23 Setembro 2023      19:59

Está aqui

Outono

Os dias começam a ficar mais pequenos. Notava-se quando as horas já não tinham tanto sol. A cada dia que passava depois do pico do verão, as noites ficavam mais longas. Era o ciclo natural do ano e das estações desse mesmo ano.

Começavam, também, a cair as primeiras chuvas. Ainda tímidas, anunciavam tempos mais frios e uma mudança no ecossistema e naquilo que existia. Era o outono a chegar, notava-se em variados aspetos da vida diária. Os casacos e as roupas mais quentes denunciavam que se acabaram os bronzes da praia, os calções e as camisas de manga curta.

Os quadros pintados, em certas zonas do hemisfério, mudavam do verde forte ou esbatido para uma paleta de cores que se desenhavam do verde ao castanho, passando pelas tonalidade de amarelo e laranja.

No chão das florestas, um manto de folhas cobria o musgo e em breve se transformariam em fertilizante. As sementeiras passavam a ser outras e as frutas que se começavam a apanhar fugiam do verão e escondiam-se no meio de longas plantações em vez de ficarem deitadas no chão como as melancias e os melões. As maçãs estavam a terminar de amadurecer. As abóboras já se espalhavam pelos campos, num alaranjado tão forte como as tradições que elas acompanhavam em países como os Estados Unidos. A beleza da paleta de cores era enorme, cheia de cor.

O outono é harmonioso, período de transição. Nada impressiona mais e melhor do que o vento do outono e as gotas que se pregam à janela das casas.

Porém, nos anos que se contaram e os que se contarão, as mudanças alertam-nos para um progressivo fim do outono. Há cada vez mais indícios de que o outono venha lentamente a perder as suas letras como as árvores perdem as folhas.

Gosto do outono, gosto de ver os quadros que pinta, as coisas que se ouvem e ecoam pelos montes acima. Gosto da chuva, dos amanheceres e dos fins de tarde. Não gosto das mudanças que se avizinham no clima, não gosto da incerteza e de tempestades que não sejam a chuva natural do outono.

Gosto de inícios e de fins, de certezas, mas poucos de incertezas. gosto de maçãs e das tradições de outono. Gosto. Ontem começou o outono.