os agricultores espanhóis. O impacto desta bactéria repercute-se em quebras drásticas de produção e é visível por causar necroses nas folhas das árvores, sejam amendoeiras, oliveiras e citrinos e mesmo a vinha.

Estado português trava compra de aviões à Embraer

O Estado português admite abandonar o projeto de aquisição de aviões KC-390 caso a Embraer não baixe os valores pedidos. A declaração foi feita hoje no parlamento pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Rolo, que refere uma negociação "férrea" entre o estado português e a construtora brasileira, com duas fábricas em Évora.

a Embraer pediu primeiro 120 milhões de euros, mas depois desceu para 97 milhões de euros, o que está ainda muito acima do valor que o estado português considera aceitável.

Todo o Terreno no Alandroal esgota inscrições

As inscrições para o VI Passeio LucefeciTT já estão esgotadas e contam com 110 jipes, 54 motas e 360 pessoas inscritas. A organização é do grupo LucefecitTT, e tem o apoio dos Bombeiros Voluntários de Alandroal e o Município do Alandroal e a prova tem ganho entusiastas de ano para ano.

Portalegre vai criar equipas de sapadores florestais

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, através do concurso da Secretária de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, vai dotar os concelhos do distrito de equipas de sapadores florestais, particularmente onde se encontram as maiores manchas florestais, que se encontram a norte da região.

As equipas de sapadores florestais são constituídas por cinco elementos que, com caráter permanente e de forma sistemática e eficiente,  procedem a ações de silvicultura preventiva e simultaneamente ações de vigilância e de apoio ao combate de incêndios florestais.

 

Páginas