1 Setembro 2021      11:19

Está aqui

Projeto “Além Risco” apresentado publicamente em Redondo

O projeto “Além Risco”, que visa mitigar as ondas de calor no Alentejo, derivadas das alterações climáticas, vai ser apresentado no próximo dia 7 de setembro, pelas 18:30, no Jardim Municipal de Redondo.

Em comunicado, a autarquia refere que o projeto, financiado pelo EEA Grants e apoiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Fundação Calouste Gulbenkian, “pretende envolver os cidadãos na plantação de cinquenta mil de árvores nos aglomerados urbanos do distrito de Évora, reduzindo o efeito de ‘ilha de calor’ por eles criados”.

Em causa está a “exposição a ondas de calor”, que “pode resultar em danos irreversíveis na saúde” e que têm particular incidência no Alentejo. “Sem adoção de medidas de caráter preventivo para fazer face às ondas de calor será inevitável o aumento de morbilidade e mortalidade humana, especialmente entre as populações mais vulneráveis”, acrescenta o município.

Neste sentido, o projeto “Além Risco” visa “reforçar a capacidade de adaptação das populações locais do Alentejo a estes efeitos”, sensibilizando ainda “para a pertinência da criação de ilhas de sombra para combater as ilhas de calor a que os espaços urbanos estão cada vez mais expostos”.

Durante o evento, “haverá oportunidade para responder a perguntas, ouvir sugestões e oferecer, simbolicamente, uma árvore a cada um dos participantes que se comprometer a cuidar dela até à época de plantação”, acrescenta o comunicado.

Para o município de Redondo, está prevista a plantação de 3000 árvores, até janeiro de 2023, “das quais cerca de 1300 serão cedidas a cidadãos e entidades a distribuir através da campanha ‘Quero Árvores’, cujo início está previsto para este outono em datas ainda a anunciar”, refere a autarquia.

 

Fotografia de melhorcomsaude.com.br