Está aqui

Artigos publicados

Tapete de Arraiolos entra no Inventário Nacional do Património Cultural Nacional

Foi publicado a 14 de setembro no Diário da República, a inscrição do “Processo de confeção do Tapete de Arraiolos” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Segundo o Município de Arraiolos, enquanto entidade proponente neste processo "há vários anos" que  tenta este registo "com adiamentos sucessivos por parte dos responsáveis do Ministério da Cultura" e só através desta inscrição "é possível candidatar o Tapete de Arraiolos a Património Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO".  

Fatura da água: como funciona e como posso poupar?

No sábado celebra-se o Dia Mundial da Monitorização da Água e por esse motivo, a Selectra elaborou um comunicado sobre como funciona o setor hídrico em Portugal, porque é que os preços da fatura da luz dos consumidores são tão diferentes e que tipo de dicas podem seguir para poupar água e luz de forma simultânea.

Em Espanha, dizem que a Comporta é a “praia mais chique da Europa”

O jornal espanhol “La Vanguardia” realizou no final do passado agosto um artigo onde apontava a praia da Comporta como a “praia mais chique da Europa”, classificando-a como os “Hamptons” portugueses, e cuja fusão de ecologia e luxo conquistou o aplauso de fãs de luxo.

Sabe o que é a Fibrose Pulmonar? Conheça os sintomas

Rara, pouco conhecida, mas que rouba o ar. É assim a fibrose pulmonar, uma doença respiratória progressiva, sem cura, mas com tratamento, que iniciado atempadamente pode devolver qualidade à vida de quem luta pelo ar que vai faltando. Com o objetivo de alertar a população e os profissionais de saúde para os seus sintomas e para a importância de um diagnóstico atempado, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) junta-se à RESPIRA, com o apoio da Boehringer Ingelheim, na campanha “Viver com Fibrose Pulmonar”.

Liga dos Campeões 2021-2022: portugueses com grandes hipóteses

Este dia 14 de Setembro traz-nos de volta os grandes jogos da Liga dos Campeões, numa edição repleta de portugueses a brilharem por todo o continente, para além da participação dos Três Grandes.

A competição começa logo com o regresso de Cristiano Ronaldo à Champions League com as cores do Manchester United frente ao Young Boys (17h45). Bruno Fernandes deverá estar em campo, e Diogo Dalot também poderá ir a jogo.

Alentejo: PRR financia com 18 milhões de euros duas novas pontes internacionais

Foram ontem assinados em Alcoutim e em Nisa os contratos de financiamento que vão permitir concretizar até 2025 a Ponte Internacional entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana e a Ponte Internacional sobre o Rio Sever.

Cultura Alentejana em livro infantil lançado este mês em Évora

"Monica Explora os Mistérios do Alentejo" é o nome do livro infantil de Mafalda Bernardes da Silva, que se inspirou em textos publicanos neste jornal, da autoria de José Figueira e que dá a conhecer a cultura Alentejana às crianças.

O livro tem o apoio da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo e é composto por pequenas histórias baseadas nos artigos de José Figueira sobre cultura alentejana, publicado no jornal regional Tribuna Alentejo e as ilustrações, que permitem que as crianças as pintem, são de Luís Delgado. 

Alcácer inaugurou novo Parque Urbano de 3,5 milhões de euros

Alcácer do Sal abriu ao público o novo Parque Urbano da cidade este fim de semana. 

O novo Parque Urbano de Alcácer do Sal (antigo Parque de Feiras e Exposições da cidade) abriu ao público no dia 4 de setembro, e resulta da econversão urbanística da zona ribeirinha nascente, num investimento de 3,5 milhões de euros.

De acordo com o autarca Vítor Proença, esta empreitada, que é comparticipada em 85% por fundos comunitários, "é a de valor mais elevado na história do Município de Alcácer do Sal".

Susana Pedro e Sociedade do Bem lançam livro infantil sobre atitudes positivas

A Sociedade do Bem, associação sem fins lucrativos e Susana Pedro, autora e fundadora da Sociedade do Bem, lançam o seu 4.o livro dirigido aos mais pequenos, e quer promover “atitudes positivas”.

O novo livro "Uma minhoca na cabeça" conta a história de uma minhoca que se alimenta de maus pensamentos, até ao dia em que deixa entrar na cabeça em que vive muitas minhocas como ela. Juntas, irão lançar o caos. e desarrumar a "sua casa".

Restauro da Fortaleza de Juromenha: auto de consignação assinado a 1 de setembro

O auto de consignação da empreitada de consolidação e restauro dos paramentos do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha será assinado a 1 de setembro, na Igreja Matriz de Juromenha, no concelho de Alandroal, na presença do Presidente da CCDR do Alentejo, António Ceia da Silva, e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, além do presidente da Câmara do Alandroal, João Grilo e dos responsáveis pela obra.

Páginas