Está aqui

Artigos publicados

Do Reino de Prestes João a um renascido CDS

«Qualquer pessoa pode elevar-se acima das suas circunstâncias e alcançar sucesso, caso se dedique e tenha entusiasmo pelo que faz. » Nelson Mandela

Vendas Novas recria passagem de D. João V e da Comitiva Real

O Município de Vendas Novas vai recriar a passagem de D. João V e da Comitiva Real por Vendas Novas. 

Maior feira mundial de azeite em preparação em Beja

Portugal recebeu, pela primeira vez, o evento preparatório da maior feira mundial dedicada ao azeite. Neste encontro, que decorreu em Beja, na sede da OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, participaram algumas das personalidades mais influentes do setor. 

A World Olive Oil Exhibition (WOOE), o maior encontro a nível mundial dedicado ao azeite, que vai decorrer em Madrid nos dias 18 e 19 de Março, começou, assim, a aquecer os motores neste evento preparatório, realizado em parceria com o grupo editorial de Mercacei.

Livro sobre inovação social na CPLP apresenta projetos alentejanos como casos de estudo

Embora desconhecida pela sua dimensão territorial a freguesia dos Canaviais, às portas de Évora cidade património mundial, é muito conhecida na região pela dinâmica social e pelo pioneiro Mercadinho dos Canaviais, que pôs a população a consumir produtos agrícolas locais de primeira qualidade, produzidos pelos quase desaparecidos hortelãos. O projeto, promovido pela Junta de Freguesia e pela Casa do Povo já foi por mais do que uma vez notícia nos órgãos de comunicação social nacionais.

Vila Viçosa lança "A música na Corte da Rainha D. Maria II de Portugal"

No âmbito das comemorações do bicentenário de nascimento da rainha D. Maria II, a Fundação da Casa de Bragança publica a obra A música na Corte da Rainha D.Maria II de Portugal, da autoria de Rui de Castilho de Luna. O lançamento do livro está agendado para 1 de fevereiro, às 16h00. no Paço Ducal de Vila Viçosa.

Moura oferece à população serviços de psicologia, terapia da fala e psicomotricidade

O Município de Moura acaba de firmar um protocolo que oferece aos beneficiários do Subsídio de Educação Especial daquele concelho alentejano, serviços de psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e psicomotricidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura e a Psicoespaço – Consulta Psicológica Apoio Psicopedagógico, que vai instalar em Moura a Psicoespaço Alentejo.

Vila Galé vai investir 1,5 milhões em nova central de fruta no Alentejo

O Grupo Vila Galé vai construir uma nova central de fruta no Alentejo.

O grupo hoteleiro está a apostar no setor agrícola, com a construção de uma central de fruta nas herdades que detém no Alentejo. O grupo já produz fruta há vários anos, em várias herdades no concelho de Beja, através da empresa SV Frutas. Agora, segundo avançou Jorge Rebelo de Almeida ao Jornal de Negócios, irá investir cerca de 1,5 milhões de euros para a construção de uma nova central, que deverá ser inaugurada ainda este ano.

Moura levou 69 alunos a fazer batismos de vela em Cascais

A ideia estava prevista no 2.º Torneio SB20 Alqueva – Regata dos Campeões, realizado em novembro de 2019, mas as condições atmosféricas adversas então impediram que se concretizasse. Mas os 69 alunos do Agrupamento de Escolas de Moura e do Agrupamento de Escolas de Amareleja viajaram ontem, terça-feira, 21 de janeiro, até Cascais para realizar o seu batismo de Vela.

Esta atividade resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a SailCascais e a Tradewinds, tendo contado também com o apoio da Turismo do Alentejo – ERT e Turismo de Portugal.

Évora ensina a combater o inimigos do olival respeitando o ambiente

O Pólo da Mitra da Universidade de Évora recebe no próximo dia 27 de janeiro um seminário sobre proteção fitossanitária do olival que abordará novos métodos de combate aos inimigos-chave do olival, através de métodos ambientalmente sustentáveis.

Segundo a organização o desenvolvimento de produções agrícolas e agroalimentares tecnologicamente evoluídas e orientadas para a exportação estão apostar em estratégias que acompanhem as tendências de mercado, que revelam uma procura cada vez mais significativa para produtos de produção biológica e ambientalmente responsáveis.

Apesar do frio Almodôvar já prepara o Carnaval

Chamam-lhe o maior corso carnavalesco do Baixo Alentejo e será, pelo menos, o mais animado. Falamos do Carnaval de Almodôvar que a 25 de fevereiro vai encher a Praça da República daquela vila alentejana, este ano com o corso dedicado ao ambiente e à reciclagem.

Para participar no desfile é necessária inscrição que poderá ser feita a partir de 27 de janeiro até 11 de fevereiro e esta participação está aberta a participantes individuais, grupos a pé ou em carros alegóricos

Páginas