Está aqui

Artigos publicados

Mina de Aljustrel lança medidas para minimizar poeiras escuras

A empresa proprietária das Minas de Aljustrel, a Almina - Minas do Alentejo, empresa mineira de capitais portugueses detida pelo grupo I’M Minning, está a implementar medidas ambientais que minimizem a dispersão de poeiras na região. A iniciativa acontece depois do poder político local ter iniciado um debate em torno da qualidade do ar em Aljustrel.

Vaccum Flasher de 67 toneladas transportado de Sines para a Refinaria da Galp

Uma peça de grandes dimensões foi transportada do Porto de Sines para a Refinaria Galp através da empresa nacional de transportes especiais, a LASO. A peça, um "vacuum flasher" de alta tecnologia, que serve para aumentar a produção no processo de refinação de combustíveis e que foi desenvolvida pela SHELL, teve que ser transportada por transporte especializado, dadas as suas dimensões e peso.

Mértola com evento maior da Caça no final de outubro

Com a chegada efetiva do outono ao Alentejo chega também IX Feira da Caça, de Mértola. O evento, que atrai um número crescente de entusiastas, vindos de todo o país e até da vizinha Espanha, decorre de 26 a 28 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal e “pretende dar a conhecer várias perspectivas da actividade cinegética e proporcionar momentos de convívio e animação”, explica a Câmara de Mértola, entidade promotora.

"Super Juiz" Carlos Alexandre reúne com autarcas independentes em Portalegre

O célebre Juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, participa no próximo dia 20 de outubro em Portalegre num encontro da plataforma MAIS, a associação que reúne autarcas independentes, para falar da Justiça em Portugal.

A Plataforma Mais, que está em fase de constituição, junta presidentes de câmara, vereadores e autarcas de freguesia eleitos como independentes, que nas últimas eleições autárquias já conseguiram vencer 17 Câmaras Municipais no País e que se prepara para concorrer nas próximas eleições legislativas.

Temporal faz ruir tecto do Convento da Saudação em Montemor-o-Novo

O temporal que se abateu no país neste fim-de-semana, fez ruir uma parte considerável do Convento da Saudação, um dos mais importantes monumentos de Montemor-o-Novo e que acolhe o "Espaço do Tempo", uma estrutura transdisciplinar que serve de apoio a inúmeros criadores nacionais.

Governo admite rever passagem da ferrovia em Évora

Parece estar para durar o problema levantado com a passagem da ligação ferroviária Sines-Caia por Évora.

O debate dura há pelo menos três anos e teve um novo desenvolvimento recentemente. O Estudo de Impacte Ambiental considera uma das hipóteses colocadas em discussão como a melhor, a chamada solução 2, mas essa opção tem pelo menos a oposição da Câmara (CDU) e do PSD, que chegaram a propor uma quarta solução, mais afastada da cidade, mas que já foi considerada "inviável".

Sines ligado à Ásia por Ferrovia

A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Santiago do Cacém: Primeiro automóvel pisou solo português há 123 anos

Em Outubro de 1895, há precisamente 123 anos, desembarcava em Portugal o primeiro carro importado. Era um Panhard & Levassor e a uma velocidade máxima de 15km/h, levou três dias a chegar a Santiago do Cacém, numa viagem cheia de peripécias, nas mãos de  D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém.

Em 2015 a efeméride foi marcada em Santiago do Cacém com um retorno do mesmo carro, que é propriedade do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Equipa da CARMIM apurada para a Final Nacional Açores de Golfe

Já estão apuradas as duas empresas que vão disputar a Final Nacional Açores de golfe. São elas a equipa da Mercedes-Benz C. Santos VP Margem Sul e a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), que disputaram as Meias Finais Alentejo no campo de Tróia.

A equipa da Carmim, constituída pelos pares Manuel Letras da Luz e João Escudeiro e João Fernandes, Manuel di Pietro chega pela primeira vez à fnal da prova, com 86 pontos, podendo mesmo vir a ser vencedora, ao fim da participação em 12 edições.

One Man Band, o festival rock e blues que se divide entre Portalegre e a Guarda

As cidades de Portalegre e da Guarda voltam a receber, hoje e amanhã, o Festival One Man Band, dedicado ao rock e ao blues e que reúne em palco músicos de cinco países, a troco de três euros.

A oitava edição do One Man Band decorre no Centro de Artes e do Espetáculo (CAEP) de Portalegre e no Teatro Municipal da Guarda, onde vão atuar músicos de Espanha, França, Itália e Brasil, além de Portugal.

Hoje, em Portalegre, o arranque é feito com Chuck Violence & His Oneman Band (Brasil), Banana Cósmina (Espanha) e o português Billy Lobster.

Páginas