31 Janeiro 2021      12:09

Está aqui

Faleceu o ator alentejano António Cordeiro

Faleceu o ator alentejano António Cordeiro. Natural de Serpa, com 61 anos, António Cordeiro padecia de paralisia supranuclear progressiva, uma doença degenerativa rara.

Há já alguns largos meses que o ator não exercicia a sua atividade. Entrou em séries como Duarte & C.ª, em 1987, e foi protagonista na série policial Claxon, da RTP, em 1991. Participou ainda ano em “Major Alvega”, também da RTP, em 1998, e contou também com participações em filmes como “O Processo do Rei” (1990) e “Os Olhos da Ásia” (1996), de João Mário Grilo, e em “ Índice Médio de Felicidade” (2017), de Joaquim Leitão, e “Um Gato, Um Chinês e o Meu Pai” (2019), de Paco R. Baños. Participou ainda em várias telenovelas, sendo a última “Espelho d'Água” da SIC (2017).

Quer a Ministra da Cultura,  Graça Fonseca, quer o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já mostraram o seu pesar e, numa nota divulgada na página oficial da Presidência da República, referiu: “De António Cordeiro, revelado em «Duarte & C.ª», e presença habitual em inúmeros telefilmes, séries e novelas, além de trabalhos para cinema (nomeadamente com João Mário Grilo), lembraremos em especial o seu detetive de «Claxon», bem como todas as personagens que se pareciam muito com ele, idiossincráticas, autoirónicas e empáticas.”

 

Imagem de impala .pt